SAA volta ao Brasil e anuncia voo São Paulo-Cape Town

  • Voo São Paulo-Cape Town é novidade na retomada da empresa sul-africana
  • SAA também retomará voo entre Guarulhos e Joanesburgo
  • Brasil é primeiro destino fora da África após reestruturação da empresa

A South African Airways (SAA) anunciou nesta quinta-feira (29) o retorno de sua operação no Brasil. Além da retomada da rota Joanesburgo-São Paulo (Guarulhos), a aérea sul-africana anunciou o lançamento do voo São Paulo-Cape Town. De acordo com o representante da SAA no Brasil, Kadu Lucas, as vendas começam nesta sexta (30/6) e cada rota terá duas frequências semanais.

A novidade pintou primeiro no site da Agência de Promoção de Turismo, Comércio e Investimentos de Cape Town e Western Cape (Wesgro), que reproduziu o comunicado no seu Twitter oficial. Minutos depois, o perfil da SAA no Instagram publicou um vídeo anunciando as boas novas.

Horários do voo São Paulo-Cape Town

O SA 226 partirá de Cape Town às terças e sábados às 12h55, chegando em Guarulhos às 16h35. A volta, com número 227, sairá de São Paulo às 18h05, com chegada prevista para as 6h40 na Cidade do Cabo. Esses voos são válidos para o período entre outubro e dezembro, segundo comunicado divulgado pela áerea sul-africana nesta quinta-feira.

Vale lembrar que, em informações referentes a voos, sempre são considerados os horários locais.

Horários do voo São Paulo-Joanesburgo

Já as viagens entre Joanesburgo e São Paulo/Guarulhos serão feitas na segunda e na quinta. O voo SA 222 parte do OR Tambo às 11h20, chegando no Brasil às 16h15. Na volta, com o número 223, deixa SP às 17h45, com chegada prevista às 7h45 em Joburg.

Voo São Paulo-Joanesburgo da SAA

Por que um voo São Paulo-Cape Town?

Um dos fatores que dão força a esse voo São Paulo-Cape Town está nas relações comerciais entre Brasil e a Cidade do Cabo. Segundo a Wesgro, as exportações para cá renderam 490 mil rand (um pouco mais de R$ 125 mil, na cotação de 29/6/2023) à Mother City em 2022. O número é considerado baixo, mas essa ligação com São Paulo pode levar a um “aumento substancial no transporte de cargas e facilita um envio eficiente de bens entre as duas cidades, criando terreno para aumento nas relações comerciais e crescimento econômico”, segundo a agência sul-africana.

Enquanto o pessoal do Bastante Sotaque não embarca nesse voo, confira alguns posts mais antigos sobre a experiência com a SAA:

A grade de horários deve ficar assim quando Latam e SAA estiverem operando os voos diretos entre Brasil e África do Sul:

Horários dos voos entre Brasil e África do Sul (Latam e South African Airways)

A volta da Latam

A Latam retomará a rota São Paulo-Joanesburgo a partir de 2 de setembro. As passagens já estão disponíveis. O voo de ida, entre Guarulhos e Joburg, será o 8058 e terá duração de 9h45. Ele partirá às 17:15 (horário de Brasília), chegando na África do Sul às 8:10 locais.

Já o horário do JNB-GRU será às 12:45 locais, chegando no Brasil às 19h pelo horário de Brasília. Serão 11h45 de viagem.

Segundo o coordenador de vendas da empresa, Cleber Gil, o Boeing 787-9 Dreamliner partirá de Guarulhos às segundas, quintas e sábados. Já as viagens saindo do aeroporto OR Tambo serão às terças, sextas e domingos.

O que temos hoje

No momento em que publiquei este post, a Taag é a empresa que oferece o menor tempo de viagem entre Brasil e África do Sul atualmente. Partindo de Guarulhos, ela voa para Cape Town e Joanesburgo, tudo via Luanda. Há planos para retomada da rota entre a capital angolana e Durban. Um dos trunfos da empresa da Angola é o acordo de codeshare com a Gol, anunciado no final de março.

As outras opções que saem do Brasil são a Qatar (via Doha), Emirates (via Dubai) e Ethiopian (via Addis Abeba).


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.