Dicas da África do Sul para iniciantes: O básico para viajar

Resolvi fazer este post reunindo informações básicas e dicas da África do Sul para ajudar quem planeja ir àquele país, e não tem ideia de como começar um roteiro de viagem.

Minha primeira viagem para aquele destino foi em 2011, no intercâmbio. Numa época pré-Instagram, as principais fontes de informação sobre África do Sul eram algumas comunidades no orkut (!), mas tudo meio bagunçado. Eu não sabia nem quais eram as minhas dúvidas sobre aquele país. Por isso, acho que este post pode ajudar um pouquinho a dar um norte em sua programação.

(post atualizado em 7/12/2023)

A África do Sul é um PAÍS

O primeiro tópico parece ridiculamente óbvio, mas já ouvi de gente que eu considerava mais ou menos esclarecida a seguinte frase: “Tem um país chamado África do Sul mesmo? Achei que você tinha viajado ali pelo sul da África”.

Com uma população de cerca de 62 milhões de pessoas, o país tem quase 2.800 km de litoral e fica no extremo sul do continente africano.

Ficha técnica

Presidente: Cyril Ramaphosa (partido ANC).

Governo: República parlamentarista unitária de partido dominante.

Capitais: Pretória (executiva), Cidade do Cabo (legislativa) e Bloemfontein (judiciária).

Províncias: Equivalem aos nossos estados. São nove, ao todo: Gauteng (onde ficam Joanesburgo e Pretória), KwaZulu-Natal (a de Durban), Western Cape (onde se localiza a Cidade do Cabo), Mpumalanga, Limpopo, Eastern Cape, Free State, Northern Cape e North West.

Religião: O Cristianismo é maioria, “com um razoável número de praticantes das religiões hinduísta, muçulmana, judaica e budista”, segundo o Turismo Oficial do país.

Fronteiras: Namíbia, Botsuana, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia e Lesoto. O último é circundado pela África do Sul.

Fuso horário: UTC+2. São 5h a mais que o horário de Brasília.

Veja também:

Dicas básicas da Cidade do Cabo/Cape Town

Documentação

Brasileiros não precisam de visto caso fiquem na África do Sul por até 90 dias. Tudo que você precisa para entrar no país é um passaporte e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra a febre amarela.

PASSAPORTE

Ele precisa ter DUAS páginas em branco e validade de 30 dias a contar da data de retorno.

CIVP

O documento é emitido pela Anvisa e a vacina deve ser tomada pelo menos DEZ DIAS antes da viagem. O CIVP é emitido pelo serviço ConecteSUS.

CIV - Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela

Confira mais informações sobre a documentação na versão brasileira do site da SAA.

Vacina da febre amarela

Repetindo: a vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem. Já o certificado é emitido no ConecteSUS.

Se o seu CIVP da febre amarela, assim como o meu, possui data de validade, não é preciso renová-lo. Em julho de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um documento oficializando a alteração no Regulamento Sanitário Internacional (IHR, na sigla em inglês). Com isso, todos os certificados passaram a ser vitalícios.

Dose

De acordo com a Anvisa, o CIVP só será emitido para quem tomar a dose inteira da vacina da febre amarela (0,5 ml). Veja o que disse o comunicado divulgado pela agência no início de janeiro de 2018:

Viajantes internacionais que se destinam para as áreas de exigência do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, emitido pela Anvisa, devem tomar a vacina contra febre amarela em dose padrão, não fracionada. Isso se deve ao fato de os viajantes internacionais integrarem o grupo da população que não é indicado para receber a dose fracionada, junto com crianças de nove meses a menores de dois anos; pessoas com condições clínicas especiais (vivendo com HIV/Aids, ao final do tratamento de quimioterapia e pacientes com doenças hematológicas, entre outras) e gestantes. No ato da vacinação, os viajantes devem apresentar o comprovante da viagem para que possam receber a dose padrão da vacina.

Não será emitido CIVP, em hipótese alguma, para quem apresentar comprovante de vacinação com etiqueta referente a dose fracionada.

Como chegar à África do Sul

South African Airways e a Latam são as empresas que realizam voos diretos entre Brasil e África do Sul. Ambas operam o trecho São Paulo/Guarulhos (GRU)-Joanesburgo (JNB). Já a SAA é a única a voar entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e a Cidade do Cabo (CPT).

Em meados de 2018, a SAA se tornou parceira do programa de milhas Smiles. Com isso, é possível acumular pontos voando com a companhia sul-africana. Veja os detalhes no site da empresa brasileira.

Outras opções

Emirates e Qatar voam para a África do Sul, mas você precisa passar, respectivamente, por Dubai ou Doha. Por sua vez, a Ethiopian faz escala em Addis Abeba.

