Dicas da África do Sul: chegando no aeroporto de Joanesburgo

O aeroporto de Joanesburgo é a principal porta de entrada da África do Sul, país que vem recebendo cada vez mais brasileiros. Neste post, você encontrará algumas dicas para se virar no bom OR Tambo.

Aliando preços mais em conta a uma grande variedade de roteiros, a África do Sul costuma ser o primeiro destino internacional de muitos brasileiros. Assim, o aeroporto OR Tambo, em Joanesburgo, acaba fazendo parte do seu roteiro.

(post atualizado em 22/8/2019)

Considerada o hub do hemisfério sul, Joanesburgo é a cidade mais visitada do continente africano. Felizmente, seu aeroporto tem uma boa estrutura e, no geral, dá conta do recado. Portanto, caso bata uma insegurança em você que nunca usou o passaporte, relaxe. Não há razão pra surtar.

Confira alguns posts no blog que podem ser úteis para você que vai voar para a África do Sul:

Voando com a SAA para Cape Town (via Joanesburgo)

Voando com a SAA para Joanesburgo

Como se virar no voo da South African

SAA e Gol: acumule milhas no Smiles

Chegando no aeroporto de Joanesburgo

Antes de sair de casa, no Brasil, procure checar a previsão do tempo em Joburg. No outono e no inverno, você pode encontrar temperaturas bem baixas por lá. Na viagem de maio de 2017, por exemplo, o piloto disse que fazia 3ºC na cidade. Ainda bem que eu havia me prevenido, levando casaco, cachecol e luvas (cariocas…) na mochila.

Imigração do aeroporto de Joanesburgo

Quando você deixa o finger ou desembarca do ônibus, pode encontrar um bloqueio formado pelos agentes de segurança. Nas minhas últimas três vezes lá, estavam parando todo mundo. Pediam pra ver o passaporte, perguntavam por quanto tempo ficaria ali, o motivo da viagem, e se pretendia sair e entrar no país durante aquele período.

O próximo passo é a longa caminhada para os guichês, onde você apresenta o famoso Comprovante Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra febre amarela.

Brasileiros devem seguir para a área mais à direita, a de países dos quais não é exigido o visto. Eu procuro andar rápido para chegar logo àquele pedaço.

Em 2018, tive sorte e escapei do rush matutino, pois o meu voo era o único desembarcando naquele momento. Ainda assim, esperei mais do que deveria, pois não havia muita gente trabalhando nos guichês. O atendimento nessas áreas burocráticas é o ponto fraco do OR Tambo.

Já quando há um grande número de aeronaves chegando na mesma hora (hub do hemisfério…), é preciso ter paciência, pois a fila pode ser bem grande e lenta. 

Wi-fi no aeroporto de Joanesburgo

Se você quiser mandar aquele “mãe, cheguei” pelo Whatsapp, pode aproveitar o wi-fi gratuito do aeroporto de Joanesburgo. Procure pela rede #Airport Free Wi-Fi.

Wi-fi no Aeroporto OR Tambo de Joanesburgo

Conexão para Cape Town e outras cidades sul-africanas

Se a demora na Imigração é quase inevitável, a esteira de malas às vezes surpreende. Em algumas viagens, minha bagagem chegou bem rápido. Certo mesmo é o tempão que você vai perder na fila do raio-x. Por essas e outras, recomendo deixar uma janela de 2h entre os voos. Se for possível, 3h.

Uma forma de ganhar tempo é fazer o recheck-in antes de sair para o saguão. Para quem voa com a South African Airways, o balcão da empresa fica exatamente antes da porta automática, no lado esquerdo, em frente às casas de câmbio. É o primeiro que você vê.

Quanto às outras companhias, não lembro de ter visto funcionários nos balcões da área de recheck-in. Pode ser pelo horário, pois sempre passei por ali de manhã cedo.

Confira o post sobre a conexão e o voo para Cape Town

Evitando o golpe: hora de dibrar

No geral, acho aquele aeroporto tranquilo. Chamo atenção apenas para a ação dos porters, os carregadores de mala. Tenha em mente que aquelas pessoas vestidas de preto e laranja são feitas para você driblar.

Eles podem parecer atenciosos na abordagem, mas, no final, intimidam e constrangem – principalmente, as mulheres. “Pedem” gorjetas altas e até em dólar. Não dê confiança.

