Vinhos da África do Sul: Degustação na vinícola Fairview

  • A qualidade dos vinhos já é motivo suficiente pra conhecer a Fairview, em Paarl. Já os preços da degustação, que parecem de promoção, tornam a visita obrigatória.
  • A Fairview é a vinícola mais conhecida de Paarl, uma das três principais cidades das Winelands, a cerca de 30 minutos de Cape Town.

(post atualizado em 18/6/2024)

Confira alguns posts no blog que podem ser úteis para você que vai pretende visitar vinícolas na África do Sul:

As vinícolas de Cape Town e arredores

Como ir de Cape Town às vinícolas de Franschhoek

O favorito

Conheci a Fairview em 2014 e o principal motivo para retornar em 2015 foi o Riesling, vinho branco, off-dry, produzido naquela fazenda e que, durante a primeira degustação, virou o meu favorito. Pelo menos, até eu provar o Chenin Blanc em 2018.

Antes de ir embora, comprei duas garrafas para levar para o Brasil. O preço total na época, 90 rand (equivalente a uns R$ 25), é menor do que o de qualquer vinho sul-africano vendido nos supermercados do Rio de Janeiro.

Como funciona

Nas duas oportunidades, optei pela degustação mais comum entre os visitantes: seis vinhos + queijos. Ela custava 40 rand por pessoa, cerca de R$ 10.

Após o pagamento na entrada do tasting room (sala de degustação, em inglês), você recebe um adesivo para colar na camisa. O próximo passo é ir até um dos balcões, onde os atendentes, sempre muito gentis, distribuem uma lista com as bebidas disponíveis e suas respectivas descrições.

Gostei da calma com que tudo se desenrola. Não é preciso pressa pra beber os seis vinhos. Depois da terceira taça, a atendente fala para irmos até a delicatessen, onde estão os queijos para degustação.

Na volta, você mata as três bebidas restantes e pode comprar ali mesmo as suas garrafas. Eles também vendem capas protetoras de plástico. Algo muito prático e que não ocupa muito espaço na mala. Só não lembro do preço, mas sei que não foi caro.

O lugar

Fundada em 1693, a Fairview não é tão suntuosa quanto a Tokara e a Delaire-Graff, que ficam na vizinha Stellenbosch. Ainda assim, o lugar tem seu chame, com um jardim bonito e um bom restaurante, o Goatshed.

Na minha primeira visita, optei por um almoço bem leve: uma pequena tábua de frios, além de um cheesecake de frutas vermelhas para a sobremesa.

Ah, e não dá pra falar da Fairview sem mencionar o bode, mascote da propriedade. Logo na entrada, depois do estacionamento, você se depara com um cercadinho e uma torre no qual vivem alguns dos simpáticos herbívoros.

Onde encontrar os produtos

Felizmente, os produtos da Fairview não ficam restritos ao tasting room e ao pequeno mercado que existe lá. É possível encontrá-los em diversos supermercados. Cheguei a ver seus queijos em unidades do Pick n Pay em Cape Town e Franschhoek.

E um dos lugares nos quais você consegue saborear seus vinhos é o Willoughby & Co, no V&A Waterfront de Cape Town – também conhecido como meu restaurante favorito na África do Sul.

Quando vi o nome da Fairview na toalha de mesa, perguntei ao garçom se a vinícola e o restaurante eram do mesmo dono. Ele me explicou que não, mas os proprietários são amigos.

Outro motivo pra agradecer a essa amizade toda está na fila de espera do Willoughby & Co. Enquanto aguardam uma mesa, os clientes podem beber, GRATUITAMENTE, taças de vinhos da Fairview.

Serviço

Fairview Wine and Cheese

Funcionamento do tasting room e do restaurante Goatshed: Todos os dias, 9-17h. As degustações terminam às 16h30. Fechados em 25/12 e 1/1.

Preços das degustações (junho/2024)

Só queijo: 35 rand.

6 vinhos + 6 queijos: 75 rand.

Farmer’s tasting (harmonização de 6 vinhos com 4 queijos e 2 carnes curadas): 95 rand.

Degustação Master (8 vinhos premium, 8 queijos, pão e azeite): 150 rand.

Infantil (5 queijos, um doce e suco de uva ou limonada): 60 rand.

Endereço: Suid-Agter Paarl Road, Suider-Paarl 7646 (site).

Como chegar: Uber; contratar um motorista, guia ou tour de agência.


O Bastante Sotaque é uma iniciativa independente, com conteúdo 100% gratuito, e isso demanda tempo e custos. Por isso, quando você planeja sua viagem com os parceiros do site, você ajuda a mantê-lo.

Saiba mais sobre as parcerias do Bastante Sotaque.

Pedro Leonardo
Pedro Leonardo

Carioca, jornalista, SA Specialist certificado pela South African Tourism.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

  1. Olá!
    Conhecemos essa vinícola hoje num passeio q fizemos e infelizmente não compramos vinho… será que encontro em alguma loja de Joanesburgo???
    Já te sigo no Instagram, não conhecia o blog! Vou vasculhar!
    Valeu!