O que fazer no Waterfront de Cape Town

Há muito mais o que fazer no Waterfront de Cape Town além de tirar fotos na molduras amarelas. Confira algumas formas com que esse complexo da zona portuária da Cidade do Cabo pode fazer parte da sua viagem.

Veja o que fazer no Waterfront e entenda porque 24 milhões de pessoas passam por lá anualmente

(post atualizado em 22/6/2023)

Tive a ideia de criar um post sobre o que fazer no Waterfront porque a sua fama de local essencialmente turístico pode fazer com que muita gente torça o nariz para suas atrações. Gosto daquele lugar porque ele costuma ser bem útil às minhas viagens, e não só na tarefa de ganhar alguns quilos.

Com mais de 450 lojas e pontos de venda, sete museus, dezenas de opções gastronômicas, entre outras qualidades, o V&A Waterfront consegue agradar aos capetonianos, que correspondem a 60% de seus visitantes, e também aos turistas nacionais (17%) e estrangeiros (23%).

Confira também os outros posts sobre o Waterfront:

Onde comer no Waterfront

Willoughby & Co, meu restaurante preferido na África do Sul

Sunset Champagnet: O passeio de barco no pôr do sol

O que fazer no Waterfront: lazer

Cape Wheel

A roda gigante do Waterfront foi inaugurada em 2011, pouco depois do meu intercâmbio, e se tornou um clássico da paisagem da região central de Cape Town. Só fui andar na Cape Wheel na quarta passagem pela cidade, em novembro de 2018, e achei legal. São cerca de 15 minutos de passeio, mas a sensação é de que passa muito rápido.

Imagino que experiência esteja melhor, pois recentemente a atração mudou de lugar. Agora, ela fica junto ao mar, em frente à entrada do shopping Victoria Wharf, perto do terminal do ônibus MyCiti. É a parte do Waterfront mais para os lados de Green Point e Mouille Point.

Ano Novo no V&A Waterfront - Cape Town/Cidade do Cabo, África do Sul

Onde: Breakwater Boulevard, perto do shopping Victoria Wharf.

Quanto: Adultos pagam 250 rand;

4 a 17 anos: 95 rand;

Gôndola VIP: 2.875 rand (é necessário reservar).

Compre no local ou online, através do site da Webtickets.

Quando: Aberta diariamente.

Setembro a abril: 10h-20h

Maio a agosto: 11h-21h (segunda a quinta); 10h-20h (sexta e sábado); 10h-21h (domingo)

Two Oceans Aquarium

Em uma cidade na qual muitas atrações dependem do clima, o aquário é a minha dica clássica para os dias de chuva. Aliás, foi numa manhã de tempo ruim que fiz minha única visita ao lugar, em 2011.

Como o nome diz, o Two Oceans procura mostrar o que há na costa sul-africana, banhada pelo Atlântico e o Índico.

Two Oceans Aquarium - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Onde: Dock Rd, ao lado do Watershed e perto do V&A Food Market.

Quando: Diariamente, 9h30-18h.

Ingressos: À venda na bilheteria e no site oficial do aquário.

Adultos: 235 rand

14 a 17 anos: 175 rand

4 a 13 anos: 110 rand (para menores de 4 anos, a entrada é gratuita)

Acredito que ainda exista um desconto para quem apresentar a carteirinha da escola de inglês.

MAIS BARATO: Comprando o ingresso na bilheteria a partir das 15h e entrando no mesmo dia, você paga muito menos. A promoção “After 3 Special” foi estendida por tempo indeterminado. Valores: 175 rand (adulto), 130 rand (14 a 17 anos), 85 rand (4 a 13 anos).

Alugar bicicletas

Uma opção para queimar as calorias adquiridas no Food Market é alugar uma bicicleta da Upcycles, que tem uma base no Silo District, perto da academia Virgin Active.

Você retira a bicicleta e pode devolvê-la ali ou em uma das outras duas bases da empresa (Sea Point e Camps Bay).

