- Obras de “gogo” Esther serão exibidas na South African National Gallery
- Grande nome da arte tribal no país, ela levou ao mundo a estética dos ndebeles
Quem estiver pela Cidade do Cabo entre fevereiro e agosto de 2024 poderá conferir a exposição com obras de Esther Mahlangu. A artista foi a responsável por levar ao mundo a estética dos ndebeles, uma das principais expressões do design tribal da África do Sul.
Popularizado por vovó Esther, o estilo ndebele é marcado pelas formas geométricas e muitas cores. Ele pode ser visto, por exemplo, na escadaria colorida do V&A Waterfront, perto da concessionária da Mclaren.
A exposição
“Then I Knew I Was Good at Painting: Esther Mahlangu, A Retrospective” conta com a curadoria de Nontobeko Ntombela, da Wits School of Arts, e tem como uma das organizadoras a Melrose Gallery de Joanesburgo. A mostra ficará em cartaz entre 18 de fevereiro e 11 de agosto.
Segundo um comunicado divulgado pela BMW (uma das patrocinadoras do evento), a exposição contará com mais de 100 trabalhos de Esther que foram reunidos de coleções espalhadas pelo mundo.
“Pintar sempre foi parte de mim. Não consigo – e nem quero – separar isso de mim. Estou ansiosa para compartilhar minha técnica e minha longa e colorida história com vocês na minha mostra”, declarou a artista.
Quem é Esther Mahlangu?
Hoje com 88 anos, Esther começou a pintar aos 10. Na tradição dos ndebeles, as mulheres decoram as fachadas das casas com formas geométricas e muitas cores. Entretanto, a sul-africana inovou e levou a arte de sua tribo a outros contextos, como telas e carpetes.
“Descoberta” nos anos 80, gogo Esther Mahlangu já teve seus trabalhos expostos em lugares como Paris e Nova York. A artista também colaborou com um rol bem diversificado de marcas, como Melissa e BMW. Na edição de 2009 da São Paulo Fashion Week, a empresa brasileira lançou uma série de 4 mil pares do modelo UltraGirl com uma estampa desenhada pelo maior nome do design tribal sul-africano – e Vovó Esther estava lá.
Já em abril de 2018, o Departamento de Artes, Design e Arquitetura da Universidade de Joanesburgo concedeu a ela o título de doutora honoris causa. Foi um reconhecimento a seu legado como “empreendedora cultural em nível local e global, e a seu papel como educadora.”
Veja também: Esther Mahlangu, o grande nome da arte tribal da África do Sul
A BMW 525i de 1991 decorada por Esther Mahlangu estará na mostra de Cape Town. Há mais de 30 anos ele não é exibido na África do Sul.
Encaixando a exposição de Vovó Esther em seu roteiro por Cape Town
Como a South African National Gallery fica no Centro da Cidade do Cabo, a visita à exposição pode fazer parte de um roteiro a pé pela região. O lugar mais fácil de se incluir nesse passeio é o Company’s Garden, repleto de esquilos e com uma boa vista para a Table Mountain.
Saindo do parque pelo portão da Wale St., você dá de cara com o museu Slave Lodge. Passei por lá em 2014 e achei uma visita proveitosa.
Seguindo pela Adderley St e virando à direita na Longmarket St, você chega ao bairro de Zonne Bloem, que tem muitas opções de bares e cafés. E é na Buitenkant St que ficam dois lugares que já visitei e recomendo: Truth Coffee, o famoso café com temática steampunk e que introduziu o flat-white na África do Sul; e o District Six Museum, parada obrigatória para quem curte história.
Ainda em Zonne Bloem, você ainda pode ir para a Harrington St, paralela à Buitenkant. É através dela que você chega na confeitaria Charly’s Bakery. Junto dela, ainda há uma das molduras amarelas que enquadram a Table Mountain e um mural azul com o rosto do ex-presidente Nelson Mandela.
Serviço
Exposição “Then I Knew I Was Good at Painting: Esther Mahlangu, A Retrospective”
- Quando: De 18 de fevereiro a 11 de agosto.
- Onde: South African National Gallery. Government Avenue, Company’s Garden, Cape Town.
- A galeria abre diariamente entre 9h e 17h. Entrada: 60 rand.
- Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (parada Groote Kerk, linhas 106, 107 e 113)
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.