Seal Snorkeling – Mergulhando com focas em Cape Town

Surgido recentemente, o seal snorkeling já é um sucesso entre os visitantes de Cape Town. Veja como é a experiência de mergulhas com as focas de Hout Bay.

O mergulho com focas foi um dos meus momentos preferidos na viagem de 2014

Pensando com a cabeça da MC Mayara, por que ver focas de longe, se eu posso mergulhar com elas? Por isso, logo no meu quarto dia em Cape Town na viagem de 2014, fui para Hout Bay fazer o seal snorkeling. Uma novidade para mim, pois isso não existia na época do intercâmbio.

Os mergulhos são operados pela Animal Ocean, empresa fundada pelo especialista em ictiologia (estudo dos peixes) Steve Benjamin. Ele também atua como dive master.

A companhia tem seu bote próprio e o ponto de encontro é o estacionamento do porto de Hout Bay, em frente ao NSRI.

É bom já ir vestido com sunga/biquini, pois troca-se de roupa ali mesmo. Todos os pertences ficam guardados na pick-up da Animal Ocean. Assim, só se leva para o mar o básico: câmera e animação – como diriam as circulares sobre excursões de escola.

Segurança

O que me surpreendeu de forma positiva foi a preocupação com segurança. Ainda no porto, participamos de um briefing, onde os guias explicam quem são (Cape fur seal), o que fazem (são felizes) e onde vivem (Duiker Island) as focas. Além disso, os clientes recebem todas as orientações sobre como se comportar na água.

O bote deixa Hout Bay e vira à direita, numa viagem rápida. Na ida, assinamos o famoso termo de responsabilidade.

Mergulho com focas/seal snorkeling em Cape Town, África do Sul

Caindo na água com focas

Quando nos aproximamos da ilha, sentimos um cheiro forte de jaula de urso. Algo entre suvaco de selvagem do norte da Muralha e frieira de um white walker. Acostume-se com este (h)odor que também toma conta da água: ele será seu companheiro por alguns dias.

Na hora da verdade, sentamos na beira do bote com as pernas de frente pra água e deslizamos.

O Steve me falou que a temperatura estava menor do que as águas geladas de Gansbaai (local do shark diving) no inverno, mas não passei frio algum. O traje, a bota e as luvas são ótimos. Você só fica com parte do rosto exposta. De quebra, a equipe ainda oferece bebidas quentes no barco, além de jogar água aquecida dentro da sua roupa. Poupe o Redoxon.

Mergulho com focas/seal snorkeling em Cape Town, África do Sul

Foca lá!

Sobre o mergulho, achei tudo mágico. Olhava para baixo e via focas. Muitas focas. Cape fur seals na esquerda, direita, em cima, embaixo, puxa e vai.

Elas passavam por todos os lados, quase sempre bem rápido, sem perder a graciosidade. Em poucos segundos, a frustração por não ter feito o shark diving (fora cancelado pelas condições do mar em Gansbaai) sumiu.

O staff da Animal Ocean também instala umas bóias para limitar o espaço em que podemos ficar. Mantemos uma distância segura para a ilha, tendo à disposição uma área, se bobear, maior que uma piscina olímpica. Jamais trocaria o mar pela vista do barco de turistas que volta e meia parava ali perto.

Mergulho com focas/seal snorkeling em Cape Town, África do Sul

São cerca de 50 minutos na água, muito mais que no shark diving. Fiquei um pouco enjoado por beber água, mas não rolou cansaço. Em algumas partes, é tão raso que dá pé. Só é preciso tomar cuidado com as ondas. Os mergulhadores da equipe até avisam quando tem swell. Quem não ouve, ingere alguns mililitros de gordura de foca.

No fim da aventura, antes de o bote voltar pra Hout Bay, foi possível ver a 10.001ª integrante da Duiker Island, que acabara de chegar ao mundo. Uma foquinha recém-nascida, ainda ensanguentada. Mais à esquerda, um macho gordão parecia se exibir para seu harém. Discovery Channel pra quê?

Também no pós-mergulho, um dos guias voltou da água com um abalone. O molusco é alvo de caça furtiva e está quase sumindo da região. Como no caso dos chifres de rinoceronte, o objetivo é a venda para a Ásia. Segundo o mergulhador, 90% dos caçadores são moradores de uma comunidade ao lado do porto de Hout Bay.

Mergulho com focas/seal snorkeling em Cape Town, África do Sul

Reservando o mergulho com focas

Você pode reservar o seal snorkeling pela internet (apenas cartão de crédito). Fiz por telefone (794 885 053), pagando em dinheiro ao chegar no local. Ligue antes para confirmar se esta modalidade ainda vale.

É importante lembrar que o tour depende das condições do tempo e pode ser cancelado. Obviamente, a Animal Ocean avisa quando isso acontece. Pra situações assim, acho importante ter um chip de operadora local.

A temporada de mergulhos em Hout Bay vai de setembro a abril, com o melhor período sendo entre dezembro e fevereiro, quando o tempo é mais estável.

Confira outras informações no site da empresa.

Veja também:

Dicas da África do Sul: Comprando chip e internet móvel

Quer mostrar o post pra alguém? Compartilhe!

6 comentários

  1. Boa tarde pessoal,

    Tenho uma duvida, Qual melhor horário para esse passeio, de manha 10H até 13H ou de tarde 13H até 16H?

    Qual horarios vocês foram?

    Abraços

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.