O aeroporto de Joanesburgo é a principal porta de entrada da África do Sul, país que vem recebendo cada vez mais brasileiros. Neste post, você encontrará algumas dicas para se virar no bom OR Tambo.
Aliando preços mais em conta a uma grande variedade de roteiros, a África do Sul costuma ser o primeiro destino internacional de muitos brasileiros. Assim, o aeroporto OR Tambo, em Joanesburgo, acaba fazendo parte do seu roteiro.
(post atualizado em 22/1/2019)
Considerada o hub do hemisfério sul, Joanesburgo é a cidade mais visitada do continente africano. Felizmente, seu aeroporto tem uma boa estrutura e, no geral, dá conta do recado. Portanto, caso bata uma insegurança em você que nunca usou o passaporte, relaxe. Não há razão pra surtar.
Chegando no aeroporto de Joanesburgo
Antes de sair de casa, no Brasil, procure checar a previsão do tempo em Joburg. No outono e no inverno, você pode encontrar temperaturas bem baixas por lá. Na viagem de maio de 2017, por exemplo, o piloto disse que fazia 3ºC na cidade. Ainda bem que eu havia me prevenido, levando casaco, cachecol e luvas (cariocas…) na mochila.
Imigração do aeroporto de Joanesburgo
Quando você deixa o finger ou desembarca do ônibus, pode encontrar um bloqueio formado pelos agentes de segurança. Nas minhas últimas três vezes lá, estavam parando todo mundo. Pediam pra ver o passaporte, perguntavam por quanto tempo ficaria ali, o motivo da viagem, e se pretendia sair e entrar no país durante aquele período.
O próximo passo é a longa caminhada para os guichês, onde você apresenta o famoso Comprovante Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) contra febre amarela.
Brasileiros devem seguir para a área mais à direita, a de países dos quais não é exigido o visto. Eu procuro andar rápido para chegar logo àquele pedaço.
Em 2018, tive sorte e escapei do rush matutino, pois o meu voo era o único desembarcando naquele momento. Ainda assim, esperei mais do que deveria, pois não havia muita gente trabalhando nos guichês. O atendimento nessas áreas burocráticas é o ponto fraco do OR Tambo.
Já quando há um grande número de aeronaves chegando na mesma hora (hub do hemisfério…), é preciso ter paciência, pois a fila pode ser bem grande e lenta.
Wi-fi no aeroporto de Joanesburgo
Se você quiser mandar aquele “mãe, cheguei” pelo Whatsapp, pode aproveitar o wi-fi gratuito do aeroporto de Joanesburgo. Procure pela rede #Airport Free Wi-Fi.
Conexão para Cape Town e outras cidades sul-africanas
Se a demora na Imigração é quase inevitável, a esteira de malas às vezes surpreende. Em algumas viagens, minha bagagem chegou bem rápido. Certo mesmo é o tempão que você vai perder na fila do raio-x. Por essas e outras, recomendo deixar uma janela de 2h entre os voos – se puder.
Uma forma de ganhar tempo é fazer o recheck-in antes de sair para o saguão. Para quem voa com a South African Airways, o balcão da empresa fica exatamente antes da porta automática, no lado esquerdo, em frente às casas de câmbio. É o primeiro que você vê.
Quanto às outras companhias, não lembro de ter visto funcionários nos balcões da área de recheck-in. Pode ser pelo horário, pois sempre passei por ali de manhã cedo.
Confira o post sobre a conexão e o voo para Cape Town
Evitando o golpe: hora de dibrar
No geral, acho aquele aeroporto tranquilo. Chamo atenção apenas para a ação dos porters, os carregadores de mala. Tenha em mente que aquelas pessoas vestidas de preto e laranja são feitas para você driblar.
Eles podem parecer atenciosos na abordagem, mas, no final, intimidam e constrangem – principalmente, as mulheres. “Pedem” gorjetas altas e até em dólar. Não dê confiança.
Você não precisa deles para chegar ao setor de embarques domésticos: pegue o elevador, vá até o 2 e siga as placas com indicações para o Terminal B Departures.
Vale destacar a medida da SAA, que disponibilizou, em seu balcão no aeroporto de Guarulhos, folhetos mostrando o passo a passo das conexões em Joanesburgo.
