Para tirar do roteiro: Wallys Cave, a Maya Bay da África do Sul

A Wallys Cave é carta fora do baralho. O acesso à caverna mais fotografada da Cidade do Cabo foi interditado. Enquanto o terreno se recupera, veja algumas opções para substituí-la no seu Instagram.

Seus seguidores conseguirão sobreviver se você não postar uma foto da Wallys Cave

Esqueça a Wallys Cave. Mesmo com toda fama dessa caverna no Instagram, ela precisa sair do seu roteiro de Cape Town. Os acessos foram comprometidos e a vegetação da área precisa de um tempo para se recuperar. Por isso, a SANParks interditou suas trilhas.

O caso é semelhante ao da praia tailandesa de Maya Bay, que vai restringir as visitas de turistas devido ao impacto ambiental.

O lugar

A Wallys faz parte da Lion’s Head, uma montanha da região central de Cape Town. O caminho até ela é arriscado (já houve até morte), e sua graça é a vista para a Table Mountain. A cidade tem outros locais com fama de segredo bem guardado, mas a localização dessa caverna colaborou para que ela virasse o grande sucesso entre quem busca esse tipo de atração.

Nos últimos dois anos, percebi que o número de fotos na caverna explodiu. O papo de “capetonianos escondem o jogo e não contam como chegar lá” foi outro fator que ajudou a tornar o lugar mais atraente. Chega a ser irônico que, para uma atração virar hit, precisa carregar essa característica de cantinho secreto.

Interdição da Wallys Cave

O peso da fama no Instagram foi demais para a caverna. Em setembro de 2017, todas os caminhos para aquele ponto foram interditados. Segundo o escritório brasileiro do Turismo Oficial da África do Sul, os acessos sofreram erosão e a estabilidade das rochas foi comprometida.

“Devido ao grande número de pessoas interessadas em visitar essa caverna na Lion’s Head, as trilhas até o local têm sofrido erosão e a estabilidade das rochas está comprometida.
Tendo em vista a segurança dos turistas, agora qualquer um que for pego em caminhos que levam a Wallys Cave será multado pela polícia do SAN Parks. A princípio, essa medida é temporária e vai durar apenas até que a vegetação das trilhas possa ser reabilitada”, publicou em seu Instagram.

Assim como fez um fotógrafo local em seu blog, apaguei as coordenadas do post que escrevi sobre a Lion’s Head. Contudo, mesmo com a ameaça de multa, turistas continuam se arriscando por lá. Basta buscar pela hashtag #wallyscave no Instagram.

Como substituir a Wallys Cave no seu Instagram

A seguir, veja alguns lugares que podem agradar aos fotógrafos – amadores e profissionais – e a quem gosta de aparecer com a famosa “pose de blogueira” em cenários inspiradores.

Lion’s Head

A própria Lion’s Head já é um lugar tremendamente inspirador. A vista do topo é impressionante. Medo de altura? Sem problemas. Não é preciso subir muito para conferir ângulos pra lá de fotogênicos de Cape Town.

Para mais informações sobre a trilha mais democrática da Cidade do Cabo, veja o post que fiz sobre essa o montanha.

Lion's Head - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Camps Bay

Em 2014, eu caminhava pelo estacionamento da Decathlon do Morumbi quando algo na parede chamou o meu olhar. Era Camps Bay. Num banner gigante de uma marca de mesa de ping-pong.

Aparecer em uma peça publicitária qualifica essa praia como uma locação de “blogueiragem”, não?

Praia de Camps Bay - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Calçadão de Sea Point

Mais um ítem que entrou pela cota dos bancos de imagem. A mais recente aparição inesperada de Sea Point foi na revista “O2” de dezembro de 2017. O Promenade ilustrava uma matéria sobre treinos de corrida durante o período de festas.

Além de ideal para fotos, o bairro da orla da Cidade do Cabo é bom para praticar esportes e morar ou se hospedar.

Sea Point Promenade - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Bo-Kaap

Cenário de diversos clipes musicais, Bo-Kaap dá um ar de ensaio de moda às suas fotos de viagem. Sua marca é a presença de casas coloridas, principalmente nas ruas Wale, Chiappini e Dorp. Veja o post sobre o bairro no qual morei durante o intercâmbio de 2011.

Jardim de Kirstenbosch

O imenso Jardim Botânico de Kirstenbosch lembra um pouco o do Rio, pois também fica no pé de uma montanha. E isso já garante um cenário interessante. As áreas mais abertas também são um espetáculo.

Inaugurada pouco depois da minha primeira viagem pra lá, a passarela sobre as árvores não me impressionou tanto ao vivo. No entanto, funciona bem para fotos. Sempre faz sucesso no Instagram do Bastante Sotaque.

Jardim Botânico de Kirstenbosch - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Para chegar em Kirstenbosch, pegue um Uber ou o ônibus vermelho do City Sightseeing, tema de um post deste blog.

Bloubergstrand

Como já falei em alguns posts por aqui, a praia de Bloubergstrand tem a minha vista preferida da Table Mountain. Isso melhora ainda mais nos dias de vento forte, condição que atrai o pessoal do kitesurf, colorindo ainda mais essa maravilha de cenário.

Praia de Blouberg - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Muizenberg

Assim como Bo-Kaap, a praia de Muizenberg tem a vocação de transformar fotos comuns em ensaios de moda. A graça está nas casinhas coloridas, que lembram Brighton, na Austrália.

Para saber mais sobre essa atração de Cape Town, veja o post que escrevi sobre o lugar.

Praia de Muizenberg - Cape Town/Cidade do Cabo, África do Sul

Cape Point

Vizinho do Cabo da Boa Esperança, o Cape Point tem uma trilha que costuma ficar fora do roteiro da maioria dos visitantes. É um caminho que começa na subida para o farol mais antigo e segue pelo lado da False Bay. O verde da vegetação e o azul do mar são bem intensos naquele lugar.

Saiba mais sobre essa atração no post sobre a ida ao Cabo da Boa Esperança e ao Cape Point.

Escadaria do Waterfront

Mesmo sendo uma das atrações mais visitadas do continente, o complexo do V&A Waterfront, em Cape Town, também tem seus segredos. Um lugar pouco conhecido é a escadaria colorida próxima ao hospital Somerset.

Ela segue a estética ndebele, que talvez seja a principal expressão do design tribal na África do Sul. Marcada pelo uso de forma geométricas e muitas cores, tem como grande nome a artista Esther Mahlangu.

A escadaria fica mais ou menos perto da parada final do ônibus MyCiti no Waterfront. Os melhores pontos de referência são as concessionárias McLaren e Aston Martin, além da rotatória próxima aos estacionamentos Granger Bay e Breakwater.



O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.