- Este post pretende ajudar a quem pesquisa sobre onde comer no Waterfront de Cape Town, um complexo que conta com mais de 80 restaurantes e um grande mercado gastronômico.
(post atualizado em 21/5/2025)
Pela quantidade e variedade de opções disponíveis, resolvi fazer um post falando do que conheci e provei, para que você tenha pelo menos um norte na hora de decidir onde comer no Waterfront.
Onde comer no Waterfront: Índice
Onde comer no Waterfront: Mercados
Time Out Market
Um lugar que é a cara da pluralidade da África do Sul, misturando elementos do seu continente com asiáticos e europeus. Stands de comida tunisiana, japonesa ou tailandesa, além de quiosques exclusivos de biltongs, samosas e ostras. E ainda tem hambúrgeres, pães, doces, wraps, cafés, chás, cervejas…
Esse espaço inaugurado em 2023 conta com 13 stands de restaurantes, quatro bares com curadoria de comerciantes locais e palco para eventos. Depois de escolher o que comer, o cliente pode se sentar em uma das enormes mesas compartilhadas da área interna. Também há mesinhas no lado de fora, com vista para a Table Mountain.
Gostei de tudo que provei por lá, como a costelinha da Siba Deli e o combinado de churrasco sul-africano do Mlilo – que, infelizmente, deixou o mercado em março de 2025. Também provei um bom donut de limão no Nosh Café.
Admito que eu curtia mais o V&A Food Market, que funcionava nesse espaço até 2023. A qualidade geral da comida e do ambiente segue boa. Entretanto, a variedade diminuiu bem e os preços são mais salgados no geral.
Como chegar: O Time Out Market de Cape Town fica junto à Nobel Square. Funciona diariamente entre 11h e 22h (fecha às 23h de quinta a sábado).



Oranjezicht City Farm Market
Taí um lugar que demorei pra conhecer. Só fiz a minha “estreia” em março de 2024. Como aqui trabalhamos com verdades, preciso dizer que me decepcionei. Cheguei por lá depois das 10h de um domingo e o lugar estava bem cheio.
A questão ali é que os corredores são muito estreitos: muita gente para pouco espaço. Você se movimenta como quem tenta abrir espaço em meio à plateia de um show lotado.

Quanto ao conteúdo, o mercado lembra o Neighbourgoods Market, do Old Biscuit Mill. Mistura gastronomia e moda, tanto que alguns vendedores estavam no Old Biscuit Mill na véspera, como os do Piroshcka’s e a grife Ogun.
Como chegar: O mercado fica um pouco longe das atrações principais do Waterfront. Os melhores pontos de referência são a estação Granger Bay, do ônibus MyCiti, e o estacionamento Granger Bay (um enorme esqueleto de metal). Funcionamento: sábados (8:15 às 14h) e domingos (9h às 14h). Também há um mercado noturno entre outubro e março (pode variar), entre 17h e 21h.
Makers Landing
Passei pelo Makers Landing em março de 2025 para entender o que de fato era esse mercado localizado no terminal de cruzeiros do Waterfront. Entretanto, vi apenas uns três quiosques e dois restaurantes abertos.
Repito: aqui, trabalhamos com verdades. Então, para ser honesto, posso dizer que você não precisa ir nesse lugar. Não valeu a caminhada sob aquele sol do final do verão de Cape Town. Naquele dia, acabei comendo pelo Time Out Market mesmo.
Onde comer no Waterfront: Restaurantes e bares
Willoughby & Co
O Willoughby & Co é o meu restaurante preferido na África do Sul. Tanto que mereceu até um post aqui do blog.
Seu menu conta com saladas, peixes, frutos do mar e comida japonesa, e você pode comer no balcão ou nas mesas. Caso encontre uma fila, não se desespere: ela anda rápido e, durante a espera, são servidos vinhos da vinícola Fairview de cortesia.
O destaque do cardápio é meu malva pudding favorito no mundo. Essa sobremesa típica sul-africana é encontrada em vários restaurantes pelo país, e seu preparo varia muito. No entanto, ninguém supera o Willoughby & Co nesse quesito.
Como achar o restaurante: O Willoughby & Co se localiza no térreo do shopping Victoria Wharf, o principal do Waterfront. Ele fica perto da Entrada 1, quase em frente à Clicks.
Veja também: Willoughby & Co, meu restaurante favorito


Ocean Basket
Presente em todo o país, essa rede especializada em peixes e frutos do mar é a queridinha dos brasileiros. O destaque fica por conta de seus combinados com filés, camarões e calamaris, que são bons, baratos e, sobretudo, bem servidos.
O Ocean Basket foi o eleito para o almoço em meu primeiro dia na viagem de 2018. E na de 2024. E 2025 também. É uma escolha segura. Sei o que vou encontrar e sei que vou gostar.
Como encontrar: O restaurante fica no segundo andar do Victoria Wharf (o shopping principal), bem perto do anfiteatro. Há mesas no lado de fora, mas, quando o vento é forte, fica inviável a permanência na área externa.


