Dicas de Cape Town: Greenmarket Square, artesanato e presentes

Para quem curte fazer compras, a Greenmarket Square pode agradar. Já se você não tem paciência, melhor evitar.

(post atualizado em 5/9/2025)

Greenmarket Square é o primeiro nome a aparecer quando se pesquisa sobre compra de lembrancinhas de viagem e artesanato em Cape Town. Natural, pois ela é muito bem localizada, conta com uma boa variedade de produtos e possibilita apoiar o trabalho de artistas locais. O que não quer dizer que seja a melhor opção para todo mundo.

Greenmarket Square: Índice

Para quem ela é

Apesar de ser uma atração bem famosa, não a incluo entre os “programas de turistão” na Cidade do Cabo. Indico, sim, para quem gosta de comprar e tem tempo e paciência, além de um “borogodó” para pechinchar.

Para quem ela NÃO é

Se você não é paciente, a Greenmarket Square não é para você. E caso sua companhia queira bater perna pela praça, indo de barraca em barraca, não recomendo acompanhar. Pelo bem da relação, sente em algum café da praça ou vá ao Food Lover’s Market.

Greenmarket Square - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

As regras da Greenmarket Square

1 – Negocie. Não é gafe, nem ofensivo: é o esperado. Faz parte da “coreografia”. Por mais que o vendedor faça drama ou diga que aquele é o melhor preço que pode fazer, negocie. O “best price” (melhor preço) sempre pode ser menor.

2 – Paciência, sempre. No geral, as abordagens na Greenmarket Square são mais intensas. Acho curioso como eles conseguem identificar quem é brasileiro, ainda que você só esteja passando, mesmo em silêncio: “Brasil? Brasil?”

Sem falar na negociação dos preços, que ajuda a tornar a experiência mais desgastante. Por isso, insisto, paciência.

Greenmarket Square - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

O que tem na Greenmarket Square

Pinturas, tecidos, pulseiras, utensílios pra cozinha, artigos de decoração pra casa. Tem de tudo.

Fora da feira, há vários lugares para comer, como o Food Lover’s Market e o Café Santé.

Quem também foi à Greenmarket

Confira o que a Fernanda Scafi escreveu no Tá indo pra onde? sobre a Greenmarket Square e o Centro de Cape Town.

Onde os brasileiros fazem compras em Cape Town

A Greenmarket Square é o principal ponto para compra de lembranças, mas não se trata do único. Entre as alternativas ali pelo Centro de Cape Town, há a loja do moçambicano Martins dentro do African Craft Wholesale Market, na esquina das ruas Long e Longmarket. Com preços camaradas para brasileiros, esse lugar virou um point dos nossos compatriotas.

Escrevi um post sobre esse vendedor apaixonado pelo Brasil que tive o prazer de conhecer em novembro de 2018.

Compras em Cape Town: Loja do Martins, a preferida dos brasileiros
Alternativa à Greenmarket

Já outro lugar que testei e aprovei foi o African Trading Port. Fica no V&A Waterfront, próximo à Clock Tower. É a loja de vários andares que tem estátuas de madeira gigantes na frente.

Serviço

Greenmarket Square – Localizada a duas quadras da Long St., fica entre as ruas Longmarket e Shortmarket. Há vários pontos do ônibus MyCiti nos arredores. Horário: entre 9h e 17h.

MARTINS – Endereço: 91 Long Street -African Craft Wholsale Market. Para chegar à loja do Martins, entre, vire à direita e siga até o final do corredor.

Compras em Cape Town: Loja do Martins, a preferida dos brasileiros

African Trading Port – Fica no V&A Waterfront, junto à ponte móvel da Clock Tower.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  1. Conheci Martins quanto em 2017 … Trouxe algumas peças da Loja … Saudades de Cape Town , Martin entrarei em contacto , abraços

    • Oi, Tatiana! Já tem muito tempo que não entro ou paro nessa feira (prefiro ir no Martins ou em lojas com a African Trading Port, lá no Waterfront). Quanto a aceitar cartão, acredito que algumas tenham maquininha. As que não tem, podem passar na máquina de outra barraca – algo que, pessoalmente, não me passa muita confiança.