Câmbio no aeroporto de Joanesburgo
Se quiser trocar dinheiro no aeroporto, dá pra fazer isso antes de sair para o saguão. Caso prefira fazer isso depois, há casas de câmbio logo depois da porta automática, à esquerda.
Pelo menos a do banco Bidvest aceita reais. Já troquei lá algumas vezes.
Comendo no aeroporto de Joanesburgo
Os voos da SAA chegam cedo, por volta das 7h locais. A melhor opção para tomar café da manhã é a padaria Lucky Bread, que muda de nome a cada vez que vou lá. Em 2017, pedi um chocolate branco quente (300 ml, 30 rand) e um chicken mayo num pão ciabatta, que saiu por 55 rand.
Já se seu relógio biológico estiver confuso e o corpo pedir algo mais pesado, sugiro Nando’s, Wimpy e Ocean Basket, o queridinho dos brasileiros.
Na área de embarque doméstico, há várias opções também. Antes de voar para Cape Town em 2018, parei para tomar um café e comer pasteis de nata (sim) no Vida e Caffè. Essa rede é uma boa opção para quem ainda não é craque no inglês, pois alguns ítens de seu cardápio receberam nomes em português.
Transfers para hotéis próximos
Há vários hotéis perto do OR Tambo. Alguns são, de fato, junto do aeroporto. Outros, como o Southern Sun, são meio ruins para ir a pé, com mala.
Geralmente, eles oferecem transfers gratuitos. O ponto de encontro fica atrás do InterContinental Hotel. Para chegar lá, basta seguir as placas para Public Transport.
No caso do Southern Sun, onde fiquei uma vez, o serviço de shuttle é de graça. As vans passam de 15 em 15 minutos.
Saindo do aeroporto de Joanesburgo
Se você comprar um chip local no aeroporto, pode pedir um Uber, que funciona muito bem em Joanesburgo.
Infelizmente, os táxis da cidade não me passaram muita confiança. Por isso, o melhor transporte público acaba sendo o Gautrain (pronúncia: rrráu-trein), trem de alta velocidade construído para a Copa do Mundo de 2010. Ele atende áreas como o Centro de Joburg, Sandton e Pretória.
Há uma estação no OR Tambo mesmo, e você pode comprar o seu cartão recarregável na bilheteria.
Em 2015, fui com o Gautrain até a estação Park, no Centro. Lá, não teve jeito: precisei pegar um táxi para o meu hostel em Maboneng. Normalmente, pediria um Uber, mas meu celular estava com problema.
Alugando um carro no aeroporto de Joanesburgo
Como todo bom aeroporto internacional, o OR Tambo conta com as principais locadoras de veículos. Se preferir fazer sua reserva ainda no Brasil, uma opção é aproveitar a parceria do Bastante Sotaque com a Rentcars. Você ajuda o blog a se manter e não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui ou em um dos banners – este do post ou o da coluna ali da direita.
Quem voa pra Joanesburgo
A SAA e a Latam são as empresas que realizam voos diretos entre Brasil e África do Sul, sempre no trecho São Paulo/Guarulhos (GRU)-Joanesburgo (JNB). Entretanto, apenas a companhia sul-africana opera esse trecho diariamente. Recentemente, a SAA se tornou parceira do programa de milhas Smiles.
Por sua vez, a Latam oferece cinco voos semanais entre o aeroporto paulista e o OR Tambo. A partir de 1 de fevereiro de 2019, a frequência será diária.
A principal diferença entre as companhias está na duração da viagem: a SAA faz o trecho em cerca de 8 horas, enquanto a empresa brasileira pega uma rota mais longa, que aumenta o tempo em mais ou menos três horas.
Uma outra opção é a angolana Taag, que voa entre São Paulo/Guarulhos (GRU)-Luanda (LAD), chegando à África do Sul por Cape Town ou Joanesburgo. Não é necessário visto para fazer a conexão.
Veja também:
Comprando chip e internet móvel na África do Sul
Dicas de hospedagem em Joanesburgo: Curiocity Hostel
Guest post: Joanesburgo por quem morou na cidade
O blog viajou em maio/2017 para a Indaba a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways
Seguro viagem
Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.
As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.
Tags:África, África do Sul, Conexão para Cape Town, Destino RBBV, dicas aeroporto joanesburgo, Joanesburgo, Press Trip - maio/2017
Encontrei seu blog pelo facebook e ja me apaixonei, toda vez que vejo alguem falando da Africa do Sul eu fico extremamente feliz. Melhor lugar do mundo, mal posso esperar pra voltar pra casa haha. Saudades da minha linda Port Elizabeth.
