Dicas de Cape Town: O tour do ônibus vermelho

  • O tour do ônibus vermelho é a melhor forma de se conhecer a Cidade do Cabo caso você tenha pouco tempo.
  • Também acaba sendo útil para quem faz intercâmbio em Cape Town e só consegue explorar a cidade no final de semana.
  • O ônibus vermelho é útil, principalmente, para quem deseja conhecer Constantia e Kirstenbosch

(Post atualizado em 1/10/2024)

A City Sightseeing opera um serviço presente em várias cidades pelo mundo: um ônibus de dois andares, com uma parte descoberta, passa pelos principais pontos de interesse. Na África do Sul, eles operam passeios hop-on hop-off em Cape Town e Joanesburgo.

Na Cidade do Cabo, ainda há a modalidade Cape Explorer. Ela é composta por tours de um dia que vão para o Cabo da Boa Esperança e vinícolas.

Índice:

Que roteiro do ônibus vermelho escolher?

Recomendo o Mini Peninsula Tour, a antiga rota azul. É o melhor roteiro. Afinal, tem atrações mais interessantes, passa por lugares bonitos que estão presentes em outras rotas e inclui pontos que ainda não são atendidos pelo sistema de ônibus MyCiti, como as vinícolas de Constantia e o Jardim Botânico de Kirstenbosch.

Veja também: O melhor roteiro do Red Bus

Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Já o Red City Tour (ex-roteiro vermelho) inclui locais que são bem atendidos pelo transporte público. Centro, Green Point, Table Mountain e Camps Bay, por exemplo, contam com paradas do MyCiti.

Se, por acaso, você quiser apenas fazer uma degustação de vinhos, opte pelo Wine Tour (antiga rota roxa).

Há também a possibilidade de comprar ingressos que valem por dois ou três dias consecutivos, dando acesso aos roteiros hop-on hop-off e mais alguns passeios oferecidos pela empresa.

Alterações e datas em que o ônibus não circula

As linhas de hop-on hop-off do ônibus vermelho sofrem mudanças em casos excepcionais.

Alterações:

  • 1/2/2025: Paradas 8 e 9 não operam após o meio-dia.
  • 6/4/2025: Rota azul começa às 11h.

Sem serviço:

  • 24/10/2024: Maratona de Cape Town
  • 2/1/2025: Parada Minstrels Carnival (apenas rota azul funciona)
  • 9/3/2025: Cape Town Cycle Race
  • 5/4/2025: Two Oceans Marathon (apenas rota vermelha funciona)

Como é o Mini Peninsula Tour

Ele tem este nome porque que inclui algumas atrações do chamado Cape Peninsula Tour, um roteiro famoso e comum entre as agências locais.

Esta rota também é a opção mais polivalente, sendo capaz de agradar a vários perfis: conta com atrações para crianças, e quem gosta de natureza, gastronomia e até do altamente questionável “favela tour”.

Jardim Botânico de Kirstenbosch

É a primeira parada relevante do roteiro. O jardim de Kirstenbosch fica aos pés do Devil’s Peak e é um dos lugares mais bonitos de Cape Town. O local costuma receber muitos eventos, principalmente no verão, quando há uma série de shows e exibição de filmes a céu aberto.

Kirstenbosch possui filiais do restaurante Moyo e do Vida e Caffé. Logo, sua visita pode começar com um café da manhã ou contar com uma esticadinha para o almoço.

Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
  • Quanto tempo ficar: Pelo menos 2h. O ideal é visitar o jardim sem se preocupar com tempo. O lugar é grande, cheio de subidas.
  • Para intercambistas: O valor do ingresso não está incluído no ticket do ônibus vermelho. Entretanto, se você faz intercâmbio, apresente a carteirinha da sua escola de inglês para receber um desconto na bilheteria.
  • Veja também: Post sobre o Jardim Botânico de Kirstenbosch
Vinícolas de Constantia

O trecho dedicado ao vale de Constantia evoluiu nos últimos anos. Em 2011, quando fiz o tour pela primeira vez, ele parava apenas na Groot Constantia. Hoje, Silvermist e Beau Constantia também fazem parte do pacote.

Mais encorpado, o passeio pela região ganhou até seu roteiro exclusivo do ônibus vermelho: o Wine Tour, a rota roxa. Funciona assim: você desembarca em um ponto de encontro em Constantia (parada 21, Constantia Nek, em frente ao restaurante La Parada) e embarca no veículo que vai até a Groot Constantia.

