- Aeroporto de Cape Town é uma das portas de entrada para brasileiros na África do Sul
- É possível voar da Cidade do Cabo para a Garden Route e o Kruger National Park
No ano de 2024, 11.963 turistas brasileiros chegaram na África do Sul pelo aeroporto de Cape Town. Esse foi o número de chegadas através do voo direto entre Guarulhos e a Cidade do Cabo, segundo o relatório do Departamento de Estatísticas do Governo da África do Sul (Stats SA).
Além de ser uma importante porta de entrada no país, esse aeroporto também conecta a “Mother City” a regiões relevantes no turismo, como a Garden Route e o Kruger National Park.
Índice
- Aeroporto de Cape Town: Desembarque internacional
- Câmbio e chip de telefone
- Adaptador de tomada
- Como sair do aeroporto de Cape Town
- Aeroporto de Cape Town: Desembarque doméstico
- Check-in e embarque
- Embarque: voo para Guarulhos
- VAT/Reembolso de compras
- O aeroporto de Cape Town no seu roteiro
Aeroporto de Cape Town: Desembarque internacional
O voo 227 da South African Airways (SAA) foi inaugurado em 2023 e é o caminho mais curto entre Brasil e África do Sul. Ele liga Guarulhos ao aeroporto de Cape Town em pouco mais de 7h.
Veja também:
Saindo do avião, a primeira etapa é passar pela Imigração. Para chegar nas filas e balcões certos, siga as placas que dizem algo como “internacional passport holders” e “países que não precisam de visto”. Na dúvida, siga o fluxo dos brasileiros do seu voo. Nesse ponto, o wi-fi gratuito já deve estar disponível. Procure pela rede “#Airport Free Wi-Fi”.
Na sequência, procure o número do seu voo nos monitores. Eles indicarão a esteira da bagagem para os passageiros vindos de São Paulo. Também é ali que ficam os primeiros banheiros que você encontrará pelo caminho.
A última barreira antes do saguão é a alfândega. O normal é seguir pelo corredor do “nada a declarar” (nothing to declare).
Câmbio e chip de telefone
Indo para o saguão, você já encontra casas de câmbio, caixas eletrônicos e a loja da operadora Vodacom, que pode estar com uma fila grande. E isso acaba sendo um banho de água fria em quem está sonhando com um bom chuveiro do hotel.
Entretanto, você não precisa pegar aquela fila. Basta atravessar o saguão até o desembarque doméstico. Não é uma caminhada longa. Há uma outra filial da Vodacom por ali. Na minha viagem de março de 2025, fiz isso e a loja estava vazia, numa tranquilidade só.
- Veja também: Comprando chip de telefone na África do Sul

Adaptador de tomada
Isso não precisa se tornar uma preocupação na sua viagem. Sim, o padrão é diferente do brasileiro, mas muitos lugares também oferecem tomadas compatíveis. Sem falar que é facílimo comprar adaptadores: eles são encontrados em qualquer mercado e até na rede de farmácia Clicks. No supermercado Pick n Pay, os modelos mais simples saem por cerca de 40 rand. Qualquer preço muito acima disso é furada.
- Veja também: Sobre tomadas da África do Sul
Como sair do aeroporto de Cape Town
Para quem não contratou um transfer, a melhor alternativa é usar aplicativos como Uber ou Bolt. Quando chegar no saguão, saia pela direita, rumo ao lugar chamado de PARKADE 1. Depois, siga as placas para a E-HAILING PICK-UP AREA.
No aeroporto, costumo chamar um Uber XL, que tem veículos maiores. Geralmente, são minivans da Honda e da Suzuki. É o veículo ideal para quem viaja, por exemplo, em casal e leva duas malas grandes.
É fácil localizar a baia onde se esperam os carros: você encontrará várias pessoas olhando para o telefone em meio a um mar de carrinhos e malas.

