Famosos na África do Sul: inclua as atividades deles no seu roteiro

  • Entre as viagens dos brasileiros famosos na África do Sul, a maioria se hospeda em lugares bem caros. Entretanto, há alguns programas “gente como a gente” que podem fazer parte do roteiro de qualquer viajante.

Os primeiros meses de 2025 foram marcados pela presença de alguns famosos na África do Sul. Nomes como Lexa, Astrid Fontenelle, Erika Januza e Zeca Camargo passaram pela terra do malva pudding recentemente. Neste post, selecionei atividades e lugares que fizeram parte da viagem de algumas celebridades brasileiras. Além disso, procurei indicar o caminho das pedras, mostrando como incluir essas atrações no seu roteiro.

Famosos na África do Sul: Índice

Erika Januza

Eu gostei muito da viagem da Erika Januza para a Cidade do Cabo porque foi bem diferente do que se vê entre os famosos na África do Sul. Seu roteiro teve várias atividades que podem entrar no roteiro de pessoas como nós, mortais.

A exceção foi o protagonismo no Cape Town Carnival, um desfile anual nas ruas do bairro de Green Point. Isso aí já é uma tarefa para quem se consagrou como um grande nome do Carnaval carioca.

Erika Januza na África do Sul

O motivo da sua viagem em março de 2025 foi o Carnival de Green Point, no qual ela fora anunciada como grande destaque. No resto do tempo, a atriz brasileira turistou bastante: passeou pelas ruas de Bo-Kaap, o histórico bairro das casas coloridas e da comunidade muçulmana; visitou Boulders, a praia dos pinguins; e fez até o passeio do ônibus vermelho da City Sightseeing.

A foto abaixo foi tirada na Wale Street, que é o principal acesso a Bo-Kaap. O ponto de referência é o hotel Hyatt, bem na esquina com a Buitengracht Street. A partir dali, é só subir alguns metros e você chegará exatamente no local onde Erika posou.

Erika Januza - Cidade do Cabo, África do Sul
Spyced

A Erika jantou nesse restaurante que faz parte do mesmo grupo do famoso Gold, onde comemorei meu aniversário em 2024. Enquanto o “coirmão” faz uma viagem gastronômica por todo o continente africano, o Spyced é focado na culinária Cape Malay, que incorpora elementos das cozinhas indonésia, malaia, indiana e africana.

Além da imersão na gastronomia, a experiência no jantar inclui aulas de percussão e música ao vivo. Já durante o dia, é possível pôr a mão na massa em uma aula de culinária.

City tour do ônibus vermelho

A Erika postou um vídeo de um passeio da City Sightseeing e, pelo jeito, ficou encantada com a montanha Lion’s Head vista da orla de Camps Bay. Saiba mais sobre esse tour no post sobre o ônibus vermelho.

Erika Januza em Camps Bay
Afro Corner Hair Salon

Antes de voltar para o Brasil, a Erika Januza ainda passou por um salão do Centro da Cidade do Cabo, onde fez tranças no cabelo.

  • Endereço: 33 Strand Street. Instagram. Site.
  • Como chegar: Esse trecho da Strand fica entre as ruas Long e Burg. O ponto de referência é a pizzaria Debonairs, bem ao lado do salão.
Salão para tranças de cabelo em Cape Town/África do Sul

Lexa

Entre os famosos na África do Sul citados neste post, Lexa foi a única que estava no país durante a minha viagem de fevereiro e março de 2025. A cantora chegou lá após passar por um momento difícil na vida pessoal, e torço para que esses dias no continente africano tenham ajudado no processo de cura.

O safári da Lexa

As primeiras imagens postadas por ela foram na Kapama Private Game Reserve. Localizada em Hoedspruit, é um dos lugares de safári mais famosos na África do Sul. Essa reserva privada também é popular entre viajantes brasileiros.