Você não precisa deles para chegar ao setor de embarques domésticos: pegue o elevador, vá até o 2 e siga as placas com indicações para o Terminal B Departures.

Vale destacar a medida da SAA, que disponibilizou, em seu balcão no aeroporto de Guarulhos, folhetos mostrando o passo a passo das conexões em Joanesburgo.

Câmbio no aeroporto de Joanesburgo

Se quiser trocar dinheiro no aeroporto, dá pra fazer isso antes de sair para o saguão. Caso prefira fazer isso depois, há casas de câmbio logo depois da porta automática, à esquerda.

Pelo menos a do banco Bidvest aceita reais. Já troquei lá algumas vezes.

Comendo no aeroporto de Joanesburgo

Os voos da SAA chegam cedo, por volta das 7h locais. A melhor opção para tomar café da manhã é a padaria Lucky Bread, que muda de nome a cada vez que vou lá. Em 2017, pedi um chocolate branco quente (300 ml, 30 rand) e um chicken mayo num pão ciabatta, que saiu por 55 rand.

Já se seu relógio biológico estiver confuso e o corpo pedir algo mais pesado, sugiro Nando’s, Wimpy e Ocean Basket, o queridinho dos brasileiros.

Na área de embarque doméstico, há várias opções também. Antes de voar para Cape Town em 2018, parei para tomar um café e comer pasteis de nata (sim) no Vida e Caffè. Essa rede é uma boa opção para quem ainda não é craque no inglês, pois alguns ítens de seu cardápio receberam nomes em português.

Transfers para hotéis próximos

Há vários hotéis perto do OR Tambo. Alguns são, de fato, junto do aeroporto. Outros, como o Southern Sun, são meio ruins para ir a pé, com mala.

Geralmente, eles oferecem transfers gratuitos. O ponto de encontro fica atrás do InterContinental Hotel. Para chegar lá, basta seguir as placas para Public Transport.

No caso do Southern Sun, onde fiquei uma vez, o serviço de shuttle é de graça. As vans passam de 15 em 15 minutos.

Saindo do aeroporto de Joanesburgo

Se você comprar um chip local no aeroporto, pode pedir um Uber, que funciona muito bem em Joanesburgo.

Infelizmente, os táxis da cidade não me passaram muita confiança. Por isso, o melhor transporte público acaba sendo o Gautrain (pronúncia: rrráu-trein), trem de alta velocidade construído para a Copa do Mundo de 2010. Ele atende áreas como o Centro de Joburg, Sandton e Pretória.

Há uma estação no OR Tambo mesmo, e você pode comprar o seu cartão recarregável na bilheteria.

Em 2015, fui com o Gautrain até a estação Park, no Centro. Lá, não teve jeito: precisei pegar um táxi para o meu hostel em Maboneng. Normalmente, pediria um Uber, mas meu celular estava com problema.

Alugando um carro no aeroporto de Joanesburgo

Como todo bom aeroporto internacional, o OR Tambo conta com as principais locadoras de veículos. Se preferir fazer sua reserva ainda no Brasil, uma opção é aproveitar a parceria do Bastante Sotaque com a Rentcars.

Quem voa do Brasil para Joanesburgo

SAA e a Latam são as empresas que realizam voos diretos entre Brasil e África do Sul, sempre no trecho São Paulo/Guarulhos (GRU)-Joanesburgo (JNB). A viagem dura entre 8 e 9h.

Apenas a companhia sul-africana opera esse trecho diariamente. Por sua vez, a Latam oferece cinco voos semanais entre o aeroporto paulista e o OR Tambo.

Latam diminui duração do voo entre São Paulo e Joanesburgo

Uma outra opção é a angolana Taag, que realiza a rota São Paulo/Guarulhos (GRU)-Luanda (LAD), chegando à África do Sul por Cape Town ou Joanesburgo. Não é necessário visto para fazer a conexão.

Veja também:

Comprando chip e internet móvel na África do Sul

Dicas de hospedagem em Joanesburgo: Curiocity Hostel

Guest post: Joanesburgo por quem morou na cidade

O blog viajou em maio/2017 para a Indaba a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways


Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento.

