Signal Hill, a colina “esquecida” da Cidade do Cabo

A Signal Hill faz parte do complexo de montanhas da região central da Cidade do Cabo. Em virtude da vizinhança famosa, acaba recebendo menos atenção do que deveria.

A Signal Hill é um dos melhores lugares para se curtir o pôr do sol em Cape Town

A localização é perfeita. Área central da Cidade do Cabo, vista para o mar, abraçada pelos bairros de Green Point, Sea Point e Bo-Kaap. Fosse um condomínio, a Signal Hill ganharia diversos adjetivos naqueles informerciais das manhãs de sábado. Ainda assim, percebo que a colina histórica de Cape Town é uma atração que não costuma ganhar a mesma atenção que suas vizinhas mais famosas, a Table Mountain e a Lion’s Head.

Além da fama das montanhas próximas, a falta de informações sobre o local pode colaborar para que a Signal entre para a lista do “se der tempo, eu vou”. Injusto, pois é um local que merece muito a visita.

Confira também os posts sobre as montanhas vizinhas da Signal Hill:

– Visitando a Table Mountain

– A trilha da Lion’s Head

– Subindo o Devil’s Peak

O que tem na Signal Hill

A colina oferece vistas espetaculares da região central de Cape Town, já que ela é cercada pelas outras três montanhas da área: Lion’s, Table e Devil’s Peak. Sem falar que, do alto, é possível avistar o Atlântico, a orla de Sea Point, o bairro de Green Point – onde fica o Cape Town Stadium – e o colorido Bo-Kaap.

A presença de uma das molduras amarelas da Table Mountain ajuda a atestar que aquela localização é mesmo privilegiada.

Os amantes de trilha têm à sua disposição uma rota entre a Signal Hill e a Lion’s Head e uma compartilhada com a turma do mountain bike, conforme indicação de uma placa localizada no topo da colina.

Já para aqueles viajantes cujos anjos da guarda costumam fazer hora extra, a Signal Hill conta com a principal plataforma de voos de paragliding da cidade. Os preços da atividade começam na casa dos 1.300 rand.

Quando ir na Signal Hill

A qualquer hora. Durante o dia, o encantamento fica por conta dos tons de azul do mar e o colorido balé aéreo dos paragliders. No final da tarde, o show fica por conta do pôr do sol fora de série.

Quando acaba o “expediente” da turma do parapente, a lona verde da plataforma vira uma arquibancada para o show das cores da golden hour. Dali, se tem uma visão frontal para o astro-rei, que some de forma dramática nas águas do Atlântico.

Sobre o pôr do sol: Se você for de carro, cheque no Google o horário em que o sol se põe e procure chegar com antecedência de 1h: assim, dá para fazer suas fotos com calma e arrumar um lugar bom para se sentar. Além disso, o estacionamento é acanhado, e os veículos que chegam mais tarde vão se amontoando pelos cantos da pista nas últimas curvas. Sem falar que, quando os ônibus de excursão pintam na área, há um pequeno caos.

Chegando cedo, você pode encontrar uma vaga boa lá em cima ou em um acostamento mais espaçoso perto do topo.

Noon Gun, o canhão do meio-dia

Não se assuste se ouvir um forte barulho, do nada, lá pela hora do almoço na Cidade do Cabo. É o tiro de canhão disparado de segunda a sábado, pontualmente ao meio-dia, a partir de uma instalação da Marinha na Signal Hill. Obviamente, aquele 1,5 kg de pólvora só serve para fazer barulho.

Qualquer pessoa pode acompanhar o tiro da Noon Gun, um evento gratuito. O ideal é chegar, no máximo, às 11h30. Assim, você pode ouvir o bem-humorado Malgas contar a história completa dos canhões utilizados na cerimônia.

Quando: De segunda a sábado. Não abre aos feriados.

Como chegar: Acho complicado ir a pé. Vá de carro ou Uber.

Dirigindo até a Noon Gun: Primeiro, pegue a parte superior da rua Buitengracht, aquela que fica aos pés do bairro de Bo-Kaap. Siga até o final, onde será obrigatório virar à direita na estreita Carlsbrook St. Na sequência, entre na Lion St e já vire na Military Rd. O acesso à Noon Gun está no final desta via. Veja a localização no Google Maps.

Noon Gun - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Como chegar na Signal Hill

O caminho é o mesmo da Lion’s Head. É só entrar na Signal Hill Road e seguir até o fim.

De carro: Vindo do Centro, é só seguir como se você fosse para Camps Bay. Suba a Kloof Nek Rd até a rotatória, onde é preciso virar à direita. Por ali, é tranquilo, pois há placas para a Signal.

Já se você vem de Camps Bay, suba pela Camps Bay Drive – que é uma continuação da Kloof Nek Rd -, virando à esquerda na rotatória.

De Uber ou táxi: Do centro até o topo da Signal são uns 15 minutos, no máximo.

Sobre táxis: Nunca pegue da rua. Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (tel: 021 44 777 99) e Excite.

Ônibus MyCiti: Desça no ponto do ônibus MyCiti na altura da rotatória – a parada Kloof Nek – tanto no sentido Centro quanto no Camps Bay.

Se decidir caminhar, são uns 3 km dali até a Signal Hill. Caso contrário, peça um Uber.

Ônibus vermelho do City Sightseeing:Sunset Tour opera entre setembro e o início de maio. Um ônibus sai da parada 1 (Two Oceans Aquarium/Waterfront) rumo ao topo da Signal Hill especialmente para o pôr do sol. Veja os horários e dias de funcionamento no site oficial da empresa.

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site e domínio.

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Dicas da África do Sul

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Um comentário

Deixar uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.