Entre essas alternativas sem voo direto, a que apresenta menor tempo de deslocamento é a angolana Taag, que liga Brasil e África do Sul via Luanda.

Voando entre Joanesburgo e Cape Town

Até hoje, só cheguei à África do Sul através do voo entre São Paulo e Joanesburgo. Aqui no site, você encontra posts falando sobre minha experiência na viagem e na chegada ao aeroporto OR Tambo.

Chegando no aeroporto de Joanesburgo

Voando com a SAA de São Paulo a Joanesburgo

Voando com a SAA de São Paulo a Cape Town

Balcão de recheck-in da SAA no Aeroporto OR Tambo de Joanesburgo

Que língua eles falam?

Quando alguém conta que vai fazer intercâmbio na África do Sul, não é raro ouvir: “Mas você vai estudar inglês lá?” Na verdade, pessoas do mundo todo viajam para Cape Town/Cidade do Cabo com o objetivo de fazer um curso da língua de Justin Bieber e Kim Kardashian.

Vários idiomas são falados no país, mas “apenas” 11 são considerados oficiais. Os principais são o inglês (com o qual todo mundo se entende), afrikaans, xhosa e zulu.

Moeda/câmbio

A moeda é o rand. R1 equivale a R$ 0,26 (cotação de 7/12/2023).

Levar dólar pra trocar lá sempre vai compensar, mas levar real não é má ideia. Várias casas de câmbio aceitam nossa moeda.

É possível comprar rand já no aeroporto de Joanesburgo, antes de sair para o saguão.

Sempre troquei dinheiro nas casas de câmbio do Banco Bidvest (que aceita real). Fui nas filiais do Waterfront de Cape Town (desativada) e do aeroporto OR Tambo de Joburg.

Quanto a gorjetas nos restaurantes, o comum é pagar entre 10% e 15%.

Custo de vida na África do Sul

Acho o custo de vida na África do Sul muito tranquilo. Por exemplo, um jantar para duas pessoas num lugar legal pode sair por menos de R$ 80.

Para mais detalhes sobre gastos e outras dicas, veja a planilha da Mama Africa English.

Clima

A África do Sul pode ser visitada durante o ano todo. Em Cape Town e arredores, no entanto, esteja preparado para os “dias de quatro estações” no inverno, época em que costuma chover mais no sudoeste do país. No resto do território, as chuvas acontecem entre dezembro e março, segundo as informações da South African Tourism.

Vale lembrar que, como aquele país está no hemisfério Sul, as estações são iguais às do Brasil.

Antes de pensar nas roupas que irá levar na mala, sugiro pesquisar um pouco sobre as regiões que você visitará. Por exemplo: se for às montanhas de Drakensberg no inverno, há grandes chances de encontrar neve. Por sua vez, o verão de Cape Town é caracterizado por um forte vento que aparece ocasionalmente.

Ainda sobre a Cidade do Cabo, sempre tenha um casaco/jaqueta/blusa a tiracolo. Mesmo em dias de calor e céu limpo, em qualquer época do ano. Você vai agradecer por essa dica quando for ao Cape Point, o lugar com a maior ocorrência de ventos no país.

Quando ir para a África do Sul

Repito o que disse no último tópico: o ano todo. Cada época tem sua graça. Contudo, tenha em mente que o verão é a alta temporada. A segunda quinzena de dezembro é especialmente concorrida.

É na estação mais quente que as cidades de praia ganham mais vida, como Plettenberg Bay e outras localidades da Garden Route.

Já o West Coast National Park, a 1h30 da Cidade do Cabo, é uma boa para o verão, com suas praias de água transparente e calma. No entanto, sua alta temporada é a primavera. Na chamada “flower season”, entre setembro e outubro, a vegetação é tomada pelo colorido das flores.

Por sua vez, a Wild Coast atrai muitos visitantes entre maio e julho. O motivo é o fenômeno da Sardine Run, a corrida das sardinhas. A base ideal é a cidade de Port St. Johns, pela qual me apaixonei num verão.

Caso você esteja na província de Western Cape durante o inverno e a primavera, poderá conhecer a charmosa Hermanus, capital mundial das baleias. A cidade é atraente durante o ano todo, mas o auge é entre maio e novembro, quando sua costa recebe a visita dos animais marinhos.

Safáris

Os melhores safáris são feitos no leste do país, perto da fronteira com Moçambique, a umas 6h (de carro) de Joanesburgo. O Kruger National Park, que tem o tamanho do País de Gales, é o mais famoso. As reservas Kapama e Sabi Sabi também são muito procuradas por brasileiros.

Outro famosinho é o Pilanesberg National Park, ao qual dá para chegar em duas horas, de carro, partindo de Joanesburgo.

