O que fazer na África do Sul: Eventos de agosto em Cape Town

Programação de eventos de agosto em Cape Town inclui jogos de rugby e shows de música.

(post atualizado em 7/8/2025)

Para conferir a programação dos meses seguintes e até de 2026, acesse o post sobre eventos na Cidade do Cabo.

Eventos de agosto em Cape Town: Índice

Música

Women in Jazz (9/8)

Esse espetáculo reunirá um time de cantoras de jazz locais e celebrará os 30 anos da Bush Radio da Cidade do Cabo.

Onde: Artscape Opera House.

Ingressos: A partir de 350 rand, à venda no site Webtickets e nos supermercados Pick N Pay.

Kingswood College Concert Band (9/8)

Quem passar pelo V&A Waterfront nessa manhã de 9 de agosto poderá conferir a apresentação da Kingswood College Concert Band. O evento é gratuito e acontece no anfiteatro próximo ao shopping principal do complexo localizado na zona portuária.

Onde: Anfiteatro do V&A Waterfront.

Horário: 10h.

After Dark (27/8)

Esse projeto conta com apresentações musicais, sempre à noite, no Two Oceans Aquarium, localizado no complexo do V&A Waterfront. O line-up é sempre formado por artistas sul-africanos. A edição de agosto terá os shows de Mars Baby e da cantora Giuliette Price.

Onde: Two Oceans Aquarium.

Ingressos: 395 rand, à venda no site do aquário.

Two Oceans Aquarium - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Jazz ao vivo

Localizado no Centro, o Athletic Club & Social têm noites de jazz entre quarta e sábado.

Onde: The Athletic Club & Social. Endereço: 35 Buitengracht Street. Contato: Instagram.

Ingressos: 200 rand, à venda no site Quicket.

Eventos de agosto em Cape Town: Rugby

Entre os eventos de agosto em Cape Town, o grande destaque é a partida da seleção de rugby no DHL Stadium. Atuais bicampeões mundiais, os “Springboks” jogarão contra a Austrália no estádio localizado no bairro de Green Point.

A seleção feminina de rugby, também chamada de “Springbok Women”, fará um amistoso contra a Nova Zelândia no Athlone Stadium. A partida faz parte da preparação para o Mundial, no qual as sul-africanas caíram no grupo do Brasil.

A programação também inclui um compromisso do time da cidade pela Currie Cup. Nessa competição nacional, a equipe joga com o nome de Western Province.

Preços

As entradas não costumam ser caras. O amistoso da seleção feminina tem ingressos a 20 rand, enquanto os preços de jogos de times locais começam na faixa dos 60 rand.

A exceção fica por conta dos compromissos dos Springboks, grande paixão nacional e melhor equipe do mundo. No jogo contra a Austrália, os valores começam em 600 rand.

Jogos de rugby em agosto/2025:

2/8 – 17h – África do Sul (F) x Nova Zelândia (F) – Athlone Stadium (Ingressos)

23/8 – 17:10 – África do Sul x Austrália – DHL Stadium (Ingressos)

30/8 – 19:20 – Western Province x Pumas – DHL Stadium (Ingressos)

Veja também:

Eventos de agosto em Cape Town: Futebol

O Stellenbosch FC jogará algumas partidas em Cape Town durante o mês de agosto. Pelo Campeonato Sul-Africano, há jogos contra o Kaizer Chiefs e o Mamelodi Sundowns – uma das sensações da última Copa do Mundo de Clubes.

A venda de ingressos para as partidas do Stellenbosch no Sul-Africano é feita pelo site Webtickets e nos supermercados Pick N Pay.

Campeonato Sul-Africano masculino
  • 10/8 – Stellenbosch x Kaizer Chiefs – DHL Stadium
  • 30/8 – Stellenbosch x Mamelodi Sundowns – Athlone
Campeonato Sul-Africano feminino
  • 10/8 – 15h – UCT x Ezemvelo – Kopano Astroturf
  • 10/8 – 15h – UWC x Univ. of Fort Hare – UWC Stadium
  • 16/8 – 15h – UWC x First Touch – UWC Stadium
  • 23/8 – 15h – UCT x City Lads – Kopano Astroturf
  • 30/8 – 15h – UWC x TUT – UWC Stadium

Ingressos: Nos jogos da University of Cape Town (UCT), a entrada costuma ser gratuita. Já nas partidas da University of Western Cape (UWC), o ingresso é vendido na hora e custa 20 rand.

Veja também:

Exposições/museus

Zeitz Mocaa

O Museu de Arte Contemporânea da África foi inaugurado na última década e sempre apresenta uma programação extensa de exposições. Confira a lista completa no site oficial.

