Realizadas na primeira quinta-feira do mês, as First Thursdays agitam a noite da região central de Cape Town. A sua programação estimula o povo a botar o bloco na rua, batendo perna e se divertindo além da Long Street.
(post atualizado em 4/7/2023)
O motivo para ter escolhido o dia 29 de outubro para o embarque da viagem de 2018 foi a chance de participar de uma edição das First Thursdays. Trata-se de uma iniciativa mais ou menos recente que estimula a circulação das pessoas, a partir do fim da tarde, no Centro de Cape Town. É claro que a Long St faz parte do roteiro, mas a maioria das atrações fica fora dessa badalada rua.
Para atrair o público, há uma programação diferenciada especialmente nas ruas Church, Bree e Loop. Galerias de arte abrem suas portas, lojas fazem coquetéis para lançamento de produtos e há até uma feira gastronômica. A ideia é ser um evento gratuito, sem uma rota pré-definida, no qual você circula livremente, entrando onde quiser, quando quiser.
Novembro/2018
A edição de novembro aconteceu logo no meu terceiro dia na Cidade do Cabo. Saí do hostel Never at Home por volta das 20h, mas sem uma programação definida. Minha ideia era começar pelo Motherland Night Market – para conhecer as meninas da Kooxs – e, na sequência, andar pelo Centro para tentar entender qual era a desse evento.
Depois de circular por ruas como Loop e Church, entrei na galeria de arte Youngblood, onde havia uma exposição bem interessante do artista sul-africano Louis Chanu.
Motherland Night Market
Essa feira montada na rua St. Georges Mall foi a minha primeira parada naquela edição da First Thursdays, e já segui direto para a barraca da Kooxs. Além de experimentar as tapiocas que fazem sucesso aos sábados no Old Biscuit Mill, foi um prazer conhecer, enfim, a Carol e a Mari. Até então, éramos apenas amigos de Instagram.
Um fato curioso foi a concentração de brasileiros ali na frente. Só ouvia português ao meu redor – uma sensação que se repetiria ao longo da viagem. Eram cerca de 15 compatriotas numa animada resenha, fora os outros que não paravam de chegar para comprar as iguarias da Kooxs.
A atmosfera de Arcos da Lapa numa noite de sábado se intensificou na hora em que cheguei perto do fragmento do Muro de Berlim que fica naquela rua: me deparei com uma barraca de brasileiros vendendo drinks feitos com a cachaça Canabella. Naquele ponto, comecei a achar que, a qualquer momento, a cantora que se apresentava ali do lado mandaria uma versão acústica de “Tu tá na Gaiola”.
Acabei bebendo o cocktail chamado de beijo picante. Eu, que nunca consegui beber direito a aguardente, não só gostei como deixei o copo completamente vazio. No entanto, não repeti a dose, pois ainda precisaria andar muito pelo Centro da Cidade do Cabo.
Como chegar: O Motherland Night Market é realizado entre 18h e 22h na rua St. Georges Mall, entre Church e Wale. Confira a programação da First Thursdays para confirmar sua realização.
Galeria de arte
Todo aquele movimento nas ruas próximas à Long Street era incomum para o horário, quase 21h. Mesmo tomando os cuidados necessários em qualquer lugar do mundo, a sensação de segurança era maior. No entanto, a maioria dos bares e restaurantes – como Ace N Spades e La Parada – estava lotada. Por isso, seguimos em busca de um lugar sem muvuca, até encontrar a galeria de arte Youngblood, na Bree St.
Além de uma apresentação de piano, o local sediava uma exposição de Louis Chanu. A mostra contava com esculturas de aço inoxidável iluminadas por dentro, o que dava um efeito bem bonito. Muitas delas estavam em posições de meditação, algo que foi interpretado como uma indireta por quem não abria o app Insight Timer há muitos dias.
A técnica utilizada por Chanu é resultado de anos de experimentos e um processo meticuloso dividido em sete fases. Cada obra tem “sua própria aura durante o dia e um brilho encantador à noite”, segundo o texto exibido na entrada da galeria.
Como chegar: A Youngblood fica na Bree St, no trecho entre as ruas Castle e Hout. Endereço: 70 Bree Street.
Programação
O site oficial da First Thursdays divulga a programação completa da First Thursdays. Na data de atualização deste post (4/7/2023), eles disponibilizam as atrações do inverno – junho a agosto.
Serviço
Quando: Como o nome diz, as First Thursdays acontecem na primeira quinta-feira do mês. Os eventos costumam ser realizados entre 17h e 22h.
Quanto: Grátis.
Como chegar: Dê preferência ao ônibus MyCiti (circula até 22h) e Uber. No caso dos táxis, utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab, Intercab (021 44 777 99) e Excite.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.