O acesso às vinícolas Silvermist e Beau Constantia é feito a pé, seguindo a sinalização das placas. Atenção: na Beau, é preciso fazer reserva antecipadamente para a degustação e o restaurante.

Ônibus vermelho em Constantia - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Ônibus vermelho em Constantia - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Vinícola Groot Constantia - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
World of Birds

Talvez seja a parada mais interessante para crianças. Na prática, o World of Birds é um zoológico sem animais de grande porte. Apesar de ser o maior santuário de aves da África, o local também conta com macacos, porquinhos da Índia e suricatos (o Timão), entre outros.

Nos últimos tempos, esse lugar vem passando por uma crise financeira e corre o risco de fechar. Visitar essa atração, portanto, acaba sendo uma forma de dar uma força ao seu trabalho.

Township de Imizamo Yethu

Imizamo Yethu fica próxima ao porto de Hout Bay. O tour guiado do roteiro do Red Bus é o exemplo de como não fazer uma visita a uma township.

Se quiser mesmo visitar uma comunidade ou fazer trabalho voluntário, consulte a sua escola, caso seja intercambista. Ou converse com brasileiros que estão na cidade ou já foram pra lá.

Mariner’s Wharf

Se você não almoçar em Constantia, Hout Bay é o lugar para matar a fome. O Mariner’s Wharf é um complexo de restaurantes especializados em peixes e frutos do mar.

A grande estrela do cardápio por ali é o fish & chips. O do Wharfside Grill, localizado no segundo andar, é um dos mais elogiados pelos turistas e intercambistas brasileiros. Fiquei surpreso com todo o amor demonstrado nos comentários de uma foto que postei há alguns anos no Facebook.

Já no térreo, vendem refeições para viagem, os takeways. Você pode comprar seu almoço e sentar em uma das mesas ali da varanda.

Se quiser dedicar mais tempo a Hout Bay, há outros restaurantes no final do porto, um pouco longe da parada do ônibus vermelho. Além disso, entre sexta a domingo, é realizado o Bay Harbour Market, que ainda não conseguiu me emocionar.

Mariner's Wharf - Cidade do Cabo, África do Sul
Hout Bay - Cidade do Cabo, África do Sul
  • Quanto tempo ficar: Se o objetivo é só almoçar, 1h. Fique longe das focas: interagir com elas pode render multa ou detenção.
  • Olha a hora: Caso você esteja em Hout Bay no meio da tarde não demore. Saia, no máximo, umas 16h30 para não perder o pôr do sol em Camps Bay ou Sea Point.
As outras paradas:

Depois de Hout Bay, o ônibus segue rumo à região central de Cape Town. Para mim, a melhor dessa parte do trajeto é a vista da Victoria Road, a estrada cravada entre a montanha e o mar, antes de Camps Bay.

Por isso, tenha coragem para enfrentar o vento e procure se sentar no segundo andar, na fila da esquerda. É o lado do oceano, e você ainda pode tirar boas fotos do conjunto de montanhas chamado de Doze Apóstolos. Em novembro de 2018, até avistei algumas umas baleias. Tomara que você tenha a mesma sorte!

Essa fileira também é a boa para o trecho de Clifton e Bantry Bay, onde passamos ao lado dos terraços de prédios construídos entre a pista e a praia.

Tour do ônibus vermelho - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Camps Bay - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Os outros passeios do ônibus vermelho

Nos últimos anos, a empresa passou a oferecer mais opções de passeios em Cape Town. De quebra, ofereceu mais opções para quem pretende explorar os arredores – em especial, as vinícolas de Stellenbosch e Franschhoek.

Cape Point & Penguin Explorer Tour:

Esse é o day tour que inclui a Península do Cabo. Partindo de Cape Town pela manhã, ele para no Cabo da Boa Esperança, Cape Point e Boulders, a praia dos pinguins. O passeio volta à Cidade do Cabo no final da tarde.

Ele é realizado diariamente e você pode consultar seus horários e locais de partida no cronograma do site da empresa.

Boulders, a praia dos pinguins

Paarl, Franschhoek, Stellenbosch Three Region Explorer Wine Tour

Muito útil para os amantes do vinho e curiosos. A diferença para a rota de Constantia é que esse passeio dura o dia todo, fazendo paradas para degustações em Paarl, Stellenbosch e Franschhoek, as três cidades mais conhecidas da região das vinícolas. Quando esse tour foi lançado, o roteiro ainda incluía uma parada na bela praia de Bloubergstrand na volta para Cape Town.

