Verão na África do Sul: o Segundo Ano Novo de Cape Town

Uma das atrações da alta temporada de Cape Town é o Segundo Ano Novo, uma grande festa de rua que enche de cores e música o Centro da cidade.

O Segundo Ano Novo acaba sendo maior que o Réveillon convencional

(post atualizado em 25/12/2019)

O período entre Natal e Réveillon representa a altíssima temporada na África do Sul. Contudo, é em 2 de janeiro* que Cape Town realiza o evento que, ao menos em proporção, lembra o nosso Ano Novo. Na data, a cidade ainda está lotada. E, geralmente, muito quente.

*Excepcionalmente, a edição de 2020 do evento será realizada no dia 4 de janeiro

A festa tem origem no tempo da escravidão. Segundo o guia oficial da Cape Town Tourism, ela começou na época dos escravos. O segundo dia de janeiro marcava a sua única folga no ano.

Já o Réveillon normal não gera a mesma comoção que no Brasil. Na Cidade do Cabo, a opção mais popular é o V&A Waterfront, que conta com palcos com música, food trucks, uma queima de fogos honesta, muita gente e zero álcool nas áreas abertas. Entre as baladas, as mais famosas entre brasileiros são Shimmy e Bungalow.

O evento

Nos desfiles do Cape Minstrels/Kaapse Klopse, cerca de 13 mil componentes das agremiações locais se apresentam pelas ruas. Como no Carnaval brasileiro, há uma competição e alguns critérios precisam ser obedecidos.

Para quem não vai julgar, basta procurar um espacinho perto das grades instaladas junto às calçadas. E, claro, curtir a música – que nada tem a ver com samba. Está mais para as bandas de Nova Orleans.

Outra diferença do Segundo Ano Novo em relação à Marquês de Sapucaí é o uso comedido de alegorias e adereços. É mais comum encontrar as pessoas usando chapéus, pinturas no rosto e máscaras.

Programe-se

Normalmente, os desfiles do Segundo Ano Novo são realizados entre 10h e meia-noite. Em 2016, o trajeto incluía ruas importantes como a Adderley. A reta final pegava toda a Wale Street, até o alto, em Bo-Kaap. O bairro das casas coloridas faz as vezes de Praça da Apoteose.

Obviamente, as vias utilizadas na parada são fechadas para o tráfego. Pedestres só podem atravessar de vez em quando.

Vale lembrar que as linhas do ônibus MyCiti sofrem alterações. O melhor é descer e seguir a pé mesmo.

Se você precisar sair do Centro, uma alternativa é pegar o caminho do alto, aos pés da Table Mountain, via Gardens. E, caso tenha algum passeio agendado, tenha em mente que pode haver uma certa confusão no trânsito da região.

Segundo Ano Novo: serviço

Segundo Ano Novo - Cape Town, Cidade do Cabo, África do Sul

Para assistir ao Segundo Ano Novo

Recomendo confirmar o itinerário dos desfiles em sites locais sobre entretenimento e diversão, como o Cape Town Magazine.

As ruas Adderley e Wale são figuras praticamente certas no roteiro, e sempre dá pra achar um cantinho junto à grade.

Para fugir do Segundo Ano Novo

Se você estiver hospedado(a) antes da Wale Street, em lugares como Bo-Kaap, Kloof Street e arredores, desista de cruzar aquela rua com carro, Uber, ônibus ou táxi. O melhor caminho é pelo alto, pegando o bairro do Gardens. Já se o destino for a Table Mountain, Camps Bay ou Hout Bay, não muda nada.

A mesma rota alternativa serve para quem está no outro lado da Wale, e em Sea Point e Green Point, por exemplo. Não dá pra passar pela Wale St. Para Camps Bay, Hout Bay e o resto da Península, vá pelo litoral, pegando Bantry Bay, Clifton etc.

Hospedagem no verão

Se você está lendo isso em outubro, já ficou meio tarde para resolver a acomodação em Cape Town. Por ser alta temporada, a concorrência por quartos é maior. E alguns hostels da Cidade do Cabo aumentam absurdamente os preços da última quinzena do ano.

Caso não ache um lugar na região central (Centro, Sea Point, Green Point, Tamboerskloof), algumas alternativas podem ser bairros como Observatory e Woodstock, e áreas mais afastadas, como Muizenberg. Boa sorte e…. CORRA!

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento.

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.Dicas da África do Sul

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.