- O teleférico da Table Mountain ficará fora de operação entre o final de julho e o início de agosto
- Durante o período da manutenção anual do “bondinho”, só será possível subir (e descer) pelas trilhas da montanha
(post atualizado em 12/2/2025)
Índice:
A manutenção do bondinho
Se você estiver em Cape Town entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, atenção: durante esse período, será realizada a manutenção anual do teleférico da Table Mountain. Sendo assim, sobra apenas a forma mais aventureira e old school – muito old mesmo – de se chegar lá no alto: a pé, como Antônio de Saldanha. O navegador português foi a primeira pessoa a ter sua ida ao topo da “Mesa” documentada, no início do século 16.
Veja também:
Durante esse período, as lojas, restaurantes e banheiros do topo da Table Mountain também estarão fechados.
A boa notícia é que a interrupção de 2025 será bem menos longa que a do ano passado. Em 2024, ela durou quase dois meses, pois substituíram todos os cabos pela primeira vez desde 1997, entre outros serviços.
Table Mountain sem bondinho: plano B
Durante a manutenção do teleférico da Table Mountain, ainda será possível fazer trilhas por lá.
O site do bondinho faz um pequeno resumo de sete das trilhas da “Mesa”: Platteklip Gorge, India Venster, Estação do topo-Maclear’s Beacon Walk, Pipe Track Walk, Dassie Walk, Agama Walk e Klipspringer Walk.
“Trilheiros devem apenas andar em grupos, durante o dia, levando boa quantidade de água e roupas que suportem bem o frio. Em dias de tempo ruim, o teleférico pode interromper sua operação, então é importante estar preparado para descer a pé se necessário” (Site oficial da Table Mountain Cableway)
Ônibus vermelho
A manutenção anual do teleférico da Table Mountain costuma causar mudanças no roteiro do ônibus vermelho do City Sightseeing. No ano passado, a parada 7 do roteiro do “red bus” foi transferida para a Signal Hill. A empresa ainda não se pronunciou sobre eventuais alterações em 2025.
Veja também:

Segurança
Lembre-se: trilhas envolvem riscos. Em 2011, quando desci a Table com os amigos do curso de inglês, vi um helicóptero se aproximando para resgatar uma menina acidentada. Por essas e outras, aqui vão algumas recomendações publicadas pelo site oficial do bondinho:
- Nunca vá sozinho(a). Um grupo de quatro pessoas é ideal. Nomeie um líder para guiar e tomar decisões em nome dos outros integrantes.
- O grupo não deve se separar, caminhando no ritmo do membro mais lento.
- Leve uma boa quantidade de água, especialmente no verão.
- Escolha sua rota levando em conta a experiência do grupo e as condições físicas dos integrantes.
- Procure fazer a trilha com alguém que já conheça a rota. Ou use um mapa ou guia atualizado. Também é legal consultar uma pessoa que já tenha feito aquele caminho.
- Tenha em seu celular o número para emergências em montanhas: 021 948 9900.
Veja outras dicas aqui.
Quando o teleférico da Table Mountain voltar
A Table é uma das atrações que ressaltam a importância de se ter um roteiro bem flexível em Cape Town. A mudança repentina do tempo ou uma ventania podem interromper o serviço do teleférico, melando os planos de um pôr do sol, por exemplo.
Sendo assim, sugiro que você faça dela uma prioridade. Se o clima ajudar, suba. Não deixe para outro dia.
Por se tratar da mais famosa atração turística da cidade, é natural encontrar filas longas na bilheteria. Uma opção é adquirir os ingressos online no site Webtickets.
Por sua vez, a administração do bondinho incentiva o cliente a planejar sua visita para a parte da tarde, que é menos movimentada.
Para não perder a viagem, sugiro acompanhar o Twitter oficial do bondinho, que sempre informa se ele está operando. A home do site do Cableway também sinaliza as condições do local, o status da operação e o tempo de espera na fila.

Serviço
Como chegar à base da Table Mountain
- Evite ir de carro. Use os aplicativos Uber ou Bolt.
- Ônibus MyCiti: Linhas 106 (Camps Bay – Civic Centre) ou 107 (Civic Centre – Camps Bay). Desça na parada Kloof Nek e caminhe até a parada Lower Tafelberg. É de lá que parte um ônibus branco gratuito até a base do teleférico.
- City Sightseeing (ônibus vermelho): A Table Mountain é a parada 7, e está incluída na linha chamada de Red City Tour (antiga rota vermelha). Segundo a tabela de horários mais recente, o último ônibus sai de lá às 18h35. Para detalhes, confira o post sobre o “Red bus”.
- Táxis: Nunca pegue os da rua. Utilize apenas os de empresas. Chame por telefone ou pelos aplicativos próprios de companhias como Unicab e Excite.


Ingressos
Acho mais cômodo adquirir os ingressos no Webtickets. A vantagem de se comprar online é evitar a fila da bilheteria. Recentemente, o preço das entradas no site ficou mais barato.
Preços do site: Adultos: 450 rand (ida e volta) e 295 rand (1 trecho); 4 a 17 anos: 225 rand (ida e volta) e 160 rand (1 trecho).
Preços da bilheteria: Adultos: 490 rand (ida e volta) e 295 rand (1 trecho); 4 a 17 anos: 250 rand (ida e volta) e 160 rand (1 trecho).
Estudantes: 300 rand (ida e volta) e 180 rand (um trecho). Apresente a carteirinha da escola de inglês. Desconto apenas na bilheteria.
Fast Track (“fura-fila”): 1.100 rand (ida e volta) e 700 rand (um trecho).
*Valores válidos até 30/6/2026
Horários do bondinho:
De 1/fev a 31/mar – Primeira subida: 8h; última subida: 19h; última descida: 20h.
Abril – Primeira subida: 8h; última subida: 18h30; última descida: 19h30.
Maio a agosto – Primeira subida: 8h30; última subida: 17h; última descida: 18h.
Setembro e outubro – Primeira subida: 8h30; última subida: 18h; última descida: 19h.
Novembro – Primeira subida: 8h; última subida: 19h; última descida: 20h.
Dezembro e janeiro – Primeira subida: 8h; última subida: 20h; última descida: 21h.
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
- Cartão de débito internacional: Wise
- Guia de viagem: Guia Se Lança para África do Sul
- Emissão de passagens internacionais: Mari Magalhães (asmelhorestarifas@gmail.com)
- Seguro Viagem: Real
- Aluguel de carros: Rentcars
- Reservas de passeios: GetYourGuide
Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.