O Cabo da Boa Esperança é uma das principais atrações da Cidade do Cabo. Além da importância histórica, é um lugar que merece uma visita por causa da sua beleza absurda.
(Post atualizado em 1/8/2024)
Cabo da Boa Esperança: Índice
- Onde é
- Motivos para visitar o Cabo da Boa Esperança
- Cape Point
- Chegando no Cabo da Boa Esperança
- Praia de Platboom
- Cruzes Da Gama e Dias
- Tempo & vento
- Sugestão de roteiro
- Serviço
Onde é
O Cabo da Boa Esperança e o Cape Point ficam no sul da Península do Cabo, dentro de uma seção do Table Mountain National Park na qual é preciso pagar para entrar. É importante ressaltar que a Table Mountain propriamente dita fica na região central de Cape Town, a uns 70 km dali.
Por que visitar o Cabo da Boa Esperança
Não faltam razões para considerar seriamente uma visita à dupla de Cabos. Confira algumas:
É a ponta da África: O Cabo da Boa Esperança é pedaço de terra mais ao sudoeste do continente.
Pureza: A região tem um dos ares mais puros do planeta. Tudo por causa de uma corrente de ar que vem da Antártida.
História: São encontradas referências à história de vários países por ali.
Fauna e flora: O caminho até o Cabo da Boa Esperança vale quase como safári. Dá pra ver animais como babuínos, avestruzes, bonteboks, entre outros. Sem falar nas baleias que podem ser vistas do Cape Point. Na minha primeira visita, avistei uma no lado da False Bay.
O caminho: Hannah Montana já dizia que a jornada é mais importante que o destino. Você vai se lembrar dessa frase se passar pela Chapman’s Peak Drive na ida para o Cabo da Boa Esperança. É um caminho mais longo, mas vale muito a pena.
O Cape Point
Em quatro das minhas cinco visitas, comecei pelo Cape Point. É o mais fácil de se encontrar, pois basta apenas seguir reto, toda vida, na estrada. Ao parar no estacionamento, tranque o carro. Babuínos sabem abrir portas!
Aquela área conta com banheiros, restaurantes e lojas de souvenirs. E é dali que parte o funicular em direção ao farol mais antigo, que foi desativado porque era muito alto. Ele ficava encoberto com facilidade e deixava os navios na mão.
A outra opção para chegar lá em cima é uma longa escadaria. Não se intimide com ela. Suba devagar e aprecie a vista. A jornada, lembra?
Veja também: O Cape Point é tão bom que merece um post com todas as informações detalhadas aqui no site.
O lado menos visitado do Cape Point
Perto da estação de análise da qualidade do ar da Global Atmosphere Watch (GAW), fica o acesso para uma trilha alternativa. Ela vai em direção ao farol mais novo – o que funciona.
Apesar de o acesso de visitantes ser proibido a partir de um determinado ponto, é o melhor lugar para se observar baleias, caso elas estejam dando pinta na False Bay.
Além da vista espetacular, outro trunfo daquele pedaço do Cape Point é não ser tão movimentado quanto o farol antigo, já que não faz parte do roteiro dos tours fechados e grandes excursões de turistas europeus.
Babuínos
Atenção com os traiçoeiros babuínos. Ao estacionar o carro, sempre tranque a porta. Ao comer nas áreas abertas, evite se sentar nas muretas próximas à vegetação.
Chegando no Cabo da Boa Esperança
Se você optar por visitar primeiro o Cabo da Boa Esperança, o caminho é quase o mesmo do Cape Point: seguir reto toda vida, mas virando na quinta estradinha à direita. Recomendo dirigir bem devagar, pois se trata do trecho no qual é mais fácil avistar animais. É praticamente impossível não cruzar com uma família de babuínos ou avestruzes.
Há duas formas de se deslocar entre o Cabo da Boa Esperança e o Cape Point: de carro ou a pé, pela trilha que liga as duas atrações.
Já para quem sai do Cape Point dirigindo, basta virar na primeira esquerda.
A placa do Cabo da Boa Esperança
A famosa placa do Cabo da Boa Esperança se localiza no fim da estradinha que citei acima. Os olhos ficaram até marejados quando estacionei o carro ali na minha segunda visita, realizada três anos depois do intercâmbio.