Vovo Telo
Esse restaurante/padaria é uma boa para quem quiser tomar um vinho ou um café. Estive lá em 2018 e encontrei mais uma boa pizza na África do Sul. Voltei na viagem de 2025 para almoçar.
Onde: O Vovo Telo fica perto da Dock Road, quase em frente aos pubs Mitchell’s e Ferrymans. Outro ponto de referência é o Union Castle, um prédio azul reformado recentemente.


La Parada
Conheci o La Parada na minha viagem de 2018 e foi amor à primeira mordida. Já fui na finada filial da Bree St e na de Constantia.
Como chegar: Inaugurada em 2018, a unidade do Waterfront fica em um dos lugares mais populares do complexo: perto da moldura amarela mais movimentada e do tabuleiro de xadrez interativo. Fácil de achar.


Quay Four
O Quay Four é um dos mais conhecidos restaurantes do complexo do V&A Waterfront. Ele é dividido em dois ambientes: há o terraço, onde já almocei; e o primeiro andar, que também conheci e tem música ao vivo à noite.
Na parte de cima, fiz o meu último almoço da viagem de 2015/2016: pedi um carpaccio de springbok de entrada, enquanto o prato principal foi um belo bife com molho de cogumelos e fritas.
A entrada do Quay Four se localiza naquele corredor entre o anfiteatro e o hotel Victoria & Alfred. Na frente, fica o famoso cavalete do “Husband Day Care”.



Col’ Cacchio
Essa rede de restaurantes está presente em várias cidades e me ajudou a ter uma ótima impressão das pizzas servidas na África do Sul. Estive em sua filial de Franschhoek em 2015, mas só em 2024 fui no Waterfront.
Depois de um dia longo passando por Cabo da Boa Esperança e Simon’s Town, a massinha com carne do Col’Cacchio caiu muito bem. O prato é tão generoso que levamos uma quentinha com o que sobrou, e virou o jantar do dia seguinte.
Como encontrar: O Col’Cacchio fica no segundo piso do shopping Victoria Wharf, perto da Upper Entrance 2, numa parte que tem lojas como Under Armour e Rip Curl.

Primi Piatti
Essa é mais uma rede presente em vários lugares de Cape Town. Vou no restaurante do Waterfront desde 2015 e, embora o nível do atendimento tenha caído um pouquinho, continua servindo pizzas honestas.
Onde: O Primi fica no segundo andar, no trecho repleto de lojas caríssimas. Suas vizinhas são a Gucci e a Louis Vuitton.
Mitchell’s e Ferrymans Tavern
Nas primeiras viagens, achava que esses dois bares próximos à Cape Wheel eram um só. Não tive sorte nesses lugares: o Mitchell’s é um dos estabelecimentos que ainda permitiam o fumo na área interna em 2018; já no Ferrymans, que tem música ao vivo, o atendimento foi bem fraco.
Onde comer no Waterfront: Cafés
Vida e Caffé
O Vida e Caffé é uma rede de temática portuguesa e alguns ítens de seu cardápio receberam nomes no nosso idioma. Por isso, acaba sendo uma opção interessante para quem tem dificuldades com o inglês.
Há duas unidade no Waterfront: no térreo do shopping Victoria Wharf (primeiro corredor à direita de quem entra pela Entrance 4) e no pequeno shopping Clock Tower.

Mugg & Bean
O Mugg & Bean é mais uma opção para se tomar café no Waterfront de Cape Town. Seu cardápio tem uma boa variedade de bebidas, doces e salgados. Quando vou lá, costumo pedir o chicken mayo, um sanduíche de frango e maionese que combina com a fome de qualquer hora do dia.
Eu botei essa rede de cafés num post sobre onde comer no Waterfront, mas ela certamente caberia em listas de lugares que quebram galhos em aeroportos ou paradas de estrada também.
Como encontrar: Ele fica junto ao cais cheio de barcos de passeios, perto da entrada 5 do shopping principal.

Fast Food
Hotdog King
Esse quiosque é o lugar ideal para quando bater uma vontade de comer cachorro-quente. Todavia, lembre-se de deixar de lado os conceitos brasileiros desse sanduíche: esqueça a batata palha, a carne moída e o purê de batatas. O último, aliás, gerou uma longa conversa com o simpático Hassan, dono do estabelecimento.
“Por que vocês, brasileiros, sempre pedem para colocar purê no cachorro-quente?”, perguntou. É claro que expliquei que há vários tipos de hotdog no Brasil, e aquele ingrediente não era usado em todo o país.
Pontos de referência para esse quiosque: moldura amarela, La Parada, tabuleiro de xadrez e a ponte móvel.

Praça de alimentação
O shopping principal conta com uma praça de alimentação junto aos acessos próximos à roda gigante e ao anfiteatro. A maioria das opções é de fast food, como KFC, Nando’s, Steers e Fisherman’s Choice. Admito que no assunto “onde comer no Waterfront”, esse setor não aparece entre meus favoritos.


Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.