Roteiros personalizados

Tangará Destinos

Minha sugestão é a Tangará Destinos, que mantém uma parceria com o Bastante Sotaque. Com know-how adquirido durante anos de consultoria e roteiros personalizados, a Fernanda Freitas pode te ajudar a montar e planejar uma viagem singular, exclusiva.

Seguro viagem

Real Seguro Viagem

A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui ou no banner abaixo.

Seguro viagem geral 300x250

Seguros Promo

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Guia de viagem

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.Dicas da África do Sul

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

111 comentários

  1. Encontrei seu blog pelo facebook e ja me apaixonei, toda vez que vejo alguem falando da Africa do Sul eu fico extremamente feliz. Melhor lugar do mundo, mal posso esperar pra voltar pra casa haha. Saudades da minha linda Port Elizabeth.

    Ganhou um seguidor fiel =)

  2. Olá! Tenho uma dúvida: As bagagens para quem está fazendo apenas conexão em Joanesburgo precisam ser novamente despachadas para o voo que segue pra Cape Town?

    • Oi, Raul!
      Sim, mas dá pra despachá-las antes mesmo de sair para o saguão. Procure o balcão da South African antes da porta automática, do lado esquerdo. Ali, você já faz o check-in e despacha.

    • Oi, Quézia!
      Eu descobri o da SAA meio sem querer, e acabei nem reparando se havia outros balcões.
      Qualquer coisa, é só pedir informações ao staff da BA ou da Kulula (uma cia sul-africana que pertence a eles).

  3. Olá Pedro! Vou com a família em Fevereiro e nossa primeira parada será em Joanesburgo. Qual seria a melhor opção de transfer para o centro? Vamos ficar em um hotel pertinho da Gautrain Station em Sandton e só iremos alugar um carro no dia de ir para o Kruger. E para conhecer a cidade, o “red bus” é uma boa opção?

  4. Boa noite Pedro !
    Vou para Cape Town vou fazer um conexão em Johanesburg saindo de guarulhos pela south African e fácil o acesso dentro do aeroporto de johanesburg e muito grande? e longe o acesso da conexão ? As mala tem que pega e despachar novamente ?

    • Cape Town: despacha
      Joanesburgo: não pega bagagem; vai direto pro embarque internacional (a fila do passaporte costuma ser meio demorada, melhor chegar logo lá!)
      Guarulhos: retira a bagagem

  5. Olá boa noite,

    Um casal de colegas irá para Johannesburgo e de lá seguirá para Sydney com a Emirates, para passar pela imigração e etc o pessoal fala em outros idiomas? Exemplo, português? É a primeira viagem internacional deles e estão com receio, pois ainda irão ter que fazer novo check-in de JNB para SYD. Agradeço pela sua atenção desde já.

    • Oi, Carla.
      Acho difícil encontrar alguém que fale português por lá, mas é um aeroporto bem sinalizado.
      Além disso, o sistema de som do voo informa, em português, os procedimentos para passageiros em conexão.
      Talvez o pessoal da South African Airways possa fornecer mais detalhes pelo e-mail saabrazil@flysaa.com.

  6. Boa noite, pesquisando sobre viagens para África do Sul vim para em seu blog! Parabéns de muito bom gosto e conteúdo abordado. Minha dúvida é: se eu levar só reais eu consigo trocar no aeroporto? Ou corro o risco de não achar moeda? Estava pensando, se eu for trocar reais por dolar para depois trocar novamente para moeda local eu vou pagar câmbio duas vezes. O que me diz? Forte abraço.

    • Olá! Eu não entendo muito de números/câmbio e tal, mas levei um pouco de reais na última viagem pensando dessa mesma forma.
      E não existe o risco de você não achar moeda. Há pelo menos duas casas de câmbio no aeroporto de Joanesburgo (Travelex e Bidvest).
      No Bidvest, aceitaram cédulas a partir de 10 reais.

  7. Olá! Vou pela LATAM, chego em JHB às 07:35 e logo embargo pra Cape Town pela low cost Flysafair. Acha que o vôo pra Cape Town as 10:45 é tempo suficiente pros procedimentos de desembarque, imigração, novo despacho, etc?
    Desde já, muito obrigada!

