Tomada na África do Sul: padrão e adaptadores

O padrão de tomada na África do Sul aparece no top 5 de dúvidas iniciais de quem planeja viajar para aquele país. Muita calma nessa hora: ele não precisa ser um motivo de preocupação.

O adaptador para tomada na África do Sul é fácil de encontrar e custa menos de R$ 5

Há menos peixinhos a nadar no mar do que perguntas sobre tomada na África do Sul em grupos de Facebook e Whatsapp dedicados ao assunto. Para ir direto ao ponto: não há motivo para pânico. O adaptador é facílimo de se encontrar e costuma ser barato.

Veja também:

Dicas básicas: A África do Sul para iniciantes

Comprando chip de telefone na África do Sul

Voltagem e tomada na África do Sul

Na terra do malva pudding, a voltagem é 220/230 volts, enquanto o padrão de tomada é o tipo D, com três pinos, mais grossos que os utilizados no Brasil e dispostos de forma triangular.

Outro detalhe importante é que, normalmente, há um interruptor junto às tomadas na parede.

Onde comprar o adaptador de tomada na África do Sul

A compra de um adaptador não precisa ser uma preocupação em sua ida para a África do Sul. Esse acessório é encontrado facilmente em vendinhas e supermercados de cidades grandes e pequenas. Lembro que, em 2014, esqueci o meu em Jeffreys Bay e comprei outro na minúscula Storms River, parada seguinte do meu roteiro.

Ah, pra quem fala pouco ou nenhum inglês, também é fácil pedir na loja: é só falar um “I’M LOOKING FOR AN ADAPTOR, PLEASE“.

Adaptador de tomada da África do Sul
Adaptador de tomada da África do Sul

Na rede de supermercados Pick N Pay, por exemplo, o adaptador de tomada mais simples sai por 19 rand, valor equivalente a R$ 5. Já o modelo que comprei no mercadinho dos chineses em Storms River era um pouco maior. Embora não lembre quanto custou, sei que não foi nada absurdo.

Só deixe para comprar nas lojas dos aeroportos em ÚLTIMO CASO. Afinal, o preço costuma ser mais salgado. E atenção: se o valor for muito diferente de 20 rand, é uma cilada.

Adaptador de tomada da África do Sul

Por que não se estressar com adaptador

Insisto: não torne a questão do adaptador de tomada na África do Sul uma dor de cabeça em seus preparativos de viagem. Os últimos locais nos quais me hospedei por lá disponibilizavam a entrada convencional de dois pinos. No caso do Never at Home, na Cidade do Cabo, há até entradas USB junto às camas.

Novo padrão brasileiro: o plug do meu notebook tem três pinos e, por isso, levo o meu adaptador simplíssimo de dois pinos. Já se você preferir comprar um adaptador universal por lá, prepare-se para gastar uns 150 rand em lojas como a Incredible Connection.

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento.

Seguro viagem

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui ou no banner abaixo.

Guia da África do Sul

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Aluguel de carros

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.