Lexa na África do Sul
Passeio de barco em Cape Town

Uma curiosidade: Lexa e seu marido fizeram um passeio de barco no pôr do sol no mesmo dia que eu. Descobri isso vendo as stories da cantora naquela noite. Entretanto, o casal estava em outro barco – que não consegui identificar pelas fotos. A única certeza é que ele também partiu do V&A Waterfront. Aparentemente, era um tour privado ou com menos passageiros que os convencionais.

Nas duas vezes em que contratei esse passeio, agendei com a Waterfront Charters. Em 2018, comprei na bilheteria deles no V&A Waterfront. Já na viagem mais recente, fiz tudo pelo site.

Veja também:

Passeio da Lexa na Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Lexa e o cartão postal

A intérprete de sucessos como “Combatchy” e “Sapequinha” também passou por Maiden’s Cove, que tem uma das vistas de beleza mais abundante na África do Sul. Nesse ponto da orla da Cidade do Cabo, você consegue avistar a praia de Camps Bay e as montanhas dos Doze Apóstolos.

Lexa em Maiden's Cove/Camps Bay

O acesso a esse local é feito pela Victoria Road e há uma placa indicando a entrada. Um ponto de referência é a parada de ônibus da Havaianas.

É possível chegar a Maiden’s Cove de carro ou Uber. Também há uma parada do ônibus MyCiti bem ali.

Como chegar a Maiden’s Cove com o ônibus MyCiti:
  • PARA QUEM VEM DE GREEN POINT OU SEA POINT: Linhas 108, 109 e 118. Desça na parada Maiden’s Cove.
  • PARA QUEM VEM DO CENTRO, KLOOF STREET OU GARDENS: A parada Camps Bay é atendida pelas linhas 106 e 107. Ela fica a 750m de Maiden’s Cove.
  • Confira o post sobre o ônibus MyCiti de Cape Town.
Como chegar em Maiden's Cove, Camps Bay

Ana Clara

A apresentadora Ana Clara publicou fotos da África do Sul entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025. Pelas imagens, deu pra ver que ela fez um safári na reserva Sabi Sabi, passou pela Cidade do Cabo e visitou uma vinícola – a foto parece ser do jardim da Babylonstoren, em Franschhoek, mas não consegui confirmar.

África do Sul: Ana Clara
O safári da Ana Clara

Ana Clara fez seus game drives na resderva privada Sabi Sabi, vizinha do Kruger National Park. O interessante é que não há cercas ou barreiras entre ela e o famoso parque nacional.

Em relação à hospedagem, a Sabi Sabi conta com quatro lodges de luxo. Considerando a tabela de preços válida até 28/2/2026, a opção mais barata é a Luxury Suite do Selati Camp. Cada noite custa 28.600 rand por pessoa, cerca de R$ 8.700.

Veja também:

Ana Clara na Cidade do Cabo

A Ana Clara começou a viagem pela Mother City com um pôr do sol na Table Mountain. Depois, ela fez um passeio pela Península do Cabo, visitando o Cabo da Boa Esperança e Boulders, a praia dos pinguins.

Confira os posts com informações extremamente mastigadas sobre essas atrações:

Cabo da Boa Esperança, Cidade do Cabo

Essa foto da Ana Clara foi tirada no Cape Point, na subida do farol antigo. O legal é que você consegue ver o Cabo da Boa Esperança lá no fundo, além dos vários tons de azul do Oceano Atlântico.

Para chegar nesse local, suba a escadaria que começa no estacionamento. Ela é fácil de se achar. No caminho até o alto, você tem essa vista em diversos pontos.

Astrid Fontenelle

A Astrid passou pela África do Sul em janeiro de 2025. Um de seus destinos foi Franschhoek, no coração da região das vinícolas. E a apresentadora se hospedou em uma delas, a Boschendal.

Astrid Fontenelle na África do Sul

“Um hotel pra nunca mais esquecermos. Hoje fomos passear no jardim das especiarias, das rosas e de flores – por todo lugar tem muitas flores plantadas. Uma horta muito linda e lotada de manjericão, erva-doce e um tanto de coisas que eu nem identifiquei. O casarão branco, tombado, é uma galeria de arte”, publicou Astrid em sua conta no Instagram.