Há outras boas opções pela Garden Route, como a reserva Shamwari e o Addo Elephant Park, ambos próximos de Port Elizabeth. Já a 3h de Durban você encontra o Hluhluwe iMfolozi Park, que conheci em 2017.

Não há safáris perto de Cape Town. As opções mais próximas são Aquila, Inverdoorn e a reserva Sanbona, tema de um post completinho do Viagens e Vivências.

Mais dicas da África do Sul: minha experiência no Kruger National Park

Escolhendo seu safári

A experiência do safári pode ser realizada em parques nacionais, reservas privadas ou áreas de concessão. Para ter certeza de escolher bem, sugiro contratar o serviço de agentes especializados em África do Sul. Eles são capazes de detectar ciladas e apresentar as melhores opções para todos os bolsos.

Nem tudo é em Cape Town

O bungee jump e o mergulho com tubarões-brancos, duas das atrações mais presentes nas “to do lists”, não ficam em Cape Town.

O salto da ponte Bloukrans acontece a uns 550 km da Mother City. O mais comum é incluí-lo no roteiro da Garden Route.

Se você for por conta própria, recomendo hospedar-se em Plettenberg Bay, Storms River ou The Crags.

Por sua vez, o principal point do shark diving é a cidade de Gansbaai (pronúncia: RRRansbei), a duas horas de Cape Town. Normalmente, agências organizam tours em que uma van busca você em sua residência ou hospedagem, e leva de volta no fim do dia.

Guia

Para quem busca dicas da África do Sul, minha sugestão é o guia do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino. As vendas garantem uma comissão ao Bastante Sotaque, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo produto.

Chip de telefone

A vida do visitante na África do Sul fica muito mais fácil quando se tem um chip de operadora local como Vodacom e MTN. É bem simples comprá-lo, e você pode fazer isso até antes da viagem. Veja os detalhes no post sobre o assunto.

O que eles comem?

A mesma comida consumida em qualquer lugar do mundo. A cidade de Franschhoek (a meia hora de Cape Town), por exemplo, conta com alguns dos melhores restaurantes do planeta.

Claro que, em alguns estabelecimentos, carregam um pouco na pimenta, mas nem tudo é picante. Se você não curte, fique atento à presença do molho peri-peri no cardápio. É o mais forte.

Uma das grandes saudades que tenho da África do Sul é a gastronomia. Como muito bem naquele país. Massas, carnes, frutos do mar, sobremesas…

The Old Biscuit Mill - Cidade do Cabo, África do Sul

Entretanto, acho curioso como se come fritura. Batatas fritas são onipresentes como acompanhamentos, e parece haver um KFC em cada esquina, mesmo em cidades de menor estrutura.

Ah, e é normal se complicar com os pedidos no restaurante nos primeiros dias. Caso você demore a se adaptar, as minhas dicas são: procurar os mercados gastronômicos e feiras; ir aos supermercados (Spar, Checkers e Pick n Pay).

Dicas da África do Sul: A pimenta mais forte (VÍDEO)

Segurança

Recomendo os mesmos cuidados que você tomaria em qualquer cidade do mundo. Como sempre, há aqueles lugares em que é preciso ficar mais atento.

Exemplos em Cape Town: o bairro de Claremont (onde ouvi sobre alguns casos de assalto) e a Long Street à noite (procure não andar muito pela calçada; vá e volte de Uber, entrando logo no bar/balada/restaurante).

Água em Cape Town

O volume de chuvas em 2018 e a economia feita pela população proporcionaram uma melhora significativa na situação da água – embora a imprensa brasileira não tenha destacado as recentes notícias positivas.

Veja mais detalhes no post sobre a situação da água em Cape Town

Dirigindo na África do Sul

Os veículos circulam na mão inglesa. No meu caso, a adaptação foi rápida. Em meia hora, já peguei alguma segurança. Na verdade, meu problema era entrar no carro pelo lado certo. Sempre errava.

Em relação à carteira de habilitação, nunca enfrentei problemas ao usar o documento brasileiro. Não foi obstáculo na hora de alugar um automóvel e nem quando fui parado numa blitz na estrada, perto de Plettenberg Bay.

Entreguei o passaporte e a habilitação à policial, que devolveu o segundo.

“Só preciso do passaporte”, disse.

Quanto ao abastecimento, a maioria dos postos aceita cartão. Sempre cheque com a locadora o tipo de combustível. Geralmente, recomendam que você use gasolina unleaded.

Também tenha sempre dinheiro para eventuais pedágios. A estrada N2 e a belíssima Chapman’s Peak Drive, em Cape Town, têm trechos pagos.

