Langebaan e West Coast National Park: Tem um Caribe na África do Sul

Langebaan é uma cidade de praia localizada ao norte de Cape Town. Famosa pela sua água repleta de tons de azul, fica colada junto ao West Coast National Park. Pegue o protetor solar e dois packs de Guaraviton, pois hoje o assunto é praia!

Ao chegar no West Coast National Park, fiquei impressionado ao me deparar com uma paisagem tão diferente a menos de 2h de Cape Town

(post atualizado em 20/1/2019)

Conheci Langebaan durante a minha viagem de dezembro de 2015, passando uma noite na cidade. O fato de ter voltado lá dias depois diz muito sobre minha opinião sobre aquele lugar.

Já a terceira visita, em novembro de 2018, confirmou meu encantamento com aquela região que, por incrível que pareça, não costuma entrar no roteiro dos brasileiros que vão a Cape Town.

West Coast National Park

A primeira viagem para Langebaan, lá em 2015, começou pelo West Coast National Park. É bem fácil chegar naquele parque, pois o Waze te leva até lá sem problemas.

Seguindo dicas que recebera (valeu, Gessica!), minha estratégia foi entrar pelo portão mais ao sul – o primeiro para quem vem de Cape Town – e, na saída, utilizar o outro acesso, que dava direto em Langebaan.

Na guarita do parque, você paga pela entrada (87 rand/pessoa em janeiro/2019) e ganha um mapa. Escolhi meio que na sorte a praia de Kraalbaai, pois o caminho até lá parecia mais fácil: bastava seguir reto.

Kraalbaai

A praia de Kraalbaai fica numa lagoa de água rasa, transparente e quase parada. Não à toa, atrai muitas famílias com crianças. Um hábito que achei curioso foi levar barracas – aquelas de acampar – pra areia. Também vi muita gente jogando bola e, lá na frente, lanchas puxando pessoas sobre bóias.

Aquela vista hipnotiza e acalma. As horas passaram muito rápido. Você esquece o tempo e outras preocupações, até porque está em um lugar seguro e com boa estrutura: há banheiros limpos, estacionamento livre de flanelinhas e, para quem quiser, churrasqueiras.

Shark Bay

Não se assuste com o nome. Não existem tubarões em Shark Bay. É apenas mais uma praia de água calma e transparente na mesma lagoa que Kraalbaai. A diferença é que ela fica fora do parque.

Shark Bay se localiza muito perto do portão norte do West Coast National Park – o mais próximo ao centro de Langebaan. O ponto de referência para seu acesso é uma construção inacabada. Achou as ruínas? É ali mesmo que você deve entrar.

O que me chamou a atenção na praia foi o número de gente pescando longe da areia e praticando kitesurf. E a água ali é tão transparente que, às vezes, ficava com a impressão de que os caras velejavam em áreas secas.

Durante a viagem de 2015, conheci melhor Shark Bay quando voltei a Langebaan. Achei tão legal quanto Kraalbaai, mas não tive muito tempo para curtir o sol daquela tarde, pois um nevoeiro chegou e, do nada, deixou tudo cinza.

Entretanto, não posso me queixar do clima que encontrei quando voltei àquela praia em novembro de 2018. Era uma manhã de céu completamente limpo, e, como se fosse possível, a água estava ainda mais azul. Ou verde. Seria turquesa?

De quebra, ainda vi tartarugas cruzando a pista na estradinha que leva ao estacionamento de Shark Bay. Dirija devagar por ali!

Langebaan

Depois do West Coast National Park, foi a vez de conhecer a cidade que víamos do outro lado da lagoa.

Langebaan parece muito as cidadezinhas de praia que vi pela Garden Route, como Wilderness e Plettenberg Bay. Cheia de cruzamentos sem sinal, conta com vários mercados (Spar e Pick n Pay) e postos de gasolina.

Já as acomodações podem ser um problema se você chegar lá sem ter reservado uma hospedagem. Em 2018, tentei procurar um lugar para ficar durante a tarde que cheguei, e, na maioria das pousadas, não havia ninguém na recepção. O jeito foi correr para Saldanha, cidade vizinha e nada charmosa.

Onde comer em Langebaan

Na hora de jantar, o Google indicou o concorrido Die Strandlooper, localizado na praia e repleto de avaliações positivas. O restaurante serve uma refeição de dez pratos e cobra um preço fixo (325 rand em janeiro/2019). Lembro que, na época, minha companheira de viagem e eu desistimos, pelo valor e por não aceitarem cartão de crédito.

O plano B foi partir para a Bree St, que conta com vários restaurantes. Escolhemos o Driftwoods, o último da rua, de frente pra praia. Batia com a recomendação que me deram (“procurem um lugar todo azul no fim da rua”). Se era o mesmo, não sei, mas gostei.

Começamos com um carpaccio de springbok na entrada, e dividimos um combinado de frutos do mar (seafood platter) com filé de peixe, lula (calamari), camarão, mexilhões e, sempre ela, a batata frita.

Curti tanto que dei uma passada rápida no Driftwoods em minha viagem de 2018. Como estava sem fome naquele momento, fiquei só na Appletiser, uma bebida gasosa de maçã que fatura bastante quando estou no país.

Quando ir

O ano todo, seja ficando uma noite ou fazendo um bate-volta. O West Coast National Park é uma boa para o verão, mas sua alta temporada é a primavera. Na chamada “flower season”, entre setembro e outubro, a vegetação é tomada pelo colorido das flores.

Quantos dias

Recomendo passar pelo menos uma noite em Langebaan. Assim, dá pra incluir até uma passagem pela bucólica Paternoster.

Como não há muitas opções de hospedagem na cidade, um bate-volta a partir de Cape Town também é uma boa ideia. Confira o post que fiz sobre essa alternativa.

Como chegar

De carro. O Waze informa o caminho sem pegadinhas.

Já de ônibus fica mais difícil. Achei no Google apenas um link da empresa Elwierda, que tem uma linha Cape Town-Saldanha (vizinha de Langebaan). Há apenas uma viagem por dia em cada sentido.

Mapa West Coast, África do Sul

Serviço

Hospedagem

Masada Guest House (site) – Endereço: 18 Loop Street – Langebaan

Saldanha Bay Inn – Endereço: 98 Van Riebeeck Street – Saldanha

Onde comer em Langebaan

Driftwoods (site) – Especializado em frutos do mar. Endereço: esquina da Bree Street com Beach Road.

West Coast National Park

Valores da entrada no parque até 31/10/2019: 87 rand (adultos), 44 rand (crianças).

Valores da entrada em agosto e setembro (temporada das flores): 186 rand (adultos), 93 (crianças).

Site oficial do parque

Veja também:

Langebaan – Dicas de hospedagem: a boa e a ruim

Bate-volta de Cape Town à West Coast da África do Sul


Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:

– pagamento em real, mesmo para reservas fora do Brasil;

– parcelamento em até 12 vezes;

– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.

Relembrando: o leitor do Bastante Sotaque não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui ou em um dos banners – este do post ou o da coluna ali da direita.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

3 comentários

  1. Quero ir com minhas crianças para esta praia! Excelente dica. Uma pergunta, a água é super gelada tb? E o vento, daquele naipe que tem que usar gorro? Da pra curtir com crianças brazucas tropicais ou só sul-africano que encara?
    Obrigada

    • Oi, Tati! Então, como fui no verão, fim de dezembro, peguei um calor forte, zero vento.
      Já á água estava bem menos gelada que Camps Bay. Não é exatamente um ofurô, mas dá pra mergulhar e ficar de boa naquela água (que é beeeem rasa, por sinal).

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.