Veja também: Como alugar bicicleta em Cape Town

Aluguel de bicicletas em Cape Town

Onde: Além do Waterfront, a Upcycles está em Sea Point (altura da piscina pública) e Camps Bay (Bay Hotel, perto dos banheiros da praia).

Veja detalhes sobre o esquema de locação e as tarifas no post sobre aluguel de bicicletas em Cape Town.

Corrida

Essa é pra quem corre. Há duas rotas passando pelo complexo do Waterfront, com 2,2 km e 5 km. Ainda não corri por lá, mas quem já o fez confirmou a impressão que eu tinha: apesar de haver alguma sinalização, os trajetos são meio confusos.

Pista de corrida - V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Lugares para fotos

O destaque nesse quesito vai para as duas molduras amarelas que enquadram a Table Mountain. Uma fica ao lado do restaurante La Parada, enquanto a mais nova foi instalada diante do Silo Hotel. Saiba mais sobre o projeto e a obra do artista Porky Hefer neste post.

V&A Waterfront - Silo District - Moldura amarela - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Já a escadaria com estilo ndebele é o meu preferido entre os lugares fotogênicos do Waterfront. Aquele desenho representa a principal expressão do design tribal na África do Sul. Marcada pelo uso de formas geométricas e muitas cores, tem como grande nome a artista Esther Mahlangu.

V&A Waterfront - Cidade do Cabo, África do Sul

Os melhores pontos de referência para essa escadaria são a loja da Aston Martin e o edifício The Breakwater, além da rotatória próxima aos estacionamentos Granger Bay e Breakwater do Waterfront.

SUP

Você pode praticar stand-up paddle pelos canais do Waterfront. Alugue os equipamentos na SUP Cape Town, que fica no novo Battery Park, perto à loja da Ferrari.

A atividade é realizada entre 9h e 17h (entre abril e setembro) e 8h-18h (entre outubro e março), e pode ser agendada online através do site da empresa. O aluguel no Waterfront pode ser feito para meia hora (200 rand) ou 1h (250 rand).

SUP Cape Town - V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O que fazer no Waterfront: COMER

São cerca de 80 restaurantes (a maioria oferece opções veganas/vegetarianas) e um grande mercado gastronômico. Tanta fartura me fez criar um post exclusivo sobre o assunto.

A novidade nesse setor é a chegada do TimeOut Market em 2023. Ele ocupará o espaço do meu amado V&A Food Market, que fechou as portas este ano.

Restaurante Ocean Basket - V&A Waterfront
Restaurante La Parada - V&A Waterfront
Restaurante Quay Four - V&A WAterfront

O que fazer no Waterfront: passeios

O complexo do V&A Waterfront pode ser o ponto de partida para passeios por Cape Town e arredores, seja por terra, água ou ar.

Passeios do Red Bus

A empresa que opera o Red Bus tem uma base em frente ao aquário. É de lá que partem os tours de hop-on hop-off pela cidade e os ônibus que fazem passeios de um dia pelo Cabo da Boa Esperança (inclui a praia dos pinguins). Também é dali que sai o transporte para a base do Wine Tram de Franschhoek.

Bilheteria do Red Bus - V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Tour do ônibus vermelho - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Sunset Champagne Cruise

O Waterfront também abriga as empresas que realizam os passeios de barco pela costa. Em novembro, fiz o mais popular: o Sunset Champagne Cruise, no qual você curte o pôr do sol das águas do Atlântico. Leia sobre minha experiência neste post.

Há ainda uma outra modalidade de tour, feita em barcos menores pelos canais do complexo. Nunca me animei a fazer isso.

Sunset Champagne Cruise - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Sunset Champagne Cruise - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Passeio de Helicóptero por Cape Town

Já se seu orçamento for um pouco maior, você pode fazer um passeio de helicóptero por Cape Town. Há várias rotas disponíveis e os preços começam na casa dos R$ 1.000. É possível contratá-los através do Get Your Guide ou nos quiosques e lojas das agências no Waterfront, localizados perto do restaurante Sevruga.