Veja detalhes e informações sobre vinícolas:

Vinícola Boschendal - Franschhoek, África do Sul
A vinícola visitada pela Astrid

Com mais de 330 anos, a Boschendal é uma das vinícolas mais antigas do país. Uma das experiências disponíveis é um passeio de 3h pelos 1.900 hectares da propriedade, tamanho equivalente a 2.661 campos de futebol.

Estive por lá em 2018, durante meu passeio com o Wine Tram. Esse é um serviço que permite visitar várias vinícolas de Franschhoek e arredores no mesmo dia.

Quanto à minha experiência, fiz a degustação no amplo jardim da Boschendal e também gostei do atendimento. Tanto que me senti à vontade para encher a simpática atendente de perguntas.

Como chegar na Boschendal
  • Endereço: Pniel Road Groot Drakenstein, Franschhoek, 7680.
  • Como chegar: Carro; guia ou motorista local; Wine Tram (linhas laranja e azul marinho).
  • Para quem estiver na Cidade do Cabo, a integração do ônibus da City Sightseeing com o Wine Tram é uma forma bem cômoda de se chegar a vinícolas de Franschhoek. Veja os detalhes no post sobre esse serviço.

Marina Sena

A cantora Marina Sena viajou em maio de 2024 a convite de uma marca de bebidas e participou de um evento em Joanesburgo. Talvez tenha sido a viagem mais curtinha entre os famosos na África do Sul que citei neste post.

A única publicação do Instagram que mostra um passeio tem a localização marcada na Cidade do Cabo. No entanto, desconfiei que o local era a reserva privada Aquila, a 2h30 de Cape Town. Foi fácil confirmar: fui no Google Maps e achei um dos pontos que a cantora fotografou.

África do Sul: Marina Sena
Sobre a Aquila

É o safári mais próximo da Cidade do Cabo. Não sei se a Aquila me agradaria, ainda mais depois de fazer safáris na região do Kruger National Park, do outro lado do país. Entretanto, pode ser uma opção honesta para quem quiser muito ver os “Big 5” e não tiver como incluir no roteiro os outros parques e reservas da África do Sul.

Confira os posts sobre safári:

O safári da Marina Sena

Onde: Aquila Private Game Reserve, a 2h30 da Cidade do Cabo.

Como incluir no roteiro: Você pode se hospedar ou optar pelo passeio de um dia, fazendo um bate-volta a partir de Cape Town. Dá para agendar esse safári com várias agências ou guias na Cidade do Cabo, até mesmo na recepção de alguns hostels.

Marina Sena viajando para a África do Sul

Zeca Camargo

O jornalista Zeca Camargo fez parte da “invasão” de famosos na África do Sul no primeiro trimestre de 2025. Vou destacar dois lugares visitados pelo apresentador durante sua passagem por Cape Town em março: o calçadão de Sea Point e o Museu de Arte Contemporânea da África (Zeitz Mocaa). Havendo disposição, dá até para emendar os dois programas.

Calçadão de Sea Point

O chamado Promenade se estende até Three Anchor Bay e Mouille Point, quase no V&A Waterfront. É possível caminhar, correr, passear de bicicleta. Nos dias de mar bravo, cuidado para não tomar um banho. Ou não. E não se esqueça de contemplar a Lion’s Head.

Zeca Camargo em Sea Point

Se quiser ficar pelo gramado, é bom checar se você está na área de pouso da turma do parapente. Eles costumam chegar na altura do hotel Winchester Mansions. Caso se interesse pela aventura, é possível contratar o passeio ali mesmo.

Outra atração de Sea Point é o complexo de piscinas públicas na orla. Ao lado desse espaço, há uma área ao ar livre que tem food trucks e outra base da Up Cycles (aluguel de bicicletas).

Nesse mesmo local ao lado da piscina, há aulas de salsa nas noites de domingo (a cada 15 dias). Quando ela acaba, a turma da dança caminha por um quarteirão até o Mojo Market, onde o baile continua. Veja a programação no Instagram do evento.

