The Oyster Box foi uma das paradas da press trip que de maio de 2017. O hotel da praia de Umhlanga é famoso pelo buffet de comida indiana e o high tea.
(post atualizado em 19/6/2024)
O buffet de curry é uma das principais atrações do hotel The Oyster Box, localizado a cerca de 15 minutos do Centro de Durban. Vale ressaltar que, mesmo não sendo hóspede, você pode jantar por lá.
Veja também: O que fazer em Durban: 5 ideias
O buffet de curry
Cheguei no restaurante do Oyster Box e vi uma bancada enorme, linda, cheia de azulejos. Sobre ela, uma infinidade de potinhos e panelões. Cada um contava com sua respectiva plaquinha identificando o conteúdo. Para mim, o que interessava mesmo era o grau de picância.
Por isso, fui na cola do Diogo, da SAT, que também procurava opções menos apimentadas. Seguindo as dicas do staff do Oyster Box, montei um primeiro pratinho de sucesso: lamb curry, palak chicken, uma espécie de arroz maluco e algo que parecia uma pizza com queijo e alho.
Comecei devagar. Porções pequenas. Talvez, por isso, um garçom tenha tirado o prato da minha mesa enquanto conversava com alguém à minha direita. Era tão pouca comida que ele imaginou que eu já tinha terminado.
No segundo round, segui o conselho de alguém que estava na nossa mesa e arrisquei um pouco de butter chicken. Um frango com aparência de carne moída. Após a primeira garfada, peguei o celular para discar 193.
No fim das contas, acabou sendo uma refeição bem agradável. Achei tudo bem saboroso. Até raspei o prato (o que não foi tirado da mesa!). Entretanto, quando achei que minha cota de comida picante já estava completa, veio a sobremesa: um sorvete com… pimenta. Não consegui ir até o fim. Esse era ruim. Uma pena.
Um fato curioso sobre esse jantar: quando nosso grupo chegou e se dirigiu à bancada das comidas, arrancou sonoras risadas de uma funcionária do restaurante. Ela achou graça daquelas pessoas entortando a coluna pra tirar fotos de todos os tipos – e sem tocar num prato sequer. Como eu era – com muito orgulho – um daqueles paparazzi de panelas, sorri com cumplicidade e comentei: “eu sei, eu sei. Mas este é o nosso trabalho”.
High Tea
O luxuoso Oyster Box tem uma decoração que lembra aqueles filmes em preto e branco, tipo “Casablanca”. Seus móveis, espelhos e sofás te transportam numa viagem no tempo. E a Palm Court, espaço no qual servem o high tea, não foge a esse estilo.
No chá da tarde, servido entre 15h e 17h, o buffet oferece tortas, quiches, sanduíches, entre outras opções. Não tive a chance de passar lá nesse horário, mas ouvi elogios sobre o serviço.
Sem consumação
Dias depois do jantar indiano, voltamos ao Oyster Box rapidamente. Foi na hora do almoço, apenas para tirar algumas fotos. O mascote do hotel, o gato Skabenga, pareceu não se importar com aquele grupo de jornalistas com câmeras em punho e seguiu dormindo profundamente num sofá.
Naqueles cinco minutos, fiz algumas das melhores imagens da viagem. Os tons de azul do mar de Umhlanga e da piscina do hotel, junto com o vermelho e branco das cadeiras e guarda-sóis formam um cenário bem interessante.
Como incluir o Oyster Box no roteiro
Se você estiver de carro ou tiver como usar o Uber, é bem tranquilo chegar ao Oyster Box. O hotel fica em Umhlanga Rocks, uma região que lembra a Barra da Tijuca e fica a uns 15 minutos do Centro de Durban.
Já para quem está hospedado nos arredores da praia de Umhlanga, é mais fácil ainda. Dependendo de onde você estiver, dá até pra ir a pé. Lembre-se que o lugar é cheio de ladeiras e o hotel fica lá embaixo, perto do mar. Na volta, é uma subida de respeito.
Na mesma manhã dessa “sessão de fotos” na varanda, eu havia corrido do Gateway – complexo com hotéis e shopping onde estava hospedado – até a orla. Foram 15 minutos ladeira abaixo, até o píer da baleia, vizinho ao farol. Para subir, apelei para o Uber. Deu apenas 27 rand.
Serviço
The Oyster Box – Endereço: 2 Lighthouse Rd, Umhlanga Rocks; site oficial do hotel.
Curry Buffet: São pelo menos 11 curries, incluindo carnes, peixe e opções vegetarianas. De segunda a quinta: só jantar. De sexta a domingo: almoço e jantar. Preço: 595 rand/pessoa. É preciso reservar (restaurants@oysterbox.co.za).
High tea: Oferecido diariamente, entre 14h30 e 17h. O menu muda a cada semana. Preço: 450 rand (menores de 12 anos pagam 350 rand). É preciso reservar (restaurants@oysterbox.co.za).
O blog viajou em maio/2017 a convite do Turismo Oficial da África do Sul e da South African Airways
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.