Robben Island

É lá que funcionava a prisão na qual Nelson Mandela ficou por 18 anos. A bilheteria e a estação de embarque para a Robben Island ficam ao lado da Clock Tower.

Na verdade, são dois tours: uma visita guiada pela prisão desativada; e uma volta de ônibus pela ilha. Como o ambiente é beeeeem carregado, recomendo a atividade apenas para quem gosta muito de história.

Quando: Todos os dias. As viagens podem ser canceladas por causa do clima. Neste caso, você pode pedir reembolso ou reagendar o passeio. São três horários: 9h, 11h e 13h, sempre partindo da estação junto à Clock Tower.

Preços: 310 rand (2 a 18 anos) e 600 rand (adultos). Compre o ingresso na bilheteria da estação ou online.

O que fazer no Waterfront: compras

São mais de 450 pontos de venda, indo de marcas caríssimas Gucci a mais populares, como a guerreira Mr. Price. Se você quiser lembranças e artesanato, há várias opções – com preços mais salgados – dentro do shopping Victoria Wharf (o principal), no Watershed e na African Trading Port.

Watershed - V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Watershed - V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O que acabo comprando mais por lá são acessórios para celular, como carregador portátil e cabo USB. Costumo resolver essas coisas na Incredible Connection ou na Cellucity.

Se o seu chip for da Vodacom e o celular apresentar algum problema de configuração, a loja da operadora tem uma equipe de “gênios” para casos assim.

Ainda no campo das compras, há uma unidade do supermercado Pick N Pay no subsolo do shopping Victoria Wharf.

O que fazer no Waterfront: cultura

Cinema

O Waterfront conta com um cinema “normal”, operado pela Ster-Kinetor, localizado no segundo piso, acima da H&M. Já entre outubro e abril, o Battery Park é uma das sedes do Galileo Open Air, com a exibição de filmes ao ar livre.

Sobre o Ster-Kinetor, seu site destaca que eles não aceitam dinheiro como forma de pagamento; apenas cartão e meios digitais.

Artistas de rua

As músicas tocadas pelas bandas de marimba fazem parte da trilha sonora do Waterfront. A administração do complexo incentiva a apresentação de artistas de rua (há vários tipos de performers), mas não é bagunça: a cada 6 meses eles passam por audições. Esse lado “The Voice” foi uma descoberta recente, fiquei surpreso.

Zeitz MOCAA

Entre os sete museus do Waterfront, visitei apenas o de Arte Contemporânea da África – Zeitz MOCAA, localizado no mesmo edifício do Silo Hotel. Se quiser saber mais sobre a revitalização do prédio, você pode fazer um audio tour. O aluguel do fone é gratuito, basta deixar um documento na recepção.

Silo Hotel, Zeitz Mocaa, Radisson RED - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Museu Zeitz Mocaa - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Museu Zeitz Mocaa - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Fora o Zeitz Mocaa, o único que me despertava algum interesse por ali era o Springbok Experience, que foi desativado. Já os mais exóticos como o Diamond Museum, no Clock District, nunca foram prioridade.

Serviço: O museu funciona de terça a domingo, entre 10h e 18h (entrada até 17h30). O ingresso custa 230 rand. Menores de 18 anos não pagam. Compre a entrada a bilheteria do local ou online no site Webtickets.

Visita guiada gratuita: O Zeitz Mocaa oferece tours diários de 1h. Eles são realizados entre terça e sábado a partir de 12h30. Faça sua reserva na recepção do museu. Lembre-se de que a atividade é gratuita, mas é mancada não dar uma gratificação a quem conduz o passeio.

O que fazer no Waterfront: baladas

Eu não vou mais em baladas, pois prefiro ir os bares e pubs do Centro e Observatory. Mas, para quem gosta, há dois restaurantes/beach clubs no Waterfront: o Cabo Beach Club (ex-Shimmy; e o Grand Africa Cafe & Beach, um pouquinho afastado do complexo, que fica nos lados de Granger Bay. Já para saber se são bons ou não, sugiro consultar a Let’s Bora, que entende muuuito mais desse assunto que eu.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.