Para quem pensa em alugar um veículo na África do Sul, uma opção é aproveitar a parceria do Bastante Sotaque com a Rentcars. Você ajuda o blog a se manter e não paga nada a mais por isso.

Como se deslocar pela África do Sul

Para quem não quer ou não pode dirigir, existem outras formas de se deslocar pela África do Sul.

Avião

A África do Sul possui três aeroportos internacionais: Cape Town, OR Tambo (Joanesburgo) e King Shaka (Durban). Ainda há outros menores espalhados pelo país, para quem precisar realizar voos domésticos. Os localizados em Port Elizabeth e George podem ser úteis na Garden Route. Já os de Skukuza e Hoedspruit servem para quem faz safári no Kruger National Park.

Principais companhias aéreas: South African, Airlink e Fly Safair.

Ônibus

A forma mais cômoda de cruzar o país – ainda que não tão barata – é o Baz Bus. O serviço de hop on/hop off conta com rotas entre Joanesburgo, Durban e Cape Town, passando por dezenas de cidades do litoral e lugares como as montanhas de Drakensberg. Sua grande vantagem é deixar o cliente na porta dos hostels.

Indico especialmente para quem viaja sozinho. É ideal para fazer amizades.

Outra opção – bem mais barata que o Baz Bus – é a viagem de ônibus convencional, chamado por lá de coach. Estilo Cometa e Itapemirim mesmo. Não estranhe se achar os veículos familiares, pois são fabricados no Brasil!

Eles atendem ao país todo. Quando a cidade não tem uma rodoviária, o embarque e o desembarque são feitos geralmente em um posto de gasolina Shell Ultra ou Engen. Aí, é só combinar com seu hostel ou hotel uma forma de sair dali. Alguns têm vans para buscar hóspedes. Geralmente, este shuttle é pago.

Tomadas da África do Sul

A voltagem na África do Sul é 220/230 volts, enquanto o padrão de tomada é o tipo D, com três pinos, mais grossos que os utilizados no Brasil e dispostos de forma triangular.

Outro detalhe importante é que, normalmente, há um interruptor junto às tomadas na parede.

Esse acessório é encontrado facilmente em vendinhas e supermercados de cidades grandes e pequenas. Na rede Pick N Pay, por exemplo, o adaptador de tomada mais simples sai por 19 rand, valor equivalente a R$ 5.

Só deixe para comprar nas lojas dos aeroportos em último caso. Afinal, o preço costuma ser mais salgado. E atenção: se o valor for muito diferente de 20 rand, é uma cilada.

Veja mais detalhes no post sobre as tomadas na África do Sul

Adaptador de tomada da África do Sul

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

105 comentários

  1. Olá, Pedro!

    Achei este site por acaso. Estava lendo o post calmamente quando cheguei nesta parte: É tranquilo levar real para trocar lá. Várias casas de câmbio aceitam.

    Nossa! Sério isto??? Fiquei chocada! Qual foi a cotação na conversão de Real para Rand?

    Estou indo para lá dia 11 (próxima sexta-feira) e não sabia desta possibilidade.

      • Fala Pedro, para perder menos dinheiro, você se saiu melhor trocando os REAL por RAND lá no aeroporto da africa do sul mesmo? eu vou para Cape Town, estou na dúvida

        • Na última viagem, comprei um pouco de rand no Brasil e levei o resto em real pra lá. Aí, fui trocando aos poucos em Joanesburgo e Cape Town. E ainda usei o cartão de crédito para gastos mais elevados, como o aluguel do carro.

          • Pedro,

            Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog! Me ajudou muito. Estou indo pra Cape Town em Abril.
            Estou com dúvida em relação a como levar dinheiro. Aqui na minha cidade, estão vendendo R1 a R$ 0,29. Será que compensa deixar pra trocar lá? Estou com medo de chegar lá e acabar pagando mais do que isso.

            Obrigado desde já!

          • Valeu, Daniel! Que bom que o blog tá sendo útil.
            Acho que tanto faz trocar aqui ou na África do Sul. Na última viagem, troquei um pouco aqui e lá.
            Consulta o banco Bidvest – onde troquei real por rand – pra saber o valor atualizado das taxas, elas podem te dar uma ideia melhor de onde vc perderia menos.

  2. Oi. Resolvi levar dolares para trocar por rands. Mas percebi que em uma nota está rabiscada, nada demais, apenas um 500. Na argentina eles nao trocam nota riscada. Saberia me dizer se na AFS eles tem esse tipo de problema nas casas de câmbio?

    • Oi, Eliezer. Não tenho essa informação, mas acho que mandando uma mensagem pro banco Bidvest ou pro Western Union eles podem tirar essa dúvida.

