Curiocity da Kloof St: Hospedagem em Cape Town

  • Conheci o Curiocity da Kloof St. durante a minha viagem de 2025 para a Cidade do Cabo
  • Hotel foi inaugurado em 2024

O Curiocity da Kloof St fica no bairro do Gardens, praticamente aos pés da Table Mountain. Mantendo o conceito de ser um mix de hotel e hostel, é a mais recente empreitada da rede que conta com unidades em Joanesburgo e Cape Town.

Índice

Curiocity da Kloof: O que você precisa saber antes da reserva

A localização é um dos pontos fortes do Curiocity da Kloof e você tem a segurança de estar num lugar que faz parte dessa rede de hoteis. Os apartamentos com banheiro e cozinha privativos podem agradar a quem procura, por exemplo, um AirBnb ou algo nesse estilo.

É importante ter em mente que o Curiocity da Kloof não é exatamente igual ao de Green Point. Caso você já tenha se hospedado na unidade da Main Road, talvez precise de um realinhamento de expectativas.

Hospedagem em Cape Town/Cidade do Cabo

Curiocity da Kloof: a chegada

Após alguns dias no Curiocity de Green Point, a hospedagem na parte final da viagem de março de 2025 foi na unidade da Kloof. O outro hotel da rede não tinha mais vagas para o fim de semana do Cape Town Cycle Tour, uma tradicional prova de ciclismo que reúne cerca de 30 mil participantes.

Chegamos na Kloof no final da tarde de uma quarta-feira de muito calor na Cidade do Cabo. Entramos pelo portão entreaberto e o manager Carol nos encontrou enquanto começávamos a subir a escada. Ele indicou o nosso apartamento: era o número 1, logo no térreo.

Deixamos as malas ali e o Carol nos levou até o portão, onde fizemos o cadastro na fechadura com reconhecimento facial. Taí algo que funcionou perfeitamente durante nossa estada de seis noites.

Carol também nos apresentou o segundo andar, que tem uma ampla varanda com vista para a Table Mountain. Já a senha do wi-fi foi comunicada via WhatsApp.

Curiocity da Kloof: conhecendo nosso studio

Optamos por um apartamento da categoria “Deluxe Suite” porque, pela descrição no site, parecia semelhante a “Premium Private” e “Premium Deluxe” de Green Point. Outro fator que pesou na escolha foi a presença de cozinha e banheiro privativos, que não estão disponíveis para todas as modalidades de acomodação.

O apartamento apresenta várias qualidades: cama de casal confortável, uma mesa de trabalho, frigobar, cozinha relativamente equipada e banheiro – o único cômodo com porta. É muito mais do que se oferece em um quarto privado de hostel. No geral, é um espaço generoso para dois hóspedes.

Detalhes

Senti que faltou atenção a alguns detalhes. Situações contornáveis que podem ser creditadas, talvez, ao fato de ser um hotel novo, com menos de um ano de operação. Por exemplo, quando chegamos, não havia detergente, pano de prato e rolos de papel higiênicos sobressalentes.

Compramos um detergente na ida ao mercado Checkers, logo após nosso check-in. Já a questão dos outros dois ítens foi resolvida rapidamente no outro dia, quando os solicitei a uma funcionária do Curiocity.

A “sala”

O cômodo principal tem uma ótima cama de casal, mesa de trabalho com uma cadeira e uma pequena poltrona. Não há televisão. Um ponto bastante positivo é a quantidade generosa de tomadas por todo o ambiente.

Foi possível deixar duas malas grandes no canto sem atrapalhar a circulação. Também é por ali que fica o armário, no qual alguns cabides são disponibilizados.

A janela tem vista para o corredor externo. A cortina não tem blackout, mas protege bem da claridade. Ainda assim, tivemos que deixá-la fechada durante todo o tempo. Isso porque todo hóspede que passa pela área externa olha lá pra dentro.

Por sinal, a janela também precisava ficar fechada em alguns momentos. O motivo era o cheiro de queimado vindo da chaminé do Café Paradiso, vizinho do Curiocity da Kloof.

Há um ventilador de teto no ambiente. Cumpre sua tarefa com dignidade, mas poderia ser um pouquinho mais forte.

Hospedagem em Cape Town, África do Sul
Cozinha

Ela tem o básico para quem precisa cozinhar: fogão compacto de uma boca, microondas, panelas, além de utensílios como espátulas, chaleira elétrica, torradeira, frigobar e talheres. Nas gavetas, encontrei dois pratos, um pratinho, dois pires, duas canecas, duas xícaras e duas colheres de café.

Nas refeições, minha namorada e eu movíamos a mesa de trabalho para perto da cama: eu ficava no colchão e ela, na única cadeira. Outra opção é comer ao ar livre, nas mesinhas vermelhas do corredor externo ou na varanda do segundo andar.

Dica de hospedagem na Cidade do Cabo, África do Sul
Banheiro

É um banheiro básico, com água quente no chuveiro e na pia. Disponibilizam toalhas de banho, rosto e chão. Não há dispensers de sabonete líquido e shampoo no box, algo disponível na unidade de Green Point.

Falando de detalhes, o recipiente de sabonete líquido da pia estava praticamente vazio quando chegamos.

