A Table Mountain pode ser vista de vários pontos de Cape Town. De quebra, há molduras amarelas espalhadas pela cidade, feitas para destacar o grande ícone da Mother City.
As molduras amarelas ajudam a divulgar alguns cantos não tão conhecidos de Cape Town
(post atualizado em 25/6/2024)
Amigos e parentes têm brigado nos últimos anos por terem opiniões diferentes, mas todo mundo pode concordar em uma coisa: a Table Mountain é uma enxerida. Se não bastasse o fato de ela ser vista de diversos lugares de Cape Town, se metendo em várias paisagens, há as molduras amarelas espalhadas pela cidade. Elas destacam o ícone capetoniano e facilitam o enquadramento das fotos.
Essas instalações estão presentes em locais muito visitados, como o V&A Waterfront, e em outros nem tão conhecidos dos brasileiros, como a região do antigo District Six. Podem, portanto, dar um norte ao seu roteiro, virando um motivo para conhecer algum ponto da Mother City.
Origem
Tudo começou há um tempo atrás, quando foi determinado que Cape Town seria a Capital Mundial do Design (WDC) de 2014. A instalação das primeiras molduras em 2013 fez parte do programa desse evento, cuja cor oficial era o amarelo. Mais especificamente, o Pantone 109 C. Além disso, a iniciativa pegou carona na eleição da Table Mountain como uma das Novas Sete Maravilhas Naturais do Mundo em 2012.
“Ao instalar as molduras em alguns locais inusitados, as pessoas serão lembradas da beleza da vista da montanha. Isso também transmite a ideia de que a montanha é para todos, não apenas para o turista convencional. É uma bela forma de celebrar a inclusão de Cape Town entre as Sete Novas Maravilhas Naturais e encorajar as pessoas a compartilhar imagens dessas vistas diferentes nas redes sociais”, segundo o site da WDC (já desativado).
O artista
Com 2,8m de altura e 4m de largura, as molduras amarelas são uma criação do sul-africano Porky Hefer. O artista é conhecido pelas suas obras interativas, como os ninhos gigantes e a poltrona em forma de orca.
Onde estão as molduras
Ao todo, há sete molduras amarelas espalhadas pela cidade. A região central concentra a maior parte, com cinco (Signal Hill, District Six/Zonnebloem, V&A Waterfront – são duas lá – e estação de trem).
Lugares como a Robben Island e algumas vinícolas também criaram suas versões dos frames, mas não fazem parte do mesmo projeto das amarelinhas, as legítimas.
V&A Waterfront 1
Essa moldura fica no V&A Waterfront, perto dos restaurantes La Parada e Den Anker, e de uma barraca de cachorro-quente. Certamente, é a mais fotografada entre todas as sete instalações. Graças a essa popularidade, imagino que os donos do Cape Grace devam usar a hashtag #gratidão em suas orações diariamente. Afinal, o ultramegaluxuoso hotel aparece de figurante em quase todas as imagens.
Para garantir um enquadramento legal, veja se a pessoa que vai tirar sua foto está pisando no “x” amarelo pintado no chão. Na minha viagem de 2024, ele estava quase apagado, precisando urgentemente de uma demão de tinta.
V&A Waterfront 2
A mais recente adição na coleção de molduras amarelas da Cidade do Cabo fica no Silo District, o setor novo do Waterfront. Com o fim da construção e a inauguração do hotel Radisson RED, as fotos ali já não tem mais um horroroso esqueleto de metal ao fundo.
Ela fica bem em frente ao prédio que abriga o luxuoso Silo Hotel e o Zeitz Mocaa (Museu de Arte Contemporânea da África).
Signal Hill
Minha preferida e mais próxima da Table Mountain. Ideal para fotos a qualquer hora do dia, especialmente durante o pôr do sol.
Como chegar: pegue um Uber. Caso vá de carro para o pôr do sol, chegue cedo, já que o estacionamento é pequeno. Outra opção é a rota especial para o pôr do sol do ônibus vermelho do City Sightseeing.
Veja mais detalhes no post sobre a Signal Hill
Estação de trem
Essa é uma das molduras amarelas “alternativas”, já que passa quase despercebida. Ela se localiza na grande praça em frente à estação central de trem. Naquele local, o principal ponto de referência é o prédio do banco ABSA, na esquina das ruas Riebeek e Adderley.
Ela não estava lá em novembro de 2018, mas, após uma troca de DMs com o Instagram do Table Mountain Cableway, confirmei que ela havia sido retirada temporariamente para restauração.
Não sei se era o caso quando passei por lá em março de 2024, quando a moldura também não estava na praça.
Big Bay
O famoso pico do kitesurf oferece uma das minhas vistas preferidas da Table Mountain, junto com sua vizinha Bloubergstrand. A moldura amarela de Big Bay fica diante do shopping Eden on the Bay, do lado de um gramado.
Como chegar:
De carro: O caminho é fácil. Geralmente, o Waze manda pegar a estrada N1. Estacione no shopping Eden on the Bay.
De ônibus: Linhas 214b e 214c do ônibus MyCiti, o BRT capetoniano.
De Uber: Melhor opção para a noite, quando o MyCiti para de circular.
De táxi: Nunca pegue da rua. Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (tel: 021 44 777 99) e Excite.
Charly’s Bakery
Conheci esse yellow frame em novembro de 2018, após comer na Charly’s Bakery. A moldura fica no estacionamento dessa padaria. Outro local que pode servir de referência é o grande mural azul do Nelson Mandela, pintado na casa em frente à padoca. Por sinal, é possível enquadrar a Table Mountain junto com o grafite.
No roteiro: Você pode visitar aquele local no mesmo dia que for ao District Six Museum e/ou ao badalado café Truth Coffee. Ambos ficam na Buitenkant St, a menos de 100m dali.
Como chegar: A Charly’s fica na Harrington Square, uma praça localizada entre as ruas Cantebury (onde fica o mural do Mandela) e a Harrington (que conta com vários bares e cafés).
Como há um grande estacionamento, é tranquilo ir de carro. Outra opção é ir a pé mesmo, caso esteja pelo Centro.
Lookout Hill
É a única das molduras amarelas que ainda não visitei. Um dos motivos é a falta de informações sobre o local.
A Lookout Hill fica em Khayelitsha, a segunda maior township do país. Provavelmente, a melhor forma de se chegar lá é com algum tour de agência. Se alguém já passou por lá, conte aí nos comentários como foi a experiência!
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.