- Apresentando uma mistura de hotel e hostel, o Curiocity de Cape Town se tornou a minha primeira opção de hospedagem na cidade.
(post atualizado em 18/3/2025)
Em 2023, entrevistei o fundador do Curiocity, Bheki Dube, mas confesso que só entendi a enorme evolução – agora é uma rede – quando me hospedei na unidade de Green Point no ano seguinte. Embora já conhecesse o Curiocity de Joanesburgo, onde fiquei em 2015, ver aquele conceito todo de perto foi uma surpresa.
Índice:
- Curiocity: o que me pegou
- Apartamento do Curiocity
- Estrutura
- Atividades
- Localização
- Posts úteis
- Serviço
Curiocity: o que me pegou
Mirei num quarto privado de hostel, acertei num apartamento. Sou muito distraído e, por isso, não percebi que escolhera um lugar melhor que um Airbnb quando fiz a reserva pelo site em 2024.
Que sensação boa foi abrir a porta e perceber que era muito mais do que apenas um quartinho com banheirinho. “Tem uma sala!”, “tem varanda!” A cozinha era uma cozinha de verdade e o banheiro, um banheiro. Ora, então é um apartamento! E foi assim que, em poucos segundos, me arrependi de ter reservado apenas duas noites.
Na viagem de 2025, essa “falha” foi corrigida. Fiquei hospedado o maior tempo possível no Curiocity de Green Point. Entretanto, não havia disponibilidade para o final de semana da Cape Town Cycle Tour, e precisei passar os últimos dias daquela viagem em outro lugar: o Curiocity da Kloof.

Curiocity de Cape Town: apartamento
Vou reforçar o que falei no tópico anterior: é apartamento. A gente tem a tendência de imaginar um quartinho apertado quando pensa num espaço privado de hostel, mas o Curiocity de Cape Town tem apartamentos propriamente ditos. Com cômodos.
Na viagem de 2025, ficamos num apartamento da categoria “Premium Private” durante os primeiros dias. Na volta da Garden Route, nos hospedamos em um “Premium Deluxe”, como em 2024. O preço deles é quase o mesmo. A grande diferença é que o último tem uma pequena sacada e ar-condicionado no quarto.
Sala
É maior que a do quarto e sala onde morei em São Paulo. Tem um sofá, mesinha de centro, smart tv, além de uma mesa para refeições com dois lugares. Alguns detalhes ajudam a dar uma atmosfera de lar: vasinho de planta pendurado e quadros de artistas como o congolês Hugo Kabeya.


Os apartamentos localizados na frente ou nos fundos pertencem à categoria Premium Deluxe. Além de ar-condicionado, têm janelão na sala e uma pequena varanda.
Da janela dos apartamentos da frente, você vê a Main Road, o acesso ao Green Point Urban Park, o DHL Stadium e até o mar; já nas localizadas nos fundos, a vista inclui a Signal Hill.
Cozinha
Tem frigobar, microondas, cooktop por indução, torradeira, chaleira elétrica e armários. Você vê que há capricho envolvido quando nota a presença de talheres, utensílios de cozinha e até um potinho com sachês de chá, café, achocolatado e açúcar.

Banheiro
Felizmente, não é daqueles banheiros em que pia, privada e box parecem brigar por espaço. De quebra, há dispensers de shampoo e sabonete líquido para banho.
Quarto
Cama de casal bem confortável. Cada lado tem sua mesinha e luminária. Só havia tomadas de um lado. No Premium Private, é disponibilizado um potente ventilador de “chão”, enquanto o Premium Deluxe tem ar-condicionado no quarto.

Curiocity de Cape Town: estrutura
O Curiocity é um prédio com garagem. Não há elevador, mas isso é compensado por todas as comodidades. Quem chega, dá de cara com um ótimo espaço para coworking no térreo, ambiente convidativo pra nômades digitais ou quem pretende passar uma temporada mais longa em Cape Town.
Já a recepção conta com uma pequena geladeira, onde você pode comprar algumas bebidas. Aproveito para elogiar o ótimo staff; em especial, a Nyasha.

O espaço ao ar livre com mesas e cadeiras, perto da recepção, pareceu ser uma área de convivência bem agradável. Já a pequena piscina fica nos fundos, junto a algumas churrasqueiras.
Uma coisa que só descobri depois da viagem de 2024: eles têm uma van que busca os hóspedes no aeroporto. E o veículo é turquesa, com a identidade visual do Curiocity. Olha o capricho aí.
Atividades
O extenso cardápio de atividades é uma coisa que já tinha visto no Curiocity do Joanesburgo. A unidade de Green Point oferece um churrasco às sextas (o braai), aluguel de bicicletas e uma infinidade de experiências, que vai desde meditação na Lion’s Head até um bate-volta na West Coast.
- Veja também: Bate-volta de Cape Town à West Coast

Localização e o que há nos arredores
O Curiocity de Cape Town fica na Main Road, a rua principal do bairro de Green Point. O hotel/hostel fica a exatos 200m de um supermercado Spar e do Ultra, uma enorme loja de bebidas onde costumo comprar os vinhos que trago para o Brasil.
Esses dois mercados devem fechar as portas até o meio de 2025: um prédio será erguido no terreno. Com isso, as principais opções para compras naquela região passam a ser a ótima delicatessen Giovanni’s e o Woolworths Food.
Já a Jason Bakery fica a 421m. Ela costuma ser minha escolha para o primeiro café da manhã na cidade. Seguindo pela Main Road, você ainda encontra lugares como a hamburgueria Hudsons, o Tiger’s Milk e a cafeteria Bootlegger.

O estádio fica praticamente do outro lado da rua, assim como o Green Point Urban Park. Esse parque, por sinal, é um ótimo lugar pra quem gosta de caminhar, correr ou pedalar. De quebra, dá pra emendar o passeio com o calçadão de Sea Point.
Por sua vez, o complexo do V&A Waterfront fica a uns 10-15 minutos a pé, seguindo pela rua Portswood.
Outro ponto forte da localização do Curiocity de Cape Town é ter uma parada do ônibus MyCiti na porta.
Veja também
Confira alguns posts que podem ser úteis para quem vai se hospedar no Curiocity de Cape Town.
- Green Point, o bairro “padrão Fifa” de Cape Town
- Green Point Urban Park
- O que fazer no Waterfront
- Curiocity da Kloof St
Serviço
Curiocity Green Point
- Endereço: 153 Main Road, Cape Town.
- Tarifas: Apartamentos a partir de 1.210 rand. Quartos coletivos a partir de 460 rand. Valores em março/2025.
- Como reservar: Site oficial do Curiocity.
- O hotel possui estacionamento.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.