Ganhou um seguidor fiel =)
Obrigado! É um país espetacular, e que mudou a minha vida. O mínimo que posso fazer é divulgá-lo e mostrar tudo que há de bom por lá! Abs!
Olá! Tenho uma dúvida: As bagagens para quem está fazendo apenas conexão em Joanesburgo precisam ser novamente despachadas para o voo que segue pra Cape Town?
Oi, Raul!
Sim, mas dá pra despachá-las antes mesmo de sair para o saguão. Procure o balcão da South African antes da porta automática, do lado esquerdo. Ali, você já faz o check-in e despacha.
Eu tenho uma conexão para Cape Town pela British Airways. Os balcões para fazer o “re” check-in ficam perto dos da South African?
Obrigada.
Oi, Quézia!
Eu descobri o da SAA meio sem querer, e acabei nem reparando se havia outros balcões.
Qualquer coisa, é só pedir informações ao staff da BA ou da Kulula (uma cia sul-africana que pertence a eles).
Olá Pedro! Vou com a família em Fevereiro e nossa primeira parada será em Joanesburgo. Qual seria a melhor opção de transfer para o centro? Vamos ficar em um hotel pertinho da Gautrain Station em Sandton e só iremos alugar um carro no dia de ir para o Kruger. E para conhecer a cidade, o “red bus” é uma boa opção?
Oi, Aline! Já que a estação é perto, vá de Gautrain mesmo. Seria uma fortuna de táxi.
Desça na estação Park. Dali, dá pra ir a pé até Braamfontein. Se quiserem conhecer Maboneng, melhor chamar um Uber.
O Red Bus contempla o basicão, o forte é o lado histórico. Só o tour deles por Soweto que achei caído. Escrevi sobre o red bus aqui: http://bastantesotaque.com/dicas-joanesburgo-red-bus/
Minha conexão será pra Nelspruit pela SAA. Nesse mesmo “re check-in” devo comseguir despachar a mala? Ou lá é só pra conexão pra CPT?
Acho que sim, tem que despachar por ser sua entrada no país.
Onde no aeroporto fica o vodacom?? 😉
Saindo pro saguão, vira à direita. Todas as lojas de operadoras ficam juntas naquele canto.
Obrigada… e o mesmo simcard uso em johanesburg- kruger-cape town?
Sim, vale em todo o país.
Boa noite Pedro !
Vou para Cape Town vou fazer um conexão em Johanesburg saindo de guarulhos pela south African e fácil o acesso dentro do aeroporto de johanesburg e muito grande? e longe o acesso da conexão ? As mala tem que pega e despachar novamente ?
Oi, Andreia.
Como eu escrevi no post, você despacha novamente a bagagem em Joanesburgo. Tá tudo explicadinho no texto. 🙂
Olá. Tenho 2h30 entre voo que chega a Joburg e o que parte para Cape Town. Considerando a demora das filas, vc acha que seria tempo suficiente? Comprei passagens promocionais e portanto não são na mesma empresa…
Vai ficar apertado, mas é suficiente.
Pedro
E a volta de Cape Town para guarulhos chegando em Joanesburgo tenho e retira e despacha novamente ?
Obrigada
Cape Town: despacha
Joanesburgo: não pega bagagem; vai direto pro embarque internacional (a fila do passaporte costuma ser meio demorada, melhor chegar logo lá!)
Guarulhos: retira a bagagem
Nossa, muito obrigado. Suas informações tem me ajudado muito no planejamento da minha primeira viagem para Cape Town.
Show! Valeu, Debora!
Olá boa noite,
Um casal de colegas irá para Johannesburgo e de lá seguirá para Sydney com a Emirates, para passar pela imigração e etc o pessoal fala em outros idiomas? Exemplo, português? É a primeira viagem internacional deles e estão com receio, pois ainda irão ter que fazer novo check-in de JNB para SYD. Agradeço pela sua atenção desde já.
Oi, Carla.
Acho difícil encontrar alguém que fale português por lá, mas é um aeroporto bem sinalizado.
Além disso, o sistema de som do voo informa, em português, os procedimentos para passageiros em conexão.
