O V&A Waterfront de Cape Town é uma das principais opções de lazer da cidade e aparece entre as atrações mais visitadas da África do Sul.
O Waterfront de Cape Town recebe cerca de 24 milhões de pessoas anualmente
Cape Town faz parte do clube das cidades que revitalizaram a sua zona portuária. A transformação daquele pedaço da Mother City começou a tomar forma nos anos 90, e hoje, o V&A Waterfront é uma das atrações mais visitadas da África do Sul.
Vizinho do Cape Town Stadium, o lugar é um grande complexo gastronômico, comercial, turístico e cultural. São museus, shoppings, hotéis e diversos restaurantes. Além disso, muitas atividades podem ser feitas ou reservadas por ali.
Gostando ou não daquela atração, é preciso reconhecer sua importância para a economia local. Segundo um relatório divulgado em seu site oficial, o Waterfront gera mais de 21 mil empregos diretos e outros 17 mil indiretos, além de contribuir com 39,9 bilhões de rand para o PIB.
Confira também os outros posts sobre o V&A Waterfront:
Willoughby & Co, meu restaurante preferido na África do Sul
Sunset Champagne: O passeio de barco no pôr do sol
Lazer
Costumo dizer que, se você não tiver ideia do que fazer, vá para o Waterfront. Por ser quase todo a céu aberto, é bom para andar ou apenas sentar para tomar um sorvete e ver o movimento. Sempre há algo acontecendo, como apresentações de bandas de marimba.
A dica para os intercambistas: assistir a um filme no cinema do shopping ou no Galileo Open Air, evento que acontece durante o verão.
No Waterfront, também é possível alugar uma bicicleta, andar na roda gigante Cape Wheel, visitar o aquário Two Oceans, e tirar fotos em cantos fotogênicos, como as molduras amarelas e a escadaria com pintura ndebele.
![V&A Waterfront - Silo District - Moldura amarela - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2018/12/moldura-amarela-cape-town-waterfront.jpg)
Veja mais detalhes sobre essas opções de lazer no post “O que fazer no Waterfront”
Compras
É comum se referir a tudo – incluindo os seus vários shoppings – como Waterfront. Como se fosse uma coisa só. Entretanto, há centros comerciais de perfis diferentes.
O Victoria Wharf é o que mais se parece um shopping convencional, pois seu espaço conta com mais lojas e restaurantes. Há até um supermercado Pick n Pay no subsolo.
Já o Clock Tower e o Alfred Mall são bem menores. O primeiro conta com algumas joalherias, além de abrigar o Cape Town Diamond Museum.
Localizada entre uma das pontes e o Alfred Mall, a loja African Trading Port é grande e tem lembranças a bons preços. É bem fácil achá-la: a parte da frente é decorada com esculturas gigantes de animais.
Watershed
O Watershed é uma das construções mais recentes por ali. O térreo é dedicado a artesanato, design e jóias, enquanto o segundo piso concentra espaços de coworking e salas de reunião.
![Watershed - V&A Waterfront - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2019/01/watershed-cidade-do-cabo-waterfront.jpg)
Onde comer no Waterfront
Há cerca de 80 restaurantes no Waterfront. E, segundo o site oficial do V&A, mais de 60 oferecem opções vegetarianas.
Praticamente todas as redes possuem uma filial por ali, como Primi Piatti, Ocean Basket, a lanchonete Steers e a pizzaria “guerreira” Debonairs.
Entre os restaurantes, destaco o Willoughby & Co, meu favorito na África do Sul. Não se assuste caso haja fila: ela anda rápido. E ainda servem vinho aos clientes que estão na espera. Gratuitamente.
Outro que gosto muito é o ótimo La Parada, cuja filial do Waterfront foi inaugurada em novembro de 2018.
Veja mais detalhes no post “Onde comer no Waterfront”
![Restaurante Ocean Basket - V&A Waterfront](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2019/01/onde-comer-no-waterfront-ocean-basket.jpg)
Passeios
O complexo do V&A Waterfront pode ser o ponto de partida para passeios por Cape Town e arredores, seja por terra, água ou ar. É fácil encontrar as lojas e quiosques das operadoras de passeios.
Há várias modalidades de tours de helicóptero e barcos – como os cruzeiros do por do sol com direito a champagne, que fiz na viagem mais recente.
Já a empresa que opera o Red Bus do City Sightseeing tem uma base junto ao Two Oceans Aquarium. É de lá que partem os tours de hop-on hop-of pela cidade e os ônibus que fazem passeios de um dia pelo Cabo da Esperança (inclui a praia dos pinguins). Também é dali que sai o transporte para a base do Wine Tram de Franschhoek.
