- Repleto de cafés, o Cape Quarter é mais um lugar de Cape Town que ainda não foi descoberto pelos brasileiros.
- Misturando elementos de Bo-Kaap e Green Point, esse local faz a alegria de quem gosta de tomar uma xícara de café na calçada.
(post atualizado em 1/7/2024)
Quem vê os grandes grupos de turistas vagando pela rua Chiappini, tirando seus selfies junto aos muros das casas coloridas de Bo-Kaap ao fundo, não sabe que a alguns metros dali existe uma região bem parecida, e com movimento muito mais tranquilo. É o Cape Quarter, um polo gastronômico e comercial na parte alta de Green Point.
O que tem no Cape Quarter
Localizado aos pés da Signal Hill, bem na divisa entre Bo-Kaap e Green Point, ele tem um pouco dos dois bairros: as ladeiras e casas coloridas do primeiro, e o ar moderninho do segundo.
Tudo gira em torno do centro comercial Cape Quarter, que lembra os shoppings menores da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além de lojas de roupa e decoração, há galerias de arte, salas comerciais, restaurantes e até uma filial do supermercado Spar.
Os estabelecimentos das ruas ao redor seguem esse estilo, e têm a companhia de vários hotéis-boutique. Entretanto, o que mais curti ali foram os cafés com varandas e mesas na calçada.
Charles Café
Enquanto eu dirigia pelo Cape Quarter pela manhã, The Charles Café foi o primeiro local que chamou a minha atenção. Fácil de avistar (fica numa esquina e tem seu nome escrito em letras garrafais na fachada), conta com mesas na calçada, junto a galhos baixos de uma árvore.
Quando cheguei lá, percebi que se tratava também de um dos vários hotéis-boutique da área. Já a grande aroeira forma praticamente um túnel na calçada, criando uma sombra muito bem-vinda em dias de calor. Ali, tive toda a tranquilidade para pensar no que faria naquele dia: decidi ir na Signal Hill, fazendo uma parada na Noon Gun.
Para o meu café da manhã, pedi ovos mexidos com torradas e um café flat-white. Tudo muito bom, e o atendimento também foi bem gentil. Não lembro o valor exato da conta, mas acho que não passou dos 70 rand.
Como chegar ao Charles Café: O caminho mais fácil é pegar a Somerset Road (a principal) e virar na Dixon St. O Charles fica na esquina com a Waterkant St. Se estiver de carro, pare no estacionamento rotativo do Cape Quarter (entrada pela Dixon, à direita). Endereço: 137 Waterkant Street.
Atualização: O pequeno hotel está fechado para reformas desde maio de 2024. A expectativa é que ele reabra em outubro. O café, que também fechou, tem futuro incerto. Por ora, o jeito é explorar as outras opções nos arredores, como o Manhattan e o Origin.
O Cape Quarter no seu roteiro
Aquela área pode ser encaixada num passeio a pé pelo Centro de Cape Town. Depois de conhecer o Company’s Garden e bater perna pela rua St. Georges Mall, suba Bo-Kaap pela Wale St (a que tem o Hilton na esquina) ou Dorp St. Como o bairro tem uma história rica, vale dar uma passada no Bo-Kaap Museum.
Na sequência, entre na Chiappini St, que é uma das mais fotografadas. Para chegar ao Cape Quarter, vire à esquerda na Waterkant.
Como chegar ao Cape Quarter
A entrada principal do Cape Quarter fica na Somerset Rd, no início de Green Point.
É fácil chegar de carro, Uber ou ônibus MyCiti. Se estiver dirigindo, o acesso ao estacionamento é feito pela Dixon St. Se preferir um táxi, utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (021 44 777 99) e Excite.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.