Talvez o pessoal da South African Airways possa fornecer mais detalhes pelo e-mail saabrazil@flysaa.com.
Boa noite, pesquisando sobre viagens para África do Sul vim para em seu blog! Parabéns de muito bom gosto e conteúdo abordado. Minha dúvida é: se eu levar só reais eu consigo trocar no aeroporto? Ou corro o risco de não achar moeda? Estava pensando, se eu for trocar reais por dolar para depois trocar novamente para moeda local eu vou pagar câmbio duas vezes. O que me diz? Forte abraço.
Olá! Eu não entendo muito de números/câmbio e tal, mas levei um pouco de reais na última viagem pensando dessa mesma forma.
E não existe o risco de você não achar moeda. Há pelo menos duas casas de câmbio no aeroporto de Joanesburgo (Travelex e Bidvest).
No Bidvest, aceitaram cédulas a partir de 10 reais.
Obrigado! Fico feliz pela informação! Grande abraço.
Olá! Vou pela LATAM, chego em JHB às 07:35 e logo embargo pra Cape Town pela low cost Flysafair. Acha que o vôo pra Cape Town as 10:45 é tempo suficiente pros procedimentos de desembarque, imigração, novo despacho, etc?
Desde já, muito obrigada!
Sim, Leila. 😉
Olá Pedro, tudo bem?
Vc já fez o percurso Joanesburgo até CapeTown de ônibus ou trem?
Conhece alguém que fez, recomenda?
Estou pesquisando se há algo entre as cidades para conhecer e mochilar…
Obrigado
Oi, Ricardo.
Recomendo o blog da Amanda Noventa (www.amandaviaja.com.br), que viajou de trem pela África do Sul.
Abs
Boa noite Pedro! Qual a melhor empresa aérea p viajar de Joanesburgo p Cidade do Cabo? Vamos pela LATAM e ficaremos dois dias em Joanesburgo e agora estou na dúvida qual empresa(custo benefício) p nossa viagem! Iremos final de outubro!
Até hoje, só fiz voos internos com SAA e Mango, e gostei de ambas.
Dê uma olhada tb nos preços da Fly Safair e da Kululu/British Airways.
Oi Pedro!
Seu blog é ótimo! Tirou muitas dúvidas.
Mas tenho mais uma dúvida: Vou à Moçambique no final do mês com conexão em Joanesburgo, e sou analfabeta na língua inglesa…na imigração se fizerem muitas perguntas, certamente ficarei com cara de “humm?” rsrs…alguma dica quanto a isso?
Normalmente, uns policiais ficam na entrada do desembarque. Só perguntam o objetivo da viagem e quanto tempo você vai ficar no país.
Olá, Pedro!
Passarei um dia inteiro lá, meu outro voo só sairá à noite.
Pensei em pegar o trem até Sandton e fazer um passeio por lá, pegando um taxi nesse distrito.
O que você acha?
Será que eles transferem minhas malas, check in já de manhã ou terei que alugar um armário para deixá-las?
Oi, Neila.
Sandton não tem muita coisa. Basicamente, é só o shopping que tem a Nelson Mandela Square. Você pode aproveitar o Gautrain pra também conhecer outros lugares. De repente, até Pretória.
Quanto às malas, acho melhor consultar a cia aérea. É que até hoje só peguei conexões com horários próximos.
Bom dia,
Tenho uma dúvida, embarco em Guarulhos no dia 07/10/2017 as 18 hs desembarcando em Johanesburgo. O meu voo para Cape Town é pela Comair Ltda.
É necessário retirar a bagagem e fazer o despacho novamente?
A volta de Cape Town é a mesma situação.
Na chegada a Joanesburgo, é preciso retirar a bagagem.
Quando volto de Cape Town, só retiro em Guarulhos, mas sempre voei de SAA. Melhor confirmar com a companhia.
Pedro, boa tarde
voce aconselha a fazer o cambio todo no aeroporto ou na cidade de Johanesburg, no centro, consigo trocar por melhor cambio?
Danilo, em Joanesburgo eu só troquei no aeroporto mesmo. Não cheguei a conhecer outros locais pra câmbio.
Acho que quem pode te ajudar nessa é o pessoal do http://www.selanca.com.br, que já morou na cidade.
Abs
olá!
