Cafés de Cape Town: do flat white ao pão de queijo

Confira uma lista com alguns cafés de Cape Town e veja quais combinam com seu roteiro.

Uma das qualidades da Cidade do Cabo é a quantidade de opções para quem gosta de tomar um café na rua ao longo do dia. Neste post, listei alguns lugares que conheci nas minhas viagens para Cape Town.

Cafés de Cape Town: índice

Jason Bakery

A lista começa com esse lugar localizado no bairro de Green Point. Trata-se da Jason Bakery, a eleita para o primeiro café da manhã da viagem de março de 2024. Era uma bola de segurança: já a conhecia de outros carnavais, sabia que seria uma boa opção. Felizmente, mantiveram o nível de 2018, ano em que fui nessa cafeteria pela primeira vez.

Jason Bakery - Green Point, Cidade do Cabo/Cape Town, África do Sul

Minha escolha foi um The Bomb, que é um croissant com uma tira de bacon, queijo emmental e ovo poché – esqueci de pedir o mexido. Para beber, um café flat white.

Já minha namorada pediu um café mocha e um croissant clássico, que tem manteiga e geleia como acompanhamentos.

Serviço:
  • Em seu cardápio, a Jason explica que não usa conservantes. Além disso, os produtos são preparados em quantidades menores, “para garantir a qualidade e evitar desperdício”.
  • Aberta de terça a sábado (7h-15h). Domingos e feriados: 8h-14h.
  • Endereço: 83 Main Road, Green Point.
  • Ela fica bem próxima aos hostels Never at Home e Curiocity. Ponto de referência: a rotatória de Green Point.
  • Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (linhas 108, 109, 118 e T02X, desça na parada Upper Portswood; linhas D05, T01 e T01X, desça na estação Stadium).
  • Instagram: @jasonbakerycpt

Veja também:

Curiocity de Green Point: Hospedagem com capricho

Onde ficar em Cape Town: Never at Home, Green Point

Paris Cape Town

Um dos motivos para preferir me hospedar na Kloof St é a quantidade de opções gastronômicas. Em março, estava no Never at Home (filial da Kloof) e, praticamente, só precisei atravessar a rua para chegar ao Paris Cape Town.

Ele é um dos vários cafés da varanda do pequeno shopping Lifestyle on Kloof. A boa padaria Knead não está mais lá, mas agora há uma filial do Mugg & Bean e até um Starbucks. Escolhi o Paris porque não o conhecia e a decoração me chamou a atenção.

Café Paris Cape Town - Kloof Street, Cidade do Cabo/Cape Town

Para beber, fui de flat white. Sim, de novo. Tenho que aproveitar, pois não é tão fácil encontrá-lo no Rio. Além disso, pedi um quiche lorraine. Ainda que esquentado na hora em um forninho, o interior estava gelado.

A Camila teve mais sorte. Além do flat white, escolheu um croissant simples e um bolinho com gotas de chocolate.

Serviço:
  • Aberto diariamente, entre 7h e 15h. Fecha em 23 e 24/12 e 1/1.
  • Endereço: 50 Kloof Street, Gardens. Fica na varanda do shopping Lifestyle on Kloof, em frente ao posto de gasolina Engen.
  • Também há um Paris em Sea Point (267 Main Road).
  • Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (linhas 106, 107 e 113, desça na parada Lower Kloof).
  • Instagram: @paris_cape_town

Truth

Entre os cafés de Cape Town, este é, de longe, o mais estiloso. O Truth é conhecido pela temática steampunk, presente na decoração e no figurino de seu staff. Além disso, costuma figurar em listas de melhores cafeterias do mundo.

Foi no Truth que descobri o flat white. Aliás, foi seu fundador que levou essa bebida para a África do Sul há alguns anos.

Truth Coffee

Em relação aos comes e bebes, o Truth tem café da manhã, brunch e jantar. Por sinal, eles lançaram um novo cardápio noturno pouco depois da minha viagem de março.

Para saber mais, confira o post sobre o Truth aqui no site.

Serviço:
  • Endereço: 36 Buitenkant Street.
  • Como chegar: A pé, Uber ou ônibus MyCiti (linhas 103 e 111; paradas Roeland ou Lowe Buitenkant).
  • O Truth funciona de 7h às 22h, de terça a sábado. Domingo: 8h-16h. Segunda: 7h-18h.
  • Instagram: @truthcoffee.capetown

Baianos in Cape Town

Durante meu intercâmbio de dois meses em 2011, às vezes, batia uma forte vontade de três iguarias brasileiríssimas: pão francês, requeijão e pão de queijo. Seria muito bom ter, naquela época, um lugar como o Baianos in Cape Town.