Destaco a mostra “Sala”, que reúne artistas de vários países africanos, como Angola, Quênia, Gana, Madagascar e Benin. Entre os representantes sul-africanos, está Athi-Patra Ruga, cujas obras me chamaram a atenção quando estive no museu em 2018. Em cartaz até 12/4/2026.

Onde: O Zeitz Mocaa fica no V&A Waterfront, no mesmo prédio do hotel Silo.

Quando: Terça a domingo, entre 10h e 18h (entrada até 17h30).

Ingressos: 250 rand (preço em julho/2025). Menores de 18 anos não pagam. Compre a entrada na bilheteria do local ou online, no site Webtickets.

Zeitz Mocaa, Waterfront - Cidade do Cabo
Long March to Freedom

Long March to Freedom é uma exposição permanente que homenageia personalidades que, durante cerca de 350 anos, ajudaram a construir a democracia sul-africana. Esse tributo é feito através de 100 estátuas de bronze que vão desde Autshumato – líder dos Goringhaikonas – ao vencedor do Nobel da Paz Desmond Tutu.

Ingressos: 50 rand (visita comum), 75 rand (passeio guiado). Compre na bilheteria ou no site Webtickets. Preços em julho/2025.

Endereço: Century Boulevard, em frente ao shopping Canal Walk.

Como chegar: Aplicativos Uber e Bolt. Outra opção é o ônibus MyCiti (parada Canal Walk North, linhas 261 e D 08).

Contatos: info@longmarchtofreedom.co.za; a página do Facebook é a melhor fonte para informações atualizadas da exposição.

Long March to Freedom - Century City, Cidade do Cabo, África do Sul

Feiras e mercados gastronômicos

Neighbourgoods Market

As feiras e mercados gastronômicos são apostas seguras para quem quiser comer bem em Cape Town. Meu xodó é o Neighbourgoods Market, realizado aos sábados e domingos no complexo do Old Biscuit Mill. Chegue cedo e em jejum.

Neighbourgoods Market, Cidade do Cabo

Funcionamento: Sábados, 9h-15h; domingos, 10h-15h.

Endereço: 373 Albert Rd, Woodstock (The Old Biscuit Mill). Prefira ir de Uber ou ônibus MyCiti.

Ônibus MyCiti: Linha 261 – Parada Old Biscuit Mill; linha 102 – Parada Kent.

Onde estacionar: Há um estacionamento no College of Cape Town, que fica quase em frente ao Old Biscuit Mill. Entretanto, a entrada para carros é na Kent Street, paralela à Albert Road.

Instagram: @neighbourgoodsmarket

Veja também:

Time Out Market

O Time Out ocupa o espaço do antigo V&A Food Market, que era um dos meus mercados gastronômicos favoritos de Cape Town. A qualidade geral da comida continua boa, os preços ficaram um pouco mais salgados e a variedade de opções diminuiu. O local costuma ter música ao vivo e exibição de eventos esportivos no telão.

Onde: V&A Waterfront, junto à Nobel Square.

Funcionamento: Diariamente, entre 11h e 22h (fecha às 23h de quinta a sábado). O Nosh Café abre às 8h.

Contatos: Instagramsite oficial.

Veja também: Onde comer no Waterfront

Time Out Market, V&A Waterfront, Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Mojo Market

O mercado localizado no bairro de Sea Point tem uma programação fixa nas noites de domingo a terça. Também há apresentações de música ao vivo de terça a domingo.

  • Domingo: Salsa Sundays
  • Segunda: Karaoke Mondays
  • Terça: Jazzy Tuesdays

Veja também: Post sobre o Mojo Market

Feiras e mercados da Cidade do Cabo, África do Sul

Endereço: 30 Regent Rd, Sea Point (junto ao Mojo Hotel).

Funcionamento: Todos os dias (8h-0h). A maioria dos stands de comida só abre a partir do almoço.

Contatos: Instagramsite oficial.

First Thursdays

Como o nome entrega, esse evento acontece na primeira quinta-feira do mês. Lojas, galerias de arte, bares e restaurantes da região central fazem uma programação especial. Talvez seja a noite em que você veja mais pessoas na rua.

Criado na última década, o evento “pegou”. Virou tradição. Estive em uma edição de 2018 e me surpreendi com a proporção que tomou quando voltei a uma First Thursday em março de 2025. Pode ser o peso da idade, mas já não curti tanto. Os lugares ficaram muito cheios e a circulação nas calçadas, mais difícil. No entanto, se você curte, caia dentro.

Confira as informações sobre a programação no site oficial das First Thursdays.

Veja também


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens das minhas viagens de março/2024 e fevereiro/2025.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.