  3. Boa tarde Pedro, primeiramente vou lhe dar os parabéns pelo site e as informações que você compartilha conosco. Vou fazer um intercâmbio de 1 mês em Cape Town. Estava pensando em levar 5d daqui do Brasil, pela sua experiência 1 mês qto tenho que levar de Dólar e Rand? Abraços.

    • Oi, Daliany!
      Estudei na EC em 2011 e valeu muito a pena. Eu já era fluente em inglês, mas dei um salto gigante na questão da pronúncia.
      A escola tem boa estrutura, só que tive a sorte de ter duas excelentes professoras. Ambas saíram pouco depois, mas, felizmente, uma delas está de volta.

  4. Oi Pedro, parabéns pelo post!

    Estou com viagem marcada para Cape Town, para estudar 2 meses.
    Quanto mais ou menos preciso levar?
    Hospedagem já fechei com a LAL School.

    Obrigada!

    • Valeu, Juliana!
      Quanto à grana, depende muito da sua programação. Acho que, com algo em torno de 10 mil rand/mês, deve dar pra fazer uma viagem legal.

  5. Parabéns pelo blog, Pedro! Estava muito na dúvida sobre fazer intercâmbio em cape town, suas dicas foram bem esclarecedoras. Você teve dificuldade para entender o inglês de lá? Dizem que o sotaque é bem pesado.

    • Oi, Ana Paula!
      Que bom que minhas dicas ajudaram!
      Olha, no início pode ser difícil – principalmente, os das pessoas com origem xhosa e zulu -, mas não é nada que afete seu aprendizado. Você se acostuma.
      Exemplo: quando você vai pagar suas compras no supermercado, pode não entender de primeira o que a caixa perguntou. Depois que você aprende que aquela primeira pergunta é se você quer uma sacola, já sabe que tem que dizer yes ou no, mesmo não entendendo tudo que ela fala… Vai no automático! 😀

  6. Olá pedro, tudo bem?

    Amei as dicas e informações, super me ajudaram.
    Vou à Cape Town dia 09/03 com uma amiga e vamos ficar lá 15 dias, estou pesquisando bastante quanto as opções que temos e a melhor maneira de aproveitarmos esta viagem.

    Se tiver mais dicas para este período super agradeço também.

    Obrigada!

  7. obrigada pelas dicas! acabei de descobrir seu site. Vou devorá-lo! Estou com viagem marcada pra àfrica do Sul, vou em abril e fico um ano. Se tiver dicas sobre Pretória são bem vindas! obrigada!!

  8. Muito bom! Parabéns pelo site. Irei agora dia 21/04 e passarei 10 dias, pensei em pegar um voo de Joanesburgo até Port Elizabeth e de lá alugar um carro para fazer o Garden Route até Cape Town e de lá voltar de carro, ônibus ou trem pois estarei levando muitos vinhos certamente. Acho que é uma opção razoável? Pensei em alugar um carro já na chegada em Joanesburgo e mandar ver…não fiquei com muito interesse na cidade é verdade. Grato!

    • Oi, Eduardo! Esse é o esquema Joburg-PE-Cape Town foi o que fiz na última viagem. Como são apenas 10 dias, talvez seja melhor voltar de CT pra Joburg de avião.

  9. tambem quero ir. Mas será que vou passar apertado? My english is basic. kk . Quanto ao valor das passagens. Qual a media que vce estão pagando? R$ 1700?

    • Vai, sim. É um aperto que vai melhorar muito seu inglês.
      Sobre o preço, tá na casa dos R$ 2.000. Mas fique de olho nas promos no Melhores Destinos. Abs.

  10. Oi Pedro, estou adorando seu site, foi onde mais achei informações boas, gostaria de saber se você tem algumas dicas sobre emprego em Cape Town. Vou fazer intercâmbio pra lá no fim do ano, vou ficar um tempo por empresa e depois pretendo me bancar por um tempo lá. Obrigada

    • Oi, Ariane!
      Não tô por dentro dessa questão dos empregos, mas acho que o pessoal pode te ajudar no grupo “Brasileiros na Cidade do Cabo” lá no Facebook.

  11. Oi Pedro, excelente suas dicas, estão me ajudando muito. Estou indo agora em Junho com uma amiga e ficaremos 4 dias +/- em Cape town, você acha que vale a pena alugar carro ou melhor utilizar de transporte público? Fiquei preocupada com lugar para parar e se é muito perigoso. O que acha?
    E tem alguma indicação de Hostel bacana para ficar?
    Super Obrigada!

    • Oi, Mari!
      Dá pra fazer uma ótima viagem por Cape Town combinando Uber, ônibus MyCiti e red bus do City Sightseeing.
      Carro é legal para fazer com mais calma programas como o Cabo da Boa Esperança/Boulders/Cape Peninsula, praia de Bloubergstrand, pôr do sol na Signal Hill…
      Quanto à sua preocupação, a sensação de segurança em CT é maior do que aqui no Brasil.
      Sobre hostels, veja os do bairro de Green Point, como Big Blue, B.I.G. e Atlantic.

