- Com localização privilegiada, o bairro de Green Point é um dos mais procurados pelos turistas na Cidade do Cabo. Ele não tem praia, mas fica perto de tudo.
(post atualizado em 1/7/2024)
Green Point não se resume ao belo estádio usado na Copa do Mundo de 2010. O bairro localizado na região central de Cape Town acaba fazendo parte da vida de muitos turistas e estudantes brasileiros não apenas pelas atividades disponíveis, mas também por conta de suas opções de hospedagem. Alguns dos hostels com melhor avaliação nos sites especializados se localizam nesse lugar sem praia, mas que é perto de tudo.
Para facilitar a navegação, dividi o post em algumas seções:
- Localização
- Estrutura
- Hospedagem em Green Point
- Onde comer em Green Point
- Green Point Urban Park
- Estádio
- Transporte
Localização
O bairro fica entre o Centro e Sea Point, subindo por um dos lados da Signal Hill. As residências e acomodações ficam no lado da Main Road, indo ladeira acima. Já o Cape Town Stadium (agora rebatizado de DHL Stadium) se localiza junto ao Green Point Urban Park e a um campo de golfe, quase se integrando ao complexo do V&A Waterfront.
O Oceano Atlântico não fica assim tão longe, é logo ali: os pequenos bairros Three Anchor Bay e Mouille Point separam Green Point do mar.
Green Point: Estrutura do bairro
A Main Rd e a High Level Rd – na parte alta do bairro – concentram várias paradas do ônibus MyCiti, enquanto o estádio conta com um terminal desse serviço. Green Point também faz parte do itinerário de várias vans, tanto no sentido Centro quanto no Sea Point/Camps Bay.
Quanto ao Uber, sempre tive facilidade. No período em que me hospedei no hostel Never at Home, os carros chegavam rapidamente.
Entre os pontos positivos de Green Point, destaco a presença de mercados, cafés e restaurantes na Main Rd. Fatores que ajudam a fazer desse bairro uma boa opção para hospedagem, incluindo AirBnb.
Hospedagem em Green Point
Green Point conta com hostels bem avaliados, como o Atlantic Point e o B.I.G Backpackers. Outra opção é o Big Blue, no qual me hospedei brevemente há alguns anos.
Na viagem de 2018, passei cerca de duas semanas no Never at Home, pois o meu backpacker de sempre, perto da Kloof St, fechara. É um lugar confortável, seguro, com um bom bar/restaurante, estacionamento e ótima localização. De quebra, fica ao lado de um supermercado e um mega depósito de bebidas – onde comprei meus vinhos em novembro/2018.
Quanto ao estacionamento, há duas opções: o do próprio hostel, que é pequeno e lota fácil; a baia gigantesca do outro lado da rua. Deixei meu carro lá em algumas noites e não tive problemas.
Veja também: Hospedagem no Never at Home de Green Point
Voltei a Green Point em março de 2024. Nessa viagem, passei os dois primeiros dias na filial capetoniana do Curiocity. Foi, de longe, minha melhor hospedagem na cidade até hoje. Mirei num quarto privado, acertei num baita apartamento. Antes de fechar com um AirBnb, recomendo conferir essa opção.
Quanto à estrutura, há uma área para coworking no térreo, estacionamento e bicicletas para alugar. Por essas e outras, o Curiocity será a minha primeira opção pra ficar em Cape Town nas próximas viagens.
Onde comer em Green Point
Você encontra praticamente um restaurante ao lado do outro na Main Rd de Green Point. Meus destaques são a ótima Jason Bakery – uma boa para o café da manhã – e a filial da hamburgueria Hudsons.
Green Point Urban Park
Meu destaque entre os passeios é o Green Point Urban Park. Achei perfeito para correr e, dada a quantidade de carrinhos de bebê que vi, bom para levar as crianças. Recomendo ir pra lá sem pressa. Assim, dá pra explorar seu jardim da biodiversidade e cantos escondidos, como o labirinto próximo ao farol de Mouille Point.
O parque funciona entre 7h e 19h e conta com quatro acessos: Helen Suzman Boulevard (perto do Spar), Bill Peters Dr (academia Virgin Active), Bay Rd e junto ao farol de Mouille Point.
Veja também: Post sobre o parque de Green Point
Estádio de Green Point
Atualmente chamado de DHL Stadium, o estádio construído para a Copa de 2010 é a principal arena da cidade. Ele é a casa do DHL Stormers e do Cape Town City FC, respectivamente, os times de rugby e futebol da Mother City. Também é lá que acontecem os grandes shows internacionais, como U2, Lady Gaga e Foo Fighters.
Green Point: transporte
O bairro é bem atendido pelos transportes. Tanto a parte alta quanto a baixa contam com paradas do ônibus MyCiti. Além disso, passam por ali as vans que vão no sentido Centro no Sea Point/Camps Bay.
Por sua vez, o ônibus vermelho do City Sightseeing faz uma parada pelo bairro antes de seguir para a base da empresa no V&A Waterfront. É a stop 12, na Beach Rd, perto do farol de Mouille Point e do Green Point Urban Park.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.