- Visitar as vinícolas de Franschhoek a partir de Cape Town ficou mais fácil com a integração do ônibus vermelho do City Sightseeing com o Wine Tram.
(post atualizado em 10/12/2024)
A integração do Wine Tram com o City Sightseeing foi uma das novidades entre as rotas do red bus em 2018. Tive a chance de conferir esse passeio em novembro daquele ano e, enfim, pude degustar vinhos em Franschhoek – nas outras visitas à cidade, não o fiz, pois estava dirigindo.
Numa explicação simples, trata-se de um tour que parte de Cape Town, pela manhã, rumo a uma das principais cidades das Winelands. Nele, você tem a oportunidade de conhecer várias vinícolas daquela região e, no fim da tarde, volta para a Mother City.
No geral, foi uma atividade que eu curti. O ponto alto é a comodidade. Já a comunicação com os clientes durante o tour é meio confusa e precisa melhorar.
Índice
O que é Wine Tram
O Wine Tram oferece um serviço de hop-on hop-off que inclui cinco rotas pelos vinhedos daquela bela cidade repleta de consoantes no nome e localizada a cerca de 40 minutos de Cape Town. Os passeios são feitos em ônibus e vagões, e a principal modalidade é a hop-on hop-off, na qual você pode ir de vinícola em vinícola.
Aquela empresa ainda disponibiliza tours para grupos e a Curated Wine Experience, um tipo de degustação mais personalizada – e cara. Entretanto, este post vai focar na experiência convencional.

Red bus + Wine Tram: como funciona
Acho importante ressaltar que se trata de passeio diferente dos convencionais do City Sightseeing, aqueles em que você desce e sobe do ônibus vermelho de dois andares. Este aqui é da categoria de passeios Cape Explorer, que tem tours que duram o dia todo, feitos em um veículo tipo “frescão”, como os da Cometa e 1001.
O ponto de encontro é a base da empresa, na frente do Two Oceans Aquarium, no complexo do V&A Waterfront. O horário de partida é às 8:15 e, em cerca de 1h, você já está em Franschhoek.



Quando fiz esse passeio em 2018, o “frescão” vermelho deixou o grupo na estação de trem Groot Drakenstein. Ali, o cliente tinha a opção de escolher entre duas rotas: a lista de vinícolas era a mesma em ambas, só a ordem que mudava.
Aquela plataforma de trem também é o ponto de encontro para a volta, por volta de 16h15.
A apresentação do passeio no site da City Sightseeing é um pouco confusa. Pelo que entendi, a linha “padrão” do Wine Tram nessa integraçao é a navy (azul marinho). Já as rotas azul claro, rosa e vermelha estarão disponíveis somente entre 14 de dezembro e 12 de janeiro de 2025.
A experiência no Wine Tram
Na estação, uma parte do grupo foi para o trem. Já eu me dirigi ao ônibus sem janelas, que fazia a rota roxa. Naquela manhã bem fria de novembro, foi curioso percorrer as estradas de Franschhoek em um veículo todo aberto nas laterais.
Aquele flerte com a criogenia durou até a chegada à Allée Bleue, a vinícola das árvores mágicas. Ali, optei pela degustação de dois brancos (Sauvignon Blanc e Chenin Blanc) e dois tintos (Starlette Pinotage e Cabernet/Merlot). Tudo saiu por 25 rand ou inacreditáveis R$ 6. A outra opção era apenas de vinhos brancos (55 rand).