  8. Olá Pedro, tudo bem?
    Vc já fez o percurso Joanesburgo até CapeTown de ônibus ou trem?
    Conhece alguém que fez, recomenda?
    Estou pesquisando se há algo entre as cidades para conhecer e mochilar…

    Obrigado

  9. Boa noite Pedro! Qual a melhor empresa aérea p viajar de Joanesburgo p Cidade do Cabo? Vamos pela LATAM e ficaremos dois dias em Joanesburgo e agora estou na dúvida qual empresa(custo benefício) p nossa viagem! Iremos final de outubro!

  10. Oi Pedro!
    Seu blog é ótimo! Tirou muitas dúvidas.
    Mas tenho mais uma dúvida: Vou à Moçambique no final do mês com conexão em Joanesburgo, e sou analfabeta na língua inglesa…na imigração se fizerem muitas perguntas, certamente ficarei com cara de “humm?” rsrs…alguma dica quanto a isso?

  11. Olá, Pedro!
    Passarei um dia inteiro lá, meu outro voo só sairá à noite.
    Pensei em pegar o trem até Sandton e fazer um passeio por lá, pegando um taxi nesse distrito.
    O que você acha?
    Será que eles transferem minhas malas, check in já de manhã ou terei que alugar um armário para deixá-las?

    • Oi, Neila.
      Sandton não tem muita coisa. Basicamente, é só o shopping que tem a Nelson Mandela Square. Você pode aproveitar o Gautrain pra também conhecer outros lugares. De repente, até Pretória.
      Quanto às malas, acho melhor consultar a cia aérea. É que até hoje só peguei conexões com horários próximos.

  12. Bom dia,
    Tenho uma dúvida, embarco em Guarulhos no dia 07/10/2017 as 18 hs desembarcando em Johanesburgo. O meu voo para Cape Town é pela Comair Ltda.
    É necessário retirar a bagagem e fazer o despacho novamente?
    A volta de Cape Town é a mesma situação.

    • Na chegada a Joanesburgo, é preciso retirar a bagagem.
      Quando volto de Cape Town, só retiro em Guarulhos, mas sempre voei de SAA. Melhor confirmar com a companhia.

      • Pedro, tudo bem? Quando você faz esse trecho (Cape Town – Joburgo – GRU), o primeiro trecho você faz de Comair?
        Comprei pela SA, mas a primeira parte é feita pela BA/Comair. Nesse caso também pegamos as malas só em GRU?
        Nossa conexao ta bem curtinha estamos com receio.
        Obrigada!

  13. olá!
    Adorei seu site e estou anotando todas as dicas! rsrsrs
    Vou chegar em Joanesburgo e de lá pegarei voos internos para a região do kruger e Port Elizabeth, vc sabe se posso levar uma ml de mão e mais uma de 23kg? entrei no site da South Africa mas achei bem confuso. E vc indica usar algum locker no aeroporto?

    • Oi, Thalita! Que bom que o blog tá ajudando!
      Tenho 99% de certeza que pode levar essas duas, sim.
      Lembro que na minha última viagem, até levei uma garrafa de vinho na bagagem de mão num voo interno.
      De qualquer forma, aqui vão os números do atendimento da SAA aqui no Brasil:
      CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 3065-5115
      SAC: 0800 771 1030

  14. Olá Pedro boa tarde !!

    Estou lendo o seu post e está me ajudando muito rsrs…vou fazer escala em Joanesburgo no dia 01/01 gostaria de saber se tem como eu ir fazer um safari durante um período de 8 hrs que terei que esperar meu outro voo para Cold Cost ( Austrália) ???

    Como faço ??? Desde já agradeço a atenção.

    • Talvez dê pra ir em Pilanesberg, mas acredito que o tempo fique meio apertado pra isso. Uma alternativa pode ser pegar o Gautrain no aeroporto e fazer um passeio com o ônibus vermelho do City Sightseeing.

