Adquirindo um chip na África do Sul

  • É bem simples comprar um chip de telefone na África do Sul, e você pode fazer isso em vários lugares.
  • A vida do visitante na África do Sul fica muito mais fácil quando se tem um chip de operadora local.

Recomendo muito a compra de um chip local para que você tenha mais independência e autonomia durante a viagem pela África do Sul. Na prática, você não depende de ninguém para chamar um Uber ou pedir um táxi por telefone.

Outra situação em que um número local se torna útil: você reservou um safári ou um passeio pra degustação de vinhos e a agência precisa entrar em contato. Sinceramente, só vejo vantagens.

Chip na África do Sul: como funciona

As principais operadoras da África do Sul são Vodacom e MTN. Elas possuem mais lojas e, pelo que percebi, uma cobertura mais abrangente.

É importante ter em mente que os créditos para ligações e internet móvel são tratados como coisas diferentes. Para falar, compre airtime. Já para se conectar, compre o que chamam de data.

Já a recarga pode ser feita em diversos lugares, como caixas de supermercados e lojas de departamentos. Além disso, você pode adquirir créditos em estabelecimentos parecidos com mercearias, conhecidos como tuck shops.

No caso da Vodacom, ainda há a possibilidade de fazer essa transação via aplicativo. Entretanto, não consegui baixar o app deles, pois a Play Store diz que ele não está disponível para quem tem uma conta brasileira do Google.

A seguir, um mini-vocabulário para que você fique por dentro dos termos usados pelas operadoras:

  • DATA: Créditos de internet
  • AIRTIME: Créditos de ligações
  • SIM CARD: Chip
  • BALANCE: Extrato
  • RECHARGE: Recarga

Veja também: Como se virar no aeroporto de Joanesburgo

Escolhendo a operadora de telefone na África do Sul

Posso falar sobre a Vodacom com mais propriedade, pois foi a operadora que usei nas seis viagens ao país. Nunca tive problemas com cobertura e não me deixou na mão quando precisei usar o Waze na estrada, por exemplo.

Quanto a defeitos da Vodacom, vou citar um problema que apareceu na minha viagem mais recente, em 2024: a quantidade de ligações e SMS de spam. Essa praga não é exclusividade do Brasil.

Comprando o chip na África do Sul

Lojas de eletrônicos e de departamentos, supermercados, farmácia Clicks… É possível adquirir seu chip em uma infinidade de lugares, além das filiais das operadoras nos aeroportos.

Em todos os casos, você já sai com o celular pronto para uso. Os vendedores fazem toda a configuração – e, sim, eles têm a pecinha que abre o compartimento do chip. Ah, e antes de entregar seu telefone, mude o idioma de seu aparelho para o inglês.

No caso da Vodacom, você pode escolher entre diversas opções de pacotes: 4GB, 10GB, 20GB, 40GB, 100GB e 200GB. Na minha viagem de março de 2024, adquiri um de 20GB, válido por 30 dias, na loja do aeroporto de Joanesburgo. Ele também incluía um pouco de airtime e saiu a 499 rand.

Optei pelo de 20GB porque previa um uso intenso naqueles 12 dias. Ao final da viagem, sobraram cerca de 6GB.

IMPORTANTE: Nessa viagem de 2024, percebi que os vendedores da Vodacom do aeroporto tentavam empurrar adaptadores de tomada aos clientes que adquiriam um chip. Só recomendo que você compre se a bateria do celular estiver morrendo mesmo: já falei aqui no site que você encontra esses adaptadores em qualquer supermercado e lojinha por uma mixaria.

Comprando um chip de telefone em Cape Town

Se você chega na África do Sul pela Cidade do Cabo, tem a possibilidade de adquirir seu chip já no aeroporto internacional da Cidade do Cabo. A Vodacom tem filiais tanto no desembarque internacional como no doméstico.

Vodacom - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Outra opção é ir em lojas de departamentos ou eletrônicos, supermercados, farmácia Clicks. Também vale a pena enviar um e-mail para seu hostel ou hotel consultando se ele oferece um chip gratuito. Na minha viagem de 2018, essa comodidade era disponibilizada pelo Never at Home de Green Point.

Mais recentemente, a loja do Martins, na Long Street, se tornou um local para se adquirir seu chip de telefone da África do Sul. Saiba mais sobre o espaço do mais brasileiro dos moçambicanos.

Requisitos

Por lei, ao comprar o chip (chamado por lá de SIM card), o cliente precisa fazer um cadastro da linha – o RICA. Para isso, é necessário fornecer o número do passaporte ao vendedor. Algumas lojas, como a Woolworths, exigem o documento original. Outras são mais flexíveis. Foi o caso da Ackermans, onde mostrei uma imagem scaneada que tinha no meu celular.

Guarde a embalagem!

Recomendo que você guarde a embalagem do chip, pois ela conta com informações bem úteis, como os números para consulta de extrato de créditos.

Códigos da Vodacom

Para consultar seu extrato, ligue para *136# (não esqueça do asterisco no início). Um menu aparecerá na tela do seu telefone, aí é só escolher BALANCE ou CHECK BALANCE.

Já para um extrato mais detalhado, o número é *135#.

Como achar rapidamente o número de seu chip da África do Sul

Faça o seguinte caminho no seu telefone: CONFIGURAÇÕES > CONEXÕES > GERENCIADOR DE CHIP. É assim no meu Android, mas deve haver algo semelhante no iOS.

Também acho uma boa tirar uma foto da embalagem do seu chip, mais especificamente da parte em que o número está anotado.

Comprar o chip da África do Sul antes da viagem: não vale a pena

Em três das minhas viagens pra África do Sul, fiz a minha compra pela internet através do site B4i Travel. Você escolhe a quantidade de airtime e data, faz o pagamento online e pode retirar o chip nas lojas da Vodacom nos aeroportos de Joanesburgo, Durban e Cape Town, além da loja da operadora no V&A Waterfront da Cidade do Cabo.

Consultei o site deles em abril de 2024 e vi que atualmente não está valendo a pena. O valor do pacote de 10GB custa mais que o dobro do que um adquirido nas lojas físicas da Vodacom.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Fala, Pedro! O preço do chip é tabelado, ou no aeroporto é mais caro? Achei uns sites que comparam as operadoras da AS e por eles a MTN é ligeiramente melhor. Lance de cobertura, disponibilidade e tal… mas acho que vou aproveitar a sua experiência e ir de Vodacom mesmo. Obrigado pelas informações!

    • Oi, Sergio! Vou te confessar que até pensei em testar a MTN na última viagem, fucei o site e tudo, mas os vendedores da Vodacom já estavam na frente da porta, foram mais ágeis e acabei fazendo por lá mesmo hahah Como os preços estavam nos cartazes com a identidade visual da Vodacom, sem nada rasurado ou à caneta, imagino que sigam o preço normal mesmo.