Esther Mahlangu, o grande nome da arte tribal da África do Sul

A artista Esther Mahlangu foi a responsável por levar ao mundo a estética dos ndebeles, uma das principais expressões do design tribal da África do Sul.

Popularizado por Esther Mahlangu, o estilo ndebele é marcado pelas formas geométricas e muitas cores

Conheci a doutora Esther Mahlangu em maio de 2017, no último dia da Indaba, a maior conferência de turismo da África. Usando uma roupa tradicional e anéis no pescoço, ela tinha a companhia de outra mulher ndebele. Nos momentos mais calmos, confeccionava peças de artesanato com miçangas, diante de uma mesa repleta de produtos. Na véspera, passei algumas vezes na frente do stand no qual ela era a atração, mas todo o assédio de fãs e imprensa me inibira.

Somente na manhã seguinte criei coragem para abordá-la. Ao pedir uma foto, a sorridente velhinha mostrou que não é boba: “claro que pode (tirar uma fotografia com ela), também pode comprar algo…”. Eu não desperdiçaria a chance de adquirir algo criado por Gogo Esther. A pulseira feita por ela está na minha prateleira de coisas da África do Sul.

Quem é Esther Mahlangu

Hoje com 83 anos, Esther começou a pintar aos 10. Na tradição dos ndebeles, as mulheres decoram as fachadas das casas com formas geométricas e muitas cores. Entretanto, a doutora inovou e levou a arte de sua tribo a outros contextos, como telas e carpetes.

Se você assistiu à matéria do Domingo Espetacular em 2018, talvez se lembre dela. A equipe da Record foi até seu vilarejo, um local de difícil acesso na província de Mpumalanga. O ótimo trabalho de Marcus Reis e cia mostrou a sua vida simples, mesmo sendo reconhecida no mundo todo.

Onde conferir a arte de Esther Mahlangu

Quem estiver em Cape Town pode conferir seis pinturas de Esther Mahlangu na nova galeria do One&Only. Elas fazem parte da mostra “Timeless”, que marca o início da parceria do hotel queridinho das estrelas brasileiras e a Melrose Gallery de Joanesburgo.

A exposição ainda conta com nomes da arte contemporânea de África do Sul, Zimbábue e RD Congo.

Segundo o hotel, a ideia do novo espaço é promover artistas locais através de quatro exposições por ano, organizadas por “uma curadoria de excelência”.

A mostra fica em cartaz até 30 de abril de 2019.

Vovó Esther e o mundo

Um evento em abril de 2018 serviu para mostrar o tamanho de Esther Mahlangu. O Departamento de Artes, Design e Arquitetura da Universidade de Joanesburgo concedeu a ela o título de doutora honoris causa. Foi um reconhecimento a seu legado como “empreendedora cultural em nível local e global, e a seu papel como educadora.”

“Descoberta” nos anos 80, a doutora já teve seus trabalhos expostos em lugares como Paris e Nova York. A artista também colaborou com um rol bem diversificado de marcas, como Melissa e BMW. Na edição de 2009 da São Paulo Fashion Week, a empresa brasileira lançou uma série de 4 mil pares do modelo UltraGirl com uma estampa desenhada pelo maior nome do design tribal sul-africano – e Vovó Esther estava lá.

Já na colaboração com a montadora bávara, Mahlangu levou suas cores e formas geométricas a um modelo 525i, transformando o sedã em uma obra de arte em 1991. Com isso, ela se juntou a outros nomes consagrados, como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, que também criaram Art Cars para a BMW.

Em 2017, Gogo Esther recebeu outro convite dos alemães. Dessa vez, para criar desenhos para o interior de um 705 Li.

Planejando sua viagem

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.

Guia de viagem

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, e os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo produto.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:

– cobrança em reais, mesmo para reservas fora do Brasil;

– parcelamento em até 12 vezes;

– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.

Relembrando: o leitor do Bastante Sotaque não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui, no banner abaixo ou no da coluna ali da direita.

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Parceiros Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão, você ajuda o blog a se manter e não paga nada a mais por isso.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

2 comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.