  15. Olá Pedro, bom dia!
    Seus posts me ajudaram muito na minha chegada e estadia em Cape Town! Obrigada!
    Tenho uma dúvida: estou voltando para São Paulo agora em novembro e meu vôo sai de Cape Town à noite, chegando em Joanesburgo por volta das 22 hrs. Meu vôo para Guarulhos sai só no dia seguinte.Devo pegar minhas malas em Joanesburgo e despachar novamente?
    Voarei SAA de Cape Town para Joanesburgo e LATAM (operado pela SAA) de Joanesburgo para Guarulhos. Muito obrigada desde já, att.
    Carla

    • Oi, Carla! Muito bom saber que deu tudo certo por aí!
      Neste ano, vivi uma situação parecida na volta. Cheguei de Durban à noite, peguei a bagagem em JNB e despachei novamente no voo da SAA para Guarulhos.
      Mas, pra garantir, confirma isso com a própria SAA. A página deles no Facebook tem um suporte que trabalha bem: https://www.facebook.com/SAABrazil/

  16. Olá Pedro, tudo bem?
    Estou indo para Cape Town dia 31/12/2017 e fiquei em dúvida com relação à conexão em Joanesburgo, pois o tempo de conexão é de 30 minutos!
    Neste caso, eu tenho que pegar a bagagem e realizar o re-checkin? Achei o tempo muito curto para fazer tudo isso e ainda passar pela imigração.
    Como ocorre neste caso?

      • Não entendi, me ajuda: Tenho um voo para Cape Town de Guarulhos, vou fazer SP – Joanesburgo – Cape Town. Preciso fazer o checkin do Voo de Joanesburgo para Cape Town antes e depois quando chegar preciso fazer o Re-Checkin de novo? Isto ? Sabem o por quê?

        • – Você faz o check-in em Guarulhos, e recebe os bilhetes dos voos GRU-JNB e JNB-CPT
          – Chegando em JNB, você precisa despachar a bagagem novamente. Você pode fazer isso no balcão de recheck-in antes da porta automática (caso o JNB-CPT seja pela South African) ou no balcão normal de check-in no terceiro andar.

  17. Pedro, tudo bem? Estou indo para a Africa do Sul no meio do ano e chego em Joanesburgo as 9h00. Minha intenção é sair de lá para Hoedspruit, onde passarei alguns dias fazendo safaris. O voo que parece mais adequado para lá é um da SAA as 12h15. Você acha que é viável, considerando o tempo para desembarque e a necessidade de despachar bagagens novamente?

    Obrigado

  18. Olá Pedro,
    O CIVP contra febre amarela tem uma data máxima para ser emitido? Sabe dizer se a vacina na África do Sul precisa ser tomada com alguma antecedencia? Por exemplo, tomar 30 dias antes de emitir o CIVP ou se já pode tomar e fazer o cartão?

  19. Oi Pedro
    Sabe me dizer se tem algum ônibus ou transfer do aeroporto de Joanesburgo direto para o kruger? Se Sim, tens noção de valor ou onde consigo ver o contato?
    Obrigada

    • Não existe esse serviço lá, mas as agências talvez busquem no aeroporto com vans. Veja com a Planeta Africa, Escapades in Africa, Outlook Safaris etc

  20. Fala Pedro, td blz? Obrigado por esse blog tão útil para os viajantes.
    Estou indo para joburg em 15agosto, ficar 7 dias. meu voo chega la as 09:55horario local. Gostaria de saber qto tempo +ou- levo para retirar bagagem e mais a imigração, para q eu possa agendar o primeiro passeio do dia sabendo ja q horario me libero no aero.
    Voo pela latam

    • Ola Tiago. Vim nesse voo ontem, super tranquilo. Nao gastei nem 25 min em todo o processo (passar na imigracao, pegar mala e chegar no saguao do aeroporto). Fiquei surpreso, pois é super rapido.

  21. Olá!! Muito bom seu blog!! Me esclareceu bastante duvidas que eu tinha Rs! Estou indo para Joanesburgo agora em agosto com meu marido, vc falou que usava uber, lá é confiável? Funciona como aqui no Brasil? Obrigada

  22. Nossa, Pedro !
    Você caiu do céu rsrsrs Estou indo no início de 2019 e como tenho 63 anos, estava insegura com a conexão pra Cape Town.
    Ficou tudo claríssimo pra mim.
    Grata

  23. Boa tarde
    Vou passar um mês de férias em Joanesburgo.
    Vou ficar hospedado em casa de amigos.
    Vale a pena adquirir chip de celular ou tem wifi acessível na cidade?

