First Thursdays: arte, música e gastronomia na noite de Cape Town

Realizadas na primeira quinta-feira do mês, as First Thursdays agitam a noite da região central de Cape Town. A sua programação estimula o povo a botar o bloco na rua, batendo perna e se divertindo além da Long Street.

As First Thursdays dão vida ao Centro de Cape Town e mostram que as opções de entretenimento não ficam restritas à boêmia Long St

Acabei de voltar da minha quinta viagem à África do Sul. O motivo para ter escolhido o dia 29 de outubro para o embarque foi a chance de participar de uma edição das First Thursdays. Trata-se de uma iniciativa mais ou menos recente que estimula a circulação das pessoas, a partir do fim da tarde, no Centro de Cape Town. É claro que a Long St faz parte do roteiro, mas a maioria das atrações fica fora dessa badalada rua.

Para atrair o público, há uma programação diferenciada especialmente nas ruas Church, Bree e Loop. Galerias de arte abrem suas portas, lojas fazem coquetéis para lançamento de produtos e há até uma feira gastronômica. A ideia é ser um evento gratuito, sem uma rota pré-definida, no qual você circula livremente, entrando onde quiser, quando quiser.

Novembro/2018

A edição de novembro aconteceu logo no meu terceiro dia na Cidade do Cabo. Saí do hostel Never at Home com a minha amiga Larissa por volta das 20h e não tínhamos uma programação definida. Minha ideia era começar pelo Motherland Night Market – para conhecer as meninas da Kooxs – e, na sequência, andar pelo chamado CBD, para tentar entender qual era a desse evento.

Depois de circular por ruas como Loop e Church, entramos na galeria de arte Youngblood, onde havia uma exposição bem interessante do artista sul-africano Louis Chanu.

Motherland Night Market

Essa feira montada na rua St. Georges Mall foi a minha primeira parada naquela edição da First Thursdays, e já segui direto para a barraca da Kooxs. Além de experimentar as tapiocas que fazem sucesso aos sábados no Old Biscuit Mill, foi um prazer conhecer, enfim, a Carol e a Mari. Até então, éramos apenas amigos de Instagram.

Um fato curioso foi a concentração de brasileiros ali na frente. Só ouvia português ao meu redor – uma sensação que se repetiria ao longo da viagem. Eram cerca de 15 compatriotas numa animada resenha, fora os outros que não paravam de chegar para comprar as iguarias da Kooxs.

Aquela atmosfera de Arcos da Lapa numa noite de sábado se intensificou na hora em que fui mostrar o fragmento do Muro de Berlim à Larissa: me deparei com uma barraca de brasileiros vendendo drinks feitos com a cachaça Canabella. Naquele ponto, comecei a achar que, a qualquer momento, a cantora que se apresentava ali do lado mandaria uma versão acústica de “Tu tá na Gaiola”.

Acabei bebendo o cocktail chamado de beijo picante. Eu, que nunca consegui beber direito a aguardente, não só gostei como deixei o copo completamente vazio. No entanto, não repeti a dose, pois ainda precisaria andar muito pelo Centro da Cidade do Cabo.

Como chegar: O Motherland Night Market é realizado entre 18h e 22h na rua St. Georges Mall, entre Church e Wale – no mesmo lugar do Earth Fair Food Market.

Galeria de arte

Todo aquele movimento nas ruas próximas à Long Street era incomum para o horário, quase 21h. Mesmo tomando os cuidados necessários em qualquer lugar do mundo, a sensação de segurança era maior. No entanto, a maioria dos bares e restaurantes – como Ace N Spades e La Parada – estava lotada. Por isso, seguimos em busca de um lugar sem muvuca, até encontrar a galeria de arte Youngblood, na Bree St.

Além de uma apresentação de piano, o local sediava uma exposição de Louis Chanu. A mostra contava com esculturas de aço inoxidável iluminadas por dentro, o que dava um efeito bem bonito. Muitas delas estavam em posições de meditação, algo que foi interpretado como uma indireta por quem não abria o app Insight Timer há muitos dias.

A técnica utilizada por Chanu é resultado de anos de experimentos e um processo meticuloso dividido em sete fases. Cada obra tem “sua própria aura durante o dia e um brilho encantador à noite”, segundo o texto exibido na entrada da galeria.

Como chegar: A Youngblood fica na Bree St, no trecho entre as ruas Castle e Hout. Endereço: 70 Bree Street.

Programação

O site oficial da First Thursdays listou a programação dos eventos de dezembro a fevereiro. Um dos destaques é a balada silenciosa, com fones de ouvido e sem som ambiente, que acontece no Beerhouse, novo queridinho dos intercambistas brasileiros.

Serviço

Quando: Como o nome diz, as First Thursdays acontecem na primeira quinta-feira do mês. Os eventos costumam ser realizados entre 17h e 22h.

Quanto: Grátis.

Como chegar: Dê preferência ao ônibus MyCiti (circula até 22h) e Uber. No caso dos táxis, utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como UnicabIntercab (021 44 777 99) e Excite.

Veja também:

Tuning the Vine, o pub crawl para amantes de vinho

Planejando sua viagem

Passagens aéreas

Você pode consultar os preços e comprar passagens para África do Sul ou qualquer lugar do Brasil e do mundo através do site Parceiros Promo. Com isso, o Bastante Sotaque ganha uma comissão, você ajuda o blog a se manter e não paga nada a mais por isso.

Guia de viagem

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, e os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo produto.

Seguro viagem

Leitores do Bastante Sotaque têm desconto de 5% ao adquirir este serviço com a nossa parceira Seguros Promo. Basta usar o cupom bastantesotaque5 na compra do seguro viagem.

As parcerias ajudam a manter o blog, cobrindo os gastos com hospedagem do site, domínio e ferramentas de monitoramento. As vendas garantem uma comissão ao blogueiro, enquanto os seguidores não precisam pagar nada a mais pelo serviço.

Aluguel de carros

Rentcars.com é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras.

Algumas informações sobre as reservas feitas com a Rentcars:

– cobrança em reais, mesmo para reservas fora do Brasil;

– parcelamento em até 12 vezes;

– atendimento e call center em português, inglês e espanhol sete dias por semana.

Relembrando: o leitor do Bastante Sotaque não paga nada a mais por isso. Para reservar, basta clicar aqui ou em um dos banners – este do post ou o da coluna ali da direita.

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.