A artista Esther Mahlangu foi a responsável por levar ao mundo a estética dos ndebeles, uma das principais expressões do design tribal da África do Sul.
Popularizado por Esther Mahlangu, o estilo ndebele é marcado pelas formas geométricas e muitas cores.
(post atualizado em 24/5/2024)
Conheci a doutora Esther Mahlangu em maio de 2017, no último dia da Indaba, a maior conferência de turismo da África. Usando uma roupa tradicional e anéis no pescoço, ela tinha a companhia de outra mulher ndebele. Nos momentos mais calmos, confeccionava peças de artesanato com miçangas, diante de uma mesa repleta de produtos. Na véspera, passei algumas vezes na frente do stand no qual ela era a atração, mas todo o assédio de fãs e imprensa me inibira.
Somente na manhã seguinte criei coragem para abordá-la. Ao pedir uma foto, a sorridente velhinha mostrou que não é boba: “claro que pode (tirar uma fotografia com ela), também pode comprar algo…”. Eu não desperdiçaria a chance de adquirir algo criado por Gogo Esther. A pulseira feita por ela está na minha prateleira de coisas da África do Sul.
Quem é Esther Mahlangu
Hoje com 88 anos, Esther começou a pintar aos 10. Na tradição dos ndebeles, as mulheres decoram as fachadas das casas com formas geométricas e muitas cores. Entretanto, a doutora inovou e levou a arte de sua tribo a outros contextos, como telas e carpetes.
Em 2018, a equipe da Record foi até seu vilarejo, um local de difícil acesso na província de Mpumalanga. O ótimo trabalho de Marcus Reis e cia mostrou a sua vida simples, mesmo sendo reconhecida no mundo todo.
Vovó Esther e o mundo
Um evento em abril de 2018 serviu para mostrar o tamanho de Esther Mahlangu. O Departamento de Artes, Design e Arquitetura da Universidade de Joanesburgo concedeu a ela o título de doutora honoris causa. Foi um reconhecimento a seu legado como “empreendedora cultural em nível local e global, e a seu papel como educadora.”
“Descoberta” nos anos 80, a doutora já teve seus trabalhos expostos em lugares como Paris e Nova York. A artista também colaborou com um rol bem diversificado de marcas, como Melissa e BMW. Na edição de 2009 da São Paulo Fashion Week, a empresa brasileira lançou uma série de 4 mil pares do modelo UltraGirl com uma estampa desenhada pelo maior nome do design tribal sul-africano – e Vovó Esther estava lá.
Já na colaboração com a montadora bávara, Mahlangu levou suas cores e formas geométricas a um modelo 525i, transformando o sedã em uma obra de arte em 1991. Com isso, ela se juntou a outros nomes consagrados, como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, que também criaram Art Cars para a BMW.
Em 2017, Gogo Esther recebeu outro convite dos alemães. Dessa vez, para criar desenhos para o interior de um 705 Li.
Exposição em Cape Town
A South African National Gallery recebe, em 2024, uma exposição com a retrospectiva da carreira de Esther Mahlangu. Estive na mostra em março e fiquei encantado. Para saber mais sobre a experiência, confira o post que fiz sobre a minha visita.
SERVIÇO
Exposição “Then I Knew I Was Good at Painting: Esther Mahlangu, A Retrospective”
Quando: De 18 de fevereiro a 11 de agosto.
Onde: South African National Gallery. Government Avenue, Company’s Garden, Cape Town.
A galeria abre diariamente entre 9h e 17h. Entrada: 60 rand.
Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (parada Groote Kerk, linhas 106, 107 e 113). Em março de 2024, eu estava no hostel Never at Home (Kloof Street) e fui a pé até lá.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
saberia informar para onde vai o dinheiro arrecadado?
Olá, Mari.
A qual produto você se refere?