Museu da Robben Island fecha para reformas entre junho e agosto

  • Paralisação servirá para manutenção das instalações do Museu da Robben Island, que receberá delegações estrangeiras durante eventos do G20.

O Museu da Robben Island anunciou nesta quinta-feira (5) o fechamento temporário do acesso de visitantes à ilha localizada na Cidade do Cabo. O período da suspensão será entre 16 de junho e 31 de agosto.

Segundo o comunicado divulgado pelo museu, o objetivo é realizar reformas e serviços de manutenção nas instalações antes das visitas de delegações do G20. A África do Sul exerce a presidência do bloco em 2025, com mandato até 30 de novembro.

O que diz o museu da Robben Island

Na nota divulgada pelo museu, tomar a decisão de suspender os passeios guiados “não foi fácil”.

“Esse fechamento temporário pode alterar planos (dos visitantes), mas prioriza a segurança, a conservação e os benefícios a longo prazo. Os visitantes são bem-vindos no terminal Nelson Mandela Gateway, no V&A Waterfront, para que possam aprender sobre a história da Robben Island”, diz o comunicado.

Veja também: O que fazer no Waterfront

O texto se refere ao terminal do Waterfront de onde partem as embarcações rumo à ilha, que, entre outras instalações, abriga a antiga penitenciária onde o ex-presidente Mandela ficou preso por 18 anos.

“Esperamos ansiosamente pelo retorno dos visitantes em 1º de setembro com propósito renovado, instalações aprimoradas e uma experiência enriquecedora, que seja reflexo da importância da ilha como símbolo global de liberdade e resiliência”, publicou o museu.

Reembolsos

De acordo com a nota do museu, quem adquiriu ingressos para o período da interdição será reembolsado. O canal de contato é o e-mail refunds@robben-island.org.za.

Para quando a Robben Island reabrir

Conhecida por abrigar a prisão que foi convertida em museu, a Robben Island é uma das atrações mais conhecidas da África do Sul. Para chegar lá, é preciso pegar um catamarã no terminal Nelson Mandela, no Waterfront.

Após desembarcar, o visitante realiza dois passeios guiados: uma caminhada pela antiga penitenciária e um tour de ônibus pela ilha.

Horários das partidas entre setembro e abril: 9h, 11h, 13h e 15h.

Horários das partidas entre maio e agosto: 9h, 11h e 13h

Ingressos: Custam 600 rand e são vendidos na bilheteria do terminal Nelson Mandela Gateway e no site da Robben Island.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.