Se a fila para fotos estiver muito grande, explore a área. Vá até as pedras perto do mar ou suba na trilha que começa à esquerda da placa.
Praia de Platboom
Quando fui ao parque em novembro de 2018, minha primeira parada foi nessa praia. Depois de passar pela guarita, vire na quarta entradinha à direita. Há uma placa na esquina, junto à vegetação.
O primeiro destaque sobre aquela passagem por Platboom foi a ventania. Fica fácil perceber que você está perto do Cape Point, o local com maior ocorrência de ventos no país.
O outro fato marcante foi o encontro com uma família de avestruzes. Eles estavam perto do carro quando voltei de uma volta rápida pela praia. Felizmente, ignoraram a minha presença e consegui fazer algumas imagens do grupo.
Cruzes Da Gama e Dias
Os navegadores Vasco da Gama e Bartolomeu Dias foram homeageados com dois monumentos no Table Mountain National Park.
A Da Gama Cross se localiza no lado da False Bay. Para chegar lá, vire na primeira esquerda que aparecer após a guarita.
Já a Dias Cross fica perto de Platboom. Pegue a mesma estradinha que dá na praia. O acesso ao monumento logo aparecerá na direita.
A principal função dessas cruzes – ou padrões – é ajudar os navios a evitar o choque com a perigosa Whittle Rock.
Tempo & vento
As pessoas costumam aparecer despenteadas nas fotos tiradas no Cape Point e no Cabo da Boa Esperança. Repare nisso. É mais um motivo para não subestimar o clima do lugar com mais ventos naquele país. Leve um casaco, mesmo em dias de sol forte e céu azul.
Sugestão de roteiro para Cabo da Boa Esperança/Cape Point
Minha dica é que você separe um dia completo só para conhecer a região do Cabo da Boa Esperança.
Se estiver de carro, saia cedo e vá por Hout Bay. Pegue a bela Chapman’s Peak Drive, estrada mais bonita de Cape Town. Caso esteja sem Waze ou GPS, siga as placas para Simon’s Town, último vilarejo antes da entrada do parque.
Em 2018, resolvi parar em Miller’s Point, pouco antes da entrada para o Table Mountain National Park. Só que ventava demais, e não consegui ficar muito tempo fora do carro.
Na volta, escolha algumas paradas pela região da False Bay. A mais famosa é a Boulders Beach, a praia dos pinguins de Simon’s Town.
Outra opção ali por False Bay é Muizenberg. Veja o post sobre a praia famosa pelas casas coloridas.
Serviço
- Para entrar no parque, adultos pagam 400 rand; crianças (2 a 11 anos): 200 rand. Valores válidos até 31/10/2024. Apenas cartões de débito e crédito são aceitos.
- Abertura e fechamento do portão do parque: 7h-17h (abril a setembro); 6h-18h (outubro a março). Fonte: SANParks. Esses horários variam conforme o nascer e o pôr do sol; há uma placa com as horas exatas ao lado da guarita.
- Como chegar sem carro: Contratar um guia ou motorista local; tour Cape Point & Penguins do Red Bus; ir com agências como Awol Tours e Baz Bus; contratar um tour pelo Get Your Guide.
Dirigindo na África do Sul
Os veículos circulam na mão inglesa. No meu caso, a adaptação sempre é rápida. Em meia hora, já paro de bater com o cotovelo direito na porta e me acostumo com aquele espaço todo à minha esquerda. Na verdade, meu problema é entrar no carro pelo lado certo. Sempre erro.
Em relação à documentação, usei a CNH brasileira em três viagens. Já na mais recente, fiz uma Permissão Internacional para Dirigir (PID) para evitar qualquer fadiga.
Para quem pensa em alugar um veículo na África do Sul, uma opção é aproveitar a parceria deste blog com a Rentcars.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul
As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
Caro Pedro, parabéns! Seu blog é o melhor que encontrei.. e olha que não me refiro só à Africa do Sul, falo em relação a outros muitos lugares que já visitei e demandei informações claras, como a que você disponibiliza. Muito obrigado! Ajudou demais na programação da viagem. Grande abraço!
