O que fazer em Durban: Visitando o píer da baleia

Com sua arquitetura bem original, o píer da baleia é a imagem mais icônica da praia de Umhlanga.

Uma visita ao píer da baleia pode fazer parte do seu roteiro em Durban, que fica a 15 minutos dali.

Eu sigo algumas contas com fotos de Durban e a imagem daquele píer envolvido por “ossos” de baleia sempre me intrigou. Tentei ir lá em 2014 na minha passagem corrida pela cidade, mas ninguém soube me informar muito bem como chegar. Só consegui riscar este ítem da minha lista em maio de 2017, na press trip que fiz a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways.

Quando soube que o meu hotel era perto da praia, comecei a planejar minha rota para uma corrida matinal rumo ao whale bone. Valeu a espera de três anos – e o esforço físico: é um baita lugar.

Veja também:

O que fazer em Durban: 5 ideias

Gastronomia de Durban: Buffet de curry do Oyster Box

Como é o píer da baleia

Vizinho do famoso farol de Umhlanga, o píer da baleia não é apenas uma obra bonitinha no meio da multidão de lugares fotogênicos da África do Sul. A estrutura de 80m de comprimento também tem a função de ajudar a levar a água da chuva para o oceano. Isso valeu até um prêmio de engenharia de um órgão local.

Não vi de perto a eficiência do whale bone, mas imagino que deva passar muita água por ali. O local é cercado por subidas bem longas e íngremes.

Arredores do píer da baleia

Umhlanga me lembrou um pouco a Barra da Tijuca: além da praia, há shoppings, bons restaurantes, hotéis de luxo e poucos pedestres nas calçadas.

Perto do píer da baleia, ficam hotéis famosos, como o Beverly Hills e The Oyster Box – cujo buffet de curry já foi tema de um post aqui do blog.

Por sua vez, a pista da orla é ótima para quem gosta de caminhar e correr.  É um ambiente seguro, movimentado e bem agradável.

Pra quem corre

Durante a trip de maio, saí pra correr em uma manhã de programação mais light na Indaba 2017. O objetivo era chegar até a pista que passa pelo píer da baleia e o farol.

Vi no Google Maps que, do hotel Gateway até ali, era praticamente uma linha reta de 2,8 km. O que o site não mostrou: o trajeto até a orla era só ladeira. Foram uns 15 minutos pra descer aquilo tudo.

Depois de fazer minhas fotos lá embaixo, chamei um Uber para subir. Além de não ter pernas pra 3km ladeira acima, corria o risco de perder a hora!

Píer da baleia: o mais bonito do mundo?

Quem faz uma pesquisa no Google encontra vários sites sul-africanos apontando o píer de Umhlanga como dono do prêmio de mais bonito do mundo. Muita calma nessa hora. As publicações puxaram sardinha para o país – algo compreensível quando se trata de turismo.

A origem da honraria é um artigo do site da “CNN” que lista os píeres mais belos do planeta. O representante sul-africano é o primeiro a aparecer, mas a matéria não estabelece um ranking entre os ítens.

Tem baleia?

Durban não parece ser um dos lugares que se destacam em observação de baleias, como Hermanus ou Plettenberg Bay. Ainda assim, é possível contratar tours para chegar perto desses grandes mamíferos em alto mar.

Veja mais informações sobre esses passeios neste link do hotel Oyster Box, que também é um dos locais de observação.

Serviço

Como chegar ao píer da baleia

Se estiver sem carro, é tranquilo chegar de Uber. O serviço funciona bem em Durban.

Já quem estiver dirigindo pode usar como pontos de referência os hotéis The Oyster Box e Beverly Hills.

Onde comer em Umhlanga

Hotel The Oyster Box – Menu variado, com destaque para o buffet de curry e o high tea.

Endereço: 2 Lighthouse Road, Umhlanga, Durban; site

Little Havana – É um dos vários restaurantes cubanos de Durban. Figura entre as melhores steakhouses do país.

Endereço: Granada Square, 16 Chartwell Drive, Umhlanga Rocks; site

Cruzamento Lighthouse Rd x Lagoon Dr – No cruzamento dessas ruas e en seus arredores há opções variadas, entre hamburguerias, lanchonetes e restaurantes especializados em frutos do mar.

COMPRAS

Gateway Theatre of Shopping – É um shopping gigante, com quase 400 lojas. Os hóspedes do hotel Aha Gateway podem chegar lá através de uma passagem exclusiva próxima à recepção.

Endereço: 1 Palm Blvd, Umhlanga Ridge, Umhlanga

HOSPEDAGEM

Tekweni Backpackers

Endereço: 169 9th Ave, Morningside, Durban; site

Hotel Aha Gateway

Endereço: Centenary Blvd & Twilight Dr, Umhlanga Ridge, Umhlanga; site

O blog viajou em maio/2017 a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways

Planejando sua viagem

Ao planejar sua viagem para a África do Sul ou qualquer outro destino com os parceiros do Bastante Sotaque, você ajuda a manter o blog. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro e, com isso, é possível cobrir os gastos com hospedagem do site e domínio.

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do blog Se Lança, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.Dicas da África do Sul

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Passagens Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão e você ajuda o blog a se manter.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.