- Uma das atrações da alta temporada de Cape Town é o Segundo Ano Novo, uma grande festa de rua que enche de cores e música o Centro da cidade.
- O Segundo Ano Novo acaba sendo maior que o Réveillon convencional.
(post atualizado em 29/4/2025)
Índice
O que é o Segundo Ano Novo
O período entre Natal e Réveillon representa a altíssima temporada na África do Sul. Contudo, é em 2 de janeiro que Cape Town realiza o evento que, ao menos em proporção, lembra o nosso Ano Novo. Na data, a cidade ainda está lotada. E, geralmente, muito quente.
Essa grande e colorida festa de rua tem origem no tempo da escravidão. Segundo o guia oficial da Cape Town Tourism, o segundo dia de janeiro marcava a sua única folga no ano.
Normalmente, o desfile acontece em 2 de janeiro. A edição de 2025 foi uma das exceções, em virtude da coincidência de data com uma oração importante para os muçulmanos.
Já o Réveillon normal não gera a mesma comoção que no Brasil. Na Cidade do Cabo, a opção mais popular é o V&A Waterfront, que conta com palcos com música, food trucks, uma queima de fogos honesta, muita gente e zero álcool nas áreas abertas. Para os mais jovens e dispostos, há algumas festas privadas.

O desfile
Agora adotando o nome oficial de Cape Town Street Parade, o desfile do Cape Minstrels/Kaapse Klopse reúne cerca de 13 mil componentes das agremiações locais. Como no Carnaval brasileiro, há uma competição e alguns critérios precisam ser obedecidos.
Para quem não vai julgar, basta procurar um espacinho perto das grades instaladas junto às calçadas. E, claro, curtir a música – que nada tem a ver com samba. Está mais para as bandas de Nova Orleans.
Outra diferença do Segundo Ano Novo em relação à Marquês de Sapucaí é o uso comedido de alegorias e adereços. É mais comum encontrar as pessoas usando chapéus, pinturas no rosto e máscaras.

Trajeto
Normalmente, os desfiles do Segundo Ano Novo são realizados entre 10h e meia-noite.
O trajeto inclui ruas importantes como a Adderley e Wale, enquanto a “apoteose” é o bairro de Bo-Kaap.
- Veja também: Bo-Kaap, o bairro das casas coloridas
As vias utilizadas na parada são fechadas para o tráfego. Pedestres só podem atravessar de vez em quando.
Vale lembrar que as linhas do ônibus MyCiti sofrem alterações. Se o seu destino for algum ponto do Centro ou na Kloof Street, o melhor é descer e seguir a pé mesmo.
Já para chegar ao aeroporto, o ideal é pegar caminho do alto, aos pés da Table Mountain, via o bairro do Gardens.

Para assistir ao Segundo Ano Novo
Recomendo confirmar o itinerário dos desfiles em sites locais sobre entretenimento e diversão, como o Cape Town Magazine.
As ruas Adderley e Wale são figuras praticamente certas no roteiro, e sempre dá pra achar um cantinho junto à grade.
Para fugir do Segundo Ano Novo
Se você estiver hospedado(a) em lugares como Bo-Kaap, Kloof Street e arredores, não há como cruzar a Wale Street com carro, Uber, ônibus ou táxi. O melhor caminho é pelo alto, pegando o bairro do Gardens. Já se o destino for a Table Mountain, Camps Bay ou Hout Bay, não muda nada.
Já quem estiver em Sea Point, Green Point ou no Waterfront, o melhor caminho para o Centro é pelo Gardens. Se quiser seguir rumo a Camps Bay e Hout Bay, vá pelo litoral.
Hospedagem no verão
Se você estiver lendo isso em outubro, já ficou um pouco complicado para resolver a acomodação em Cape Town. Por ser alta temporada, a concorrência por quartos é maior. E alguns hostels da Cidade do Cabo aumentam absurdamente os preços da última quinzena do ano.
Caso não ache um lugar na região central (Centro, Sea Point, Green Point, Gardens), algumas alternativas podem ser bairros como Observatory e Woodstock, e áreas mais afastadas, como Muizenberg.
Veja alguns posts sobre hospedagem na Cidade do Cabo:
- Curiocity, Green Point
- Curiocity, Kloof St
- Never at Home, Green Point
- Never at Home, Kloof St
- Kloof St, a rua que tem tudo
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.