Quando comprar passagens para a África do Sul

  • Veja dicas e dados úteis para decidir quando comprar passagens para a África do Sul

(post atualizado em 1/11/2024)

A normalidade é uma delícia. Já faz um ano que o Brasil voltou a ter duas companhias aéreas operando voos diretos para a África do Sul. Passado o período turbulento de pandemia, é muito bom ter a chance de escrever um post relacionado ao planejamento de viagens.

Índice

Quando comprar passagens para a África do Sul

Kadu Lucas, gerente de vendas e marketing da South African Airways (SAA) no Brasil, deu o caminho das pedras na entrevista que publiquei no episódio 22 do podcast Bastante Sotaque.

“A melhor época para conseguir uma menor tarifa é sempre com antecedência. Não existe milagre. Se você já pretende viajar, quanto antes você comprar, melhor. Mas, sim, a gente sempre está procurando atender ao mercado lançando promoções. A gente teve no mês passado promoções, principalmente, nesse voo via Joanesburgo. Então, às vezes, as melhores tarifas estão nesses voos”, explicou Kadu em entrevista concedida no dia 12 de setembro, durante o Trade Show promovido pela South African Tourism, em São Paulo.

[SPOTIFY] Ouça o episódio 22 do podcast

Números

Talvez a frase a seguir seja mais nerd da história do blog. É porque fiz uma planilha no Excel para concentrar os dados do Brasil nos relatórios mensais do Departamento de Estatísticas do Governo da África do Sul. Isso me ajuda a entender melhor os números do turista brasileiro e, quem sabe, identificar padrões e tendências.

Vale lembrar que 2024 é o primeiro ano inteiro, nesse período pós-pandemia, com SAA e Latam operando voos diretos. As duas empresas retomaram a ligação entre Brasil e África do Sul no segundo semestre de 2023.

Comportamento do viajante brasileiro

O normal é que, em períodos de maior procura, os preços sejam mais altos. Já as tarifas menores e eventuais promoções costumam aparecer nas épocas de baixa temporada. Por isso, aqui vão alguns dados mastigadinhos, baseados nos relatórios mensais de janeiro a setembro de 2024:

  • Até agora, janeiro e julho foram os períodos mais movimentados nos voos de SAA e Latam. Foram cerca de 5 mil brasileiros desembarcando na África do Sul em cada um desses meses.
  • Fevereiro, março e agosto registraram os números mais baixos. Com uma média mensal de 3.500 brasileiros entrando na África do Sul, foram períodos em que o Brasil até ficou fora do top 10 de viajantes internacionais vindos de fora da África.
  • Agosto foi o mês com menor chegada de brasileiros na África do Sul em 2024 por enquanto.
Balcão de recheck-in da SAA no Aeroporto OR Tambo de Joanesburgo

Escolhendo um aeroporto na África do Sul

Além de pensar em quando comprar passagens para a África do Sul, o brasileiro também pode escolher por qual aeroporto chegar. Desde 2023, a SAA opera um voo ligando Cape Town a Guarulhos. Já o trecho entre Joanesburgo e São Paulo segue sendo oferecido pela empresa sul-africana e a Latam.

Em relação ao voo Guarulhos-Joanesburgo, os números têm se mantido estáveis durante 2024. O destaque fica por conta dos picos de movimento em janeiro e julho. Já a queda mais acentuada aconteceu em agosto.

No caso de março, também é normal haver uma queda, e isso aconteceu apenas nas chegadas via Joanesburgo. Já os números do voo entre São Paulo e Cape Town surpreenderam a SAA. Isso porque houve um aumento em relação às entradas de brasileiros em fevereiro.

Ainda sobre o trecho São Paulo-Cape Town, janeiro e julho foram os meses mais movimentados em 2024 até o momento, seguidos de perto por fevereiro e março. Já abril, maio e agosto registraram menos entradas de turistas vindos do Brasil.

Chama a atenção a queda de julho (1.346 passageiros) para agosto (490) nas chegadas via Cidade do Cabo. Vale a pena ficar de olho em passagens para esse período em 2025.

Como chegar na África do Sul

SAA e Latam operam voos diretos entre Brasil e África do Sul. As duas fazem o trecho Joanesburgo-São Paulo, enquanto apenas a companhia sul-africana voa entre Cidade do Cabo e Guarulhos. Um dos atrativos dessa rota é a duração média de 7h na ida para a “Mother City”.

A Latam fez seu retorno ao trecho Joanesburgo-São Paulo em setembro de 2023, operando três voos semanais para a África do Sul. A partir de 28 de outubro, ela terá um voo a mais nessa rota.

Veja também:

Calendário dos voos entre Brasil e África do Sul

Joanesburgo (JNB)-Guarulhos (GRU)

SAA:

  • GRU-JNB: Domingo*, segunda, quarta* e quinta
  • JNB-GRU: Domingo*, segunda, quarta* e quinta

*Voos operados entre 8/12/2025 e 11/2/2026

Latam:

  • GRU-JNB: Segunda, quarta, quinta, sábado
  • JNB-GRU: Terça, quinta, sexta, domingo
Cidade do Cabo (CPT)-Guarulhos (GRU)

SAA:

  • GRU-CPT: Terça e sábado
  • CPT-GRU: Terça e sábado

Posts úteis


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com nossos parceiros, utilizando os links aqui do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.