Naquela meia hora, acabei fazendo amizade com duas sul-africanas, e as acompanhei até a vinícola seguinte, a famosa Boschendal. Lá, ficamos em uma mesa ao ar livre e o atendimento foi excepcional. Fizemos o tasting convencional, de 55 rand na época.
Na sequência, optei por seguir sozinho. As meninas queriam ir todas as degustações e, por isso, faziam tudo com pressa. Elas desceram na parada seguinte, enquanto eu decidi partir direto para a Vrede en Lust. Ou, pelo menos, acreditei que aquele seria meu destino.
Confusão
Se a comodidade é o ponto alto do Wine Tram, a comunicação com os clientes é sua grande falha. O staff não deixava claro quantas vinícolas você poderia visitar, por exemplo, e se esquivava de qualquer pergunta sobre o tour.
No caminho para a Vrede en Lust, subi no trem enfim. Na chegada, você recebe uma pequena taça de vinho branco de cortesia. A surpresa ficou por conta da parada obrigatória de 1h10 na Plaisir de Merle, antes de seguir para o lugar que eu queria.
Um casal de austríacos também estava confuso. Resignados, nós três acabamos fazendo uma degustação na Plaisir. Foram 55 rand por quatro vinhos e um grande arrependimento pela decisão errada: não eram nem 13h, e eu já estava chegando ao momento de parar com o álcool.

Reta final
Quando finalmente cheguei na Vrede en Lust, optei por só almoçar, além de degustar uma Coca-Cola normal. Meus trinta e poucos anos da época já sabiam me indicar a hora de parar.


Minha última vinícola foi a Babylonstoren, outra famosinha da região. Tive apenas meia hora, tempo suficiente para algumas fotos. Dali, segui com o ônibus para o ponto de encontro.

Avaliação
O que vale a pena no Wine Tram:
A comodidade é o ponto alto desse passeio. Também curti a possibilidade de não precisar carregar o dia todo as garrafas que você compra. Ao sair das vinícolas, basta deixá-las com o staff do Wine Tram. No fim do dia, você recolhe suas compras antes de embarcar no ônibus para Cape Town.
O que precisa melhorar no Wine Tram:
A comunicação com os clientes poderia ser melhor. Não conseguiam esclarecer dúvidas simples.
Red bus + Wine Tram: Serviço
*Informações válidas na data de atualização deste post (10/12/2024)
- Quando: Diariamente. Partida às 8:15.
- Onde: O ponto de encontro principal é a base da City Sightseeing, em frente ao Two Oceans Aquarium (no V&A Waterfront), mas o ônibus recolhe passageiros em Camps Bay, Green Point e Sea Point. Recomendo embarcar ali na frente da bilheteria mesmo.
- Quanto: 699 rand. Compre na bilheteria do Waterfront ou no site da City Sightseeing. Estão incluídos o transporte para Franschhoek e o ingresso do Wine Tram. As degustações e refeições são pagas separadamente.
- Em 2018, o voucher que mandaram por e-mail não servia como ingresso. Pois é, achei estranho. Ao chegar na base do ônibus vermelho, fui até o balcão, onde imprimem seu ticket. Espero que tenham atualizado esse procedimento.
- Conforto: O frescão que vai para Franschhoek conta com entradas USB e internet grátis (a senha do wi-fi era CE123456).
- Saindo do Waterfront: Na volta do passeio, você pode pegar uma “carona” nos ônibus comuns do hop-on hop-off para sair do V&A Waterfront. Basta apresentar seu ingresso do Wine Tram ao motorista.
- Site oficial do Wine Tram
Planeje sua viagem com os parceiros do site
O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.
Passagens
A Mari Magalhães sabe tudo de África do Sul. E eu recomendo não só pela parceria, mas porque emiti com ela as passagens da minha viagem de março/2024.
Então, na hora de comprar sua passagem – não só pra África do Sul – fale com a Mari. Entre em contato com ela através do e-mail asmelhorestarifas@gmail.com.
Cartão Wise
Na minha viagem de 2024, usei o cartão Wise pela primeira vez e achei a experiência excelente. Uma das vantagens que mais curti foi a integração com a carteira virtual do Google. Fazendo seu cartão Wise através deste meu link, o blog ganha uma comissão e você não paga nenhum valor a mais. Conheça algumas vantagens de se usar o cartão Wise na sua viagem para a África do Sul:
- Enviar dinheiro e fazer pagamentos em rand e em mais de 40 moedas diferentes
- Pagar no máximo 1,1% de IOF em todas as transações
- Usar um cartão aceito em lojas e restaurantes do mundo todo
- Sacar até R$ 1.400 gratuitatemente por mês em mais de 2 milhões de caixas eletrônicos em todo o mundo
- Depositar, converter em tempo real, consultar saldos e transações de forma descomplicada no aplicativo da Wise
Seguro viagem
A Real Seguro Viagem é a pioneira em comparação de seguros de viagem online no Brasil. Desde 2008, a empresa trabalha com seguradoras especialistas em atendimento ao viajante. Para fazer sua cotação, clique aqui.
Guia da África do Sul

