Kirstenbosch, o jardim botânico da Cidade do Cabo

O Jardim Botânico de Kirstenbosch é uma das principais atrações turísticas da Cidade do Cabo.

Localizado aos pés da face leste da Table Mountain, Kirstenbosch é ideal para picnics e sedia alguns eventos

  • Kirstenbosch foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco em 2004
  • Passarela sobre as árvores é um dos pontos mais fotografados
  • Entre novembro e abril, o jardim recebe um festival de música

A referência que usarei neste primeiro parágrafo entregará a minha idade, mas não tem problema. Kirstenbosch lembra o céu retratado na novela “A Viagem”, com seus extensos gramados e inúmeras árvores. Quando você está cercado por tanto verde, é inevitável pensar: “cheguei, hein? Estou no paraíso”.

O jardim se estende por uma área de 528 hectares, sendo 36ha de terra cultivada. O restante é todo ocupado por floresta natural e fynbos – uma vegetação de arbustos finos típica da África do Sul -, além de ser uma área protegida que abriga muita vida selvagem.

Tanta abundância fez com que esse fosse o primeiro jardim botânico a ser declarado como Patrimônio Mundial da Unesco.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town
Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Jardim de Kirstenbosch, Cape Town

Quanto tempo ficar no jardim de Kirstenbosch

O ideal é visitar o jardim sem se preocupar com tempo. O lugar é grande, cheio de subidas. Talvez não seja divertido passear por ali com pressa. Já se você tem um roteiro mais corrido, acho que dá pra gastar uma 2h por lá.

Kirstenbosch possui filiais do restaurante Moyo e do Vida e Caffé. Logo, sua visita pode começar com um café da manhã ou ter uma esticadinha para o almoço.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town

O que tem no jardim de Kirstenbosch

Vou começar falando do que não tem, pois é algo bem curioso. Você não vai encontrar lixeiras em boa parte dos 360 mil m² do Jardim Botânico de Kirstenbosch. Placas explicam o porquê, junto com uma tirinha:

“Retiramos as lixeiras desta parte do jardim. Isso nos poupa tempo e dinheiro, incentiva a reciclagem, protege nossa fauna e mantém o jardim limpo”.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town

Falando em sinalização, todas as plantas contam com plaquinhas contendo seus nomes e – quando há – propriedades medicinais.

Já em relação aos pontos de interesse, os destaques são a Tree Canopy Walkway e a Braille Trail.

Além disso, o jardim pode ser o ponto final ou de partida de trilhas da Table Mountain, como a Skeleton Gorge.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town
Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Veja também:

Cidade do Cabo: Visitando a Table Mountain

A passarela do Instagram

A Tree Canopy Walkway foi inaugurada pouco depois do meu intercâmbio. Quando finalmente vi ao vivo, admito que não me impressionei. Acho que ela funciona melhor nas fotos, onde, por sinal, parece ter um percurso maior que os seus 130m.

Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Nas duas vezes em que subi, tive dificuldades para encontrá-la. O jardim possui algumas placas indicando o caminho, mas dá um certo trabalho achar a passarela.

Trivia: O ponto mais alto da estrutura fica a 12m do chão e seu desenho foi inspirado na boomslang, uma cobra que vive em árvores.

Trilha em braille

Kirstenbosch é um lugar para todos. Prova disso é a Braille Trail. Cegos têm a oportunidade de explorar a floresta nativa sem precisar de assistência.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town

Por todo o percurso de 450m, o visitante pode se orientar através de uma corda na lateral. Blocos instalados nela indicam os pontos em que há placas com informações (obviamente, disponíveis em braille). Essa trilha pode ser percorrida em até meia hora.

Como achar: A trilha começa e termina no Fragrance Garden, localizado perto do portão 2.

Acessibilidade

Para quem tem dificuldades de locomoção, vale lembrar que algumas partes de Kirstenbosch são muito íngremes. Afinal, ele vai Table Mountain acima. Entretanto, o jardim disponibiliza um mapa em pdf com caminhos que podem ser feitos com cadeira de rodas.

