Signal Hill, a colina “esquecida” da Cidade do Cabo

A Signal Hill faz parte do complexo de montanhas da região central da Cidade do Cabo. Em virtude da vizinhança famosa, acaba recebendo menos atenção do que deveria.

A Signal Hill é um dos melhores lugares para se curtir o pôr do sol em Cape Town

(post atualizado em 4/7/2023)

A localização é perfeita. Área central da Cidade do Cabo, vista para o mar, abraçada pelos bairros de Green Point, Sea Point e Bo-Kaap. Fosse um condomínio, a Signal Hill ganharia diversos adjetivos naqueles informerciais das manhãs de sábado. Ainda assim, percebo que a colina histórica de Cape Town é uma atração que não costuma ganhar a mesma atenção que suas vizinhas mais famosas, a Table Mountain e a Lion’s Head.

Além da fama das montanhas próximas, a falta de informações sobre o local pode colaborar para que a Signal entre para a lista do “se der tempo, eu vou”. Injusto, pois é um local que merece MUITO a visita.

Confira também os posts sobre as montanhas vizinhas da Signal Hill:

– Visitando a Table Mountain

– A trilha da Lion’s Head

– Subindo o Devil’s Peak

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O que tem na Signal Hill

A colina oferece vistas espetaculares da região central de Cape Town, já que ela é cercada pelas outras três montanhas da área: Lion’s Head, Table Mountain e Devil’s Peak. Sem falar que, do alto, é possível avistar o Atlântico, a orla de Sea Point, o bairro de Green Point – onde fica o DHL Stadium – e o colorido Bo-Kaap. Por sua vez, a presença de uma das molduras amarelas da Table Mountain ajuda a atestar que aquela localização é mesmo privilegiada.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Os amantes de trilha têm à sua disposição uma rota entre a Signal Hill e a Lion’s Head e uma compartilhada com a turma do mountain bike, conforme indicação de uma placa localizada no topo da colina.

Já para aqueles viajantes cujos anjos da guarda costumam fazer hora extra, a Signal Hill conta com a principal plataforma de voos de paragliding da cidade. Os preços da atividade começam na casa dos 1.300 rand.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Signal Hill - Cidade do Cabo, África do Sul

Quando ir na Signal Hill

A qualquer hora. Durante o dia, o encantamento fica por conta dos tons de azul do mar e o colorido balé aéreo dos paragliders. No final da tarde, o show fica por conta do pôr do sol fora de série.

Quando acaba o “expediente” da turma do parapente, a lona verde da plataforma vira uma arquibancada para o show das cores da golden hour. Dali, se tem uma visão frontal para o astro-rei, que some de forma dramática nas águas do Atlântico.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Sobre o pôr do sol: Se você for de carro, cheque no Google o horário em que o sol se põe e procure chegar com antecedência de 1h: assim, dá para fazer suas fotos com calma e arrumar um lugar bom para se sentar. Além disso, o estacionamento é acanhado, e os veículos que chegam mais tarde vão se amontoando pelos cantos da pista nas últimas curvas. Sem falar que, quando os ônibus de excursão pintam na área, há um pequeno caos.

Chegando cedo, você pode encontrar uma vaga boa lá em cima ou em um acostamento mais espaçoso perto do topo.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Noon Gun, o canhão do meio-dia

Não se assuste se ouvir um forte barulho, do nada, lá pela hora do almoço na Cidade do Cabo. É o tiro de canhão disparado de segunda a sábado, pontualmente ao meio-dia, a partir de uma instalação da Marinha na Signal Hill. Obviamente, aquele 1,5 kg de pólvora só serve para fazer barulho.

Até antes da pandemia, qualquer pessoa podia acompanhar o tiro da Noon Gun, era um evento gratuito. Aparentemente, o canhão ainda é disparado, mas o acesso ao público não é mais aberto.

Signal Hill - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Como chegar na Signal Hill

O caminho é o mesmo da Lion’s Head. É só entrar na Signal Hill Road e seguir até o fim.

Após a rotatória, você verá estas duas estradas. A da direita vai para Lion’s Head e Signal Hill. (Imagem: Google Maps)

De carro: Vindo do Centro, é só seguir como se você fosse para Camps Bay. Suba a Kloof Nek Rd até a rotatória, onde é preciso virar à direita. Por ali, é tranquilo, pois há placas para a Signal.

Já se você vem de Camps Bay, suba pela Camps Bay Drive – que é uma continuação da Kloof Nek Rd -, virando à esquerda na rotatória.

De Uber ou táxi: Do centro até o topo da Signal são uns 15 minutos, no máximo.

Sobre táxis: Nunca pegue da rua. Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (tel: 021 44 777 99) e Excite.

Ônibus MyCiti: Desça no ponto do ônibus MyCiti na altura da rotatória – a parada Kloof Nek – tanto no sentido Centro quanto no Camps Bay.

Se decidir caminhar, são uns 3 km dali até a Signal Hill. Caso contrário, peça um Uber.

Ônibus vermelho do City Sightseeing:Sunset Tour sai da parada 1 (Two Oceans Aquarium/Waterfront) rumo ao topo da Signal Hill especialmente para o pôr do sol. Até 29/9/2023, ele opera às terças, quintas, sextas e sábados, partindo do Waterfront às 16h45. Confira os detalhes no site oficial da empresa.



O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.