Cultura: Cape Town terá exposição de Esther Mahlangu em 2024

  • Obras de “gogo” Esther serão exibidas na South African National Gallery
  • Grande nome da arte tribal no país, ela levou ao mundo a estética dos ndebeles

Quem estiver pela Cidade do Cabo entre fevereiro e agosto de 2024 poderá conferir a exposição com obras de Esther Mahlangu. A artista foi a responsável por levar ao mundo a estética dos ndebeles, uma das principais expressões do design tribal da África do Sul.

Popularizado por vovó Esther, o estilo ndebele é marcado pelas formas geométricas e muitas cores. Ele pode ser visto, por exemplo, na escadaria colorida do V&A Waterfront, perto da concessionária da Mclaren.

A exposição

“Then I Knew I Was Good at Painting: Esther Mahlangu, A Retrospective” conta com a curadoria de Nontobeko Ntombela, da Wits School of Arts, e tem como uma das organizadoras a Melrose Gallery de Joanesburgo. A mostra ficará em cartaz entre 18 de fevereiro e 11 de agosto.

Segundo um comunicado divulgado pela BMW (uma das patrocinadoras do evento), a exposição contará com mais de 100 trabalhos de Esther que foram reunidos de coleções espalhadas pelo mundo.

“Pintar sempre foi parte de mim. Não consigo – e nem quero – separar isso de mim. Estou ansiosa para compartilhar minha técnica e minha longa e colorida história com vocês na minha mostra”, declarou a artista.

Exposição Esther Mahlangu na Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Quem é Esther Mahlangu?

Hoje com 88 anos, Esther começou a pintar aos 10. Na tradição dos ndebeles, as mulheres decoram as fachadas das casas com formas geométricas e muitas cores. Entretanto, a sul-africana inovou e levou a arte de sua tribo a outros contextos, como telas e carpetes.

“Descoberta” nos anos 80, gogo Esther Mahlangu já teve seus trabalhos expostos em lugares como Paris e Nova York. A artista também colaborou com um rol bem diversificado de marcas, como Melissa e BMW. Na edição de 2009 da São Paulo Fashion Week, a empresa brasileira lançou uma série de 4 mil pares do modelo UltraGirl com uma estampa desenhada pelo maior nome do design tribal sul-africano – e Vovó Esther estava lá.

Já em abril de 2018, o Departamento de Artes, Design e Arquitetura da Universidade de Joanesburgo concedeu a ela o título de doutora honoris causa. Foi um reconhecimento a seu legado como “empreendedora cultural em nível local e global, e a seu papel como educadora.”

Veja também: Esther Mahlangu, o grande nome da arte tribal da África do Sul

BMW 525i Art Car - Esther Mahlangu

A BMW 525i de 1991 decorada por Esther Mahlangu estará na mostra de Cape Town. Há mais de 30 anos ele não é exibido na África do Sul.

Encaixando a exposição de Vovó Esther em seu roteiro por Cape Town

Como a South African National Gallery fica no Centro da Cidade do Cabo, a visita à exposição pode fazer parte de um roteiro a pé pela região. O lugar mais fácil de se incluir nesse passeio é o Company’s Garden, repleto de esquilos e com uma boa vista para a Table Mountain.

Company's Garden - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Saindo do parque pelo portão da Wale St., você dá de cara com o museu Slave Lodge. Passei por lá em 2014 e achei uma visita proveitosa.

Seguindo pela Adderley St e virando à direita na Longmarket St, você chega ao bairro de Zonne Bloem, que tem muitas opções de bares e cafés. E é na Buitenkant St que ficam dois lugares que já visitei e recomendo: Truth Coffee, o famoso café com temática steampunk e que introduziu o flat-white na África do Sul; e o District Six Museum, parada obrigatória para quem curte história.

Charly's Bakery - Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Ainda em Zonne Bloem, você ainda pode ir para a Harrington St, paralela à Buitenkant. É através dela que você chega na confeitaria Charly’s Bakery. Junto dela, ainda há uma das molduras amarelas que enquadram a Table Mountain e um mural azul com o rosto do ex-presidente Nelson Mandela.

Roteiro de passeio pelo Centro de Cape Town/Cidade do Cabo

Serviço

Exposição “Then I Knew I Was Good at Painting: Esther Mahlangu, A Retrospective”

  • Quando: De 18 de fevereiro a 11 de agosto.
  • Onde: South African National Gallery. Government Avenue, Company’s Garden, Cape Town.
  • A galeria abre diariamente entre 9h e 17h. Entrada: 60 rand.
  • Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (parada Groote Kerk, linhas 106, 107 e 113)

O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.