Adorei seu site e estou anotando todas as dicas! rsrsrs
Vou chegar em Joanesburgo e de lá pegarei voos internos para a região do kruger e Port Elizabeth, vc sabe se posso levar uma ml de mão e mais uma de 23kg? entrei no site da South Africa mas achei bem confuso. E vc indica usar algum locker no aeroporto?
Oi, Thalita! Que bom que o blog tá ajudando!
Tenho 99% de certeza que pode levar essas duas, sim.
Lembro que na minha última viagem, até levei uma garrafa de vinho na bagagem de mão num voo interno.
De qualquer forma, aqui vão os números do atendimento da SAA aqui no Brasil:
CENTRAL DE ATENDIMENTO: (11) 3065-5115
SAC: 0800 771 1030
Olá Pedro boa tarde !!
Estou lendo o seu post e está me ajudando muito rsrs…vou fazer escala em Joanesburgo no dia 01/01 gostaria de saber se tem como eu ir fazer um safari durante um período de 8 hrs que terei que esperar meu outro voo para Cold Cost ( Austrália) ???
Como faço ??? Desde já agradeço a atenção.
Talvez dê pra ir em Pilanesberg, mas acredito que o tempo fique meio apertado pra isso. Uma alternativa pode ser pegar o Gautrain no aeroporto e fazer um passeio com o ônibus vermelho do City Sightseeing.
Olá Pedro, bom dia!
Seus posts me ajudaram muito na minha chegada e estadia em Cape Town! Obrigada!
Tenho uma dúvida: estou voltando para São Paulo agora em novembro e meu vôo sai de Cape Town à noite, chegando em Joanesburgo por volta das 22 hrs. Meu vôo para Guarulhos sai só no dia seguinte.Devo pegar minhas malas em Joanesburgo e despachar novamente?
Voarei SAA de Cape Town para Joanesburgo e LATAM (operado pela SAA) de Joanesburgo para Guarulhos. Muito obrigada desde já, att.
Carla
Oi, Carla! Muito bom saber que deu tudo certo por aí!
Neste ano, vivi uma situação parecida na volta. Cheguei de Durban à noite, peguei a bagagem em JNB e despachei novamente no voo da SAA para Guarulhos.
Mas, pra garantir, confirma isso com a própria SAA. A página deles no Facebook tem um suporte que trabalha bem: https://www.facebook.com/SAABrazil/
oi pedro estou indo com a familia para um passeio, gostaria de saber se em 1 dia consigo visitar o parque de kruger ,e faser o safari ?
Pra safári de 1 dia, melhor ir em Pilanesberg, mais próximo de Joanesburgo.
Olá Pedro, tudo bem?
Estou indo para Cape Town dia 31/12/2017 e fiquei em dúvida com relação à conexão em Joanesburgo, pois o tempo de conexão é de 30 minutos!
Neste caso, eu tenho que pegar a bagagem e realizar o re-checkin? Achei o tempo muito curto para fazer tudo isso e ainda passar pela imigração.
Como ocorre neste caso?
Imigração, bagagem e re-checkin, nessa ordem. Se não der tempo, te encaixam em outro voo.
Bom Dia,Pedro
Voando de Cape Town para guarulhos eh preciso retirar a mala em Joanesburgo e despacha-la novamente ?
Obrigado.
Não, só em Guarulhos.
Pedro, tudo bem? Estou indo para a Africa do Sul no meio do ano e chego em Joanesburgo as 9h00. Minha intenção é sair de lá para Hoedspruit, onde passarei alguns dias fazendo safaris. O voo que parece mais adequado para lá é um da SAA as 12h15. Você acha que é viável, considerando o tempo para desembarque e a necessidade de despachar bagagens novamente?
Obrigado
É, sim. Tranquilo.
Olá Pedro,
Sabe informar se posso utilizar apenas um cartão do Gautrain para mais de uma pessoa?
Não sei te informar. Talvez no site deles tenha essa resposta.
Olá Pedro,
O CIVP contra febre amarela tem uma data máxima para ser emitido? Sabe dizer se a vacina na África do Sul precisa ser tomada com alguma antecedencia? Por exemplo, tomar 30 dias antes de emitir o CIVP ou se já pode tomar e fazer o cartão?
Tem que tomar a vacina dez dias antes da viagem. Dá uma olhada nesse post: http://bastantesotaque.com/africa-do-sul-dicas-basicas/
Oi Pedro
Sabe me dizer se tem algum ônibus ou transfer do aeroporto de Joanesburgo direto para o kruger? Se Sim, tens noção de valor ou onde consigo ver o contato?
