Curiocity de Cape Town: Hospedagem com capricho

Apresentando uma mistura de hotel e hostel, o Curiocity de Cape Town se tornou a primeira opção de hospedagem na cidade nas próximas viagens.

O bom de escrever sobre um lugar que gostei é que até as palavras saem como facilidade. Ficar no Curiocity de Cape Town foi como uma espécie de compensação pela atrapalhada estada no Southern Sun de Joanesburgo.

Fiquei hospedado lá nos primeiros dias da minha viagem à Cidade do Cabo. Na sequência, fui para o Never at Home da Kloof Street. Por trabalhar falando de África do Sul, achei importante me hospedar em dois lugares para poder conhecê-los melhor e recomendá-los – ou não.

Embora já conhecesse o Curiocity de Joanesburgo, onde fiquei em 2015, ver aquele conceito todo de perto foi uma surpresa. Em 2023, entrevistei seu fundador, Bheki Dube, mas confesso que só entendi a enorme evolução – agora é uma rede – quando me hospedei lá.

Índice:

Curiocity: o que me pegou

Mirei num quarto privado de hostel, acertei num apartamento. Sou muito distraído e, por isso, não percebi que escolhera um lugar melhor que um Airbnb quando fiz a reserva daquelas duas noites pelo site.

Que sensação boa foi abrir a porta e perceber que era muito mais do que apenas um quartinho com banheirinho, fogãozinho, cheio de “inho”. “Tem uma sala!”, “tem varanda!” A cozinha era uma cozinha de verdade e o banheiro, um banheiro. Ora, então é um apartamento! E foi assim que, em poucos segundos, me arrependi de ter reservado apenas duas noites.

Curiocity, Green Point, Cape Town/Cidade do Cabo, África do Sul

Curiocity de Cape Town: apartamento

Vou reforçar o que falei no tópico anterior: é apartamento. A gente tem a tendência de imaginar um quartinho apertado quando pensa num espaço privado de hostel, mas o Curiocity de Cape Town tem apartamento. Com cômodos.

Sala

Maior do que a do quarto e sala onde morei em São Paulo. Tem um sofá, mesinha de centro, smart tv, além de uma mesa para refeições com dois lugares. Alguns detalhes ajudam a dar uma atmosfera de lar: vasinho de planta pendurado e quadros na parede (acredito que um deles seja do artista congolês Hugo Kabeya).

Destaque para o janelão e a varanda – ambos com vista para a rua arborizada e o mar lá no fundo.

Curiocity - Green Point - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Curiocity - Green Point- Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Cozinha

Tem frigobar, microondas, cooktop por indução, torradeira, chaleira elétrica e armários. Você vê que há capricho envolvido quando nota a presença de talheres, utensílios de cozinha e até um potinho com sachês de chá, café, achocolatado e açúcar.

Cozinha - Green Point, Cape Town/Cidade do Cabo, África do Sul
Banheiro

Felizmente, não é daqueles banheiros em que pia, privada e box parecem brigar por espaço na base da porrada. De quebra, há dispensers de shampoo e sabonete líquido para banho.

Quarto

Cama de casal bem confortável. Cada lado tem sua mesinha e luminária. Só havia tomadas de um lado. O detalhe de capricho é um quadro do Hugo Kabeya na parede.

Curiocity de Cape Town: estrutura

O Curiocity é um prédio com garagem – não fui lá, mas me pareceu ampla. Não há elevador, mas isso é compensado por todas as comodidades. No pouco tempo em que fiquei lá, vi um espaço para coworking no térreo, ambiente convidativo pra nômades digitais ou quem pretende passar uma temporada mais longa em Cape Town. Desnecessário dizer que tem wi-fi, não?

Área externa do Curiocity Green Point - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O espaço ao ar livre com mesas e cadeiras, perto da recepção, pareceu ser uma área de convivência bem agradável. Não tive tempo de conhecer a piscina e a cozinha.

Uma coisa que só descobri depois da viagem: eles têm uma van que busca os hóspedes no aeroporto. E o veículo é turquesa, com a identidade visual do Curiocity. Olha o capricho aí.

Atividades

O extenso cardápio de atividades é uma coisa que já tinha visto no Curiocity do Joanesburgo. A sede capetoniana oferece um churrasco às sextas (o braai), aluguel de bicicletas e uma infinidade de experiências, que vai desde meditação na Lion’s Head até um bate-volta na West Coast.

Veja também: Bate-volta de Cape Town à West Coast

Bicicletas - Cape Town/Cidade do Cabo, África do Sul

Localização

O Curiocity de Cape Town fica na Main Road, a rua principal do bairro de Green Point. Sinto falta da Table Mountain na minha janela, mas ali há todo o resto. O hotel/hostel fica a exatos 200m de um supermercado Spar e do Ultra, uma enorme loja de bebidas onde costumo comprar os vinhos que trago para o Brasil.

Já a Jason Bakery fica a 421m. Gosto muito desse lugar. Tanto que o escolhi para meu primeiro café da manhã na cidade. Aliás, nesse trecho da Jason há muitas opções gastronômicas, como a hamburgueria Hudsons e um Tiger’s Milk.

Green Point Park - Cidade do Cabo

O estádio fica praticamente do outro lado da rua, assim como o Green Point Urban Park. Esse parque, por sinal, é um ótimo lugar pra quem gosta de caminhar, correr ou pedalar. De quebra, dá pra emendar o passeio com o calçadão de Sea Point.

Por sua vez, o complexo do V&A Waterfront fica a uns 10-15 minutos a pé, seguindo pela rua Portswood.

Outro ponto forte da localização do Curiocity de Cape Town é ter uma parada do ônibus MyCiti na porta. Esse serviço não é o mesmo de antes, mas, ainda assim, é uma comodidade.

Intercâmbio em Cape Town

O Curiocity também pode ser o lar de quem faz intercâmbio em Cape Town. É a acomodação incluída nos pacotes oferecidos pela Brafrika Viagens.

O que vem por aí

A região da Kloof Street é a minha preferida para ficar em Cape Town. Voltei de viagem pensando que seria perfeito ter um lugar como o Curiocity, só que com vista para a Table Mountain.

Pois bem. Entrei no site deles para conferir os preços dos quartos e incluir no final deste post. Eis que vejo “Curiocity Kloof – abre em julho de 2024”. Excelente notícia.

Veja também

Confira alguns posts que podem ser úteis para quem vai se hospedar no Curiocity de Cape Town.

Serviço

Curiocity Green Point

  • Endereço: 153 Main Road, Cape Town.
  • Tarifas: Apartamentos a partir de 1.300 rand. Quartos coletivos a partir de 370 rand. Valores em julho/2024.
  • Como reservar: Site oficial do Curiocity. Também é possível fazer o check-in online.

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.