O que fazer no Waterfront de Cape Town

Há muito mais o que fazer no Waterfront de Cape Town além de tirar fotos na molduras amarelas. Confira algumas formas com que esse complexo da zona portuária da Cidade do Cabo pode fazer parte da sua viagem.

Veja o que fazer no Waterfront e entenda porque 24 milhões de pessoas passam por lá anualmente

(post atualizado em 13/11/2019)

Tive a ideia de criar um post sobre o que fazer no Waterfront porque a sua fama de local essencialmente turístico pode fazer com que muita gente torça o nariz para suas atrações. Gosto daquele lugar porque ele costuma ser bem útil às minhas viagens, e não só na tarefa de ganhar alguns quilos.

Com mais de 400 lojas e pontos de venda, sete museus, dezenas de opções gastronômicas, entre outras qualidades, o V&A Waterfront consegue agradar aos capetonianos, que correspondem a 60% de seus visitantes, e também aos turistas nacionais (17%) e estrangeiros (23%).

Confira também os outros posts sobre o Waterfront:

Onde comer no Waterfront

V&A Food Market, o inimigo das dietas

Willoughby & Co, meu restaurante preferido na África do Sul

Sunset Champagnet: O passeio de barco no pôr do sol

V&A Waterfront: O porto maravilha de Cape Town

O que fazer no Waterfront: lazer

Cape Wheel

A roda gigante do Waterfront foi inaugurada em 2011, pouco depois do meu intercâmbio, e se tornou um clássico da paisagem da região central de Cape Town. Só fui andar na Cape Wheel na quarta passagem pela cidade, em novembro, e achei legal. São cerca de 15 minutos de passeio, mas a sensação é de que passa muito rápido.

Infelizmente, quando fui lá, o tempo estava parcialmente nublado. Deve ser um jeito interessante de observar as belezas da Cidade do Cabo em um dia de céu limpo ou na hora do pôr do sol.

Onde: Dock Rd, perto do shopping Victoria Wharf.

Quanto: Adultos pagam 150 rand; crianças: 75 rand. Compre no local ou online.

Quando: Aberta diariamente.

Two Oceans Aquarium

Em uma cidade na qual muitas atrações dependem do clima, o aquário é a minha dica clássica para os dias de chuva. Aliás, foi numa manhã de tempo ruim que fiz minha única visita ao lugar, em 2011.

Como o nome diz, o Two Oceans procura mostrar o que há na costa sul-africana, banhada pelo Atlântico e o Índico.

Onde: Dock Rd, ao lado do Watershed e perto do V&A Food Market.

Quanto (valores de jan/19): Adultos pagam 175 rand; 14 a 17 anos: 130 rand; 4 a 13 anos: 85 rand; há um desconto para quem apresentar a carteirinha da escola de inglês. Entradas disponíveis na bilheteria ou no site oficial.

Quando: Diariamente. Seg-sex: 9h30-18h; finais de semana e feriados: 9h-18h.

Alugar bicicletas

Uma opção para queimar as calorias adquiridas no Food Market é alugar uma bicicleta da Upcycles, que tem uma base no Silo District, perto da academia Virgin Active.

Você retira a bicicleta e pode devolvê-la ali ou em uma das outras duas bases da empresa (Sea Point e Camps Bay).

Veja também: Como alugar bicicleta em Cape Town

Quanto: A partir de 80 rand (valor para 1h).

Onde: Além do Waterfront, a Upcycles está em Sea Point (piscina pública) e Camps Bay (Bay Hotel).

Corrida

Essa é pra quem corre. Há duas rotas passando pelo complexo do Waterfront, com 2,2 km e 5 km. Ainda não corri por lá, mas quem já o fez confirmou a impressão que eu tinha: apesar de haver alguma sinalização, os trajetos são meio confusos.

Lugares instagramáveis

O destaque nesse quesito vai para as duas molduras amarelas que enquadram a Table Mountain. Uma fica ao lado do restaurante La Parada, enquanto a mais nova foi instalada diante do Silo Hotel. Saiba mais sobre o projeto e a obra do artista Porky Hefer neste post.

Entretanto, a escadaria com estilo ndebele é o meu preferido entre os lugares instagramáveis do Waterfront. Aquele desenho representa a principal expressão do design tribal na África do Sul. Marcada pelo uso de formas geométricas e muitas cores, tem como grande nome a artista Esther Mahlangu.

Os melhores pontos de referência para essa escadaria são as concessionárias McLaren e Aston Martin, além da rotatória próxima aos estacionamentos Granger Bay e Breakwater do Waterfront.

SUP

Você pode praticar stand-up paddle pelos canais do Waterfront. Alugue os equipamentos na SUP Cape Town, que fica no novo Battery Park, perto à loja da Ferrari.

A atividade é realizada entre 10h e 17h, e pode ser agendada online.

