Vinhos: A histórica vinícola Groot Constantia de Cape Town

Vinícola mais antiga de Cape Town, Groot Constantia é a opção mais acessível para quem pretende degustar vinhos e tem pouco tempo na cidade.

Além de degustar vinhos, você pode comer em um dos restaurantes da Groot Constantia

(post atualizado em 3/4/2019)

Groot Constantia é uma das centenas de vinícolas da região do Cabo. É uma parada interessante para quem tem um roteiro mais curto na Cidade do Cabo e/ou não tem como alugar um carro e viajar para as cidades como Stellenbosch, Paarl e Franschhoek.

Além da degustação, há dois restaurantes (Jonkershuis e Simon’s), um museu e uma adega aberta a visitação.

Degustação

Uma das peculiaridades da Groot Constantia é o cliente levar a taça pra casa, e isso vale para todas as modalidades de degustação. Na minha última visita, optei pela que oferece uma harmonização de cinco vinhos com chocolates e é finalizada por um tour pela adega.

O atendimento foi bom, embora um pouco apressado, já que o salão estava cheio naquela tarde. Como em todos os wine tastings, você recebe um breve explicação sobre cada vinho e porque eles combinam com seus respectivos chocolates.

O tour na adega da Groot Constantia

Nessa passagem mais recente pela Groot Constantia, fiz a minha primeira visita a uma adega na África do Sul. Admito que ela não me encheu os olhos. Se eu pudesse, ficaria só nas degustações mesmo. Ainda assim, consegui fazer algumas anotações.

Aprendi, por exemplo, que seus vinhos foram elogiados pelos escritores Jane Austen e Charles Dickens, e que eles foram consumidos por Napoleão Bonaparte durante seu exílio em Santa Helena. O tipo de coisa que faz você lembrar que aquela vinícola fora fundada em 1685.

Além disso, eles usam cestas pequenas durante a colheita, que é uma forma de não danificar as uvas.

Já a safra de 2018, ano que começou com a crise da água, foi boa em termos de qualidade, nem tanto em quantidade.

Restaurante

Quando fui a Groot Constantia no fim de 2015, eu estava gripado e com febre. Sem condições de beber vinho. Pelo menos conheci o Jonkershuis, um de seus restaurantes.

Dicas de Cape Town - Restaurante na Cidade do Cabo.

Fiquei surpreso por não estar lotado naquele dia, um feriado em dezembro, altíssima temporada em Cape Town.

Eu devia estar muito mal mesmo, pois nem tirei foto dos pratos. Para tentar lembrar do que comemos, até fui olhar o menu no site deles enquanto escrevia este post.

Parece que, para mim, foi um hamburger e, para minha companhia, filé de peixe com batata frita (fish & chips). Na sobremesa, malva pudding.

A fazenda

A gigantesca Groot Constantia foi fundada no séculos 17 por um holandês. Isso ajuda a explicar sua arquitetura “europeia”. Segundo o áudio do ônibus vermelho, trata-se da mais antiga vinícola do continente e, naquela época, já fornecia vinhos para cortes da Europa.

O lugar é gigante mesmo. É bom para comer, beber e passear. No caminho, você pode até esbarrar com um babuíno comendo uvas.

Serviço

Como chegar

Carro; Uber; quanto aos táxis, chame apenas por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (tel: 021 44 777 99) e Excite.

A opção que recomendo é o ônibus do City Sightseeing. Há uma perna do roteiro dedicada às vinícolas, parando em Groot Constantia, Eagle’s Nest e Beau Constantia. Veja os detalhes no post sobre o Red Bus.

Endereço: 2 Groot Constantia Road – Constantia, Cape Town.

Degustação

Horário da degustação: Diariamente, entre 9h e 18h. Fechado na Sexta-feira Santa e no Natal.

Preços em janeiro/2019: 

Degustação: 90 rand por pessoa (cinco vinhos e você fica com a taça).

Degustação e harmonização de 5 vinhos + 5 chocolates (você fica com a taça): 140 rand por pessoa.

Degustação + tour pela adega (5 vinhos e você fica com a taça) + acesso ao museu: 105 rand por pessoa (de hora em hora, entre 10h-16h).

Degustação + harmonização com chocolate + tour pela adega (5 vinhos e você fica com a taça) + acesso ao museu: 155 rand por pessoa (de hora em hora, entre 10h-16h).

Planejando sua viagem

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.

Guia de viagem

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, e os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo produto.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:

– cobrança em reais, mesmo para reservas fora do Brasil;

– parcelamento em até 12 vezes;

– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.

Relembrando: o leitor do Bastante Sotaque não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui, no banner abaixo ou no da coluna ali da direita.

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Parceiros Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão, você ajuda o blog a se manter e não paga nada a mais por isso.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.