A praia dos pinguins de Cape Town: como chegar em Boulders

Conhecida como a praia dos pinguins de Cape Town, Boulders é o lugar mais acessível para se avistar essas aves marinhas.
  • Famosa praia dos pinguins de Cape Town, Boulders é o local mais acessível para se avistar as aves marinhas
  • É possível dividir a faixa de areia com pinguins, mas prefiro ficar no deck, sem atrapalhá-los

Localizada no vilarejo de Simon’s Town, Boulders é famosa por ser a praia dos pinguins de Cape Town. Dá pra dizer que também é um dos lugares mais conhecidos da África do Sul. Basta reparar, por exemplo, na quantidade de souvenirs estampados com imagens dessas aves marinhas.

Boulders, a praia dos pinguins

Como é a praia dos pinguins de Cape Town

O lugar é lar de uma colônia de pinguins que se formou naquela parte de Simon’s Town no início dos anos 1980. Na realidade, há várias pequenas praias por ali, mas Boulders é um nome usado para se referir àquela área toda.

Há dois estacionamentos, pelo menos duas bilheterias (ainda não andei por tudo que tem ali) e as ruas de acesso são bem estreitas.

Visando a proteção dos pinguins, placas alertam para você dar uma olhada embaixo do carro. Já a rua principal de Simon’s Town tem sinalizações sobre a eventual presença das aves na pista. Portanto, dirija devagar.

Boulders, Simon's Town. Praia dos PInguins em Cape Town, Cidade do Cabo, África do Sul.

O melhor lugar para se avistar pinguins

Já estive quatro vezes na praia dos pinguins em Cape Town e, em todas, fiquei nas passarelas de madeira. Nunca pisei na areia por ali, pois não queria causar nenhum incômodo às aves.

Não é preciso ir à área paga para avistar pinguins. Da passarela de madeira do lado de fora, já é possível ver aves em meio à vegetação. O cheiro característico delas mostra que elas estão, sim, por ali.

Em três oportunidades, fui para a passarela de madeira da área paga. Recomendo que o visitante de Boulders vá direto pra lá. É garantido que você verá pinguins bem de perto.

O caminho termina em um deck mais amplo, junto ao cantinho de praia no qual a maioria das aves se reúne. Vale ressaltar que pinguins podem ser vistos dos dois lados da passarela por todo o trajeto: eles estão no meio da vegetação, sobre as pedras e na areia.

Quando ir a praia dos pinguins de Cape Town

Em relação à época do ano, não vi muita diferença na quantidade de pinguins. Já fui em março, setembro e dezembro, e sempre foi fácil avistá-los.

Já sobre horários, posso dizer que manhãs ensolaradas de feriados atraem um grande público ao local. Em março de 2024, fui a Boulders no Dia dos Direitos Humanos, e não consegui nem estacionar. O movimento era gigante para todas as praias dali, mesmo as sem pinguins. Deixei a minha visita para a parte da tarde, na volta do Cabo da Boa Esperança.

Caso você também inclua essa dobradinha no seu roteiro, talvez seja melhor deixar essa praia para a volta. Sobretudo, em feriados ou na altíssima temporada (segunda quinzena de dezembro).

Boulders, Simon's Town. Praia dos PInguins em Cape Town, Cidade do Cabo, África do Sul.

A praia dos pinguins no seu roteiro

Simon’s Town se localiza a cerca de 1h do Centro da Cidade do Cabo. É um dos vilarejos banhados pela False Bay, no lado direito da Península do Cabo. Sua proximidade com o parque no qual se localiza do Cabo da Boa Esperança permite que você visite os dois locais no mesmo dia.

Para quem quiser/puder dirigir, é tranquilo juntar a praia dos pinguins de Cape Town com o Cabo da Boa Esperança. A vantagem de se estar por conta própria é poder escolher a ordem. Ou, quem sabe, tentar começar por Boulders; caso esteja cheio, você segue viagem e volta ao local à tarde.

Por sua vez, o viajante que não pretende dirigir tem várias opções à disposição. Dá pra contratar um motorista ou guia local, além de fazer o passeio com agências. A praia dos pinguins é presença garantida nos roteiros chamados de “Cape Peninsula”.

Ônibus vermelho que vai ao Cabo da Boa Esperança e praia dos pinguins de Cape Town.

Uma das alternativas é o day tour da City Sightseeing, a mesma que opera os passeios do ônibus vermelho de dois andares pela Cidade do Cabo. Chamado de Cape Point & Penguin Explorer Tour, ele é feito num ônibus fechado, estilo “frescão”, e parte do Waterfront pela manhã, voltando no final da tarde. Seu roteiro inclui 2h pelo parque do Cabo da Boa Esperança e 1h na praia dos pinguins de Cape Town.

Como chegar a Boulders

CARRO: Eu sempre vou recomendar o caminho mais longo – e mais bonito – para a Península. Desça por Camps Bay, passe por Hout Bay e entre na Chapman’s Peak Drive, a estrada mais bela do mundo.

Na sequência, você passará por um hipermercado Checkers. Depois dele, há um sinal: nele, vire à direita. A partir daí, basta seguir as placas para Simon’s Town.

Chapman's Peak Drive - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

TREM: Outra forma de se chegar lá por conta própria é pegando um trem para Simon’s Town. A praia dos pinguins fica a uns 3 km da estação. Se não quiser andar isso tudo, pegue um táxi ou van na rua principal.

Na bilheteria, peça um return ticket, Metroplus, Simon’s Town. É o ingresso de ida e volta na categoria Metroplus no ramal Simon’s Town. Em dezembro/2015, esse bilhete custava 33 rand na estação central de Cape Town.

Outra opção é a passagem permite embarcar e desembarcar livremente nas estações da False Bay, como Muizenberg, Kalk Bay, Fish Hoek e Simon’s Town. Peça pelo bilhete hop-on hop-off, Simon’s Town.

Serviço

Preços da praia dos pinguins de Cape Town:

  • Adultos: 190 rand.
  • De 2 a 11 anos: 95 rand.

As bilheterias aceitam apenas cartões. Valores em junho/2024.

Horários do acesso à área paga:

  • Abril-Setembro: 8h-17h.
  • Outubro-Novembro: 8h-18:30.
  • Dezembro-Janeiro: 7h-19:30.
  • Fevereiro-Março: 8h-18:30.

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.