O que fazer no Waterfront: COMER

São cerca de 80 restaurantes (a maioria oferece opções veganas/vegetarianas) e um grande mercado gastronômico. Tanta fartura me fez criar um post exclusivo sobre o assunto.

O que fazer no Waterfront: passeios

O complexo do V&A Waterfront pode ser o ponto de partida para passeios por Cape Town e arredores, seja por terra, água ou ar.

Passeios do Red Bus

A empresa que opera o Red Bus tem uma base em frente ao aquário. É de lá que partem os tours de hop-on hop-off pela cidade e os ônibus que fazem passeios de um dia pelo Cabo da Boa Esperança (inclui a praia dos pinguins). Também é dali que sai o transporte para a base do Wine Tram de Franschhoek.

Sunset Champagne Cruise

O Waterfront também abriga as empresas que realizam os passeios de barco pela costa. Em novembro, fiz o mais popular: o Sunset Champagne Cruise, no qual você curte o pôr do sol das águas do Atlântico. Leia sobre minha experiência neste post.

Há ainda uma outra modalidade de tour, feita em barcos menores pelos canais do complexo. Nunca me animei a fazer isso.

Passeio de Helicóptero por Cape Town

Já se seu orçamento for um pouco maior, você pode fazer um passeio de helicóptero por Cape Town. Há várias rotas disponíveis e os preços começam na casa dos R$ 1.000. É possível contratá-los através do Get Your Guide ou nos quiosques e lojas das agências no Waterfront, localizados perto da roda gigante e do restaurante Sevruga.

Robben Island

É lá que funcionava a prisão na qual Nelson Mandela ficou por 18 anos. A bilheteria e a estação de embarque para a Robben Island ficam ao lado da Clock Tower.

Na verdade, são dois tours: uma visita guiada pela prisão desativada; e uma volta de ônibus pela ilha. Como o ambiente é bem carregado, recomendo a atividade apenas para quem gosta muito de história.

Quando: São três horários disponíveis diariamente (quatro no verão). As viagens podem ser canceladas por causa do clima. Neste caso, você pode pedir reembolso ou reagendar o passeio.

Quanto: 300 rand (2 a 18 anos) e 550 rand (adultos). Compre na bilheteria da estação ou online.

O que fazer no Waterfront: compras

São mais de 450 pontos de venda, indo de marcas caríssimas Gucci a mais populares, como a guerreira Mr. Price. Se você quiser lembranças e artesanato, há várias opções – com preços mais salgados – dentro do shopping Victoria Wharf (o principal), no Watershed e na African Trading Port.

O que acabo comprando mais por lá são acessórios para celular, como carregador portátil e cabo USB. Costumo resolver essas coisas na Incredible Connection ou na Cellucity.

Se o seu chip for da Vodacom e o celular apresentar algum problema de configuração, a loja da operadora tem uma equipe de “gênios” para casos assim.

Ainda no campo das compras, há uma unidade do supermercado Pick N Pay no subsolo do shopping Victoria Wharf.

O que fazer no Waterfront: cultura

Cinema

O Waterfront conta com um cinema “normal”, o Nu Metro, localizado no segundo piso, acima da H&M. Já entre outubro e abril, o Battery Park é uma das sedes do Galileo Open Air, com a exibição de filmes ao ar livre.

Artistas de rua

As músicas tocadas pelas bandas de marimba fazem parte da trilha sonora do Waterfront. A administração do complexo incentiva a apresentação de artistas de rua (há vários tipos de performers), mas não é bagunça: a cada 6 meses eles passam por audições. Esse lado “The Voice” foi uma descoberta recente, fiquei surpreso.

Zeitz MOCAA

Entre os sete museus do Waterfront, visitei apenas o de Arte Contemporânea da África – Zeitz MOCAA, localizado no mesmo edifício do Silo Hotel. Se quiser saber mais sobre a revitalização do prédio, você pode fazer um audio tour. O aluguel do fone é gratuito, basta deixar um documento na recepção.

Fora o Zeitz Mocaa, o único que me despertava algum interesse era o Springbok Experience, dedicado ao rugby. No entanto, ele será fechado no fim de março. Já os mais exóticos como o Diamond Museum, no Clock District, nunca foram prioridade.

Zeitz Mocaa: 200 rand. Compre na bilheteria ou online. Funcionamento: diariamente, 10h-18h (entrada até 17h30). Primeira sexta-feira do mês: 100 rand entre 16h e 21h (entrada até 20h30).

O que fazer no Waterfront: baladas

Eu não vou mais em baladas, pois prefiro ir os bares e pubs do Centro e Observatory. Mas, para quem gosta, há dois restaurantes/beach clubs no Waterfront: o Shimmy, mais famoso e que faz grandes festas no réveillon; e o Grand Africa Cafe & Beach, um pouquinho afastado do complexo, que fica nos lados de Granger Bay.

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento.

Seguro viagem

Real Seguro Viagem

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui ou no banner abaixo.

Seguro viagem geral 300x250

Seguros Promo

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.Dicas da África do Sul

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.