- As linhas de hop-on hop-off do Red Bus são bem úteis para quem está sem carro e quer fazer passeios em Cape Town. A rota azul, que desce até Hout Bay, é a que vale mais a pena.
(post atualizado em 20/6/2025)
A City Sightseeing opera um serviço presente em várias cidades pelo mundo: um ônibus de dois andares, com uma parte descoberta, passa pelos principais pontos de interesse. Na África do Sul, eles operam passeios hop-on hop-off em Cape Town e Joanesburgo.
Na Cidade do Cabo, ainda há a modalidade Cape Explorer. Ela é composta por tours de um dia que vão para o Cabo da Boa Esperança e vinícolas.
Índice
- Encaixando no seu roteiro
- A linha azul
- As paradas que valem a pena na rota azul
- As outras paradas da rota azul
- A grande furada da rota azul
- Alterações e datas em que o ônibus não circula
- Serviço
Encaixando no seu roteiro
Acho uma boa comprar os bilhetes que valem por dois ou três dias consecutivos. Assim, você pode conhecer sem pressa lugares que são inimigos da correria, como Kirstenbosch e as vinícolas de Constantia.
O ônibus vermelho combina muito com quem tem poucos dias na Cidade do Cabo. No caso dos intercambistas, pode ser uma boa para o final de semana, quando há mais tempo para se fazer passeios em Cape Town.
A linha azul
Os nomes das linhas de hop-on hop-off já mudaram algumas vezes, mas as cores foram mantidas. A antiga rota azul, foco deste post, atualmente é chamada de Mini Peninsula Tour. Ela é formada por 14 paradas pelas quais os ônibus transitam de forma circular. Já o intervalo entre cada Red Bus é de 20 minutos. Também é possível rastrear a localização dos veículos através de um QR code ou de um hotsite da empresa.
Para mim, essa rota vale mais a pena que o Red City Tour (linha vermelha). Isso porque oferece atrações mais interessantes, como as vinícolas de Constantia e o Jardim Botânico de Kirstenbosch.
Além disso, a outra linha é composta por pontos que são bem atendidos pelo transporte público. Centro, Green Point, Table Mountain e Camps Bay, por exemplo, contam com paradas do ônibus MyCiti.
As paradas que valem a pena na rota azul
20 – Kirstenbosch
O Jardim Botânico de Kirstenbosch é a primeira parada relevante do roteiro Mini Peninsula. Ele fica aos pés da Table Mountain e é um dos lugares mais deslumbrantes da Cidade do Cabo.
Kirstenbosch possui filiais do restaurante Moyo e do Vida e Caffé. Logo, sua visita pode começar com um café da manhã ou contar com uma esticadinha para o almoço.


Quanto tempo ficar: Pelo menos 2h. O ideal mesmo é visitar o jardim sem se preocupar com tempo. O lugar é grande e cheio de subidas.
Para intercambistas: O valor do ingresso não está incluído no ticket do ônibus vermelho. Entretanto, se você faz intercâmbio, apresente a carteirinha da sua escola de inglês para receber um desconto na bilheteria.
Veja também: Post sobre o Jardim Botânico de Kirstenbosch
21 – Constantia Nek
Recomendo para quem deseja incluir vinícolas entre os passeios em Cape Town. O ponto do Red Bus fica em frente ao restaurante La Parada e marca o começo do roteiro de vinícolas (a rota roxa).
Funciona assim: você desembarca em Constantia, anda alguns metros e entra no ônibus que faz a Wine Tour, a rota roxa. Atualmente, o veículo vai apenas até a Groot Constantia. Já o acesso a vinícolas Silvermist e Beau Constantia é feito a pé, seguindo a sinalização das placas.
Atenção:
- Na Beau Constantia, quem vai degustar vinho e/ou almoçar no restaurante precisa fazer uma reserva.
- A degustação na Silvermist está disponível entre quarta e domingo.


Quanto tempo ficar: Mais um lugar para quem não tem pressa. Se quiser ir em apenas uma vinícola, fique umas 2h no mínimo.
Almoço: Você pode almoçar nas vinícolas ou na filial de Constantia do ótimo La Parada. Esse restaurante fica em frente à parada do ônibus vermelho.
Veja também: Post sobre a vinícola Groot Constantia
24 – Mariner’s Wharf, Hout Bay
O Mariner’s Wharf é um complexo de restaurantes no porto de Hout Bay. O fish & chips (filé de peixe com batata frita) dali faz sucesso entre os turistas e intercambistas brasileiros. No entanto, o motivo para incluí-lo entre as paradas relevantes é o fato de eu ter visto uma baleia ali em dezembro de 2015.



