África do Sul: Vacina e certificado internacional da febre amarela

A África do Sul exige o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) dos viajantes provenientes de países considerados áreas de risco de febre amarela. A vacina deve ser tomada, pelo menos, a dez dias do embarque e vale por dez anos.

Sugiro que a vacina da febre amarela seja uma das primeiras coisas feitas durante a preparação da viagem.

(Post atualizado em 28/1/2020)

CIV - Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela
Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) da Febre Amarela

Emiti o meu CIVP em 2011 no posto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Desde janeiro de 2020, a emissão presencial nessa unidade é feita apenas às terças e quintas (8h-12h e 13h-17h).

CIV - Certificado Internacional de Vacinação da Febre Amarela
Orientações escritas no Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) da Febre Amarela

Validade do certificado internacional de vacinação

Se o seu CIVP da febre amarela, assim como o meu, possui data de validade, não é preciso renová-lo. Em julho de 2016, a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um documento oficializando a alteração no Regulamento Sanitário Internacional (IHR, na sigla em inglês).

A mudança segue uma orientação do conselho estratégico de especialistas em imunização da OMS. O grupo concluiu que uma dose da vacina garante proteção por toda a vida.

O documento, que está disponível no site da OMS, decreta a mudança do período de validade do CIVP da febre amarela de dez anos para a vida toda.

“A validade vitalícia se aplica automaticamente a todos os certificados emitidos após 11 de julho de 2016 e a todos os emitidos previamente”, diz o comunicado.

Anvisa: atendimento presencial

Antes de se dirigir ao posto da Anvisa, faça o pré-cadastro no site da agência. Vale ressaltar que o sistema permite apenas o cadastro de viajantes que possuem CPF. Ainda segundo o órgão, o e-mail deve ser diferente para cada pessoa.

Para quem tiver dificuldades nesse processo, basta entrar em contato com eles pelo número 0800 642 9782.

Para conferir a lista das unidades emissoras do CIVP, visite este link da Anvisa.

Anvisa: atendimento web

A outra opção para emitir o CIVP da febre amarela é através do site do Governo Federal, imprimindo o documento em casa. Ele será assinado eletronicamente pelo servidor da Anvisa e o viajante deve assiná-lo antes da viagem.

Antes de tudo, é preciso se cadastrar no Portal de Serviços do Governo Federal. Na sequência, solicite o CIVP neste link.

De acordo com a agência, o prazo para a emissão online é de até 10 dias úteis.

Quando tomar a vacina contra a febre amarela

É essencial que a vacina seja tomada, no máximo, dez dias antes da viagem. Voltando ao documento da OMS: “o certificado de vacinação contra a febre amarela terá sua validade estendida para a vida toda da pessoa vacinada; ele é válido dez dias após a data da vacinação“.

Vacina da febre amarela no Rio de Janeiro

O primeiro passo é se dirigir ao posto de saúde para ser vacinado. Quem mora no Rio pode consultar a lista da Secretaria Municipal de Saúde. Ligue antes para ver se eles têm a vacina. Eu fui no da rua Desembargador Isidro, na Tijuca. Vá direto ao setor de vacinação, pois a fila perto da entrada é para atendimento normal.

Reação à vacina da febre amarela

O braço não doeu. Só não contava com uma queda brusca de pressão assim que entrei no carro. Antes que visse tudo preto, cheguei numa mercearia, comprei água e molhei a cabeça. E a caixa ainda me deu um pouco de sal grosso.

Fiz uns treinos intensos de corrida até a reação chegar no quinto dia (exatamente como o site da Anvisa falava). Acordei mal, fiquei com febre por dois dias e tive dores musculares por mais três.

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem para a África do Sul ou qualquer outro destino com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site e domínio.

Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.Dicas da África do Sul

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

2 comentários

  1. Gente, talvez seja util saber que esse certificado pode ser grampeado no passaporte. Pelo menos no meu é assim. Claro, nao grampeie na ultima pagina plstificada e sim em uma folha nao carimbada do final. Assim fica mais facil nao perder!:)

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.