  24. Oi Pedro, tudo bem??

    Estou amandooo o seu Blog, estou tirando todas as duvidas que eu tinha.
    Meu namorado tem esse desejo de ir para Africa do Sul então resolvemos ir esse ano e confesso que ja sei que vou amar.
    Só queria sua ajuda com uma informação que não estou encontrando por aqui.
    Seria melhor pegar um Voo São Paulo X Joanesburgo X São Paulo e não comprar a volta via CapeTown?
    Pergunto isso, porque veja muitas pessoas comprando ida e Volta Joanesburgo, mas muito provavelmente estarei em Capetown do fim da minha viagem. Se meu voo não for por lá, como deve ser esse trajeto Joanesburgo x Capetowns e Capetown X Joanesburgo? Voos internos ou por terra seria mais interessante?
    Me ajuda =)
    Beijos e obrigada.

    • Não sei se entendi sua dúvida, mas, na volta, acho mais fácil fazer CPT-JNB-GRU, pela disponibilidade de voos entre CPT e JNB e pela comodidade.
      Como a distância entre Cape Town e Joanesburgo é muito grande, só recomendo fazer isso de carro se tiver muito tempo.

      • Oi Pedro, muito obrigada!
        Na verdade minha dúvida era sobre esse trajeto interno porque é bem longe Joanesburgo de CapeTown neh?! Não sabia se era melhor comprar ida e volta por joanesburgo e depois fechar um voo interno separado de JNB x CPT ou se era melhor já comprar aqui do Brasil mesmo Chegando por Joanesburgo e voltando por CPT ahah entendeu?? Ficou confuso mesmo

  25. Bom dia Pedro, maravilhoso o Blog, tirou muitas dúvidas.
    Vou para Hoedspruit (GRU-JOAN-HOEDS) pela SAA em maio deste ano.
    O tempo de conexão para Hoedspruit é de 5 horas, será que consigo ir visitar o museu do Apharteid e voltar a tempo para o embarque para hoedspruit?Levaremos apenas bagagem de mão.(duas mochilas) Se sim, para ir de uber é viável? Como faço? Melhor alugar um carro? ir de trem? taxi? devo adquirir um chip para ativar o cel. lá?

    Obrigado

    • Edson, correndo um pouquinho, até dá tempo de ver o museu. A melhor opção é o Uber (compre um chip).
      Se o trânsito estiver ruim na volta, vá de Uber até uma estação do Gautrain para chegar mais rápido ao aeroporto.
      Tente chegar com pelo menos 2h de antecedência ao OR Tambo, já que a fila do raio-x demora uma eternidade.

  26. Olá, obrigada por compartilhar suas experiencias. Chegando no aeroporto de Joanesburgo tem tranfer, translado de van para ir para o parque kruger? Se sim, as empresas ficam no aeroporto? Posso contratar na hora que chegar? Desde já, agradeço!

  27. Nossa, não vou conseguir fazer essa conexão! Meu voo pela Latam chega às 07:40 em joanesburgo e o outro pela Kulula sai às 09:25hs… será que vou ter que fazer despacho de bagagem e tudo? tô ferrada… kkkk

  28. Pedro, parabéns por tudo. se puder ainda ajudar; viajarei de SAA em 20 0ut farei GRU-JBG, chego 7h e pego novo voo SAA 23h para Perth Australia. considerando que perderei 2h na chegada e peciso chegar 3h antes do proximo voo, terei 10h disponivel. Ai vai a pergunta: O aeroporto oferece algum lugar para banho. Qual estação eu desço para pegar o onibus vermelho

  29. Pedro, voce possui alguma atualização do tempo de demora na imigração?
    Estarei indo para JNB dia 25/01, porém estou com receio de perder o próximo voo que seria ás 10:20hs pela SAA. A Compra não foi casada. Chegarei em JNB com a Latam ás 07:40 e seguirei em direção a Walvis Bay (Namibia) com a SAA.
    A SAA tem outro voo partindo as 11hs.
    Na sua opinião o voo das 10:20hs é viável?

    • O de 10h20 é viável, sim.
      É só passar no balcão da SAA antes da porta automática. Ali, você ganha tempo. Pode despachar as bagagens e ser encaixada em outro voo, se acontecer algum imprevisto.

  30. Amigo, to tão na dúvida de tudo, sobre valores onde se hospedar qual mês devo ir, pedi uma levantamento com uma agencia e os valores ficaram alto demais, queria tudo baratinho se possível sabe.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.