  12. Oi Pedro, parabéns pelo blog… Não sei se vc esteve em Cape Town durante o inverno, mas o que você acha do Mês de Julho por lá? chove muito? tipo dias seguidos que você não consegue fazer nada, ou tipo chove mas é sossegado pra fazer muitas coisas! Quanto ao Frio já sei que vai ter bastante… mas até ai tudo bem! o que pega eh o volume de chuvas! agradeço pelas infos

    • Oi!
      O normal é fazer frio e chover, mas nada que atrapalhe muito.
      Só que, este ano, tá rolando uma seca e estão fazendo até racionamento de água. :/

  13. Ola Pedro. Eu e minha esposa estamos indo agora no inicio de Julho para P.E., Addo Park e depois pegaremis a Rota Jardim até Cape Town. Gostaria de saber se é tranquilo dirigir nesta estrada, como é pagamento de pedagio e se o transito em Cape Town não é muito carregado para dirigir na mão inglesa. Meu ingles é basico. Vou ter problemas?

    • As estradas da Garden Route são ótimas, o pedágio é normal e o trânsito em CT, idem. Pesado nos horarios de rush, é uma cidade grande. Abs.

  14. Olá Pedro,

    Sei que muitas pessoas já fizeram perguntas sobre o cambio mais gostaria de fazer uma uma sobre esse tema!
    Existe mercado paralelo para troca de Rand por BRL ou USD? Faço essa pergunta porque em alguns países como a Argentina, por exemplo, pode-se conseguir cotações melhores em pequenas casas de cambio no centro da cidade do que nos aeroportos ou nas casas de cambio mais conhecidas.

  15. Oi Pedro! Primeiramente parabéns pelo post.

    Sei que essa pergunta é um pouco difícil pois varia muito do estilo de viagem de cada um, mas gostaria de ter ao menos uma base. Vou pra África do Sul (Joburg e Cape Town) e passarei 10 dias. Estou pensando em cambiar R$3.000 pra mim e pro meu marido, sendo que já pagamos todas as hospedagens e aéreos. Vc acha que tá tranquilo ou devo me programar pra mais? Não somos viajantes mochileiros e gostamos de um pouco de conforto (não luxo).

  16. Olá Pedro!

    Pretendo fazer um intercâmbio de 3 meses em Cape Town. Sei que depende bastante, mas quanto mais ou menos é recomendável levar de dinheiro? sem luxo (apenas comida, locomoção e poucos passeios).

  17. Ola Pedro, tudo bem? Primeiramente parabéns sobre seu blog. Peguei muitas dicas valiosas e já parece que até já conheço Cape Town.
    Estou indo agora em agosto fazer intercambio de 30 dias e estudarei na EC tb!! Já fechei a hospedagem, um hostel no Greem Point e pagarei com o cartão de crédito. Minha grande dúvida, até li alguns comentários e achei valido, é: Vc acha que vale a pena levar o cartão pré-pago com dólar e lá em Cape Town ir sacando conforme vou precisando? Estou pensando em levar uns 1800,00 dólares, que dá mais ou menos 23.200 mil rands, acha que dá tranquilo? Sou econômica, mas sempre fico com medo de faltar dinheiro. Obrigada e parabéns!

    • Oi, Laysi!
      Essa quantia tá legal pra 1 mês. Eu sempre levo esse cartão pré-pago como backup. O que pega é a taxa a cada saque. Por isso, o melhor é fazer poucos saques, com quantias maiores.

  18. Boa tarde Pedro, tudo bem?
    Primeiramente, parabéns pelo artigo. Deu para esclarecer muitas dúvida. Entretanto, ainda tenho uma que parece ser geral.
    Estou indo essa semana para Africa do Sul e vou ficar um mes. Vou ficar na região de Durban participando de um projeto voluntário. Já paguei pela minha acomodação e nela está incluso café da manhã, almoço e janta. Durante semana vou ficar por conta do projeto, ou seja, gastos com passeios e tudo mais serão só de fim de semana.
    A agência me sugeriu 350 rands por semana (além do dollar que já estou levando, em torno de 800). O que você acha deste valor para um mes? Está dentro do padrão?
    Obrigado.

  19. Parabéns pelo blog! Esta ajudando muito!!
    Uma dúvida: para alugar o carro é necessário ter a carteira de habilitação internacional?

  20. Olá Pedro! Quantos Rands são necessários para uma boa viagem de 3 pessoas(sem contar o hotel, porque já está incluso no pacote)?

