- Conexão para voos domésticos no aeroporto de Joanesburgo
- Onde comprar chip de telefone no OR Tambo
- Opção de hotel nos arredores do aeroporto sul-africano
- Veja como encontrar a van do seu traslado no aeroporto de Joanesburgo
O Aeroporto Internacional OR Tambo, em Joanesburgo, é uma das portas de entrada da África do Sul para os brasileiros. Isso porque a South African Airways (SAA) e a Latam operam voos diretos entre São Paulo/Guarulhos e o JNB. Por isso, decidi reunir neste post algumas dicas para que você consiga se virar naquele que é um dos principais hubs do hemisfério sul.
Para facilitar a navegação, dividi este post em algumas seções:
- O aeroporto de Joanesburgo no seu roteiro
- Chegando no aeroporto de Joanesburgo
- Conexão para voos domésticos
- Câmbio, chip de telefone e tomada
- Aeroporto de Joanesburgo: Hoteis
- Como achar sua van no aeroporto
- Como sair do aeroporto de Joanesburgo
O aeroporto de Joanesburgo no seu roteiro
A SAA ainda tem como trunfo a opção do voo entre Guarulhos e a Cidade do Cabo. Com isso, a opção para se chegar em Cape Town com conexão em Joanesburgo não é mais tão necessária. Entretanto, o OR Tambo segue sendo uma ótima opção para quem vai começar seu roteiro explorando aquela parte do país. Tanto que, em março de 2024, optei por chegar na África do Sul via JNB, pois a etapa inicial da minha viagem foi um safári na região do Kruger.
Além da proximidade maior com os melhores locais de safári, o aeroporto internacional também é uma boa para quem fará conexões para cidades como Durban, Plettenberg Bay e George – as duas últimas estão na Garden Route. Naturalmente, é também a melhor opção de chegada para quem vai explorar a província de Gauteng (onde ficam Joanesburgo e Pretória), o complexo SunCity e o Pilanesberg National Park.
Veja também: Como é o voo São Paulo-Guarulhos da SAA
Chegando no aeroporto de Joanesburgo
Não há muito mistério para quem tem um voo internacional chegando no JNB. Na imigração, dirija-se para a fila da direita, exclusiva para quem vem de países dos quais não é exigido visto. Depois, é só procurar em algum monitor o número da sua esteira de bagagem.
Já ao sair para o saguão, tenha atenção com a galera de colete laranja. São os porters, os carregadores de bagagem, que não possuem uma boa fama. Costumam abordar os viajantes e, no fim, cobram gorjetas de forma acintosa. É um problema mais antigo que andar pra frente, mas agora você sabe como evitar, né?
Agora falando das qualidades, o OR Tambo é um aeroporto com muitas opções de comida e oferece wi-fi gratuito.
Conexão para voos domésticos em Joanesburgo
Quem chega de Guarulhos e precisa pegar um voo doméstico da SAA tem a chance de despachar a bagagem antes mesmo de sair para o saguão. A empresa sul-africana tem um balcão de recheck-in antes da porta automática, no lado esquerdo.
Já para quem voa com outras aéreas sul-africanas como Airlink ou FlySafair, eis o caminho das pedras: saia para o saguão e pegue um elevador para o 2. É nesse piso que ficam os balcões das empresas e o embarque doméstico (domestic departures).
Câmbio, chip de telefone e adaptador de tomada da África do Sul
Para quem precisa trocar dinheiro, você encontra casas de câmbio logo ao sair para o saguão, no lado esquerdo.
Já quem pretende adquirir um chip de telefone da África do Sul, é só virar pra direita. Há lojas das operadoras MTN (amarela) e Vodacom (vermelha). Costumo usar os SIM cards (como chamam os chips lá) da última, cuja cobertura é muito boa.
Veja também: Como comprar chip de telefone na África do Sul
Aliás, na minha viagem mais recente, os vendedores da Vodacom tentavam empurrar um adaptador de tomada aos clientes que compravam chips. Só recomendo que você compre se a bateria do celular estiver morrendo mesmo: já falei aqui no site que você encontra esses adaptadores em qualquer supermercado e lojinha por uma mixaria.
Tomadas, aliás, são um ponto fraco do aeroporto de Joanesburgo. No setor de embarque doméstico, por exemplo, não há tomadas junto aos bancos. Quando voei pra Cape Town em março de 2024, tive a sorte de achar uma na parede – e no padrão sul-africano. Fui salvo pelo meu adaptador velho de guerra, comprado numa vendinha de Storms River em 2014.
Opções de hotel no aeroporto de Joanesburgo
Hospedar-se em um hotel no aeroporto de Joanesburgo ou seus arredores pode ser uma boa pra quem tem uma passagem rápida pela cidade. Exemplo: quem vai para um safári no dia seguinte à sua chegada ao país.
Veja também: Hotel Southern Sun (aeroporto de Joanesburgo)
Entre as opções de hospedagem por ali, há o Intercontinental (basta atravessar a rua), o City Lodge e o Southern Sun, onde me hospedei duas vezes.
O Southern Sun fica a cerca de 400m do aeroporto e oferece um transporte gratuito, que circula entre o hotel e o terminal de ônibus do OR Tambo.
Onde encontrar sua van no aeroporto de Joanesburgo
O terminal de ônibus do aeroporto internacional de Joanesburgo é o ponto de encontro para vans de hoteis e das agências que levam seus clientes para safáris.
Chegar lá é bem fácil. Ao sair para o saguão, siga em frente e procure as placas para o Hotel Intercontinental e o “Bus Terminal”. Se você atravessar a rua e encontrar esse hotel, tá no caminho certo. O próximo trecho é uma passagem com um jardim cheio de suculentas à sua direita. Alguns metros adiante, você verá a entrada do terminal.
Como sair do aeroporto de Joanesburgo (Uber e trem)
Nunca usei o Uber pra sair desse aeroporto. No entanto, fiz uma simulação aqui no site da empresa e o processo me pareceu mais fácil que em Cape Town. É só procurar o ponto de encontro correspondente ao terminal em que você está.
Outra opção é sair de lá com o trem de alta velocidade, o Gautrain. Esse serviço tem uma estação dentro do próprio aeroporto de Joanesburgo e o conecta a lugares como Pretória e os bairros de Sandton e Rosebank.
Para chegar até a estação do Gautrain, saia do saguão e suba na escada rolante à direita.
Veja também: Gautrain, o trem do aeroporto de Joanesburgo
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.