Ponto de encontro
Quando digitei o local de partida no Uber, esse lugar aparecia como “Airport Concession”. E não se assuste caso o app indique que o real ponto de encontro é mais adiante: permaneça onde as outras pessoas estão. Os motoristas estão cientes desse “bug” e vão direto para esse local onde os outros passageiros esperam.
Para quem estiver sem chip de telefone local, o sinal da internet sem fio do aeroporto chega até esse “terminal” de carros de aplicativo. Procure pela rede “#Airport Free Wi-Fi”.
Aeroporto de Cape Town: Desembarque Doméstico
Não há mistério. Como não é um aeroporto muito grande, você chega rapidamente no saguão. É fácil achar as casas de câmbio e a lojas das operadoras Vodacom e MTN. Já o caminho para chegar no ponto de encontro do Uber é o mesmo do tópico anterior.
Embarcando no aeroporto da Cidade do Cabo
Os balcões das companhias aéreas e o acesso aos locais de embarque ficam no segundo andar (“level 2”).
Perto das portas, você encontra quiosques azuis que embalam bagagens. Eles aceitam pagamento apenas em cartão. Em março de 2025, o serviço custava 100 rand por mala.
A entrada para a área de embarque fica no mesmo lugar, tanto para voos domésticos quanto para internacionais. Basta olhar as placas para entrar na fila correta do raio-x.
No caso dos voos domésticos, o caminho até os portões não é muito longo. Se a fome bater, recomendo o café Mugg & Bean, que tem um atendimento bem ágil.
Veja também:
Embarque: voo para Guarulhos
A SAA destina um balcão exclusivo para os passageiros do voo Cape Town-Guarulhos. Ele fica bem no canto, à direita de quem entra no aeroporto.
Nas duas vezes em que peguei esse voo, a fila estava enorme e muito lenta. Portanto, chegue o mais cedo possível e tenha paciência.
Para quem deseja fazer compras de última hora, há algumas lojinhas após o controle de passaporte. Inclusive, é lá que fica a loja com maior variedade de camisas de times de futebol e rugby que encontrei na cidade.
- Veja também: Como é o voo entre Cape Town e Guarulhos
VAT
O Value-Added Tax (VAT) é um imposto da África do Sul que permite ao viajante recuperar parte do dinheiro gasto no país. Para solicitar o reembolso, é preciso passar no posto do Tax Refund, localizado à esquerda de quem entra no aeroporto.
Recomendo isso para quem fez muitas compras ou gastou valores maiores. O turista só tem direito ao reembolso se a soma do valor das notas for superior a 250 rand.
No guichê do Tax Refund, você deve apresentar as notas fiscais. Costuma-se pedir para apresentar algumas mercadorias. Por isso, deixe-as numa parte de fácil acesso na mala. E, claro, faça a solicitação ANTES de embalar sua bagagem.

O aeroporto de Cape Town no seu roteiro
Para quem pretende fazer viagens internas pela África do Sul, Cape Town pode ser um bom ponto de partida. Ela conta com voos diretos para os principais aeroportos do país. Enquanto a SAA voa apenas para Joanesburgo, outras rotas são operadas por companhias como Airlink, FlySafair e Lift.
Garden Route
Para quem faz a Garden Route, o aeroporto mais próximo de Cape Town é o da cidade de George. A rota é operada por Airlink e FlySafair, e o voo dura cerca de 40 minutos.
Em março de 2025, voei com a Airlink até George, onde peguei um carro. Então, dirigi até Knysna, onde ficava o AirBnb que foi nossa base durante a Garden Route.
Outra opção para quem pretende fazer a Garden Route é voar até Gqeberha, a antiga Port Elizabeth. Airlink e FlySafair operam voos da Cidade do Cabo até lá.
- Veja também: Garden Route: O que fazer e onde se hospedar

Kruger National Park
As companhias aéreas Airlink, FlySafair e CemAir oferecem voos diretos entre a Cidade do Cabo e três aeroportos que atendem ao Kruger National Park.
- KRUGER MPUMALANGA, MBOMBELA: Airlink e FlySafair
- SKUKUZA: Airlink
- HOEDSPRUIT: Airlink e CemAir
Veja também:
- Safári no Kruger National Park
- Safári na reserva Moditlo, perto do Kruger
- Hospedagem em Hoedspruit: Safari Moon
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.