      • João, como os perfis de viajante variam muito, costumo dizer que calculando 10 mil rand/pessoa por mês é mais garantido.
        Sugiro consultar também o link da planilha que está no post e o site Quanto Custa Viajar. Abs.

  21. Oi Pedro!
    Obrigada pelas dicas!
    Estou pensando em começar a viagem por Joanesburgo, dirigir até o Kruger e depois ficar um dia ou dois em Joanesburgo….dirigir a até cape town e voo de volt seria por cape town. Vc acha que é tranquilo ir de Joanesburgo até Cape Town de carro?

  22. olá, gostaira de saber se você alugou GPS ou usou apenas o telefone? estou nessa dúvida. Sabemos que nos EUA o sinal de internet funciona o tempo todo, já no Brasil é sofrível, então não sei como seria na AS, será que seria mais seguro alugar um carro com GPS?

  23. Pedro
    .
    otop seu blog mais tenho algumas duvidas desculpa minha ignorancia …

    vou ficar 15 dias meu voo é pra Joanesburgo ida e volta , quantos dias acha necessario pra ficar la ? quero ir pra Capetown de preferencia de avião , quantos Usd devo levar pra fazer safari e alguns passeio ?
    desde ja agradeco

  24. Olá Pedro!

    Gostaria de saber se é tranquilo fazer a viagem para AS por conta próprio, estou pensando ficar 10 dias, nosso maior foco e Safari no PARQUE KRUGER e Cidade do Cabo, gostaria de um sugestão de hospedagem principalmente no Kruger, pois acredito que o próprio hotel oferece o Safari correto? Quando falei tranquilo, porque me falaram que não e muito seguro, que ideal seria ir com agencia de viagem, mas gosto sempre de planejar viagem por conta própria.
    Grato

  25. Olá! Vamos passar o Natal e Ano Novo lá! Gostaria de dicas do que fazer ou algum restaurante que possamos comemorar essas datas? Obrigada

  26. olá Pedro, acabei de achar suas dicas!!! estou indo dia 12/12 e voltando dia 09/01/18 , vou estudar na IH em Cape Town. Como farei intensivo, minha ideia é aproveitar a sexta, sábado e domingo para fazer os passeios. Vou passar Natal e Ano Novo tbem. Não consegui ainda lugar pata ficar pois já está tudo lotado, você tem alguma dica de hospedagem? Em Cape Town a vida noturna é mais cedo do que no Brasil? muito obrigada pelas dicas !!!!?

  27. Pessoal, também vamos passar Natal e Ano Novo em Cape Town…vamos chegar dia 15/12 na cidade…podemos juntar uma galera…
    Pedro, muito legal esse espaço…parabéns…você tem dicas para Natal e Ano Novo?

  28. Olá!! Estou indo agora no mês de janeiro a cape town e vou ficar na casa de conhecidos, eles fizeram uma lista de pedidos inclusive alimentos e vejetais! Sabe me ajudar e falar com o que eu posso entrar no país?? O blog é muito top! Parabéns!
    Obrigado!

  29. Boa Tarde!Li o seu blog me ajudou muito em algumas dúvidas que eu estava em relação aos valores em quanto levar. Estou indo em Setembro para Cape Town, via Joanesburgo. Eu não falo nada de Inglês. Terei problemas na migração por não entender nada da língua local? A noite em Cape Town, costuma ser caro as bebidas entrada de em boates?

  30. Olá Pedro…primeiramente gostaria de te parabenizar pelo site, estou amando as dicas e fazendo o meu roteiro de viagem com base nele. Vou ficar 10 dias e meu vôo vai direto para a Cidade do Cabo. Você saberia me indicar algum safari perto da Cidade do Cabo?

    Desde já o obrigada.

  31. Olá Pedro,

    Queria uma ajuda, estou querendo levar dólar para trocar lá, pois a maioria das pessoas comenta que vale mais a pena.

    Mas eu queria saber se você tem +ou- quanto eles cobram de taxas, impostos e comissão para eu ter uma noção de quanta ficaria a moeda.

    Pois no site eles mostram os valores sempre sem essas taxas.

    Obrigado.

    • Não sei te informar, Giuliana.
      Talvez o pessoal do Turismo Oficial da África do Sul (no face: Descubra a África do Sul) possa te ajudar.

  32. Oi, Pedro! Eu e uma amiga vamos para AS em outubro, gostaríamos de saber quantos Dólares a gente leva, mesmo ja levando Rand. Ah, vamos ficar 7 dias! E o clima durante esse mes!

    • Oi, Larissa!
      Outubro já começa a esquentar por lá. As estações são as mesmas que no Brasil.
      Quanto ao dinheiro, isso varia de pessoa pra pessoa. Por isso, sugiro dar uma olhada na planilha da Mama Africa English que tá linkada ali no post.