Pelo menos em 2018, era possível conhecer o local em carrinhos de golfe. Quando atualizei esse post em maio de 2023, não consegui confirmar no site deles se essa opção ainda existia. Os shuttle cars partiam do Visitor’s Centre (portão 1, perto da loja), de hora em hora, entre 9h e 15h. O veículo podia transportar até sete passageiros. Para andar nele, era preciso pagar na bilheteria: são 80 rand/pessoa, fora o ingresso.

Eventos em Kirstenbosch: Verão

Um dos eventos mais tradicionais no jardim é o festival Kirstenbosch Summer Sunset Concerts. Os shows acontecem todos os domingos, no final da tarde, entre novembro e março/abril.

Em relação ao line-up, há algumas figurinhas carimbadas. Assim como não há Rock in Rio sem Red Hot Chili Peppers, o evento não fica sem o duo de música eletrônica Goldfish e o cantor Jeremy Loops.

Como em todos os anos, você encontra a programação do festival de Kirstenbosch aqui no Bastante Sotaque. Tudo mastigadinho, no padrão que você conhece.

Kirstenbosch em dezembro: Natal e Réveillon

O mês de dezembro marca a altíssima temporada na Cidade do Cabo e, não à toa, o Summer Sunset Concerts faz uma programação especial, que vai além dos domingos. Entre as atrações, estão a apresentação de corais natalinos e shows no Réveillon.

Kirstenbosch: Cinema ao ar livre

O Galileo Open Air é realizado entre outubro e abril em vários pontos de Cape Town e em algumas cidades nos arredores. Todos os anos eu faço um post com a sua programação.

Passeios guiados em Kirstenbosch

Quem me passou essa dica foi a grande Patrícia Figueiredo. Os free guides tours duram 90 minutos e são realizados de segunda a sexta. Apesar do “free” no nome, é gafe não dar uma gorjeta ao guia, hein? Confira os dias e horários:

Portão 1 (Visitors’ Centre/loja) – 10h, 11h e 14h (seg-sex).

Serviço

Como chegar no jardim de Kirstenbosch

O jardim fica em Newlands, numa parte de Cape Town que não é atendida pelo ônibus MyCiti. Por isso, as opções para se chegar a Kirstenbosch são: carro alugado, ônibus vermelho da City Sightseeing e Uber.

Já para eventos como shows e o Open Air, é melhor ir de Uber.

Carro: O caminho mais comum é pelas avenidas De Waal Drive/M3 (sentido Muizenberg) e Rhodes Drive/M63. Há várias placas para Kirstenbosch. O jardim conta com estacionamento. No entanto, talvez não seja uma boa ideia ir de carro aos eventos.

Uber: O app funciona bem na Cidade do Cabo e é a melhor opção, já que a região do jardim de Kirstenbosch não é atendida pelo ônibus MyCiti.

Táxis: Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como UnicabIntercab (021 44 777 99) e Excite.

Red Bus: Kirstenbosch é a parada 20 e faz parte do Cape Town Mini Peninsula Tour (antiga rota azul). Essa rota também inclui as vinícolas de Constantia e o porto de Hout Bay. Veja os detalhes no post sobre o ônibus vermelho.

Jardim de Kirstenbosch, Cape Town
Jardim de Kirstenbosch, Cape Town

Horário de funcionamento

O jardim abre todos os dias. Setembro-março: 8h-19h; abril-agosto: 8h-18h.

Ingressos

Os ingressos para o jardim de Kirstenbosch estão à venda na bilheteria do local e no site Webtickets.

Adultos: 220 rand

Estudantes: 60 rand (apresente a carteirinha da escola de inglês)

6-17 anos: 40 rand

Menores de 6 anos entram de graça.

*preços válidos até 31/3/2024


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.