- Por que parar ali: almoçar ou tentar ver baleias. Ainda há o Bay Harbour Market, realizado de sexta a domingo na mesma zona portuária de Hout Bay. Entretanto, você precisa fazer uma boa caminhada da parada do Red Bus até ele.
- Quanto tempo ficar: Se o objetivo é só almoçar, 1h. Fique longe das focas: interagir com elas pode render multa ou detenção.
- Olha a hora: Caso você esteja em Hout Bay no meio da tarde não demore. Saia, no máximo, umas 16h30 para não perder o pôr do sol em Camps Bay ou Sea Point.
- IMPORTANTE: Sente-se na esquerda no caminho para Camps Bay. Motivo: a foto abaixo.

8 – Camps Bay
É minha opção preferida para fechar o passeio. Chegue lá antes do fim da tarde e se delicie com a vista da praia e da Table Mountain. Sente-se em um dos vários bares e restaurantes da orla para curtir um dos pores do sol mais bonitos da cidade. Para ir embora, pegue um Uber.
Veja também: Post sobre Camps Bay


9, 10 e 11 – Sea Point
As paradas do Red Bus no bairro de Sea Point também podem ser uma opção para fechar o passeio. A número 10 é a mais próxima do Mojo Market, um mercado gastronômico embaixo do Mojo Hotel.
O pôr do sol do calçadão que vai até Mouille Point também está entre os mais espetaculares da cidade. E do planeta. Por isso, merece um espaço entre seus passeios em Cape Town, mesmo sem ser com o ôbinus vermelho.
Veja também: O que fazer em Sea Point


As outras paradas da rota azul
1 – V&A Waterfront
A rota começa na base do Red Bus, que fica bem ao lado do Two Oceans Aquarium. A empresa tem uma bilheteria no local. Lembre-se de que também é possível começar o passeio em qualquer outra parada, comprando o ingresso direto com o motorista.


4 e 5 – Long Street
A parada 4, no início da Long St, não tem nada muito especial. Serve mais como um ponto para embarcar no ônibus. A 5, localizada na mesma rua, abriga a outra base/bilheteria do Red Bus. É dali que partem os free walking tours (tours guiados gratuitos) pela região central.


22 – World of Birds
Maior santuário de aves da África, o World of Birds talvez seja mais interessante para crianças. Na prática, trata-se de um zoológico sem animais de grande porte. Lá, você também encontra com macacos, porquinhos da Índia e suricatos (o Timão), entre outros.
Esse parque fica em Hout Bay e é a parada seguinte a Constantia.

15 – Mount Nelson Hotel
Esse hotel de luxo da rede Belmond fica no comecinho do bairro do Gardens. Ele é famoso pelos hóspedes ilustres como Winston Churchill, John Lennon e Nelson Mandela. Para nós, mortais, resta aproveitar o chá da tarde servido no lounge. Veja os detalhes no site oficial.

A grande furada da rota azul
23 – Township de Imizamo Yethu
Imizamo Yethu fica próxima ao porto de Hout Bay. O tour guiado do roteiro do Red Bus é o exemplo de como não se fazer uma visita a uma township. Passei por lá em 2011 e foi constrangedor. Certamente, um dos piores passeios em Cape Town.
Se quiser mesmo visitar uma comunidade ou fazer trabalho voluntário, consulte a sua escola. Ou converse com brasileiros que estão na cidade ou já foram pra lá.
Alterações e datas em que o ônibus não circula
As linhas de hop-on hop-off do ônibus vermelho sofrem mudanças em casos excepcionais.
Alterações:
- 1/1/2026: Serviço vai até o meio-dia
Sem serviço:
- 19/10/2025: Maratona de Cape Town
- 2/1/2026: Segundo Ano Novo (só a rota azul funciona)
- 8/3/2026: Corrida Cape Town Cycle Tour
- 11 e 12/4/2026: Two Oceans Marathon (só a rota vermelha funciona)
Serviço
Recomendo o download da tabela de horários e pontos de partida de todos os tours, disponível no site da City Sightseeing. Procure pela seção “Timetable”.
Ingressos
Onde comprar: Bilheterias do City Sightseeing no V&A Waterfront (junto ao aquário) e na Long Street. Também dá pra comprar online ou no próprio ônibus vermelho, em qualquer parada, direto com o motorista (pagamento apenas com cartão).
Clique aqui para conferir os preços dos ingressos de todos os tours do ônibus vermelho em Cape Town.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.
Oi Pedro, tudo bem com você? Vou para Cape Town em Julho de 2020 e estou simplesmente apaixonada pelo seu blog! Muito obrigada por todas as dicas. Eu gostaria que você explicasse em outro post um pouco mais sobre Township de Imizamo Yethu, o que ela é e por que não é recomendada com o Red Bus? Fiquei curiosa. Muito obrigada, abraços!!