  33. Quero parabenizar o blog, forma excelente de descrever a Cidade do Cabo, em 2015 passei 36 dias em Sea Point…… Que lugar fantástico, dias felizes, culinária maravilhosa, povo lindo, perfeito para o aprendizado do inglês….. poderia ficar horas escrevendo com é maravilhoso aquele lugar… Saudades demais, em 2019 completo 50 anos e já decidi que meu presente será voltar!!

  34. Oi Pedro, tudo bem? Farei um intercâmbio de 1 mês na Cidade do Cabo, indo em novembro. Minha dúvida é quanto as passagens, só encontro preços melhores, ida e volta, com prazos curtos. E tinha a intenção de ficar até a virada do ano. Tem alguma sugestão de como comprar as passagens com o preço mais em conta ou os valores são mais altos mesmo? Obrigada! Suas dicas são excelentes!!!

    • Aline, na segunda quinzena de dezembro os preços são mais altos mesmo.
      Uma chance de pagar menos talvez seja usando os pontos do programa Multiplus.
      Outro dia vi algo sobre uma parceria da Taag com a Gol, mas a cia angolana não me esclareceu muita coisa, aí não sei se há a possibilidade de usar os pontos do Smiles.

  35. Boa noite,
    Primeiramente, deixo aqui meu elogio ao blog. Há 2 meses, ando lendo tudo que existe sobre a África e Cidade do Cabo; e esse foi disparado o melhor conteúdo que eu achei.
    Dúvidas que eu procurava em outros sites e só encontrei aqui, esclarecidas de forma clara e rápida. Assim, deixo aqui os parabéns e gratidão.
    Por fim, gostaria de tirar uma única dúvida que ainda persiste e não consigo esclarecer. Qual procedimento seria mais adequado e vantajoso em relação ao dinheiro. Levar os dólares (os quais vou precisar trocar e já perder algum percentual nas casas de câmbio), ou, simplesmente, sacar a moeda local em algum caixa eletrônico na cidade?
    Obrigado,
    Abraços.

  36. Olá Pedro, teu blog tem ajudado muito. Criei um roteiro, mas não sei se é viável, é um primeiro estudo hehehe, Gostaria de uma opinião de quem realmente conhece o local.
    Chegaria a Joanesburgo, alugaria uma carro para ir a Kruger Park. Ficaria lá por dois dias. Voltaria a Joanesburgo de carro e o devolveria. Pegaria um voo para Cape Town e alugaria carro para passar os dias lá e de la voltaria para o Brasil. Tu acha viável isso? Ou seria melhor fazer esses meio percursos de avião? A viagem seria de 7 dias inteiros lá e 9 dias totais (incluindo voos). Para esses 7 dias lá, já pagando as passagens, hospedagens e safáris, será que 500 dólares é o suficiente? (pretendemos alugar apartamento para economizar nas refeições)!!
    Desculpa as perguntas, sei que essa parte financeira é de cada pessoa, gostariamos de ir, aproveitar, mas sem gastar muito.. as passagens já estão bem pesadas (pois saimos do RS)!!

    • Oi, Aline!
      É um roteiro viável, sim.
      Quanto ao dinheiro, acho que fica meio apertado, mesmo dando uma segurada na alimentação. Tô considerando, principalmente, o preço de um tanque cheio do carro, que fica na casa dos 600-700 rand.

  37. Boa tarde, adorei as dicas, serão muito uteis, estarei lá em setembro e ficarei por 15 dias, e gostaria de andar de bike por lá, entre outras coisas quando estiver com horario livre das programações já inclusas no meu pacote. Alguém indica onde posso alugar bike ? algum grupo de bike MTB por lá ? também, o mergulho com White Shark….

    • Fernando, dá uma olhada no post sobre aluguel de bikes em Cape Town. A UpCycles tem alguns modelos para alugar.
      Quanto o shark diving, mergulhei em 2011 com a White Shark Ventures.

  38. Olá Pedro, primeiro elogiar seu post, está praticamente tudo aqui, muito legal!!Estamos indo esta semana, e vi que vamos pegar uns dias de chuva em Cape town, mas a dica que queria e não encontrei ainda e empresas com city tour legal na cidade, conseguindo conhecer varias coisas em 04 dias lá. Se tiver um receptivo brasileiro ou português para indicar melhor ainda.

  39. Nossa, não acredito que viajo semana que vem pra África e só achei seu blog agora. Parabéns, adorei!
    Minha dúvida ficou quanto ao câmbio: estou levando dólares e já troco tudo no aeroporto mesmo? Ou a taxa de cambio varia?
    Desde já agradeço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.