Cidade do Cabo: 10 curiosidades sobre o Cape Town Stadium

Inaugurado em 2009, o Cape Town Stadium – atual DHL Stadium – é um ícone da Cidade do Cabo e recebe alguns dos maiores eventos da África do Sul.

O Cape Town Stadium foi um dos palcos da Copa do Mundo de 2010

Estádio foi rebatizado de DHL Stadium em 2021

Além do futebol, o estádio recebe rugby e shows de grande porte

O vizinho Green Point Urban Park é um dos legados do projeto da Copa

(post atualizado em 10/5/2023)

No roteiro

Brasileiros e brasileiras que amamesporte gostam de visitar o estádio durante suas férias ou intercâmbio na Cidade do Cabo. As formas mais comuns de se ir ao DHL Stadium/Cape Town Stadium são as visitas guiadas, os jogos de futebol do Cape Town City FC e as partidas de rugby do Stormers.

Para informações sobre preços e agendamentos dos tours, entre em contato através do site oficial do estádio. Infelizmente, a página não traz informações sobre esse passeio.

O Brasil no Cape Town Stadium – parte I

Intercambistas e turistas brasileiros são figurinhas carimbadas das arquibancadas do CT Stadium. Entretanto, nossos atletas jogaram lá em poucas oportunidades.

No futebol, a seleção masculina sub-20 disputou um total de quatro partidas ali. Todas foram realizadas nas edições 2010 e 2012 do torneio Cape Town Challenge. O título veio só na segunda oportunidade, com uma vitória sobre a Argentina na final.

Fabinho, do Liverpool, e o zagueiro Luan, ex-Vasco e atualmente no Palmeiras, são os nomes mais conhecidos daquele time campeão. O plantel também incluía gente como Luiz Gustavo – outro que passou por São Januário – e o atacante Ademílson, ex-São Paulo.

Veja também:

Hospedagem em Green Point: Never at Home

O Brasil no Cape Town Stadium – parte II

Só em dezembro de 2019 o Brasil voltou a ter uma seleção no gramado capetoniano. A honra coube às meninas do rugby sevens, que participaram da etapa sul-africana do HSBC World Rugby 7s. Apesar de terem perdido as quatro partidas, as campeãs sul-americanas tiveram a chance de medir forças com o Canadá, que seria nosso adversário nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Rugby no CT Stadium

Principal time da cidade, o DHL Stormers mandava suas partidas no histórico Newlands Stadium até 2020. Desde então, a equipe “se mudou” para o Cape Town Stadium. De quebra, sua principal patrocinadora adquiriu os naming rights do local. Falei sobre essa mudança de nome num post aqui do site.

Além das partidas dos Stormers, a outra chance de conferir partidas de rugby em Green Point é no HSBC World Rugby 7s. A etapa sul-africana dessa ligar é um evento tradicional do calendário da cidade em dezembro, dura três dias e costuma contar com a participação do Brasil no torneio feminino.

Se você pretende ir ao torneio, procure comprar os ingressos com antecedência. Acompanhe as redes do Bastante Sotaque para ficar por dentro das informações sobre a venda.

Grandes shows

O Cape Town Stadium e o FNB Stadium de Joanesburgo são as arenas que recebem shows de grande porte na África do Sul. Pelo estádio capetoniano, já passaram U2, Coldplay, Lady Gaga, Foo Fighters, Rihanna, entre outros.

Kaiser Chiefs x Kaizer Chiefs

Esta informação não mudará a vida de ninguém, mas já vi duas partidas do Kaizer Chiefs e um show do Kaiser Chiefs no Cape Town Stadium – a banda inglesa abriu para o Foo Fighters em 2014.

O time de futebol tem torcedores por todo o país e suas partidas costumam levar bons públicos ao estádio do bairro de Green Point.

Já o nome da banda não é mera coincidência: os Amakhosi foram a inspiração de fato. É que os músicos ingleses torcem pro Leeds United. Na época em que formaram o grupo, o capitão do time era o sul-africano Lucas Radebe. Um jogador que fora revelado pelo… Kaizer Chiefs.

Cape Town Stadium - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Recorde

O jogo beneficente entre Roger Federer e Rafael Nadal, realizado em fevereiro de 2020, bateu o recorde de público em uma partida de tênis. Chamado de Match for Africa, o evento levou 51.954 pessoas ao Cape Town Stadium.

Curiosamente, um jogo de Federer era dono da marca anterior. Foi em novembro de 2019, no amistoso contra o alemão Alexander Zverev, confronto que reuniu 42.517 espectadores na Plaza de Toros da Cidade do México.

A diferença entre as marcas poderia ser ainda maior se a capacidade da arena não fosse reduzida após a Copa de 2010. Durante o Mundial, o CT Stadium podia receber 64 mil torcedores. Posteriormente, esse número caiu para 55 mil.

O complexo de Green Point

O projeto visando a Copa de 2010 incluiu a demolição do antigo Green Point Stadium, a construção do estádio ~padrão Fifa e um novo parque, o belíssimo Green Point Urban Park. Ele já foi tema de um post aqui do blog.

Green Point Park - Cidade do Cabo

Copa do Mundo

O CT Stadium recebeu oito jogos do Mundial de 2010. Nenhum do Brasil. Quer dizer, os comandados de Dunga chegaram muito perto de Cape Town. Caso tivessem vencido a Holanda nas quartas de final, iriam pegar o Uruguai lá em Green Point.

Entre os momentos importantes da Copa, a Mother City foi palco da goleada de 7 a 0  de Portugal sobre a Coreia do Norte, além dos 4 a 0 da Alemanha na Argentina.

Um detalhe: até a Copa do Mundo, o estádio era chamado de Green Point Stadium. Depois do Mundial, virou Cape Town Stadium, nome que ficou até 2020.

Casa de todos

O Cape Town Stadium/DHL Stadium também é a casa do Cape Town City FC, o principal time de futebol da cidade. Os Citizens também atuam no Athlone Stadium, um pouco afastado da região central da Cidade do Cabo.

Por muito tempo, Green Point foi a casa do Ajax Cape Town, um queridinho dos intercambistas brasileiros até meados da última década. Com a derrocada da equipe – atualmente na segunda divisão – e o fim da parceria com o Ajax de Amsterdã, as coisas mudaram para os Urban Warriors. Agora chamados de Cape Town Spurs, eles jogam no acanhado Parow Park.

Cape Town Stadium - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.