- As feiras e mercados gastronômicos são apostas seguras para quem quer comer bem em Cape Town. São lugares capazes de agradar a quem busca comidas próximas do nosso paladar, e também aos viajantes que vão atrás de coisas novas.

(post atualizado em 30/5/2025)
A vida é muito curta para você manter a dieta numa viagem à África do Sul. Portanto, como sempre falo por aqui e nas outras redes, dê um tempo na contagem de calorias assim que o avião tocar em solo sul-africano.
Chegando em Cape Town, recomendo visitar suas feiras e mercados gastronômicos. São lugares capazes de agradar a gregos e veganos. Pela quantidade e qualidade de opções oferecidas, esses locais acabam sendo uma boa para quem gosta de provar coisas novas. Ao mesmo tempo, são importantes para os viajantes que buscam comidas mais próximas do nosso paladar.
Feiras/mercados de Cape Town: Índice
- Neighbourgoods Market
- Mojo Market
- Time Out Market
- Bay Harbour Market
- Oranjezicht City Farm and Market
Neighbourgoods Market
Comecei a me apaixonar por Cape Town quando descobri essa feira gastronômica em 2011. Ela é realizada aos sábados e domingos no terreno de uma antiga fábrica do bairro de Woodstock. O complexo do Old Biscuit Mill abriga ainda uma tenda voltada à moda, além de galerias de arte, lojas e restaurantes.
O Neighbourgoods Market impressiona pela quantidade de boas opções. Chegue cedo e em jejum.
Veja também: A feira gastronômica do Old Biscuit Mill
Serviço
Funcionamento: Sábados, 9h-16h; domingos, 10h-16h.
Endereço: 373 Albert Rd, Woodstock (The Old Biscuit Mill). Prefira ir de Uber ou ônibus MyCiti.
Ônibus MyCiti: Para quem está pelo Centro, o ideal é pegar a linha 261 na Adderley St e descer na parada Biscuit Mill. Outra opção é a linha 102, que sai do Civic Centre e passa pelas ruas Adderley e Darling. Ela te deixa a 100m do Neighbourgoods Market, na parada Kent.
Onde estacionar: Há um estacionamento no College of Cape Town, que fica quase em frente ao Old Biscuit Mill. Entretanto, a entrada para carros é na Kent Street, paralela à Albert Road.
Contatos: Instagram; site oficial.


Mojo Market
São 2.000 m² com várias opções gastronômicas e música ao vivo no coração do bairro de Sea Point. Inaugurado em 2017, o Mojo Market fica junto do hotel Mojo.
Entre os mercados gastronômicos de Cape Town, o Mojo é o que parece ter mais movimento na parte da noite. Além dos telões que transmitem jogos de rugby e futebol, há música ao vivo. Eles também têm uma programação fixa de domingo a terça:
- Domingo: Salsa Sundays
- Segunda: Karaoke Mondays
- Terça: Jazzy Tuesdays
A cada 15 dias, o Salsa Sundays tem um “esquenta” no espaço junto à piscina pública. Quando esse bailinho chamado Sun-Kissed Salsa acaba, a turma da dança caminha por um quarteirão até o Mojo Market. Veja a programação no Instagram desse evento.



Serviço
Endereço: 30 Regent Rd, Sea Point (junto ao Mojo Hotel).
Funcionamento: Todos os dias (8h-0h). A maioria dos stands de comida só abre a partir do almoço.
Contatos: Instagram; site oficial.
Veja também: Post sobre o Mojo Market.
Time Out Market
Inaugurado no final de 2023, o Time Out ainda é meio que uma novidade na lista de feiras e mercados gastronômicos da Cidade do Cabo. O cliente tem à sua disposição 13 stands de restaurantes, quatro bares com curadoria de comerciantes locais e palco para eventos.
Depois de escolher o que comer, você pode se sentar em uma das enormes mesas compartilhadas da área interna. Também há mesinhas no lado de fora, com vista para a Table Mountain.
Gostei de tudo que provei por lá, como a costelinha da Siba Deli e o combinado de churrasco sul-africano do Mlilo – que, infelizmente, deixou o mercado em março de 2025. Também provei um bom donut de limão no Nosh Café.
O Time Out ocupa o espaço do antigo V&A Food Market, que era um dos meus mercados gastronômicos favoritos de Cape Town. A qualidade geral da comida e do ambiente melhorou. Entretanto, a variedade diminuiu bem.
Serviço
Onde: V&A Waterfront, junto à Nobel Square.
Funcionamento: Diariamente, entre 11h e 22h (fecha às 23h de quinta a sábado). O Nosh Café abre às 8h.
Contatos: Instagram; site oficial.
Veja também: Onde comer no Waterfront
Bay Harbour Market
Taí um lugar que muita gente gosta, mas ainda não me emocionou. Pelo menos nas minhas visitas, vi mais artesanato e souvenirs do que barracas de comida, e o espaço era bem acanhado. Entre os pontos positivos, posso citar a música ao vivo.
Na última vez que entrei lá, em dezembro de 2015, o melhor momento aconteceu do lado de fora. Sentado em uma pedra na beira do mar, comi um sanduíche enquanto uma baleia se exibia na minha frente.

Serviço
Endereço: 31 Harbour Rd, Hout Bay. Ele fica no porto de Hout Bay. É no final, bem depois do Mariner’s Wharf.
Funcionamento: Sexta (17h-21h) e finais de semana (9:30-16h).
Como chegar: De Uber ou carro (há estacionamento no local). As linhas 108 e 118 do ônibus MyCiti circulam pelo Centro e Sea Point e chegam nessa parte de Hout Bay. Desça na parada Atlantic Skipper.
Contatos: Instagram; site oficial.

Oranjezicht City Farm and Market
O Oranjezicht reúne produtores locais, inclusive alguns que também estão presentes no Old Biscuit Mill. Demorei pra conhecer esse mercado. Eu o visitei pela primeira vez apenas na minha quinta viagem a Cape Town, em 2024.
É um lugar que quase todo mundo gosta, mas preciso admitir que não amei: achei muito lotado, bem difícil de andar pelos corredores. Talvez seja culpa do horário, já que cheguei lá depois das 10h.

Serviço
Endereço: Beach Rd – Granger Bay, próximo ao estacionamento Granger Bay do V&A Waterfront.
Funcionamento: Sábados (8:15-14h) e domingos (9h-14h).
Instagram: @ozcfarm
Como chegar: Carro, Uber ou ônibus MyCiti.
Ônibus MyCiti: Linha 104 (parada Somerset Hospital); linhas D 05, T 01 e T 01X (terminal Granger Bay).

Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
Irei a Cape town para inte
rcâmbio março de 2020
Gostaria de saber qual a companhia aérea mais barata??
Olá, recomendo monitorar os preços nos sites especializados, pois as empresas têm feito várias promoções.