Obrigada
Não existe esse serviço lá, mas as agências talvez busquem no aeroporto com vans. Veja com a Planeta Africa, Escapades in Africa, Outlook Safaris etc
boa noite para quem viaja do rio de janeiro para maputo e faz escala em joanesburgo tem que trocar de aeronave ou nao?
Acho que sim, mas é melhor confirmar com a sua companhia aérea.
Parabéns! Ótimo post e ótimas dicas!
Fala Pedro, td blz? Obrigado por esse blog tão útil para os viajantes.
Estou indo para joburg em 15agosto, ficar 7 dias. meu voo chega la as 09:55horario local. Gostaria de saber qto tempo +ou- levo para retirar bagagem e mais a imigração, para q eu possa agendar o primeiro passeio do dia sabendo ja q horario me libero no aero.
Voo pela latam
Tiago, não sei como é na chegada da Latam, mas se muitos voos chegarem juntos, pode chegar a uns 40-50 minutos.
Ola Tiago. Vim nesse voo ontem, super tranquilo. Nao gastei nem 25 min em todo o processo (passar na imigracao, pegar mala e chegar no saguao do aeroporto). Fiquei surpreso, pois é super rapido.
Olá!! Muito bom seu blog!! Me esclareceu bastante duvidas que eu tinha Rs! Estou indo para Joanesburgo agora em agosto com meu marido, vc falou que usava uber, lá é confiável? Funciona como aqui no Brasil? Obrigada
Normal, é como aqui no Brasil.
Só evite pedir perto de pontos de táxi, pra evitar a fadiga. (:
Olá Pedro!! Obrigado pelo blog
Vou ficar 24h em Joanesburgo até sair meu vôo para Cape Town!
Alguma dica?
Pra uma passagem tão curta pela cidade, talvez valha a pena fazer aquele passeio do ônibus vermelho.
Nossa, Pedro !
Você caiu do céu rsrsrs Estou indo no início de 2019 e como tenho 63 anos, estava insegura com a conexão pra Cape Town.
Ficou tudo claríssimo pra mim.
Grata
Que bom, Neusa! Tenha uma ótima viagem!
Boa tarde
Vou passar um mês de férias em Joanesburgo.
Vou ficar hospedado em casa de amigos.
Vale a pena adquirir chip de celular ou tem wifi acessível na cidade?
Melhor comprar um chip.
Oi Pedro! Estou vendo um voo da SAA para Nelspruit com conexao de 1h30 em Joanesburgo. Será que da tempo?
Se o voo chegar no horário, pode ficar apertado, mas dá.
Já despacha a bagagem no recheck-in, antes do saguão.
Oi Pedro, tudo bem??
Estou amandooo o seu Blog, estou tirando todas as duvidas que eu tinha.
Meu namorado tem esse desejo de ir para Africa do Sul então resolvemos ir esse ano e confesso que ja sei que vou amar.
Só queria sua ajuda com uma informação que não estou encontrando por aqui.
Seria melhor pegar um Voo São Paulo X Joanesburgo X São Paulo e não comprar a volta via CapeTown?
Pergunto isso, porque veja muitas pessoas comprando ida e Volta Joanesburgo, mas muito provavelmente estarei em Capetown do fim da minha viagem. Se meu voo não for por lá, como deve ser esse trajeto Joanesburgo x Capetowns e Capetown X Joanesburgo? Voos internos ou por terra seria mais interessante?
Me ajuda =)
Beijos e obrigada.
Não sei se entendi sua dúvida, mas, na volta, acho mais fácil fazer CPT-JNB-GRU, pela disponibilidade de voos entre CPT e JNB e pela comodidade.
Como a distância entre Cape Town e Joanesburgo é muito grande, só recomendo fazer isso de carro se tiver muito tempo.
Oi Pedro, muito obrigada!
Na verdade minha dúvida era sobre esse trajeto interno porque é bem longe Joanesburgo de CapeTown neh?! Não sabia se era melhor comprar ida e volta por joanesburgo e depois fechar um voo interno separado de JNB x CPT ou se era melhor já comprar aqui do Brasil mesmo Chegando por Joanesburgo e voltando por CPT ahah entendeu?? Ficou confuso mesmo