As livrarias brasileiras não oferecem muitas opções de guias daquele país. Por isso, sugiro o Guia da África do Sul do Se Lança Blog, que é uma das minhas referências de conteúdo em português sobre aquele destino.
Aluguel de carros
O Rentcars é o maior site de comparação de preços, descontos e serviços de locações de veículos da América Latina. Presente em mais de 140 países (incluindo Brasil e África do Sul), cobre os principais destinos e aeroportos do planeta através de parcerias com mais de 100 locadoras. Para reservar, basta clicar aqui.
GetYourGuide
Através da GetYourGuide, você pode ter acesso e reservar cerca de 110 mil atrações e passeios em 150 países.
Olá!!! Gostaria de saber pq vc achou a comunicação ruim? Não entendi pq vc teve que ficar tanto tempo na Plaise de mere!! Essa parada é obrigatória?
É aquilo mesmo que tá no texto… Não respondiam às dúvidas do pessoal que chegara com o red bus.
Plaisir de Merle: aparentemente, pelo horário que cheguei lá na rota roxa, teria que esperar 1h10 pelo próximo trem destinado aos clientes do red bus.
Pq no site da Wine train ele passa de meia em meia hora nas vinícolas pra ir pr aproxima !!! Quem é o Red bus vc acha que só poderia entrar num train específico ou qualquer um que passasse ?
Muito bom o post.
Estou indo agora por conta própria para Franschoek, porém estou cheio de dúvida de qual linha do wine train escolher. Você pesquisou em algum local ou tem alguma sugestão?
Outra dúvida, os preços são melhores nos mercados de Cape TOwn ou diretamente nas vinicolas?
Valeu
Rodrigo, fui sem pesquisar. Como estava com o red bus, não havia muito como escolher.
Não sei se há uma diferença tão grande. Se gostar muito de um vinho, acho melhor comprar na vinícola. Não é garantido encontrá-lo em algum mercado depois.
Qual a diferença da linha roxa para laranja?
A ordem das vinícolas.
Obrigado pelo feedback.
Então independente da ordem, ambas irão passar pelas mesmas vinícolas só que no modo ao contrario?
Sim. Pelo menos era assim quando foi.
Pedro, você saberia informar se há agências que nos pegam na Cidade do Cabo e passam o dia nas vinícolas em Franschooek? Tudo isso não seria melhor pagar um passeio privativo? Tem sugestões?
Fala com a Cape Brazil. Eles estão no Instagram (@capebrazil). O perfil tem links pros contatos.
Pedro, estou indo em novembro para Cape Town porém vou me hospedar em Franschoek e Stellenbosch.
Sabe me informar como fazer o passeio do Wine Tram já saindo de Franschoek?
Não encontrei nada sobre.
Eu imagino que o mais garantido seja comprar com antecedência o ingresso no site do Wine Tram. Aí, é só ir para o ponto de partida (o terminal Franschhoek ou o terminal Groot Drakenstein; isso depende da linha, deve estar explicado no ingresso). Acredito que existam bilheterias físicas nesses terminais, mas não consegui confirmar no site do Wine Tram se elas estão lá mesmo.