Vinícola mais antiga de Cape Town, Groot Constantia é a opção mais acessível para quem pretende degustar vinhos e tem pouco tempo na cidade.
Além de degustar vinhos, você pode comer em um dos ótimos restaurantes da Groot Constantia
Groot Constantia é uma das mais de 300 vinícolas da região do Cabo. É indicada para quem, por exemplo, não tem como alugar um carro e viajar para as cidades como Stellenbosch, Paarl e Franschhoek.
Além da degustação, a vinícola tem restaurantes, museu e tour pela adega.
Estive lá nas viagens de 2011 e 2015. Na primeira vez, andei pelo local e fiz a degustação. Já no ano passado, apenas almocei no restaurante Jonkershuis. Foi o que deu pra fazer com febre…
Degustação
No meu primeiro domingo do intercâmbio, fiz o passeio do ônibus vermelho do City Sightseeing Bus com o pessoal da escola e da minha residência. Groot Constantia é uma das paradas da rota azul, e ficamos lá por cerca de 50 minutos.
Ao chegar na área da degustação, fomos recebidos por uma velhinha bem simpática. Fiquei surpreso com a sugestão dela: o grupo comprar apenas dois ingressos. Como cada entrada dava direito a provar cinco vinhos, poderíamos degustar dez. E pagando muito pouco.
Eis as notas
Até aquele dia, eu não entendia nada de vinho. No entanto, após a degustação e as explicações da velhinha, comecei a apreciar a bebida. Saí dali até sabendo dizer qual era a minha uva favorita.
Segundo as anotações daquele dia, achei o Cabernet Sauvignon 2009 muito doce, mas não ruim. Ainda preciso aprender a usar aqueles adjetivos sofisticados do Lopes do Vinho, que apresentava um programa na Rede TV…
Também gostei do Shiraz 2009 e do Sauvignon Blanc 2010, enquanto o Merlot 2009 foi meu preferido.
Entretanto, não curti o Blanc de Noir 2010 e o Gouberneurs Reserve (white) 2007.
Não provei o Porto 2009 e o décimo acabou ficando fora das anotações.
Restaurante
Na volta a Groot Constantia, quatro anos depois, achei melhor não fazer a degustação. Estava gripado, com febre, não quis arriscar.
Como estava debilitado, acabei parando para almoçar no restaurante Jonkershuis.
Fiquei surpreso por não estar lotado naquele dia, um feriado em dezembro, altíssima temporada em Cape Town.
Eu devia estar muito mal mesmo, pois nem tirei foto dos pratos. Para tentar lembrar do que comemos, até fui olhar o menu no site deles enquanto escrevia este post.
Parece que, para mim, foi um hamburger e, para minha companhia, filé de peixe com batata frita (fish & chips). Na sobremesa, malva pudding.
A fazenda
A gigantesca fazenda foi fundada no séculos 17 por um holandês. Isso ajuda a explicar sua arquitetura “europeia”. Segundo o áudio do ônibus vermelho, Groot Constantia é a mais antiga vinícola do continente e, naquela época, já fornecia vinhos para cortes da Europa.
O lugar é gigante. É bom para comer, beber e passear. No caminho, você pode até esbarrar com um babuíno comendo uvas.
Além disso, a fazenda faz parte dos Cape Town Big 7, iniciativa do turismo local que promove as sete principais atrações da Cidade do Cabo.
(Clique nas fotos para ampliá-las)
Como chegar
Por ainda não ser uma área atendida pelo ônibus MyCiti, as melhores formas para se chegar em Constantia são de carro, táxi, Uber ou City Sightseeing Bus.
Para quem vai de carro, é bom seguir o Waze. Tente fazer o caminho que passa pela M3. Foi o que me pareceu mais simples.
Já no roteiro do ônibus vermelho, achei Constantia uma das três paradas que valiam a pena, junto com o Jardim Botânico de Kirstenbosch e Hout Bay.
Serviço
Groot Constantia
Endereço: 2 Groot Constantia Road – Constantia, Cape Town.
Horário da degustação: Diariamente, entre 9h e 18h. Fechado na Sexta-feira Santa e no Natal.
Preços (maio/2018):
Degustação: 80 rand por pessoa (cinco vinhos e você fica com a taça).
Degustação e harmonização de 5 vinhos + 5 chocolates (você fica com a taça): 125 rand por pessoa.
Degustação + tour pela adega (5 vinhos e você fica com a taça): 100 rand por pessoa (de hora em hora, entre 10h-16h).
Tags:África, África do Sul, Cidade do Cabo, Destino RBBV, Dicas Cape Town, Enogastronomia, Gastronomia
Comente