Veja mais detalhes sobre os passeios no post “O que fazer no Waterfront”
![Sunset Champagne Cruise - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2019/01/passeio-barco-champagne-cape-town.jpg)
Robben Island
Também é do Waterfront que partem os ferryboats para a Robben Island, a ilha na qual Nelson Mandela ficou preso e hoje funciona como museu.
Os concorridos tours partem três vezes por dia (quatro, no verão) da estação ao lado da Clock Tower. É bom comprar pela internet, antecipadamente. Você também pode adquirir o ingresso na bilheteria, mas é improvável achar um lugar disponível no mesmo dia.
Tenha em mente que as viagens podem ser canceladas por causa do clima. Neste caso, você pode pedir reembolso ou reagendar o passeio.
Aquário
Assim como o Rio, Cape Town tem um grande aquário na sua zona portuária. O Two Oceans Aquarium foca na vida marinha presente na costa sul-africana, banhada por Atlântico e Índico.
É uma ótima opção para os dias de chuva na Cidade do Cabo.
![Two Oceans Aquarium - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2019/01/aquario-cape-town.jpg)
Hotéis
O Waterfront é democrático por ser um lugar em que todo mundo pode passear. No entanto, o público dos seus hotéis é classe JD. João Dória.
Vários pacotes de luxo incluem hospedagens espetaculares por ali. É o caso do hotel-boutique Cape Grace e o One&Only. Neste último, 40 dos 131 apartamentos ficam em uma ilha artificial.
Réveillon
O Réveillon no Waterfront é animadinho, mas não espere uma Copacabana. Os palcos espalhados pelo V&A contam com apresentações de vários gêneros musicais e performances de artistas.
À meia-noite, há uma queima de fogos meio humilde. Equivale a uma das balsas da praia carioca. No Ano Novo que passei lá, também faziam projeções com laser em um prédio.
Ah, e nada de champagne nas áreas ao ar livre. Não é permitido consumir bebida alcoólica em lugares públicos na África do Sul. Foi curioso brindar com garrafinhas de água.
![Ano Novo no V&A Waterfront - Cape Town/Cidade do Cabo, África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2017/10/cape-town-ano-novo.jpg)
Serviços: Câmbio e correio
Há algumas casas de câmbio no shopping principal, o Victoria Wharf.
E é no segundo andar daquele shopping que fica a agência de correio. É o mesmo corredor da loja de departamentos Edgars. Além dos serviços usuais, como enviar cartões postais, o local também vende crédito para celulares Vodacom, Cell C e MTN.
Ali, você também encontra rolos de plástico-bolha para embalar suas garrafas de vinho. Cada rolinho de “bubble wrap” sai por 16 rand (valor em novembro/2018).
Museus
Entre os sete museus do Waterfront, visitei apenas o de Arte Contemporânea da África – Zeitz Mocaa, localizado no mesmo edifício do Silo Hotel. Se quiser saber mais sobre a revitalização do prédio, você pode fazer um áudio tour. O aluguel do fone é gratuito, basta deixar um documento na recepção.
![Museu Zeitz Mocaa - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2019/01/zeitz-mocaa-cidade-do-cabo.jpg)
Transporte
MYCITI: O Waterfront foi um dos primeiros lugares de Cape Town a receber paradas do ônibus MyCiti, o “BRT” capetoniano.
UBER: Funciona bem. Há alguns pontos de encontro cadastrados no Uber, como o da entrada próxima ao estacionamento Breakwater. O meu preferido era o Silo Hotel/Museu Zeitz.
TÁXI: Jamais, repito em caixa alta, JAMAIS pegue os táxis que ficam parados em pontos no Waterfront, especialmente na baia próxima ao Victoria & Alfred Hotel.
Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (021 44 777 99) e Excite.
CARRO: São vários estacionamentos, muitas vagas. No verão, altíssima temporada, complica um pouco. Em dias de maior movimento, eu costumava ir direto para o Silo District.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
![Dicas da África do Sul](https://bastantesotaque.com/wp-content/uploads/2019/03/guia-africa-do-sul-dicas-225x300.jpg)
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
AMEI a região e dei uma passadinha lá todos os dias quando conheci a cidade em 2014 (eu fiquei tipo uma semana na Cidade do Cabo)! rs Meu hotel era ali perto então comi muito no Waterfront tb. Ah, adorei o Springbok Museum – vai sim!
Oie!
Pra quem fica hospedado no Never@Home é tranquilo ir e voltar a pé do V&A? Vi que é bem próximo…
E a questão dos táxis, por que nunca pegá-los lá?
Sempre fui a pé de dia. Siga pela rua principal de Green Point e vire na Portswood. À noite, preferia pegar o Uber.
Os táxis que ficam parados ali não usam taxímetro.