O museu visitado por Zeca Camargo

O Zeitz Mocaa fica no V&A Waterfront, no mesmo edifício do luxuoso Silo Hotel, onde Zeca se hospedou. Em seu Instagram, o jornalista destacou o artista Nolan Oswald Dennis, cujas obras compõem a exposição Understudies (em cartaz até 25/5/2025).

Zeca Camargo na Cidade do Cabo
Zeitz Mocaa, Waterfront - Cidade do Cabo
Sobre o museu Zeitz Mocaa

Como o museu fica no complexo do Waterfront, o acesso é muito fácil. Dá para chegar lá de carro, Uber ou até mesmo a pé, caso você esteja em lugares como Centro e Green Point.

Para quem quiser ir até lá com o ônibus MyCiti, o ideal é pegar a linha 104 e descer na parada Waterfront Silo. Confira o post com os detalhes desse serviço.

  • O museu funciona de terça a domingo, entre 10h e 18h (entrada até 17h30). O ingresso custa 250 rand (preço em maio/2025). Menores de 18 anos não pagam. Compre a entrada na bilheteria do local ou online, no site Webtickets.
  • O Zeitz Mocaa oferece tours diários de 1h. Eles são realizados entre terça e sábado a partir de 12h30. Faça sua reserva na recepção do museu. Lembre-se de que a atividade é gratuita, mas é mancada não dar uma gratificação a quem conduz o passeio.

Jessi Alves (BBB 22)

A professora e bióloga Jessi Souza estudou inglês em Cape Town durante o mês de janeiro de 2025. Nesse período, ela também teve tempo de passear pela cidade, além de fazer uma viagem pela Garden Route – algo que não costuma aparecer no roteiro dos famosos na África do Sul.

Entre suas diversas atividades na Cidade do Cabo, Jessi curtiu um pôr do sol na Signal Hill, na região central da Mother City. Nessa colina, as pessoas se sentam no local que, durante o dia, funciona como plataforma de lançamento dos voos de parapente.

Jessi Alves na África do Sul
Signal Hill - Cidade do Cabo, África do Sul

O lugar oferece vistas espetaculares da região central de Cape Town, já que é cercado pelas outras três montanhas da área: Lion’s Head, Table Mountain e Devil’s Peak. Sem falar que, do alto, é possível avistar o Atlântico, a orla de Sea Point, o bairro de Green Point – onde fica o DHL Stadium – e o colorido Bo-Kaap.

Veja também:

Como chegar na Signal Hill

De carro: Vindo do Centro, é só seguir como se você fosse para Camps Bay. Suba a Kloof Nek Rd até a rotatória, onde é preciso virar à direita. Por ali, é tranquilo, pois há placas para a Signal.

Já se você vem de Camps Bay, suba pela Camps Bay Drive – que é uma continuação da Kloof Nek Rd -, virando à esquerda na rotatória.

IMPORTANTE: Se você pretende dirigir até a Signal Hill para o pôr do sol, CHEGUE CEDO. O estacionamento lá do alto é pequeno e lota com facilidade no fim da tarde.

Carros de aplicativo (Uber ou Bolt): Do Centro até o topo da Signal são uns 15 minutos, no máximo.

Ônibus MyCiti: Desça no ponto do ônibus MyCiti na altura da rotatória – a parada Kloof Nek – tanto no sentido Centro quanto no Camps Bay. As linhas 106 e 107 passam por ali. Se decidir caminhar, são uns 3 km dali até a Signal Hill. Caso contrário, peça um Uber.

Ônibus vermelho do City Sightseeing: O Sunset Tour sai da parada 1 (Two Oceans Aquarium/Waterfront) rumo ao topo da Signal Hill especialmente para o pôr do sol. Até 12/9/2025, ele opera às terças, quintas, sextas e sábados, partindo do Waterfront às 16h45. Confira os detalhes no site oficial da empresa.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.