Realizado de segunda a sábado, esse tour pode ser iniciado nas bases da empresa no Waterfront e na Long Street. Confira os horários e demais pontos de partida no cronograma da City Sightseeing.

O que tem:

Na data de atualização deste post (1/10/2024), a rota tem o seguinte roteiro:
– tour/degustação numa adega em Stellenbosch
– passeio a pé guiado por Stellenbosch, a “cidade dos carvalhos”;
– 3 degustações, uma em cada cidade
– uma parada na Drakenstein Prison, o lugar onde Nelson Mandela viveu os últimos momentos antes da liberdade;

Vinícola Anura - Stellenbosch, África do Sul
Integração com o Wine Tram de Franschhoek:

Desde setembro/2018, o red bus oferece um transporte a partir de Cape Town para quem deseja embarcar no Wine Tram, o serviço hop-on hop-off de ônibus e trens que passa por vinícolas da cidade de Franschhoek. Esse transfer do City Sightseeing funciona às terças, quintas, sábados e domingos. Faça sua reserva através do site da empresa.

Experimentei essa integração Wine Tram + Red Bus em novembro/2018 e escrevi sobre o passeio neste post.

Wine Tram - Franschhoek, África do Sul
Vinícola Boschendal - Franschhoek, África do Sul

LaGugu Township Tour:

É um desses “puxadinhos” do roteiro. Uma van parte da base da City Sightseeing no Centro, e para em três townships: Langa (a mais antiga e uma das maiores), Gugulethu e Khayelitsha.

Pela descrição no site, parece ser bem diferente da parada em Imizamo Yethu, que é incluída na rota azul. Ao menos em teoria, o roteiro tem uma integração mais digna com a comunidade. Há, por exemplo, uma degustação de “cerveja tradicional africana” e uma visita à casa da cantora e ativista antiapartheid Brenda Fassie.

De acordo com as informações da página da City Sightseeing em maio de 2023, o tour é realizado diariamente em dois horários e tem duração de 3,5h.

  • Como adquirir: Na bilheteria do Red Bus no Waterfront (em frente ao aquário), na base deles na Long Street ou no site (onde sempre é mais barato).
  • Preço do site: 675 rand (adulto), 395 rand (4 a 17 anos)
  • Preço das bilheterias: 695 rand (adulto), 395 rand (4 a 17 anos)
  • Partidas: 10h e 14h (base do Red Bus no Waterfront), 10h10 e 14h10 (81 Long Street)

Sunset Bus:

O Sunset Bus é uma linha separada que sai da parada 1 (Two Oceans Aquarium/Waterfront) rumo ao topo da Signal Hill especialmente para o pôr do sol.

Horários:

  • Entre 28/9 e 27/10: 17:30
  • Entre 28/10 e 8/3/2025: 18h
  • Entre 10/3/2025 e 3/5/2025: 17h
  • ATENÇÃO: Esse ônibus não circulará entre 20/12/2024 e 5/1/2025
Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Free walking tours:

Há dois tipos de roteiro para os passeios guiados: Histórico e Bo-Kaap. Ambos partem da base do City Sightseeing no Centro (81 Long Street), são realizados todos os dias e duram 90 minutos.

  • Horários: Tour Histórico (11h, 13h e 15h); Tour por Bo-Kaap (10h, 12h e 14h)
  • Apesar do “free” no nome, não se esqueça da gorjeta aos guias

Passeios de barco:

São tours rápidos (25 minutos) e baratos. O Harbour Cruise passa pela área do porto do V&A Waterfront, enquanto o Canal Cruise tem em seu roteiro os canais daquele complexo.

V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Serviço

Recomendo o download da tabela de horários e pontos de partida de todos os tours.

Ingressos: Compre nas bilheterias do City Sightseeing no Two Oceans Aquarium (Waterfront) e Long Street. Também dá pra comprar online ou diretamente no ônibus vermelho (pagamento apenas com cartão).


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

8 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    • Não tem hop on/hop off pra Stellenbosch.
      É um ônibus que circula pelas vinícolas de lá, um passeio que dura o dia inteiro.
      O outro passeio é do ônibus que vai até Franschhoek, para pegar o Wine Tram.

  1. Olá, primeiramente parabéns pelo blog!
    estou querendo me hospedar no Sea Point, mas nao entendi se o onibus vermelho atende. Tem myciti, mas queria concentrar todo meu trasporte no onibus vermelho mesmo para otimizar tempo. Obrigada