Documentos para entrar na África do Sul

Se você é um turista brasileiro, não precisa de visto para entrar na África do Sul

Um dos atrativos para o turista brasileiro que quer visitar esse país é a não-exigência do visto entre os documentos para entrar na África do Sul. Mas, atenção: este post fala especificamente dos casos em que a viagem dura menos de 90 dias. Para outras situações, como trabalho e moradia, confira este link do Turismo Oficial da África do Sul sobre o assunto.

Documentação: o que o brasileiro precisa pra entrar na África do Sul

Para o viajante brasileiro que vai ficar menos de 90 dias na África do Sul, não é necessário o requerimento de um visto. As únicas exigências são:

  • Passaporte com validade mínima de um mês contando a data de retorno ao Brasil e duas páginas em branco para carimbos de vistos de entrada.
  • Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra febre amarela. A vacina deve ser tomada com pelo menos 10 dias de antecedência do embarque.

Vale ressaltar que a documentação já é exigida no balcão da companhia aérea (pelo menos, é assim na South African Airways). Sem esses documentos, você nem embarca.

Vacina da febre amarela

O site do Governo federal apresenta detalhadamente o processo para obter o certificado internacional da vacina da febre amarela. Resumidamente, o passo a passo é assim:

1) Tome a vacina em um posto de saúde ou clínica particular. É importante fazer isso com antecedência: se ela for aplicada faltando dez ou menos dias para a viagem, o CIVP não será aceito no embarque.

2) Solicite o certificado internacional através do Conecte SUS, tanto pelo site como pelo aplicativo (disponível para iOS e Android).

3) Baixe o certificado, imprima e assine. Ele fica pronto em até cinco dias úteis. Você encontra o documento na seção “Minhas solicitações”.

Passaporte

Nesse ítem, chamo a atenção para as duas exigências:

  • A validade de, no mínimo, 1 mês após o final da viagem.
  • Duas páginas em branco para os carimbos no aeroporto

Se você ainda não tem um passaporte, veja como emití-lo nesse passo a passo do site do Governo federal.

Veja também:

Dicas básicas: A África do Sul para iniciantes

Chegando no aeroporto da África do Sul

Ao chegar no aeroporto na África do Sul, sua primeira parada é o controle de passaporte. Siga as placas para a fila de países dos quais não é exigido o visto (a sinalização fala algo como “non-required visa”). Na sequência, procure o número de seu voo nos monitores para descobrir em que esteira está a sua bagagem.

Até hoje, só entrei no país pelo aeroporto de Joanesburgo, mas imagino que o procedimento seja idêntico no de Cape Town.

Veja também:

Como se virar no aeroporto de Joanesburgo

Aeroporto de Joanesburgo. Balcão da Airlink.

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.