Baianos in Cape Town

O menu de Fernanda e Adalton Barbosa – os baianos in Cape Town – ajuda a matar a saudade dos quitutes do Brasil através de seus bolos de milho e laranja, brigadeiros, tapiocas, entre outros. Já a quinta-feira é o dia da feijoada no mais brasileiro dos cafés de Cape Town.

Durante os dias de semana, eles estão no Centro, numa ruazinha atrás da Long Street. Já aos sábados e domingos, marcam presença no Milnerton Flea Market.

Café
  • O café dos Baianos in Cape Town funciona de terça a sexta (10h-16h).
  • Feijoada: Quintas, entre 12h e 16h. Reserve via DM no Instagram.
  • Endereço: 5 Vredenburg lane, City Centre. O acesso a essa rua fica no final da Long Street, perto do McDonald’s.
  • Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (linhas 106, 107, 111 e 113, parada Upper Long)
  • Instagram: @baianosincapetown
Milnerton Flea Market
  • O trailer opera aos sábados e domingos, 8h-13h.
  • Endereço: 126 Marine Dr, Paarden Eiland. O mercado fica no caminho para a praia de Bloubergstrand.
  • Como chegar: Uber ou ônibus MyCiti (linhas T01 e T02, parada Zoarvlei)

Molten Toffee

Esse foi o lugar escolhido para café da manhã no penúltimo dia da viagem de março. Foi o único café que visitei após uma pesquisa rápida pelo Google Maps. Pequeno, simples e com bom atendimento, foi uma ótima escolha.

Muito elogiado nas avaliações, o Molten Toffee tinha outro trunfo: ele se localiza a apenas 200m do Never at Home da Kloof Street, onde estava hospedado.

Molten Toffee - Cafés de Cape Town/Cidade do Cabo

Comecei aquela manhã de segunda-feira pedindo uma “toast” com ovos mexidos e bacon – não sou muito fã deste último ítem, mas a quantidade generosa deve agradar quem curte. Para beber, optei por um smoothie de morango. Já a Camila pediu a mesma torrada e bebeu um flat white.

Quanto às nossas torradas, acho que pedimos a de fermentação natural. As outras opções eram pão de leite e ciabatta.

Serviço:
  • Endereço: 45 Kloof St.
  • O Molten Toffee fica praticamente na esquina com a Dorman St.
  • Sua vizinha de porta é a Unframed, eleita a melhor sorveteria do mundo por um site chamado Enjoy Travel.
  • Abre de segunda a sexta entre 7h e 16h. Sábados: até 14h.
  • Pedidos pelo WhatsApp: +27 83 703 1162
  • Instagram: @moltentoffee

The Press

O nome The Press Bar & Grill deixa claro que não se trata de uma cafeteria. Entretanto, ele ganhou um lugar neste post por causa do generoso waffle coberto com sorvete e geleia que comi em uma manhã de outubro de 2018.

Comer em Sea Point: The Press

Descobri esse restaurante durante minha primeira manhã em Cape Town naquela viagem. Antes, passara pelo Mojo Market (fundado meses antes), mas não havia nada aberto lá dentro. Andando pela calçada da Main Road, em Sea Point, me deparei com o The Press.

Serviço:
  • Endereço: 299 Main Rd, Sea Point.
  • Checando no Google Maps, vi que se trata de um novo endereço. O antigo, de 2018, era bem mais perto do Mojo Market. O atual fica quase em Green Point.
  • O horário de funcionamento disponibilizado no Google é meio confuso. Terça, quarta, quinta e domingo: 10h-22:30; sexta: 8:15-15h; sábado: 19h-0h; segunda: 12h-22:30.
  • Instagram: @thepresscpt

Mugg & Bean

Incluí o Mugg & Bean nessa lista porque são muitas filiais e ele pode te salvar na cidade ou até mesmo numa parada da estrada. O menu é variado: além de cafés, tem salgados, doces e alguns pratos mais parrudos.

Na ida para o safári em Hoedspruit, peguei um chocolate branco quente e um salgado com carne de porco e um pouco picante.

Já num final de tarde no Waterfront, também durante a viagem de março, pedi um chicken mayo (frango com maionese). Facílimo de se encontrar na África do Sul, é um sanduíche polivalente: cabe em qualquer parte do dia e costuma ser acompanhado por fritas.

Visite o site para conferir a localização das lojas.

Vida e Caffè

Essa rede entrou no post sobre cafés de Cape Town pelo mesmo motivo do Mugg & Bean. Só que, além de ter lojas em todo canto, o Vida e Caffè pode ser uma opção interessante para quem fala pouco ou nenhum inglês. Afinal, diversos ítens do cardápio estão em português.

Visite o site para conhecer os endereços das filiais.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

A Melhores Tarifas é comandada pela Mari Magalhães, que sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.

Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.

Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.

Dicas da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.

Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.

Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.