O que não agrada no banheiro do quarto 1 é o fato de a janela dar para a área das lixeiras do Bootlegger, o outro café vizinho do Curiocity da Kloof. Tivemos que fechá-la para evitar a entrada de um odor desagradável e moscas.

Curiocity da Kloof: estrutura

Ao olhar para fotos antigas do imóvel no Google Street View, dá pra ver que, antigamente, ali era um prédio residencial. De fato, a sensação é de se hospedar em um condomínio, e falo isso de forma elogiosa.

Nos fundos, há um quintal com churrasqueira. Também é lá que fica a estação de aluguel de bicicletas.

O grande destaque é a varanda da área comum do segundo andar, um verdadeiro camarote para a imponente Table Mountain. Na teoria, é um ótimo lugar para sossego e contemplação.

Hospedagem na Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul
Recepção

Quando você passa pelo portão do Curiocity da Kloof, se depara com uma escada à esquerda, além de uma placa indicando a recepção – localizada no segundo piso – e os números das unidades de 1 a 4.

Nesse acesso, a primeira porta que se vê é a do número 1, o único apartamento do térreo nessa parte do prédio. Em duas oportunidades, hóspedes confusos mexeram na maçaneta e tentaram entrar no nosso apartamento, achando que a recepção ficava ali.

Tirando isso, a ausência de uma recepção convencional não nos afetou tanto. Na manhã do check-out, por exemplo, deixei a chave na mesa do staff no segundo andar. Já quando fui solicitar o pano de prato, encontrei uma funcionária no corredor.

Entretanto, caso você precise de algo, é fácil encontrar o Carol. Ele é onipresente e, de alguma forma, sempre vai aparecer onde você estiver.

Onde se hospedar em Cape Town/Cidade do Cabo

Localização

O Curiocity fica numa parte mais alta da Kloof St, rua que mereceu até um post aqui no site. Comparando com minha época de intercâmbio, quando morei no bairro de Bo-Kaap, é uma ladeira bem menos íngreme do que as que eu precisava subir.

Nesse trecho mais elevado, que eu não conhecia tanto, a principal característica é a quantidade enorme de restaurantes.

Descendo por 300m, você encontra um bom supermercado Checkers. Já 350m ladeira acima, fica um minimercado OK, que eu não cheguei a visitar.

O Curiocity fica a cerca de 20 km do aeroporto de Cape Town. No dia da volta para o Brasil, partimos às 9:30 e chegamos lá em cerca de 20 minutos. A viagem no Uber da categoria XL custou 243 rand.

Ônibus

Exatamente na frente do Curiocity, fica a parada Welgemeend do sistema MyCiti. Ela é atendida pela linha 113, que liga a Kloof ao Waterfront. Achei extremamente pontual, mas é uma pena que só passe de hora em hora. Consegui pegar esse ônibus apenas uma vez: ele leva cerca de 25 minutos para chegar ao famoso centro comercial.

Algo que minha namorada e eu fizemos com mais frequência foi andar uns 500m até a parada Ludwig’s Garden. Por ela, passam as linhas 106 e 107, que ligam o Centro a Camps Bay.

Ponto de ônibus MyCiti - Cidade do Cabo/Cape Town
Bares e restaurantes

Há uma filial do café Bootlegger ao lado do portão do Curiocity da Kloof. Ele faz parte do mesmo edifício, mas os acessos são separados. Fui apenas uma vez e não gostei do serviço. Achei muito inferior ao do estabelecimento da Main Road de Green Point.

O outro vizinho do hotel é o Café Paradiso, de onde não vinha apenas a fumaça da chaminé: na noite de quinta, é possível ouvir os sons da noite de jazz do local.

Já na calçada da frente fica o indiano Vadivelu. E colado a ele, há o Carne, do chef italiano Giorgio Nava e que também está presente no Time Out Market do V&A Waterfront.

Descendo a rua, você encontra uma enorme variedade de estilos: turco, vietnamita, moçambicano e até um Ocean Basket, especializado em frutos do mar e popular entre viajantes brasileiros.

Restaurantes da Kloof St, Cape Town/Cidade do Cabo
Lazer

Um luxo do Curiocity é a distância para a Table Mountain. São 7 minutos de Uber até a estação do teleférico.

Já o De Waal Park fica a cerca de 700m do hotel. Caminhei até lá numa manhã e gostei do lugar. Além da vista para a Table, as árvores gigantes me chamaram a atenção. Com muitas sombras, o parque pode ser uma boa opção de passeio em dias quentes.

Parque De Waal Park, Cidade do Cabo/Cape Town

Posts úteis

Confira alguns posts que podem ser úteis para quem vai se hospedar no Curiocity da Kloof St.

Serviço

Curiocity da Kloof St

  • Endereço: 112 Kloof St
  • Preços: Quartos coletivos a partir de 360 rand; quartos privativos a partir de 1.208 rand (valores em março/2025). Consulte ofertas e promoções no site oficial. Pagamento apenas via cartão.
  • Contatos: Site, Instagram, stay@curiocitycapetown.com.
  • Transfer de/para o aeroporto disponível por 450 rand.
  • Não há estacionamento no local.

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:

  • Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
  • Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
  • Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
  • Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
  • Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.