Muito obrigado mesmo, Vinicius!
Fiquei muito feliz com o seu comentário e pelo blog ter sido útil na viagem!
Blog excelente !
Valeu, Raphael!
O melhor bloq sobre a África do Sul, sem sombra de dúvida. Obrigado por compartilhar de forma tão clara e objetiva a sua experiência. Em breve estarei indo pra mama africa Uhuu
Olá, eu adoro seu blog, está sendo de muita ajuda para fazer o meu roteiro…estou indo em Abril, mas não irei de carro, consegue me indicar empresas confiáveis que fazem esse tour? Eu consigo agendar lá um dia antes ou temos que agendar com antecedência? A gente não queria deixar o roteiro muito engessado, principalmente pq depende do tempo..Obrigada!!
Minha sugestão é o do ônibus vermelho do City Sightseeing, que pode ser comprado na hora.
Pedro,
realmente seu blog é demais, muito bem explicadinho, embarco depois de amanhã, dia 4 de agosto e tirei muitas dúvidas lendo as informações aqui!
Valeu por compartilhar sua experiencia! Com certeza vai ajudar muito!
Que bom que as dicas aqui foram úteis, Thais!
Qualquer dúvida, só falar!
Olá, Pedro,
teu blog me ajudou muuuuuito!
Informações claras, objetivas, práticas e ainda a tua simpatia!
Obrigada!
Josete
Oi Pedro
Parabéns pelo blog, excelente! Viajo domingo para Cape Town, para ficar 10 dias e as suas dicas e seus roteiros facilitaram muuuito a minha viagem!!
Obrigado, Cristiane! Tenha um ótima viagem!
Excelente blog! Parabéns
Com relação ao roteiro, o que acha de fazer o inverso, primeiro passar pela Boulder Beach e deixar o Cape Pooint por último para aproveitar e almoçar no restaurante que tem no local? E desse modo voltar pela Chapman’s Peak. Valeu abraços
Pode ser uma boa também, Rodrigo!
Primeiramente, parabens pelo Blog!
Pretendo ir pra Africa em Maio pra ficar uns 12 dias. Saberia me indicar locais que venda instrumentos ??
Não sei te informar, Dante.
Boa tarde Pedro, estou indo para CapeTown em fevereiro e gostaria de comprar esse passeio particular para 3 pessoas. Não queria comprar no cartão. Você teria alguma empresa de turismo para indicar na cidade em que posso fazer o pagamento à vista?
Claudine, acredito que essas empresas que mencionei no final do post aceitem pagamento em dinheiro também.
Boa noite Pedro,
Gostaria de saber qual o melhor sentido da rota para chegar no Cabo da Boa Esperança?
Devemos fazer Hout Bay – Chapmans’s Peak Drive -Cabo da Boa Esperança e, na volta,Boulders Beach OU devemos começar por Boulders Beach e passar pela Chapmans`s Peak na volta?
Para mim, a ordem não faz tanta diferença, Izadora. Já que você tem que passar por Simon’s Town (onde fica Boulders) de qualquer jeito.
Importante mesmo é começar cedo, pra fazer tudo com calma.
Boa noite Pedro,
Essa empresa que vc recomendou que faz guias privados para Cabo da Boa Esperança [e de confiança? Vc já fez algum passeio com eles?
Nas quatro visitas ao Cabo da Boa Esperança, fui de carro. Quanto à agência, disponibilizei o link porque é uma opção de tour com guia que fala português, algo que sempre me pedem. Outra opção é o Adriano D’Arienzo, um guia brasileiro credenciado, que mora em Cape Town (Instagram: @adridarienzo).
Olá Pedro. Estávamos pensando em fazer o passeio do Cabo da boa esperança e esticar até Hermanus, para o passeio de baleias. Vc acha que da pra fazer isso em um dia ou fica tudo muito corrido? Obrigada!
Fica muito corrido e cansativo. Melhor dividir em dois dias esses passeios. Talvez começando pelo Cabo da Boa Esperança e dormindo em Hermanus, vendo as baleias no dia seguinte.